Bluebird variedade madressilva: descrição e cuidados com a colheita

Pin
Send
Share
Send

A madressilva é uma baga que amadurece nas hortas do primeiro, já no início do verão. Mas os jardineiros a apreciam não apenas por isso. Os frutos são muito bons para a saúde, e a própria cultura é caracterizada por uma resistência extremamente alta ao gelo e despretensiosidade nos cuidados. Recentemente, madressilva tornou-se objeto de muita atenção dos criadores, que constantemente produzem mais e mais novas variedades. Mas também existem variedades testadas pelo tempo que ainda não perderam popularidade. A variedade Blue Bird pertence a eles.

Como é a madressilva Bluebird?

Bluebird madressilva (às vezes encontrada em viveiros com o nome 2-24) é uma das variedades mais antigas. Foi desenvolvido na URSS, no Instituto de Pesquisa de Horticultura M.A. Lisavenko, na Sibéria. Esta é uma mutação espontânea resultante da polinização de mudas de uma variedade de madressilva selvagem, conhecida pelos botânicos como "Kamchatka" (Lonicera kamtschatica). A variedade entrou no Registro Estadual em 1989, foi recomendado cultivá-lo na região Noroeste. Mas o Pássaro Azul foi rapidamente apreciado na maior parte do território da Rússia, inclusive nas regiões justificadamente classificadas como zonas agrícolas de risco.

Bluebird da madressilva - uma variedade que passou no teste do tempo

Os arbustos do Bluebird são bastante grandes em comparação com a maioria das outras variedades de madressilva. A altura média é de 1,2-1,4 m (em condições ideais, pode atingir 1,8-2 m), o diâmetro é de cerca de 1,5-1,7 M. Em geral, o mato é maciço, alastrando, a coroa é espessa, praticamente em forma bola direita ou elipse.

Arbusto de madressilva Bluebird que você não pode chamar de compacto, além de também precisar de polinizadores

Atira, como em todas as variedades de madressilva, sem franja, fina e frágil. Eles quebram com muita facilidade. Nos galhos antigos, a casca descasca fortemente, ficando para trás em camadas inteiras. Para madressilva, esse é um fenômeno completamente normal, e não algum tipo de doença exótica. As sessões anuais são pintadas em uma cor verde pálida, à medida que cresce, gradualmente muda para vermelho tijolo. Folhas na forma de um oval alongado, afinando gradualmente e afiando até a ponta.

As bagas do Bluebird são de tamanho médio (não mais de 2 cm de comprimento), na forma de um cano ou eixo ligeiramente angular, pesando pouco menos de 1 G. Uma característica da maioria das frutas é um pequeno "rolo" mais próximo do ápice. A massa média de bagas é de 0,75 a 0,8 g, mas também existem “campeões” individuais com peso de 1,2 a 1,3 g. O tom principal da pele é roxo-tinta, quase preto. É coberto com uma camada contínua de placa cinza-azulada, que é facilmente apagada quando tocada.

As bagas da madressilva Bluebird não são muito grandes, mas têm um bom gosto e são muito boas para a saúde.

A casca das bagas tem uma polpa fina e delicada dos frutos do pássaro azul, literalmente, derrete na boca. Seu sabor é muito equilibrado, agridoce, lembrando um pouco de mirtilos. Provadores profissionais, ele tem uma classificação bastante alta, com 4,5 pontos em cinco. A polpa é caracterizada por um alto teor de açúcar (6,4%), portanto a acidez é quase invisível. As bagas também têm um aroma característico de madressilva e uma adstringência moderada picante. O conteúdo de vitamina C nas frutas é muito alto - até 17 mg por 100 g.

A madressilva floresce muito cedo, em geral o período vegetativo é muito alterado em comparação com outros arbustos de bagas

A madressilva é extremamente útil para fortalecer a imunidade. Além disso, na medicina popular, as frutas são amplamente usadas para fortalecer o sistema cardiovascular e prevenir a aterosclerose.

Bluebird - bagas universais. Além do consumo fresco, eles são amplamente utilizados em conservas domésticas. As vitaminas durante o tratamento térmico inevitavelmente entram em colapso, por isso é recomendável moer madressilva com açúcar e armazenar na geladeira ou no freezer.

