Groselha dourada - pouco conhecida, despretensiosa e muito produtiva

Pin
Send
Share
Send

A groselha dourada é uma planta despretensiosa e produtiva. Adequado para cultivo em praticamente qualquer terreno. No entanto, para obter uma boa colheita, você precisa escolher a variedade certa, adequada para uma região específica.

História do cultivo de groselhas douradas

A groselha dourada é uma das variedades pouco conhecidas desta planta. Vem da América do Norte, de onde foi trazida para a Europa no século XVIII. Originalmente cultivada apenas no jardim botânico - no início do século 19, apenas uma variedade era cultivada chamada Crandal.

O trabalho ativo na seleção de outras variedades de groselha dourada foi iniciado durante a era soviética. Ao procurar plantas tolerantes à seca para cintos de proteção, as groselhas douradas foram excelentes para esse fim. Portanto, a planta nos anos 30 do século passado se espalhou pela Sibéria, Altai, Ucrânia, Cazaquistão e Uzbequistão.

As groselhas começaram a ser chamadas de douradas por causa de lindas flores amarelas brilhantes com um cheiro agradável.

Os arbustos de groselha dourada são muito decorativos devido às lindas flores amarelas.

Depois de uma interrupção da criação em conexão com a guerra no final da década de 1940, o instituto em homenagem a ele criou novas variedades de groselha. Schroeder (cidade de Tashkent). Foram obtidas cerca de 20 novas variedades de alto rendimento, que serviram de base para o trabalho de criação em instituições científicas russas:

  • Elixir
  • Usbequistão,
  • Tortilla,
  • Muhabbat
  • O sol

Características da groselha dourada

Em geral, a groselha dourada é caracterizada por alta resistência às condições climáticas, falta de umidade, doenças, ataques de pragas e despretensiosidade às condições do solo. Frequentemente usado para plantações de proteção do solo (anti-erosão).

Os arbustos podem atingir tamanhos sólidos - 2 m de altura e até mais. As folhas crescem após a floração. Em forma, são semelhantes às groselhas, e é por isso que há uma opinião errônea sobre a origem das groselhas douradas da hibridização da groselha.

Folhas de groselha dourada são venenosas - elas contêm compostos de ácido hidrociânico. É verdade que eles não têm cheiro de groselha, portanto, é improvável que haja uma tentação de produzi-los.

O florescimento das groselhas douradas ocorre no final de maio - início de junho e dura cerca de três semanas. Como a ameaça de geada da primavera já passou por esse período, as flores são bem polinizadas, o que garante uma colheita abundante.

As bagas de groselha dourada podem ser de cores diferentes, dependendo da variedade: preto, vermelho, amarelo

As frutas aparecem na segunda metade do verão. Eles contêm uma grande quantidade de vitaminas B e C (embora não tanto quanto groselha preta e vermelha), caroteno, têm bom gosto e são adequados para fazer sucos, compotas e vinho. As bagas contêm muito pouco ácido, para que possam ser consumidas por pacientes com úlcera péptica do trato gastrointestinal.

Vídeo: características da groselha dourada

Regras de desembarque e cuidados

Groselhas douradas são muito fáceis de plantar e crescer.

Escolhendo um lugar e regras de desembarque

As groselhas douradas não exigem condições especiais. Quase todo o solo é adequado, mesmo com solução salina. A planta prefere o sol, mas também pode crescer em sombreamento. Se não houver área plana, as groselhas podem existir perfeitamente na encosta.

Para garantir bons rendimentos, você precisa comprar mudas de alta qualidade. Anuários com raízes bem desenvolvidas são perfeitos.

Você pode plantar tanto na primavera (durante o período de inchaço dos rins) quanto no outono. Na região de Moscou, o plantio de outono é recomendado (da segunda década de setembro ao início de outubro).

É aconselhável preparar o solo para o plantio em 2-3 meses - para fazer fertilizantes orgânicos (2-2,5 baldes por 1 m2) e cavar até a profundidade da baioneta. O diâmetro do poço deve corresponder ao tamanho do sistema radicular expandido e a profundidade é de 10 a 12 cm, e o mato plantado é abundantemente regado e coberto com húmus. É aconselhável podar as hastes, deixando "tocos" com 3-5 brotos.

A frutificação geralmente começa no ano seguinte ao plantio. Basta regar as groselhas 3-4 vezes por estação, em caso de calor extremo.

