O abobrinha é frequentemente apresentado como uma variedade precoce de abóbora descascada, de modo que as condições básicas para o seu cultivo são semelhantes. Porém, como a colheita não é colhida simultaneamente no outono, mas durante o verão, a tecnologia agrícola desses vegetais varia, é claro. Na maioria das regiões, a abobrinha é cultivada por semeadura direta no jardim, mas as mudas geralmente são preparadas para produzir produtos precoces.
Preparação de solo e tanques para mudas
Abobrinha requer solo fértil durante toda a sua vida, inclusive durante o cultivo de mudas. A família média não precisa de muitos arbustos de abobrinha, 4-5 plantas são suficientes. Portanto, a quantidade necessária de solo é mais fácil de comprar na loja na forma acabada. Se você precisar economizar, pode compor você mesmo, mas isso exige vários ingredientes, e nem todos estarão necessariamente à mão.
Uma das melhores misturas para mudas inclui meia turfa, 30% de húmus, o restante são partes iguais de terra e grama e serragem semi-crescida de qualquer espécie de árvore. Além disso, fertilizantes minerais são adicionados a um balde dessa mistura: vários gramas de qualquer nitrato, cerca de 10 g de superfosfato e 5-8 g de qualquer sal de potássio. É mais fácil, é claro, substituir essa mistura de fertilizante por uma composição complexa, por exemplo, um azofos. Assim, a auto-preparação da mistura pode não ser muito mais barata.
Na ausência de turfa, você pode misturar o solo da relva ao meio com húmus e adicionar um copo de cinza de madeira e 20-40 g de ammofoska ao balde da mistura resultante. Em qualquer caso, é aconselhável desinfetar o substrato auto-preparado derramando-o com uma solução rosa quente de permanganato de potássio uma semana antes de plantar as sementes.
Preparando sementes de abobrinha para semear
Passam de 60 a 80 dias desde os brotos de abobrinha até o início da frutificação; portanto, para o cultivo de mudas, não é possível recorrer a um preparo especial de sementes: eles terão tempo para subir mesmo com a semeadura a seco. Para acelerar as mudas, as sementes podem ser pré-embebidas em água antes da semeadura antes de mordiscar.
As sementes de abobrinha não são o caso quando pode haver problemas com a germinação, a menos que sejam irremediavelmente estragadas. Eles são armazenados por um longo tempo e, agora em lojas especializadas, vendem sementes varietais bastante confiáveis.
Se as sementes são de origem desconhecida, é melhor prepará-las primeiro. Vale a pena realizar o seguinte trabalho.
- Calibre jogando os menores e os não muito grossos. Esta é uma questão momentânea, é fácil de fazer manualmente.
- Desinfetar. No caso de abobrinha, não é necessário usar permanganato de potássio, apenas mantenha-o por algumas horas em água a uma temperatura de cerca de 50 sobreC, depois esfrie em água fria.
- Tempere, colocando-os molhados na geladeira durante a noite.
- Se você deseja acelerar o processo, germine um pouco colocando-o em um pires em um pano úmido e cobrindo-o. Água deve ser adicionada periodicamente até que as caudas das raízes apareçam.
Não espere que as caudas se tornem grandes: as sementes serão difíceis de plantar. O comprimento das caudas de alguns milímetros é suficiente: as sementes que não são despertadas podem ser deixadas no pano por mais tempo e as sementes germinadas devem ser plantadas imediatamente.
Alguns produtores de hortaliças também processam sementes com estimulantes de crescimento, mas isso, no entanto, está longe de ser um procedimento obrigatório.
As regras para semear abobrinha para mudas
As mudas de abobrinha são necessariamente cultivadas em xícaras separadas: melhor do que a turfa, mas reutilizável, com fundo removível. Caixas grandes comuns são completamente inadequadas, já que a abobrinha é extremamente dolorosa para qualquer transplante, o menor dano às raízes diminui bastante o desenvolvimento.
