Uma escolha de morangos cultivados a partir de sementes: sutilezas e dicas

Pin
Send
Share
Send

Na maioria das vezes, os morangos são propagados por rosetas com raízes vegetativas que crescem em um bigode. Se isso não for possível, é propagado por sementes obtidas a partir de frutos maduros. Este método também é usado para criar novas variedades.

Quando mergulhar morangos a partir de sementes

Cultivar morangos a partir de sementes não é muito difícil, mas é importante seguir a regra: plante-os somente se você puder fornecer às plantas uma temperatura de pelo menos 23 ° C e boa iluminação até 12 a 14 horas por dia. Ou seja, em fevereiro, quando o dia ainda é curto, e é hora de semear morangos, você precisará de iluminação adicional - sem ela, as mudas serão fracas e alongadas. A disponibilidade para o transplante é determinada pelo número de folhetos verdadeiros.

As primeiras folhas que aparecem acima do solo após a semeadura são comumente chamadas cotilédones. Em cada tipo de planta, elas diferem das reais, mas contêm muitos nutrientes e úteis. Nunca retire as folhas do cotilédone - deixe-as crescer e depois secar por conta própria.

Boas mudas fortes, prontas para transplante, atarracadas, com 3-4 folhas densas, embora pequenas. Certifique-se de endurecer as mudas antes de colher, se antes as plantas crescerem em mini-estufas.

Mudas de morango com 40 dias de idade cultivadas a partir de sementes têm 3-4 folhetos verdadeiros e estão prontas para a colheita

Preparação da terra

Os morangos adoram solos soltos, intensivos em água e respiráveis. Muitas vezes, é aconselhável preparar o solo desta maneira: pegue turfa, areia e solo do jardim em uma proporção de 6: 1: 1, misture bem e plante as plantas. Muitos jardineiros não fazem um solo individual para mudas de morango, mas usam uma mistura de:

  • 7 litros de fibra de coco embebida;
  • 10 l de solo adquirido à base de turfa (qualquer solo universal é adequado);
  • 1-2 l de vermicomposto;
  • 1 colher de sopa. vermiculita.

Galeria de fotos: componentes do solo

O processo de fazer a mistura:

  1. Mergulhe os briquetes de fibra de coco em 2-3 litros de água.
  2. Quando absorver a umidade, adicione uma mistura universal à base de turfa ou 5 litros de composto e 5 litros de solo do jardim.
  3. Adicione vermicomposto e despeje um copo de vermiculita, que afrouxará o solo, sem sobrecarregá-lo.
  4. Misture bem.

Preparando vasos para mudas

Plantas fortes e saudáveis ​​serão apenas se forem fornecidas com comida, luz e ar. Apesar do tamanho pequeno em tenra idade, após um mergulho, as mudas de morango crescem rapidamente, por isso é melhor escolher vasos individuais, 200-250 ml. Você pode usar copos descartáveis ​​comuns, mas depois devem ser feitos orifícios no fundo.

Copos quadrados funcionam bem para qualquer gaveta

Para evitar que as xícaras caiam acidentalmente e danifiquem as mudas jovens, coloque-as em gavetas, de preferência cobertas com um tapete capilar.

O tapete capilar é um revestimento branco especial de lã e um filme preto com muitos orifícios. 1 m2 o tapete é capaz de absorver até 3 litros de água, o que dá as mudas de pé sobre ele.

Graças aos tapetes capilares, as mudas em uma panela retiram a água por baixo, como esperado, e a probabilidade de transbordamento de mudas é minimizada.

Graças à água vinda de baixo, a planta leva o quanto for necessário

Colhendo morangos de sementes em casa

O processo de colheita de mudas de morango não é mais difícil do que o de outras plantas. A única dificuldade é que as mudas são pequenas e macias. Meia hora antes da colheita, despeje as mudas com uma pequena quantidade de água com a adição do estimulador HB-101, o que ajudará a transferir o transplante com mais facilidade (são necessárias apenas 0,5 gotas da droga por 0,5 l de água).

HB 101 - um vitalizador natural que ajudará a planta a suportar o estresse do transplante

O processo de colheita de morangos a partir de sementes:

  1. Prepare os vasos de plantio: despeje o solo neles e despeje levemente 1 colher de chá. água.
  2. Usando os materiais em mãos, faça um recesso.

    Em vasos, você precisa fazer recessos para o plantio de mudas

  3. Retire as mudas da escola. Se eles se tornarem escassos, use garfos pequenos, capturando não apenas a planta, mas também o pedaço de terra. No caso de plantações espessadas, retire várias de uma vez e separe-as, liberando suavemente as raízes, que podem ser lavadas com água.

    A muda precisa ser retirada com um pedaço de terra

  4. Coloque as mudas no recesso, espalhando a coluna para que não dobre. Raízes muito longas podem ser cuidadosamente cortadas com uma tesoura e picadas com uma unha.

    Mesmo uma muda de morango jovem tem raízes muito grandes.

  5. Fique de olho no coração da planta (o local onde as folhas aparecem) - em nenhum caso ela deve ser coberta com terra.

    Cubra delicadamente as raízes com a terra até que o cotilédone saia, deixando um ponto de crescimento - coração - na superfície

  6. Selar o solo ao redor da coluna vertebral. Se o chão estiver seco - despeje mais 1 colher de chá. água e melhor - uma solução com HB-101 ou outro estimulador de crescimento.
  7. Coloque as mudas pontiagudas em um mini-forno, fechando os copos com os morangos com uma tampa transparente ou colocando uma caixa em um saco plástico - isso ajudará a criar um microclima favorável para as mudas, para que não seque e cresça mais rápido.

    Cobrimos as mudas de morango espalhadas com um saco transparente para que as plantas jovens não sequem

  8. Coloque as mudas em um local claro, mas não sob luz solar direta. Mantenha a temperatura pelo menos 25 ° C para que as raízes não apodreçam.
  9. Ventile a estufa 2 vezes ao dia, remova a condensação ou borrife os morangos se estiver muito seco.

Geralmente, depois de uma semana, você pode ver que as mudas criaram raízes e liberam novas folhas e, em seguida, o abrigo pode ser removido. Se a sala onde os morangos estão localizados estiver muito quente e seca, tente pulverizar a planta do frasco de spray 1-2 vezes ao dia.

As mudas crescem rápido o suficiente, especialmente com cobertura regular

Uma semana depois, você pode realizar a primeira alimentação de morangos. Para isso, use vermicomposto líquido, fertilizantes minerais complexos ou infusão de esterco de cavalo. É aconselhável alternar o curativo.

Os morangos são muito responsivos aos fertilizantes, especialmente as variedades remontantes que requerem maior nutrição. Se o cultivo ocorre na primavera, quanto mais quente a sala e mais nutritiva a alimentação, mais luz deve haver; caso contrário, as mudas se esticarão e serão frágeis. Para isso, é necessária iluminação com lâmpadas phyto especiais.

Vídeo: colhendo morangos nas células

Cultivar morangos a partir de sementes é uma atividade interessante que requer atenção e paciência. Se você seguir cuidadosamente todas as regras, obterá um resultado maravilhoso na forma de frutas deliciosas e suculentas.

Pin
Send
Share
Send

Assista ao vídeo: CULTIVO DE AMORAS, RAIZES E PLANTIO CORRETO 01, Plantar em Casa (Pode 2024).