Os fertilizantes nitrogenados são substâncias inorgânicas e orgânicas que contêm nitrogênio e são introduzidas no solo para melhorar os rendimentos. Nitrogênio - o principal elemento da vida vegetal, afeta o crescimento e o metabolismo das culturas, satura-os com componentes úteis e nutricionais.
Esta é uma substância muito poderosa que pode estabilizar o estado fitossanitário do solo e ter o efeito oposto - com sua superabundância e mau uso. Fertilizantes minerais nitrogenados diferem na quantidade de nitrogênio contida neles e são classificados em cinco grupos. A classificação dos fertilizantes nitrogenados implica que, em diferentes fertilizantes, o nitrogênio pode assumir uma variedade de formas químicas.
- O papel do nitrogênio no desenvolvimento de plantas
- Como determinar a falta de nitrogênio nas plantas
- Sinais de excesso de nitrogênio
- Tipos de fertilizantes nitrogenados e métodos de sua aplicação
- Nitrato de amônio
- Sulfato de amônio
- Nitrato de potássio
- Nitrato de cálcio
- Nitrato de sódio
- Uréia
- Fertilizantes nitrogenados líquidos
- Fertilizantes nitrogenados orgânicos
- Precauções
O papel do nitrogênio no desenvolvimento de plantas
As principais reservas de nitrogênio estão contidas no solo (húmus) e perfazem cerca de 5%, dependendo das condições específicas e das zonas climáticas. Quanto mais húmus no solo, mais rico e nutritivo ele é. Os mais pobres no conteúdo de nitrogênio são solos argilosos arenosos e arenosos leves.
No entanto, mesmo se o solo é muito fértil, apenas 1% do azoto total nele contido estará disponível para a nutrição das plantas, porque a desintegração de húmus com separação de sais minerais é muito lenta. Portanto, os fertilizantes nitrogenados desempenham um papel importante na produção agrícola, sua importância não pode ser subestimada, uma vez que é extremamente difícil cultivar uma cultura grande e de alta qualidade sem usá-los.
O nitrogênio é um componente importante da proteína, que por sua vez participa da formação do citoplasma e do núcleo das células vegetais, clorofila, a maioria das vitaminas e enzimas que desempenham um papel importante nos processos de crescimento e desenvolvimento. Assim, a nutrição equilibrada de nitrogênio aumenta a porcentagem de proteína e o conteúdo de nutrientes valiosos nas plantas, aumentando o rendimento e melhorando sua qualidade. Nitrogênio como fertilizante usado para:
- aceleração do crescimento das plantas;
- saturação da planta com aminoácidos;
- aumentar os índices de volume das células vegetais, reduzindo a cutícula e o revestimento;
- acelerando o processo de mineralização de componentes nutrientes introduzidos no solo;
- ativação da microflora do solo;
- extração de organismos prejudiciais;
- aumento de rendimento
Como determinar a falta de nitrogênio nas plantas
A quantidade de fertilizantes nitrogenados aplicados diretamente depende da composição do solo no qual as plantas são cultivadas. O conteúdo insuficiente de nitrogênio no solo afeta diretamente a viabilidade das culturas. A falta de nitrogênio nas plantas pode ser determinada pela sua aparência: as folhas são pequenas, perdem a cor ou ficam amareladas, morrem rapidamente, o crescimento e o desenvolvimento desaceleram e os rebentos jovens param de crescer.
As árvores frutíferas em condições de nitrogênio pobres são pouco ramificadas, os frutos são reduzidos e desintegrados. Em árvores frutíferas de pedra, a falta de nitrogênio causa o avermelhamento do córtex. Também provoca a falta de nitrogênio pode ser solos muito ácidos e sedimentação excessiva (plantio de gramíneas perenes) de um local sob árvores frutíferas.
Sinais de excesso de nitrogênio
O excesso de nitrogênio, como uma deficiência, pode causar danos significativos às plantas.Com um excesso de folhas de nitrogênio mudar de cor verde escuro, krupneyut antinatural tornar suculenta. Neste caso, floração e maturação do fruto em frutificação está atrasado. O excesso de oferta de azoto para plantas suculentas, tais como aloés, cacto e t. D., Termina com a morte ou cicatrizes feio como pele diluído podem rebentar.
Tipos de fertilizantes nitrogenados e métodos de sua aplicação
fertilizantes de azoto obtidas a partir de amoníaco sintético e, dependendo do estado de agregação é separado em cinco grupos:
- Nitrato: cálcio e nitrato de sódio;
- Amônio: cloreto de amônio e sulfato de amônio.