Transplante de groselha para um novo local

A necessidade de transplante geralmente surge quando o cultivo é feito em uma escola. Nesse caso, você deve:

  1. Prepare o poço com antecedência, de acordo com as mesmas regras do desembarque.
  2. Despeje 0,5-1 balde de água no poço.
  3. Com cuidado, retire o arbusto, tentando não danificar as raízes e plante-o em um local permanente.
  4. Compacte o solo, a água e a cobertura morta.

Para a sobrevivência normal do mato em um novo local, é necessário regá-lo regularmente nas duas primeiras semanas. O transplante pode ser realizado em setembro - outubro.

Os arbustos adultos de groselha dourada também toleram com facilidade o transplante. Obviamente, isso inevitavelmente danificará as raízes, mas com uma boa rega, o mato geralmente cria raízes. Ao transplantar uma planta adulta, é necessário encurtar os brotos para uma altura de 25 a 30 cm, para que a groselha não gaste energia extra no "suprimento" de água para caules longos.

Vídeo: cultivo de groselhas douradas

Top vestir

Arbustos de groselha dourada vivem e dão frutos por décadas, às vezes até sem cobertura. Obviamente, boas colheitas são fornecidas pela aplicação de fertilizantes. Eles começam a se alimentar a partir do terceiro ano de vida.

  1. Na primavera, fertilizantes nitrogenados são aplicados, contribuindo para o bom crescimento das groselhas. Para fazer isso, use carbamida (30 g por 1 planta).
  2. No outono, a matéria orgânica (6-7 kg cada) é misturada com sais de potássio (2-2,5 colheres de chá) e superfosfato (0,1-0,12 kg).
  3. No final da coleta de frutos, as plantas são alimentadas com fertilizantes complexos com baixo teor de nitrogênio.

Poda

As groselhas douradas não requerem uma abordagem especial para a poda. É necessário remover regularmente galhos secos e quebrados e rejuvenescer periodicamente o mato. Nas condições da região de Moscou, as partes superiores das mudas das plantas jovens podem congelar, de modo que na primavera as partes afetadas sejam cortadas. A groselha é facilmente restaurada após esses ferimentos.

Se você não podar os arbustos, eles crescerão mais de 2 m de altura, principalmente à sombra.

Os mais produtivos são brotos de groselha dourada, não atingindo 5-6 anos. Você precisa começar a formar um arbusto a partir do segundo ano após o plantio. Os galhos fracos são cortados até a raiz, os topos dos galhos fortes - até 3-5 brotos. Isso promove ramificação.

Ramos com mais de 4-5 anos e um crescimento extra de um ano são removidos anualmente, deixando apenas os brotos mais fortes. A poda é realizada antes do inchaço dos rins ou após a queda das folhas.

Ramos de raiz fracos devem ser removidos regularmente. Se o mato deixa de formar brotos basais, começa seu envelhecimento ativo.

Com um crescimento intensivo no terceiro ano de vida em maio - junho, é aconselhável beliscar as copas das raízes. A partir desses brotos, você obtém galhos que podem dar uma colheita para o próximo ano.

Métodos de criação

As groselhas douradas podem ser facilmente propagadas por conta própria - com a ajuda de estacas, camadas e brotos de raiz. A reprodução por sementes não é recomendada: as mudas obtidas dessa maneira não herdam as qualidades das plantas-mãe.

Estacas

As estacas são um método comprovado e confiável de propagação. Você pode usar estacas verdes e lignificadas.

Cortes lignificados são mais convenientes - o material de plantio pode ser facilmente retirado de um arbusto de groselha adulto. Corte-os no final de agosto - início de setembro, usando brotos saudáveis ​​do ano passado. O comprimento das estacas deve ser de 25 a 30 cm.

Você pode plantar mudas imediatamente após o corte - no outono. Se você planeja pousar na primavera, precisa:

  1. Mergulhe as estacas em parafina derretida, envolva-as em papel ou pano úmido, amarre-as em um saco plástico e coloque-as sob neve no inverno.
  2. Na primavera, a parte embebida em parafina deve ser cortada em um ângulo de 45 ° e plantada em estufas ou em terreno aberto a um ângulo de 15 a 20 cm um do outro. As hastes devem ser enterradas para que dois botões permaneçam acima da superfície.
  3. O plantio é bom para regar e cobrir o solo. Ao plantar em campo aberto, cubra as mudas com um filme até que várias folhas apareçam.

As estacas devem ser plantadas em uma estufa em ângulo e aprofundadas para que dois rins permaneçam acima da superfície

O plantio deve ser ventilado periodicamente, fornecer rega regular, soltar o solo e cobrir com verbasco. No outono, são obtidos arbustos de 40 a 50 cm de altura, que podem ser transplantados para um local permanente.

