Um cuidado minucioso para as suas plantas de "pets" irá ajudá-lo a passar o tempo, preencher sua vida com novas cores. Uma das plantas, cujos cuidados em casa iluminam a rotina cinzenta, é o ciclâmen.
Em nosso artigo, você aprenderá em detalhes todas as nuances do crescimento desta flor: como regá-la e replantar, como multiplicá-la, o que ela precisa para o crescimento e a floração adequados. Você também pode assistir a vídeos úteis e interessantes sobre esse assunto.
Descrição botânica da flor
Cíclame (ou, como também é chamado, "violeta alpina") - uma flor muito bonita. É uma planta herbácea com folhas em forma de coração e flores brilhantes. O violeta alpino atinge uma altura de 30 centímetros, um tubérculo redondo com um diâmetro de 10 a 15 centímetros ou mais "fica" no subsolo.
Um dos representantes mais populares é o cíclame persa. Suas flores podem ser de uma variedade de cores e tons:
- branco;
- rosa;
- vermelho escuro;
- lilás.
Como crescer em casa?
Se você decidir empreender o cultivo desta flor, você precisa considerar o seguinte.Na sala onde você vai plantar a planta, você deve observar certas condições, uma vez que a flor é caprichosa em relação à temperatura. A temperatura do ar, onde o ciclame "aloja", deve estar na faixa de 10 a 20 graus Celsius. No lugar onde há um vaso de flores, não deve haver rascunhos fortes. O ar na sala deve ser umedecido (nível de umidade - pelo menos 85 - 90%). É indesejável colocar o ciclâmen na vizinhança imediata dos radiadores.
Para tornar possível cultivar uma flor de casa, você deve evitar a luz direta do sol, porque o ciclâmen gosta de luz difusa. Caso contrário, seu "animal de estimação" pode murchar. Se você decidir plantar um ciclâmen no país, escolha lugares à sombra de grandes plantas.
Regue esta planta apenas através de uma palete. A água deve cair na planta. Pelo mesmo motivo, evite a pulverização.
Antes de cultivar esta flor em casa, é necessário escolher o solo certo. A composição ideal do solo para o ciclâmen é a seguinte:
- turfa;
- areia (de preferência grande);
- húmus decíduo;
- argila;
- vermiculita.
No entanto, também é adequado para a compra de solo para cactos. Fazer o enfeite superior recomenda-se só durante o crescimento ativo de uma fábrica, aproximadamente uma vez em 2 semanas.
Veja um vídeo sobre as características dos ciclames em crescimento em casa:
Métodos de reprodução
Abaixo estão as formas e sua descrição, como esta planta pode ser diluída.
Sementes
Para semear as sementes:
- Tome uma capacidade superficial, mas ampla.
- No solo, derramado em um recipiente, faça pequenos sulcos, despeje um pouco de gua.
- As sementes são plantadas aproximadamente a 3 centímetros umas das outras.
- Cubra as sementes com terra.
- Coloque a capacidade em um local sombreado, regue com mais frequência, evitando a secagem do solo.
A melhor temperatura para uma sessão de ciclâmen é de 18 graus. É necessário evitar o superaquecimento de mudas.
Veja um vídeo sobre o cultivo de ciclâmen a partir de sementes:
Com a ajuda de soquetes
Reprodução por rosetas (ou "chifres") ocorre da seguinte forma:
- Brotos nos tubérculos de ciclâmen (chamados de "chifres") são arrancados e plantados em solo úmido.
- A flor em si, após tal operação, é colocada por algum tempo em um saco de celofane para que possa se recuperar após os ferimentos infligidos a ela.
- As raízes do "chifre" aparecerão cerca de 2 a 3 semanas após a separação do tubérculo.
- Recomenda-se manter a temperatura no nível de 20-22 graus.
Folha
Outra forma de reprodução - folhas cortadas. Para fazer isso, as folhas, separadas da "planta mãe", são plantadas em solo úmido, onde se enraizar.
Doenças e pragas
Algumas palavras sobre as doenças e pragas que atingem o ciclâmen. Estes incluem:
- Oídio. Um sintoma externo é uma placa no topo das folhas da planta doente, seu escurecimento.