- O nitrato de amónio ou nitrato de amónio - grupo complexo combinando nitrato de amónio e fertilizantes, tais como o nitrato de amónio;
- Amida: ureia
- fertilizantes de amoníaco líquido, tal como de amoníaco e água de amónia anidra.
Nitrato de amônio
O nitrato de amônio é um fertilizante eficaz na forma de grulos transparentes brancos, contendo cerca de 35% de azoto. É usado como a principal aplicação e para alimentação. Especialmente eficaz é o nitrato de amônio em áreas pouco úmidas, onde há uma grande concentração de solução do solo. Nas zonas húmidas, o fertilizante é ineficaz, uma vez que é rapidamente arrastado pelas águas subterrâneas juntamente com os sedimentos.
A ação do nitrato de amônio sobre as plantas é fortalecer o tronco e acumular a massa decídua, e também leva a um aumento na acidez do solo. Portanto, recomenda-se, quando usado, adicionar neutralizador (giz, cal, dolomita) ao nitrato de amônio a uma taxa de 0,7 kg por 1 kg de salitre. Hoje, na venda em massa, não há nitrato de amônio puro e as misturas prontas já são vendidas.
Uma boa opção seria uma mistura de nitrato de amônio a 60% e um agente neutralizante de 40%, o que daria cerca de 20% de nitrogênio na saída. O nitrato de amônio é usado durante a escavação do jardim, em preparação para a semeadura.Também pode ser usado como fertilizante para o plantio de mudas.
Sulfato de amônio
O sulfato de amônio contém até 20,5% de nitrogênio, que está prontamente disponível para as plantas e é fixado no solo devido ao conteúdo de nitrogênio catiônico. Isso possibilita a aplicação de fertilizantes a partir do outono, sem medo de possíveis perdas significativas de matéria mineral devido à lixiviação para as águas subterrâneas. O sulfato de amônio também é adequado como a principal aplicação e para a alimentação.
O solo tem um efeito acidificante, portanto, como no caso do nitrato, 1,15 kg de substância neutralizante (giz, cal, dolomita, etc.) devem ser adicionados a 1 kg de sulfato de amônio. Por resultados de pesquisas, o fertilizante dá um efeito excelente no seu uso do enfeite superior de uma batata. O sulfato de amônio não é exigente a condições de armazenamento, como não se umedece como o nitrato de amônio.
Nitrato de potássio
O nitrato de potássio, ou nitrato de potássio, é um fertilizante mineral na forma de um pó branco ou cristal, que é adicionado como um alimento adicional para as culturas que não toleram o cloro. A composição inclui dois componentes principais: potássio (44%) e nitrogênio (13%).Essa relação com a prevalência de potássio pode ser usada mesmo após a formação de flores e ovários.
Essa composição funciona muito bem: o nitrogênio acelera o crescimento das culturas, enquanto o potássio aumenta a força das raízes, de modo que elas absorvem os nutrientes mais ativamente do solo. Devido a reações bioquímicas em que o nitrato de potássio atua como um catalisador, a respiração das células das plantas melhora. Isso ativa a imunidade das plantas, reduzindo o risco de muitas doenças.
Tal efeito afeta favoravelmente o aumento do rendimento. O nitrato de potássio tem alta higroscopicidade, ou seja, dissolve-se facilmente em água para a preparação de soluções nutritivas de plantas. O fertilizante é adequado para curativos de raiz e foliar, em forma seca e líquida. A solução age muito mais rapidamente, por isso é mais usada para alimentação suplementar.
Na agricultura, o nitrato de potássio é alimentado principalmente por framboesas, mirtilos, morangos, beterrabas, cenouras, tomates, tabaco e uvas. Mas as batatas, por exemplo, como o fósforo, então este fertilizante será ineficaz para ele. Não faz sentido produzir nitrato de potássio e verduras, repolho e rabanete, pois esse uso de fertilizantes será irracional.
O efeito dos fertilizantes nitrogenados na forma de nitrato de potássio nas plantas é melhorar a qualidade e aumentar a quantidade de colheita. Após a aplicação de fertilizantes, a polpa dos frutos e bagas é totalmente saturada com açúcares de fruta, e os tamanhos dos frutos aumentam. Se você fizer adubação na fase de bookmarking os ovários, em seguida, a fruta irá aumentar a vida útil da fruta, eles manterão sua aparência original, útil e qualidades de sabor por mais tempo.