Durante o tratamento térmico, os benefícios das bagas de madressilva são significativamente reduzidos, por isso é melhor armazená-los frescos

Os frutos amadurecem muito cedo. Dependendo da temperatura da primavera, a colheita é realizada de 10 a 25 de junho. Estas são as primeiras frutas que podem ser apreciadas no verão, amadurecem ainda mais cedo que os morangos silvestres. O mato começa a dar frutos a partir do terceiro ano de vida em campo aberto, a vida produtiva da planta é de 20 a 25 anos. Em média, são removidos de 1 a 1,5 kg de bagas de um arbusto e, nos anos especialmente bem-sucedidos em termos de clima, 2,5 a 3 kg. Mas essa colheita pode trazer arbustos com pelo menos 6-8 anos de idade. A planta atinge seu desempenho máximo em 12 a 15 anos.

As bagas do pássaro azul, quando maduras, geralmente caem do mato, mas mesmo no chão elas não se deterioram

Nos primeiros anos, o Bluebird não difere na taxa de crescimento, mas depois de frutificar tudo muda. No quarto ano de estar em campo aberto, a altura do arbusto atinge 70-80 cm, o diâmetro é de cerca de 1 m.

Como todas as variedades de madressilva, o Bluebird é auto-infértil. Para produzir frutos, é necessário ter várias variedades polinizadoras. As melhores opções para ela são Blue Spindle, Kamchadalka, Start, Titmouse, Morena, Cinderela. A maioria deles, como ela mesma, é descendente direta de madressilva selvagem. Ao mesmo tempo, pelo menos três variedades devem ser plantadas no local e, se o espaço permitir, 10 a 15 arbustos em geral. A prática mostra que, com vários polinizadores, as bagas se tornam maiores e notavelmente mais doces. A madressilva é polinizada principalmente por insetos; portanto, durante a floração é necessário atrair vespas, abelhas, abelhas, borrifar os brotos com mel ou xarope de açúcar diluído em água (40-50 g por 10 litros de água).

Para frutificar a madressilva do Bluebird, são necessários polinizadores, uma das opções adequadas é Morena

Vídeo: Benefícios para a saúde da madressilva

Vantagens e desvantagens da variedade

Uma variedade de madressilva Bluebird passou com sucesso no teste do tempo. Para isso, ele deve as seguintes vantagens indubitáveis:

  • alta resistência ao gelo. A variedade sem abrigo invernos com sucesso a temperaturas que caem para -40ºС. Isso permite que você fique sem abrigo contra o frio, mesmo na Sibéria, nos Urais e no Extremo Oriente. Uma boa tolerância ao frio é possuída por botões de flores e botões de flores, que raramente sofrem geadas de retorno da primavera;
  • despretensão geral em partir. O Bluebird sobrevive e produz frutos com sucesso, mesmo nas regiões onde as condições climáticas e climáticas são muito diferentes das ideais para a colheita, não para melhor. Quase todo o solo será adequado para essa madressilva;
  • amadurecimento precoce das frutas. O pássaro azul amadurece quando a maioria das árvores frutíferas e arbustos de bagas acaba de cair;
  • alta imunidade. Bluebird extremamente raramente sofre de doenças e quase nunca de pragas. No primeiro caso, é mais provável que o próprio jardineiro culpe - a variedade é sensível ao alagamento do solo, isso geralmente provoca o desenvolvimento de podridão;
  • palatabilidade e versatilidade da finalidade do fruto. Além disso, mesmo que as bagas totalmente maduras sejam banhadas pelo mato, elas são bem preservadas no chão. Se você espalhar um jornal, cobrindo material e outro tecido sob os galhos, poderá coletar frutos quase não afetados. Note-se que bagas verdes também podem desmoronar se os arbustos não tiverem umidade.

As críticas sobre a palatabilidade do Bluebird da madressilva são principalmente positivas, mas não há amigos no gosto e na cor

As desvantagens da variedade de madressilvas Bluebird, talvez, incluem apenas uma produtividade não muito alta. Além disso, alguns jardineiros não estão muito satisfeitos com o sabor das frutas, mas isso é apenas uma questão de preferência pessoal. Definitivamente, não pode haver uma opinião comum aqui. Em plantas adultas, é observada sensibilidade a mudanças bruscas de temperatura. Eles reagem muito negativamente ao forte calor do verão e ao forte aquecimento do inverno.

O Blue Bird não difere em alta produtividade, mesmo que sejam criadas condições ótimas ou próximas.

Outro problema comum para todas as variedades de madressilva é a auto-infertilidade. Para a frutificação anual, é necessária a presença de pelo menos três variedades no local. Assim, economizar espaço não funciona. E essa pergunta é sempre relevante para os proprietários do padrão "sexagésimos".