A propagação por estacas verdes é a seguinte:

  1. Corte as estacas de 8 a 10 cm de comprimento a partir do meio da parte aérea, para que tenham 2 folhas.
  2. Coloque esses segmentos por 2 semanas na água, para que as raízes com cerca de 1 cm de comprimento apareçam.
  3. As mudas são plantadas em sacos cheios de solo úmido. Os sacos devem ter aberturas para drenagem do excesso de água.
  4. Regue os primeiros 10 dias em dias alternados, mantendo uma textura cremosa do solo. Depois a rega pára gradualmente.
  5. Quando as estacas atingirem um comprimento de 0,5 m, plante-as em uma cama.

Camadas

Este é um método de reprodução muito simples e confiável.

  1. Escolha uma foto de 2 anos no mato. É desejável que ele seja inclinado ao chão.
  2. Perto do arbusto, coloque sulcos com uma profundidade de 10 a 12 cm, depois dobre os brotos selecionados e encha-os com terra, para que uma seção de 15 a 20 cm permaneça na superfície. Camadas firmemente presas ao solo com suportes de metal ou "prendedores de roupa" de madeira.
  3. Regue o arbusto regularmente e remova as ervas daninhas durante o verão.
  4. Quando, no outono, as camadas tiverem suas próprias raízes, separe-as do arbusto-mãe.

Para propagar groselhas por estratificação, é necessário colocar a parte aérea em uma ranhura, prender ao solo com suportes e polvilhar com terra, deixando 15 a 20 cm na superfície

Filhos de raiz

Como as groselhas constantemente dão filhos, esse método de reprodução é bastante conveniente. Você precisa escolher uma prole de 1 ou 2 anos, desenterrar cuidadosamente o sistema radicular e separá-lo com uma pá afiada do arbusto-mãe. É verdade que, no caso das groselhas douradas, a parte aérea fica próxima ao arbusto principal e as raízes podem ser misturadas, o que cria problemas na separação da parte aérea.

As mudas obtidas da prole da raiz podem ser plantadas imediatamente em local permanente

Proteção de pragas e doenças

A groselha dourada é altamente resistente a doenças e ataques de insetos nocivos. No entanto, em climas úmidos, algumas variedades podem ser afetadas pela antracnose, podridão cinzenta e septoria. Para a prevenção de doenças, é necessário evitar o espessamento dos arbustos por poda, eliminar regularmente as folhas caídas. No início da primavera, recomenda-se pulverizar as plantas com uma solução de uréia (0,6 kg por balde de água). Se forem detectadas doenças, as plantações devem ser tratadas com 1% de líquido Bordeaux.

Das pragas, é principalmente necessário ter cuidado com os pulgões que infectam brotos jovens. Causa torção das folhas, curvatura dos brotos e pecíolos, crescimento lento, deterioração da qualidade das bagas. Eles combatem os pulgões pulverizando arbustos antes de florescer com uma solução de Malathion (1,5 litros por arbusto). O processamento é repetido após a colheita. Você pode usar remédios populares - uma decocção de cascas de cebola, alho, tabaco.

Galeria de fotos: doenças e pragas da groselha

Variedades de groselha dourada

Hoje, a groselha dourada possui muitas espécies, diferentes em termos de maturação, cor e tamanho das bagas e outros indicadores. Variedades com a aparência usual de frutas pretas incluem, por exemplo:

  • Passas pretas. Maturação média. Difere no tamanho pequeno e na compactação da bucha, que ao mesmo tempo fornece grandes rendimentos (até 8 kg). As bagas são de tamanho médio - pesando até 2 g, a carne no interior é dourada, suculenta e de sabor doce.
  • Isabella Variedade com arbustos pequenos e ligeiramente espalhados. Amadurece em meados de agosto. Criado em Novosibirsk. O sabor é doce, com uma ligeira acidez e sabor a uva, bagas com peso médio de 1,5 a 3 g e um arbusto produz 5,3 a 8 kg de frutas.
  • Fátima Variedade inicial com bagas ovais grandes (até 3,6 g) arredondadas. A produtividade é muito alta - de 8 a 9 kg por arbusto. O sabor das bagas é muito agradável, doce com uma leve acidez. Eles contêm uma grande quantidade de vitamina C (64,3 mg por 100 g) e açúcares - 12,6%.