Como plantar sementes
É aconselhável cultivar mudas não em casa, onde é muito esticada, mas em estufas ensolaradas: requer a quantidade máxima possível de luz solar direta. O tamanho dos copos depende de quantos anos as mudas devem ser plantadas no jardim. Não há critérios claros. É melhor segurá-lo até a idade de 25 a 30 dias, mas os óculos devem ter pelo menos meio litro, ou melhor ainda, mais. Você pode plantar no jardim com duas semanas de idade, então cerca de 300 ml é suficiente. O diâmetro ideal dos copos é de 8 a 10 cm, altura de 10 cm, ou seja, o volume é quase um litro.
Semear é fundamental. Eles são enterrados por 3-4 cm. As sementes para incubação são semeadas uma de cada vez, as sementes secas - 2-3 peças. E após a emergência, a melhor planta é deixada, o restante é removido. O solo é abundantemente regado com água morna e colocado em um local quente (temperatura de 25 a 30 sobreC) Em alguns dias, aparecerão brotos que subirão literalmente "diante dos seus olhos". Os óculos devem ser imediatamente transferidos para um local bem iluminado, com uma temperatura de cerca de 18 sobreC. Não fazer isso levará a uma rápida extensão das mudas e, literalmente, em 2 a 3 dias já poderá ser descartada.
Datas de semeadura de mudas
Para cultivar mudas, as sementes de abobrinha são semeadas na faixa do meio entre 20 e 25 de abril. Mas esse período é aproximado, cada jardineiro determina independentemente quando ele vai mudar as mudas para os canteiros. Será possível transplantar abobrinha no jardim quando o tempo estiver quente. Abobrinha absolutamente não tolera geadas em nenhuma idade: quando a temperatura cai para 10 sobreCom sua atividade vital, ele freia bruscamente e, a uma temperatura mínima negativa, a planta morre.
Portanto, ao plantar sementes, deve-se levar em consideração tanto as características climáticas da região quanto o fato de que é impossível manter as mudas em casa por mais de um mês: elas crescem. De alguma importância é a variedade que afeta a precocidade da planta. As sementes da maioria das variedades, por exemplo, nas latitudes de Volgogrado ou Kursk, podem ser semeadas em meados de abril, na região de Moscou em 1º de maio e nos Urais e na Sibéria perto do dia 20 do último mês da primavera. Falar sobre mudas de abobrinha nas regiões mais meridionais não faz sentido.
Cuidados com Mudas
Cuidar das mudas de abobrinha não apresenta dificuldades: esses vegetais, desde os primeiros dias, crescem muito poderosamente, quase não adoecem, a menos que o proprietário o exagere com calor e rega, e em um mês eles se tornam um arbusto bastante viável.
Condições de cultivo de mudas de abobrinha
As mudas mais críticas da vida são os primeiros dias, quando requer baixa temperatura e iluminação brilhante, mas difusa. No primeiro mês, a abobrinha precisa apenas de rega, cobertura e conformidade com as condições de luz e temperatura. É por isso que é aconselhável cultivar mudas em uma estufa, se houver uma: em um apartamento na cidade pode ser um pouco escuro (o que significa que precisará ser equipado com luzes) e também muito quente.
A complexidade do cultivo de mudas em condições urbanas de abobrinha ocupa uma posição intermediária. Portanto, é muito confortável para tomates ou pimentas no apartamento, é quase impossível cultivar mudas de repolho fortes em casa por causa do calor, e a abobrinha só pode ser desconfortável se o jardineiro, por falta de conhecimento ou falta de tempo, não executar os procedimentos necessários a tempo.