Plantar uma muda no chão e se preparar para ela

A madressilva, com os devidos cuidados, dá frutos por muitos anos, então você precisa escolher um local para isso, levando em consideração todos os requisitos da cultura. Não há muitos deles.

O período vegetativo nesta cultura começa e termina muito cedo. Portanto, a primavera não é o melhor momento para aterrissar no chão. Na maioria das regiões da Rússia, o ar e o solo simplesmente não têm tempo suficiente para se aquecer até o final de março, quando os rins já estão despertando. Se houver uma necessidade urgente de um pouso na primavera, ele será realizado exclusivamente por transbordo, tentando o mínimo possível para danificar o pedaço de terra.

Em outros casos, as mudas são transferidas para o jardim cerca de um mês e meio após a colheita em arbustos adultos do Bluebird. Mesmo em regiões com clima temperado, neste caso, resta tempo suficiente até a primeira geada. As plantas terão tempo para se adaptar ao novo habitat e ganhar força no inverno. Nas regiões quentes do sul, o desembarque pode ser planejado mesmo no meio ou no final de setembro.

A taxa de sobrevivência do Bluebird, plantada no final do verão, é de cerca de 80%. A prática mostra que as mudas da "primavera" estão muito atrasadas no desenvolvimento de tais plantações.

Em nenhum caso devem ser plantadas plantas com flores. Caso contrário, todas as flores imediatamente caíam sobre eles, os brotos param de crescer e secam.

Para que a colheita amadureça a tempo, as bagas precisam de calor e luz solar. Portanto, a madressilva é plantada em uma área aberta. Mas, ao mesmo tempo, é desejável ter uma barreira a uma certa distância dos arbustos de origem natural ou artificial, suficiente para proteger as plantações das rajadas de vento frio do norte e oeste. O pássaro azul sofrerá um leve sombreamento, mas a constante ausência do sol leva ao fato de que as bagas são menores e ficam azedas.

A madressilva é plantada em áreas abertas que são bem aquecidas pelo sol, proporcionando às mudas proteção contra correntes de ar

A qualidade do solo Bluebird pouco exigente. Adapta-se e produz com sucesso uma colheita, sendo plantada em areia clara e em substrato pesado de argila ou turfa. Mas a melhor opção para isso é bastante solta, mas ao mesmo tempo solo nutritivo (barro arenoso, barro).

Somente as áreas em que a água subterrânea se aproxima da superfície da Terra a 1,5 m ou mais próximos não são categoricamente adequadas. O solo úmido da madressilva é vital, mas é difícil tolerar o alagamento. Pela mesma razão, as terras baixas são excluídas. Derreter por muito tempo derreter e água da chuva, ar frio e úmido.

Bluebird é muito negativo sobre a acidez do substrato. As plantas desse solo criam raízes muito mal e produzem uma colheita muito escassa. Portanto, o equilíbrio ácido-base na área selecionada deve ser esclarecido com antecedência e, se necessário, levar os indicadores aos desejados adicionando farinha de dolomita, calda de cotão, cinzas de madeira peneirada, cascas de ovos moídas em pó (150-400 g / m²) .

A farinha de dolomita é um dos agentes desoxidantes mais populares e é adicionada ao solo a cada 2-3 anos.

Os arbustos do pássaro azul são bastante grandes, portanto, ao plantar várias plantas, eles deixam pelo menos um metro e meio entre eles. A presença de variedades polinizadoras também é obrigatória - pelo menos uma planta para cada 4-5 arbustos dessa variedade. Os arbustos do pássaro azul não são colocados em fila nem em um padrão quadriculado, como framboesas ou groselhas, mas em um pequeno grupo ao redor da planta polinizadora.

Seu sistema radicular é desenvolvido, mas principalmente superficial (apesar da presença de uma raiz de haste), não há necessidade de cavar um poço de aterrissagem muito grande. Bastante 45-50 cm de profundidade e 40-45 cm de diâmetro.

Poço de desembarque de madressilva Bluebird se prepara com antecedência

É sempre preparado com antecedência, pelo menos 15 a 20 dias antes do procedimento proposto. O solo fértil extraído do poço é devolvido depois de misturado com fertilizantes. Quem prefere cobertura natural faz húmus ou composto apodrecido (15-20 l), cinza de madeira peneirada (1,5 l). Outras opções são superfosfato simples (180-200 g) e sulfato de potássio (150-160 g) ou fertilizante complexo (Azofoska, Diammofoska, Nitrofoska) na quantidade recomendada pelo fabricante. Normalmente, são suficientes de 300 a 350 g.Antes do plantio, o buraco acabado é coberto com qualquer material que não permita a passagem da água, para que o monte do substrato nutriente no fundo não seja lavado pelas chuvas.