Existem variedades de groselhas douradas com bagas amarelas ou laranja. Estes incluem, por exemplo, groselha dom. Cresce à medida de arbustos de tamanho médio. A colheita está amadurecendo até o final de julho. Bagas esféricas amarelas brilhantes são coletadas em pincéis elegantes de 8 a 10 peças. O peso de uma baga é de cerca de 2 g, com um sabor agridoce, com um aroma agradável. O rendimento da variedade é médio - até 4-4,5 kg por 1 arbusto.

Bagas vermelhas têm uma variedade de Otrada - amadurecimento tardio, dando uma colheita em agosto. As bagas vermelho-cereja atingem uma massa de 1,9 g e são de sabor doce, com acidez sutil. As plantas são caracterizadas por alta resistência à geada, seca e calor.

Para polinizar adequadamente as plantas e dar uma colheita grande, é útil plantar vários arbustos de pelo menos duas variedades diferentes.

Galeria de fotos: variedades populares de groselha

Variedades de groselhas para a região de Moscou

O clima nos subúrbios é temperado continental - os invernos são bastante amenos e os verões são quentes e úmidos. As condições do solo na parte sul da região de Moscou (solos pododólicos e mariscos do meio) também são adequadas para o cultivo de groselha. A maioria das variedades de groselha dourada pode ser cultivada nos subúrbios, dos quais 14 são recomendados para as condições da região de Moscou.

As melhores variedades de groselhas douradas são caracterizadas por alta produtividade, resistência a condições climáticas adversas e imunidade a doenças.

  • Shafak. Uma variedade de maturação média. No Registro Estadual, essa variedade é registrada desde 2000 e é recomendada para cultivo em todas as regiões da Rússia. Arbustos de altura mediana, brotos extensos e bem formados. Ramos de espessura média, de cor verde claro com base púrpura. O topo dos brotos está pendendo. As folhas são verdes, com uma leve pubescência, uma superfície opaca e uma borda serrilhada. Flores amarelas brilhantes são de tamanho médio. Bagas ovais grandes (3,6 g) de cor cereja escura são reunidas em pincéis grossos de frutas com até 4 cm de comprimento.O sabor é bom, mas sem o cheiro característico de groselha. A variedade é caracterizada por boa resistência ao inverno, resistência a doenças fúngicas e alta produtividade (5-8 kg a partir de 1 arbusto). As bagas contêm 13,6% de açúcares e 55 mg de ácido ascórbico por 100 g de frutas. Você pode usar ambos frescos e na forma de atolamentos e atolamentos.
  • Noz-moscada. A variedade é recomendada para cultivo em todas as regiões da Rússia. Amadurece no médio prazo (primeira quinzena de agosto). Os arbustos de grande altura são notáveis ​​por serem compactos. Brotos não muito grossos de cor verde-amarelo são cobertos com folhas de tamanho médio, verdes com amarelo. O tamanho das bagas é pequeno - 1,3-2 g, a forma é redonda, levemente achatada. A pele de cor preta e espessura média cobre polpa suculenta e doce com um cheiro incomum de moscatel. A planta é muito resistente à geada e praticamente não é suscetível a doenças e pragas. De um arbusto você pode obter 4-5 kg ​​de frutas.
  • Laysan.Arbustos altos têm expansão média, podem ser cultivados de forma padrão. É uma planta de mel maravilhosa. O arbusto fornece uma grande quantidade (5-6 kg) de bagas de tamanho médio (1,5-2,7 g) de cor amarela escura, coletadas em um pincel de 6-8 peças. O sabor da polpa é doce, com acidez pronunciada. A variedade não é particularmente resistente ao gelo; o congelamento dos brotos é observado quando a temperatura cai para -30 ° C.
  • Venus Uma das variedades mais comuns. Dá uma colheita nos estágios iniciais (julho). Cresce em arbustos compactos, não muito ramificados, com brotos altos e retos de verde. A produtividade é muito alta - até 12 kg por arbusto. As bagas têm um peso médio de 2-3,5 g, coletadas por pincéis de 5-7 peças. A cor das bagas é preta, a polpa é doce e suculenta, com uma leve acidez. A resistência ao gelo é alta - Vênus suporta temperaturas de até -40 ° C.

Galeria de fotos: variedades recomendadas para a região de Moscou

Gardeners comentários

Com sementes de groselha dourada, eu nunca teria pensado em propagar! Etozh é uma erva daninha, dá muito mais raízes - pegue-a, não quero, multiplica-se perfeitamente por camadas e sementes ... Por que é tão divertido crescer crescendo a partir de sementes o que pode ser propagado vegetativamente sem dificuldade!