Nitrato de cálcio
Nitrato de cálcio, nitrato de cálcio ou nitrato de cálcio é um fertilizante que é liberado na forma de grânulos ou um sal cristalino e se dissolve bem em água. Apesar do fato de que este fertilizante nitrato, no que diz respeito às dosagens e recomendações para uso, não prejudica a saúde humana e é de grande benefício para as culturas agrícolas e hortícolas.
Na composição - 19% de cálcio e 13% de nitrogênio. O nitrato de cálcio é bom porque não aumenta a acidez da terra, ao contrário da maioria dos outros tipos de fertilizantes que contêm nitrogênio. Esta característica permite o uso de nitrato de cálcio em diferentes tipos de solos. O fertilizante especialmente eficaz trabalha em solos sod-podzolic.
É o cálcio que contribui para a completa absorção do nitrogênio, que proporciona bom crescimento e desenvolvimento das lavouras. Com a falta de cálcio, o sistema radicular da planta, que carece de nutrição, sofre, em primeiro lugar. Raízes deixam de receber umidade e apodrecer. Das duas formas agregadas existentes de nitrato de cálcio, é melhor escolher granular, é mais conveniente para manusear, não pulverizado durante o uso e não absorve a umidade do ar.
Basic vantagens do nitrato de cálcio:
- a formação qualitativa da massa verde das plantas pelo fortalecimento das células;
- aceleração da germinação de sementes e tubérculos;
- melhoria e fortalecimento do sistema radicular;
- aumento da resistência a doenças, bactérias e fungos;
- aumentar a resistência do inverno às plantas;
- melhoria dos indicadores de sabor e quantidade da colheita.
Nitrato de sódio
O nitrato de sódio, o nitrato de sódio ou o nitrato de sódio são utilizados não apenas no cultivo de plantas e na agricultura, mas também na indústria. Estes são cristais sólidos de cor branca, muitas vezes com um tom amarelado ou acinzentado, facilmente solúvel em água. O teor de azoto da forma de nitrato é de cerca de 16%.
O nitrato de sódio é obtido a partir de depósitos naturais por meio de um processo de cristalização ou de amônia sintética, onde o nitrogênio é contido. O nitrato de sódio é usado ativamente em todos os tipos de solos, especialmente batatas, açúcar e beterraba de mesa, hortaliças, frutas e bagas e culturas de flores com o início da primavera.
Mais eficaz em solos ácidos, Como é um fertilizante alcalino, alcaliniza ligeiramente o solo. O nitrato de sódio mostrou-se excelente como um curativo superior e uso para semear. O fertilizante não é recomendado no outono, já que há risco de lixiviação de nitrogênio no lençol freático.
Uréia
Grânulos cristalinos de ureia ou carbamida com alto teor de nitrogênio (até 46%). O mais é que o nitrogênio contido na uréia, facilmente solúvel em água, enquanto as substâncias úteis não vão para a camada inferior do solo. A ureia é recomendada para uso como curativo superficial, pois ela impacta suavemente e não queima as folhas, desde que a dosagem seja observada.
Assim, a carbamida pode ser usada durante o período vegetativo das plantas, é adequada para todos os tipos e tempos de aplicação. O fertilizante é utilizado antes da semeadura, como o principal molho superior, pelo aprofundamento dos cristais no solo, para que ao ar livre a amônia não evapore. Durante a sementeira recomenda-se a introdução de ureia juntamente com fertilizantes potássicos, o que ajuda a eliminar o efeito negativo que a ureia pode ter devido à presença de uma substância biureto prejudicial na sua composição.
Top curativo foliar é realizado com a ajuda de um atomizador de manhã ou à noite. Uma solução de carbamida (5%) não queima as folhas, ao contrário do nitrato de amônio. O fertilizante é usado em todos os tipos de solos para a fertilização de cultivos de floração, plantas de frutas e bagas, vegetais e tubérculos.Traga a uréia para o solo duas semanas antes da semeadura, para que o biureto possa se dissolver, caso contrário as plantas podem morrer.
Fertilizantes nitrogenados líquidos
Fertilizantes líquidos ganharam grande popularidade devido a um preço acessível: na saída, o produto é 30 a 40% mais barato do que suas contrapartes sólidas. Considere os principais resultados Fertilizantes nitrogenados líquidos:
- A amônia líquida é o fertilizante de nitrogênio mais concentrado, contendo até 82% de nitrogênio. É um líquido móvel (volátil) incolor com um cheiro agudo específico de amônia. Para realizar o curativo superior com amônia líquida, use máquinas fechadas especiais, colocando o fertilizante a uma profundidade de pelo menos 15-18 cm para que ele não evapore. Armazenar em cisternas especiais de paredes espessas.