Iluminação e temperatura para o cultivo de mudas no peitoril da janela
A temperatura ideal para o crescimento de abobrinha é 20-25 sobreC, mas eles se sentem bem em 15-20 sobreC, portanto, ao cultivar mudas em casa, não faz sentido pensar especialmente na temperatura. O principal é não ficar muito quente nos primeiros 4-5 dias após o surgimento: nesse momento, você precisa encontrar um lugar no parapeito mais frio da janela. No futuro, a temperatura usual da maioria dos apartamentos urbanos é ótima para essa cultura.
A iluminação deve ser dispersa, mas com energia suficiente: os raios diretos do sol de abril podem queimar folhetos, e a abobrinha no peitoril da janela do norte está muito escura. O horário de verão deve ser superior a 12 horas, mas em abril e maio já excede esse valor. A intensidade da luz deve ser ajustada instalando lâmpadas adicionais. No lado sul, eles não são necessários; caso contrário, um phytolamp ou uma lâmpada luminescente fria devem ser colocados diretamente acima dos copos. Lâmpadas incandescentes aquecem demais o ar e queimam as plantas.
Rega e umidade
As mudas de abobrinha devem ser regadas apenas com água morna (mínimo 25 sobreC) para que o solo nunca seque. Mas o excesso de umidade, causando cárie radicular e morte de mudas, não é menos prejudicial. Portanto, se um jardineiro conhece a fraqueza de regar as plantas em abundância, ele definitivamente deve colocar pelo menos uma camada de centímetro de material de drenagem no fundo dos copos. A frequência e a intensidade da rega dependem das condições, mas, em média, é necessário regar uma vez a cada 3-5 dias com uma dose de uma panela, primeiro 40-50 e depois até 100 ml de água.
Além da umidade do solo, a umidade do ar também é importante, o que não deve ser muito alto. Não é fácil lidar com isso, mas pelo menos você não deve permitir que as plantas vizinhas interfiram entre si e o ar úmido estagnar nas plantações. Os copos com mudas devem ser afastados um do outro a uma distância que as folhas dos arbustos vizinhos não se toquem.
Top vestir
Se as mudas são mantidas em xícaras por cerca de um mês, durante esse período, são alimentadas duas vezes. A primeira vez - uma semana após a emergência, a segunda - outros 7-10 dias. É mais fácil usar cobertura pronta para mudas, mas você pode pegar qualquer fertilizante mineral complexo e aplicá-lo de acordo com as instruções da embalagem.
Se o solo foi tomado altamente nutritivo, você pode prescindir de fertilizantes minerais e alimentar as plantas com infusão de cinzas de madeira. Ao alimentar, a solução nutritiva não deve cair nas folhas. Antes e após a aplicação da solução fertilizante, as mudas são irrigadas com água morna e limpa.
Escolha
Uma colheita de mudas de abobrinha é altamente indesejável. Pelo menos no seu sentido clássico, quando uma planta é transplantada para um volume maior de solo, a raiz central é comprimida. Danos às raízes, mesmo mínimas, abobrinha é muito doloroso. Portanto, se você precisar transplantar mudas para outro recipiente (de uma caixa comum para copos separados ou de um copo para uma panela maior), isso deve ser feito com extrema cautela.
Se necessário, transplante o solo antes que o procedimento seja abundantemente regado e tente extrair uma planta com um grande pedaço de terra sem danificar o sistema radicular. O buraco para ele em um novo local é feito com antecedência, derramando água nela. Encha lentamente os vazios no buraco com o solo, depois as mudas serão regadas em uma panela nova e limpas por alguns dias em sombra parcial. De qualquer forma, o transplante é um grande estresse para a abobrinha, após o que diminui o crescimento e o desenvolvimento por quase uma semana.
Plantar mudas no chão
No sul do país, não há problemas com o cultivo de abobrinha e quase ninguém cultiva mudas lá. Em regiões moderadamente quentes, são alocadas áreas bem aquecidas pelo sol, plantando a cultura nos cumes. Na região noroeste, o calor em campo aberto nem sempre é suficiente e a abobrinha é cultivada sob os abrigos de filme mais simples. De qualquer forma, é aconselhável plantar mudas nos canteiros aos 25 a 30 dias de idade.