Se o solo for pesado e com pouca água, o solo extraído do poço é misturado com areia grossa do rio em proporções aproximadamente iguais. Pelo contrário, a argila em pó é adicionada a um substrato leve. Além disso, no primeiro caso, é desejável a drenagem no fundo - uma camada de seixos, entulho, argila expandida com uma espessura de cerca de 5 cm.

Mudas de Bluebird com dois anos de idade são melhor enraizadas e começam a dar frutos o mais rápido possível. O material de plantio é comprado apenas em viveiros ou em residências particulares confiáveis. Em todos os outros casos, há um risco real de adquirir algo radicalmente diferente do que é desejado. É melhor se o viveiro estiver localizado na mesma área que a horta. Seus produtos já estão adaptados às características do clima regional.

A escolha certa do local de compra das mudas de madressilva é a chave para a qualidade do material de plantio

A altura da muda certa é de pelo menos 25 e não mais de 60 cm.É desejável que ela esteja localizada no recipiente. Um sistema raiz fechado não precisa ser protegido contra overdrying. Mas se as raízes estiverem visíveis - esse é o próprio critério no qual você precisa se concentrar ao escolher. Quanto mais houver, mais rapidamente as mudas se enraizarão. Casca levemente escamosa não é motivo para se recusar a comprar. Para madressilva, isso é natural.

Quanto mais desenvolvido o sistema radicular da muda de madressilva, mais rápido a planta enraíza em um novo local

Não há nada complicado no próprio procedimento de pouso. Mesmo um jardineiro iniciante pode conduzi-lo corretamente.

  1. As raízes das mudas são embebidas por 18 a 20 horas em uma solução de qualquer bioestimulante. Pode ser um medicamento adquirido (Epin, Zircon, Heteroauxin) e um remédio absolutamente natural (suco de aloe, ácido succínico). Para a desinfecção, você pode manchar a solução em uma cor rosa pálido com alguns cristais de permanganato de potássio.
  2. A planta é inspecionada, brotos quebrados e secos são podados. As raízes que atingem um comprimento superior a 30 cm também são encurtadas.
  3. Um monte de terra no fundo do poço de aterrissagem é abundantemente regado. Quando a água é absorvida, um pequeno recuo é feito no meio.
  4. A muda é colocada nela, dobrando todas as raízes que ficam para cima ou para os lados. É aconselhável desembaraçá-los cuidadosamente, tanto quanto possível.
  5. O poço é coberto por pequenas porções de terra, compactando periodicamente suavemente o solo. Mudas de madressilva não são enterradas - o colo da raiz deve estar localizado 3-5 cm acima do nível do solo.
  6. O círculo do tronco é completamente pisado. Bolsas de ar são indesejáveis. A muda é abundantemente regada, gastando 7 a 10 litros de água. Quando é absorvido, o solo é coberto com turfa, húmus, grama recém-cortada, criando uma camada com cerca de 5 cm de espessura.Não se recomenda serragem, principalmente os frescos - eles acidificam o solo. Ao contrário da grande maioria dos arbustos de frutos silvestres, os brotos das mudas de madressilva após o plantio não são podados. Este procedimento inibe muito o crescimento e o desenvolvimento da planta, empurra a primeira frutificação.

Mesmo um jardineiro pouco experiente irá lidar com o plantio de uma muda de madressilva

Vídeo: como pousar madressilva no chão

Nuances importantes do cultivo

A madressilva não é menos apreciada pelos jardineiros por exigir pouco quando cultivada.Cuidar de uma variedade de Bluebird também não leva muito tempo e esforço, mesmo os iniciantes podem obter uma colheita. Devido à alta resistência ao gelo, a planta não precisa de abrigo para o inverno, mesmo na Sibéria e nos Urais. De doenças e pragas, o Bluebird sofre extremamente raramente. Portanto, o cuidado se resume a rega e fertilização adequadas. Você também precisará prestar atenção regularmente à poda, mas não há nada complicado.

O Bluebird da madressilva é notável por uma boa taxa de sobrevivência, adaptando-se rapidamente às novas condições de vida

O círculo do tronco próximo, como outros arbustos de bagas, na madressilva, coincide aproximadamente em diâmetro com a coroa. Ele é mantido em forma adequada, realizando a remoção de ervas daninhas e a limpeza de detritos vegetais (bagas caídas, folhagem caída, galhos quebrados etc.). Ainda assim, o solo precisa ser afrouxado, mas não com muita intensidade, a uma profundidade de 4-5 cm. A madressilva Bluebird tem muitas raízes superficiais que são facilmente danificadas. Idealmente, o afrouxamento deve ser realizado após cada rega, ao mesmo tempo que é necessário atualizar a camada de cobertura morta, mas se isso não for possível, pelo menos 3-4 vezes por estação.