- Fusarium e Verticilose. Na presença de tal doença, os rizomas e bases dos pedúnculos são coloridos em uma cor marrom intensa.
- Phytophthora. Seus sintomas são pigmentação suada em todas as partes da planta, estampagem do caule.
- Podridão cinzenta. As folhas e brotos são cobertos com um revestimento cinza.
Evitar a infecção por estas doenças pode, através da ventilação regular da sala onde a planta vive. Mas cuidado com rascunhos, eles podem facilmente matar o ciclâmen.
A flor também é vulnerável a pragas. Entre eles:
- um ácaro aranha;
- mosca branca;
- pulgões;
- sarna
Você pode se livrar deles enxaguando a planta suavemente em uma solução com sabão ou aplicando um inseticida.
Instruções de cuidados
Ciclâmen muito não gosta de rascunhos, mas é prejudicial para ele e ar estagnado. Portanto, é melhor colocar esta planta em uma janela voltada para o sul ou sudeste e que raramente abre.
Rega
O cíclame ama a "média dourada" - o solo muito úmido, como o excesso de secagem, será prejudicial para ele. A flor deve ser regada quando o solo no qual ela cresce até a profundidade da falange do dedo ficar seco.
Pulverize a planta também não é recomendado. Além disso, os floricultores experientes recomendam replantar o ciclâmen pelo menos uma vez por ano - seu sistema radicular precisa de espaço para crescimento.
Regar a planta é recomendado apenas em pé, não a água fervida. Para o lodo, a água é despejada em um recipiente com um gargalo largo (a bacia é mais adequada) e envelhecida por 6 a 8 horas.
Além disso, para a irrigação é necessário levar apenas a camada superior de água, uma vez que todas as substâncias nocivas se depositam no fundo do recipiente. Use para ferver a água não é recomendado.
Fertilizantes
A fertilização ideal para a flor será fertilizantes para plantas com flores. Mas extremamente não se recomenda usar fertilizadores minerais para fertilizar o ciclâmen. Ooi pode prejudicar a flor.
Além disso, no pote, onde "seu" animal de estimação "vive", além do solo, é necessário adicionar uma camada de drenagem. Para este propósito, cascalho ou argila expandida é adequado.
Transplante
Outro aspecto importante do cuidado com o ciclâmen é seu transplante. Como já foi dito, deve ser realizado aproximadamente uma vez por ano. Ao transplantar, tenha cuidado - grande risco de danificar as raízes tenras da planta.
O período para transplante é aproximadamente a partir do final de julho a agosto, quando a planta deixa o período de descanso e se prepara para a floração. O sinal para transplante é a formação de novas folhas jovens.
- Antes de transplantar a mistura de solo em que você planeja plantar um ciclâmen, recomenda-se que seja aquecido no forno - isso destruirá todas as pragas possíveis. O vaso também é recomendado para ser desinfectado com uma solução de permanganato de potássio, ou outro remédio disponível.
- Além disso, todas as folhas secas e danificadas são removidas da planta, raízes secas ou podres são cortadas. Depois disso, o solo antigo é completamente removido das raízes, o ciclâmen é colocado em um novo vaso e seu sistema radicular é coberto com terra.
- Não é recomendado plantar a planta imediatamente em um recipiente grande. O excesso de volume do solo pode levar à decomposição de raízes, bem como ao fato de que o ciclâmen se recusa a florescer - todas as suas forças irão para a formação de um excesso de sistema radicular.
- Após o transplante é longo, a planta é recomendada a água um pouco quente (temperatura - 5-7 graus acima da temperatura do ar), água parada.
Após o transplante, o ciclâmen requer cuidados particularmente cuidadosos. Caso contrário, ele pode não se acostumar com o "novo lugar" e morrer!
Veja o vídeo sobre o transplante correto do ciclâmen:
Conclusão
Cyclamen pertence ao número de belas flores interiores e justamente merece o primeiro lugar nas coleções de floricultores amadores. Ele é capaz de adicionar novas cores ao apartamento e ao escritório, para trazer um toque de alegria e otimismo na vida cotidiana.
Tendo provido o cuidado apropriado para o seu homem bonito, você pode ser justamente orgulhoso de seu ciclâmen, e ele, por sua vez, irá agradá-lo com sua floração anual.