Svetlana//honeygarden.ru/viewtopic.php?t=616

Concordo que esta é uma erva que cresce em quase todos os quintais e, portanto, não é vendida. Se você pedir groselhas no mercado para groselhas, elas se arregalam de surpresa, como se eu estivesse perguntando aos vendedores de rosas sobre a roseira brava. Vá a qualquer cooperativa de horticultura (ou como é chamada agora) ou ao setor de chalés de verão mais próximo e pergunte às pessoas: quase todo mundo tem algum lugar nos quintais ou atrás da cerca para não entupir o enredo. Eles vão te libertar por apenas cavar. Nós não gostamos disso. Não tem gosto, mas eu pessoalmente não gosto das caudas longas e secas na baga que não saem. E há muito menos vitaminas do que no jardim. As folhas não têm cheiro e você não pode fazer chá com elas; medicinal não é considerado jardim. A planta ainda é nossas avós. Floresce lindamente amarelo quando o plantio é maciço, mas não por muito tempo, menos de uma semana, o resto do tempo são apenas arbustos verdes e peludos, que ocupam muito espaço. Bem, é claro, o sabor e a cor - sem amigos ...

Margarita//honeygarden.ru/viewtopic.php?t=616

Na nossa região, a groselha cresce e dá frutos maravilhosamente. Floresce profusamente, as bagas são médias, pretas.

aset0584, Urus-Martan//www.forumhouse.ru/threads/336384/

No outono de 2008, ele foi especialmente ao viveiro de Kushnarenkovsky e, entre outras coisas, comprou 6 mudas de groselha dourada: 2 peças de Venus, Lyaysyan e Shafaka. As plantas floresceram na primavera de 2009 e 2010, mas não foi possível saborear uma única baga, pois os frutos não deram frutos. O arbusto de uma mãe de Vênus cresce há muitos anos na sogra da região - a colheita é de cerca de um balde. Outras culturas - plantas de madressilva de dois a três anos, groselhas - se você tiver flores, pode definitivamente experimentar pelo menos algumas frutas. E aqui está um zero completo. As próprias plantas crescem normalmente.

Bulat, Ufa//forum.prihoz.ru/viewtopic.php?t=2587&start=75

No jardim, duas variedades, Vênus e Shafak, levaram em nosso viveiro, porque foram criadas lá. A cultura tolera geadas piores durante a floração e depois, quando comparada com a negra. É melhor plantar em uma área ensolarada, mas onde houver mais proteção contra os ventos, caso contrário, muito ovário será perdido. Arbustos crescem poderosamente, floração elegante e aroma na primavera, guirlandas amarelas. Ele tolera geadas de inverno perfeitamente, os arbustos passaram de -40-45 e mais de um inverno, a geada pode estar no topo, mas não é particularmente perceptível. A cultura ama o sol. Se chover durante o amadurecimento das bagas, às vezes haverá rachaduras e mais ácido. Nos verões quentes e secos, o sabor é muito bom. Eles fizeram geléia também, bagas através de um moedor de carne, interessante e a cor é brilhante. Bem, em compotas variadas. Em verões secos e ataque de vespas.

Elwir, Staroturaevo//www.forumhouse.ru/threads/336384/

Cultivo groselhas douradas há vários anos. Resistente à geada, seca e doenças. A esposa realmente gosta de provar e, portanto, plantada. O arbusto é um pouco alto e você precisa amarrá-lo para que os galhos não se inclinem. Um pré-requisito - você precisa plantar apenas groselhas varietais douradas e não silvestres - a diferença de sabor e tamanho das bagas é significativa. Eu não processo isso. O principal é que é resistente ao oídio, que destrói toda a safra em groselhas e groselhas. Todo ano ela floresce lindamente e com bastante fruta.

Aktin, Kiev//www.forumhouse.ru/threads/336384/

As groselhas douradas não têm um aroma como o preto, mas podem se gabar de outras vantagens. É despretensioso, não requer cuidados especiais, sobrevive facilmente à seca e à geada, é bem restaurado após danos. Muitas variedades podem ser cultivadas nos subúrbios. Para consumo fresco, as bagas são rudes, mas você pode fazer maravilhosas frutas cozidas, vinho e outras delícias culinárias.

Pin
Send
Share
Send

Assista ao vídeo: Ora Pro Nobis Pereskia sp - Planta Alimentícia e Medicinal (Novembro 2024).