Regras para o plantio de mudas
Abobrinha cresce melhor em solos férteis leves, mas é possível obter bons resultados, mesmo em argila. Mas o sombreamento é absolutamente contra-indicado. Portanto, o canteiro do jardim é preparado em áreas ensolaradas, cavando-o com antecedência em uma baioneta de pá com a introdução de fertilizantes tradicionais habituais nas culturas de jardins, mas a ênfase é melhor nos orgânicos.
Como a abobrinha forma um sistema radicular bem desenvolvido que se espalha em todas as direções, os buracos para o plantio de mudas são feitos a distâncias sólidas umas das outras - pelo menos 70 cm. Usando uma pá ou uma pá, cavar um buraco do tamanho de nada menos que um balde, de modo que, apesar da parcela pré-escavada com fertilizantes, fazer fertilizantes locais. Meio balde de húmus e uma lata de meio litro de cinza de madeira são colocados no buraco; É melhor evitar fertilizantes minerais.
Antes de plantar mudas, uma grande quantidade de água morna é despejada nos poços, para umedecer adequadamente todo o solo ao redor da futura planta. Plântulas normalmente desenvolvidas são plantadas sem aprofundamento, e as plantas crescidas ou alongadas são abaixadas no fundo do buraco até as folhas do cotilédone. As mudas pela primeira vez devem ser cobertas pelo sol brilhante e, se ainda forem possíveis geadas, elas serão protegidas de seus efeitos. Para isso, são utilizados materiais não tecidos - lutrasil, spanbond.
Datas para plantio de mudas em campo aberto
As mudas ocorrem ao mesmo tempo que as mudas de tomate são plantadas. As datas específicas dependem completamente do clima da região e do clima atual em um determinado ano: você não pode permitir que a abobrinha fique uniforme mesmo com a menor geada e a temperatura geralmente baixa. Se as mudas tiverem crescido, elas ainda terão que ser plantadas, mas sob um abrigo temporário de filme. Você não pode mantê-la em casa por mais de um mês.
Se você ficar sem abrigo, na região central e, principalmente, nos subúrbios, o plantio de abobrinha em campo aberto, sem riscos, só será possível após 5 de junho. Nos Urais e na maior parte da Sibéria - mais uma semana depois. Mas, é claro, essas são datas aproximadas, ano a ano não é necessário. Se a abobrinha for cultivada para armazenamento no inverno, não será possível plantar mudas, mas plantar calmamente as sementes no jardim após a ameaça de geada.
Pronto para o plantio de mudas de abobrinha deve ter 2-3 folhas reais de cor verde escuro, uma haste curta grossa e as raízes devem estar brancas, intactas. Se houver apenas uma folha, o plantio é possível apenas no caso de vasos de turfa, ou seja, sem a menor perturbação do sistema radicular. As mudas são melhor plantadas em dias nublados, de manhã.
Possíveis problemas ao cultivar mudas
Se você seguir rigorosamente as regras para o cultivo de mudas, todo o processo ocorrerá sem problemas, não haverá problemas. No entanto, pode ocorrer falha, e o jardineiro às vezes encontra os seguintes pontos.
- Se as mudas não aparecerem no décimo dia após a semeadura, você não deve esperar mais: as sementes para incubação naquele momento já teriam germinado há muito tempo e, se as sementes foram plantadas secas, elas não são adequadas. Sementes normais em solo úmido germinam à temperatura ambiente. Necessidade urgente de comprar novos e re-plantar.
- As mudas podem se esticar, esse é o problema mais comum e pode haver várias razões, mas a principal é a alta temperatura na primeira semana após a emergência. Além disso, isso acontece com pouca luz ou copos lotados. Primeiro de tudo, você precisa adicionar luz e tentar derramar o solo em copos. É possível transplantar cuidadosamente abobrinha em vasos mais espaçosos, aprofundando bastante os caules. Se as coisas não foram longe demais, isso pode ajudar.