- A amônia, ou amônia aquosa, é produzida em duas espécies com diferentes porcentagens de nitrogênio de 20% e 16%. Assim como a amônia líquida, a água de amônia é introduzida por máquinas especiais e armazenada em tanques selados projetados para alta pressão. Em eficiência, esses dois fertilizantes são iguais aos fertilizantes contendo nitrogênio cristalino sólido.
- Amônia - são obtidos pela dissolução de combinações de fertilizantes nitrogenados em amônia aquosa: amônia e nitrato de cálcio, nitrato de amônio, uréia, etc. Como resultado, um fertilizante líquido de cor amarela, consistindo de 30 a 50% de nitrogênio. Agindo nas lavouras, a amônia é equiparada a fertilizantes de nitrogênio sólido, mas não tão comum por causa do inconveniente em uso. Transporte e armazenamento de amônia em tanques de alumínio selados projetados para baixa pressão.
- A mistura de ureia e amônia (CAS) é um fertilizante de nitrogênio líquido muito eficaz, que é usado ativamente no cultivo de plantas. Soluções KAS tem vantagens inegáveis em comparação com outros fertilizantes contendo nitrogênio. A principal vantagem é o baixo teor de amônia livre, que quase elimina a perda de nitrogênio devido à volatilidade da amônia durante o transporte e a introdução de nitrogênio no solo, o que é observado quando se usa amônia líquida e amônia. Assim, não há necessidade de criar tanques e tanques de armazenamento complexos hermeticamente selados para transporte.
Todos os fertilizantes líquidos têm suas vantagens sobre o sólido - melhor assimilação pelas plantas, um longo período de ação e a capacidade de distribuir uniformemente o enfeite superior.
Fertilizantes nitrogenados orgânicos
O nitrogênio em pequenas quantidades está contido em quase todos os tipos de fertilizantes orgânicos. Cerca de 0,5-1% de nitrogênio contém estrume; 1-1.25% - excrementos de aves (seu maior conteúdo em cama de frango, pato e pombo, mas também são mais tóxicos).
Os fertilizantes orgânicos de nitrogênio podem ser preparados de forma independente: as pilhas de composto em turfa contêm até 1,5% de nitrogênio; em composto de lixo doméstico cerca de 1,5% de nitrogênio. A massa verde (trevo, tremoço, trevo doce) possui em sua composição cerca de 0,4-0,7% de nitrogênio; folhagem verde - 1-1,2% de azoto; Lake silt - de 1,7 a 2,5%.
Vale lembrar que o uso de substâncias orgânicas isoladamente como fonte de nitrogênio é ineficaz. Isso pode piorar a qualidade do solo, acidificá-lo e não fornecer a nutrição nitrogenada necessária às culturas. É melhor dar preferência ao uso de um complexo de fertilizantes nitrogenados minerais e orgânicos para obter o máximo efeito para as plantas.
Precauções
Ao trabalhar com fertilizantes nitrogenados, siga sempre as instruções de uso, siga as recomendações e não quebre a dosagem.O segundo ponto importante é a presença de roupas fechadas e densas, para que as preparações não atinjam a pele e as membranas mucosas.
Especialmente tóxico são fertilizantes de nitrogênio líquido: amônia e água de amônia. Certifique-se de observar estritamente as regras de segurança ao trabalhar com elas. O tanque para armazenamento de água com amônia deve ser preenchido com não mais que 93% para evitar que o derramamento se aqueça. Para trabalhar com amônia líquida, somente pessoas em roupas de proteção especiais que tenham sido submetidas a exame médico, treinamento e instrução são permitidas.
É proibido armazenar fertilizantes de amônia e realizar qualquer trabalho com eles perto de uma fogueira (a menos de 10 m). Nitrato de amónio fino é rapidamente endurecido, por isso não pode ser armazenado em uma sala úmida. Grandes cristais devem ser esmagados antes da fertilização para evitar o aumento da concentração de fertilizantes em um só lugar.
O nitrato de sódio deve ser embalado em sacos de papel de cinco camadas, embutidos em sacos de polietileno. Os sacos são transportados em vagões cobertos, fechados e cobertos por transporte rodoviário. Você não pode transportar em conjunto nitrato de sódio com materiais combustíveis e alimentos.