- As mudas podem crescer lentamente apenas devido ao solo de baixa qualidade: a temperatura no apartamento é suficiente para o crescimento normal e em terra seca as plantas murcham. Urgentemente precisa alimentar fertilizante mineral completo de abobrinha.
- A murcha das mudas é possível não apenas por causa do solo seco, mas, pelo contrário, devido à umidade excessiva. O preenchimento excessivo, especialmente com água fria, pode levar ao aparecimento de podridão radicular, como resultado das quais as pontas das raízes morrem e o colo da raiz fica marrom. Tais plantas murcham e morrem, não podem mais ser salvas.
- Com a falta de nitrogênio no solo, as folhas podem ficar amarelas. O processo começa na borda da folha e depois se move para toda a área. Se você pegá-lo imediatamente e alimentar as mudas com uma solução de uréia ou nitrato, pode melhorar. Se as folhas estiverem completamente amarelas, as mudas morrerão.
Vídeo: erros ao cultivar mudas de abobrinha
Mais cuidados com abobrinha
Molhar abobrinha no início é menos comum que pepinos: depois de dois ou três dias. Isso é feito até que as mudas fiquem mais fortes e obviamente não cresçam. E durante o verão, especialmente durante o período de floração em massa, eles são regados conforme necessário, quando de uma forte evaporação diurna e falta de umidade no solo pelas placas das folhas da noite murcham e caem. A água para irrigação deve ser quente e aquecida ao longo do dia ao sol. A rega deve ser feita de modo a molhar o solo quase até a profundidade total da penetração radicular, ou seja, pelo menos 30 a 40 cm e, com a falta de umidade, os frutos crescem de tamanho médio, mas mais açucarados.
Os cuidados com o verão são como outras plantas, no entanto, lesmas, que roem a casca dos ovários, causam preocupação, após o que caem. Portanto, a luta contra essas pragas deve ser contínua. Durante a estação de crescimento, são realizadas 2-3 fertilizações com fertilizantes minerais, tentando não exagerar no nitrogênio, a partir do qual a massa foliar cresce, mas os frutos não amadurecem bem.
Existem formas de escalada e arbusto de abobrinha. Dependendo disso, é necessário organizar as hastes das plantas de maneiras diferentes. As variedades de arbustos são mais fáceis de trabalhar, mas as escaladas geralmente produzem uma colheita mais sólida. Flagelos devem ser colocados na cama para que não interfiram entre si, mas ao cuidar das plantas, tente não perturbá-las. As plantas arbustivas não precisam ser formadas, seus frutos são formados principalmente no caule central. A camada longa exige corte, o que aumenta significativamente a produtividade. Nessas plantas, o topo do caule é beliscado sobre a quarta ou quinta folha após seu aparecimento, como resultado do desenvolvimento de brotações laterais: é nelas que a cultura principal cresce.
Os ovários de abobrinha com 7 a 12 dias de idade devem ser sistematicamente coletados, caso contrário, a formação de frutos poderá parar. Mas se você quiser economizar as frutas para consumo no inverno, em agosto, não poderá deixar mais que duas peças no mato e deixá-las amadurecer completamente. Colhidas em setembro, elas já têm uma casca grossa e normalmente são armazenadas em casa até pelo menos o Ano Novo, e isso se aplica à maioria das variedades.
Vídeo: da semeadura às mudas e à colheita
O cultivo de abobrinha nem sempre requer um estágio de mudas; esses vegetais crescem bem após a semeadura direta no jardim. Mas, para obter produção antecipada, eles tentam plantar as sementes em vasos em casa, em vez de aproximar a colheita de quase um mês. Não é difícil cultivar mudas de alta qualidade, você só precisa cumprir claramente algumas condições conhecidas pelos jardineiros.