A madressilva O pássaro azul adora água, mas categoricamente não tolera sua estagnação nas raízes

Quando a madressilva está crescendo, o Bluebird sempre deve estar moderadamente úmido, mas essa cultura não tolera categoricamente o solo que é como um pântano. Portanto, é importante encontrar um meio termo. A frequência da rega é ajustada dependendo do tempo na rua. Se o clima estiver moderadamente quente e seco, uma planta adulta precisará de apenas 10 a 15 litros de água a cada 3-4 dias. O melhor horário para o procedimento é de manhã cedo ou tarde da noite. Cada vez depois é aconselhável a cobertura do solo. Isso ajudará a reter a umidade por um longo tempo e economizará tempo na remoção de ervas daninhas. A água é utilizada sedimentada e aquecida a uma temperatura de 22 a 25º.

A cobertura morta no círculo próximo ao caule impede que as ervas daninhas cresçam e, ao mesmo tempo, retém a umidade no solo

Não se esqueça da irrigação que cobra água. Se o outono estiver frio e chuvoso, pode ser negligenciado. Caso contrário, por volta de meados de outubro, a planta será abundantemente regada, gastando 30-40 litros de água em um arbusto adulto. Isso é necessário para se preparar para o inverno.

Se todos os fertilizantes necessários tiverem sido introduzidos no poço de plantio, nos primeiros dois anos, as mudas de madressilvas não precisam de fertilização adicional. A primeira vez que as plantas são fertilizadas para a terceira temporada de estar em campo aberto.

Na primavera, assim que o solo derreter o suficiente para que possa ser solto, são introduzidos fertilizantes contendo nitrogênio. Dissolve-se uréia, nitrato de amônio e sulfato de amônio (10-15 g) em 10 l de água. Em uma planta adulta, gaste 2-3 litros de fertilizante. Além disso, a cada 3-4 anos, no círculo próximo ao tronco, eles distribuem produtos naturais - húmus, estrume apodrecido, composto (15-20 l).

A uréia, como outros fertilizantes que contêm nitrogênio, estimula a madressilva a criar ativamente massa verde

Os fertilizantes contendo nitrogênio são aplicados exclusivamente no início da estação de crescimento. Neste momento, eles são muito necessários, ajudando o mato a construir intensamente massa verde. Mas um excesso de nitrogênio pode levar ao fato de a planta começar a engordar, simplesmente não terá força para formar ovários de frutas e amadurecer bagas, tudo irá para a nutrição das folhas.

10 a 12 dias após a floração, o Bluebird é alimentado com qualquer fertilizante complexo para arbustos de bagas (Agrícola, Fasko, Forte, Zdrazen, Ogorodnik e outros). De infusão de remédios naturais de folhas de dente-de-leão, urtiga, cinza de madeira é usada.

Infusão de urtiga - uma fonte natural de potássio e fósforo, esses macronutrientes são necessários para a madressilva no amadurecimento de frutas

O último curativo superior é introduzido 1,5-2 semanas após a colheita. Para se preparar adequadamente para o inverno, a planta precisa de fósforo e potássio. A cobertura é aplicada na forma líquida, diluindo 25-30 g de superfosfato simples e 15-20 g de sulfato de potássio em 10 l de água. Você pode usar fertilizantes complexos de fósforo-potássio (ABA, Autumn, Azofoska, Nitrofoska), preparando a solução de acordo com as instruções fornecidas pelo fabricante nas instruções.

O Bluebird não precisa de abrigo especial contra o frio. No entanto, se o inverno for anormalmente severo e não houver neve, é aconselhável proteger as raízes construindo um monte de turfa ou húmus com uma altura de 15 a 20 cm.

O Bluebird da madressilva tolera geadas mesmo siberianas severas sem muito dano

Vídeo: dicas de cuidados com madressilva

O arbusto adulto de uma madressilva diferencia-se na capacidade da ramificação intensiva. Portanto, a poda para esta cultura é uma obrigação. O arbusto é afinada anualmente para que seja uniformemente iluminada pelo sol. Caso contrário, toda a colheita amadurecerá na periferia. A primeira vez que esse procedimento é realizado para uma planta que atinge a idade de 4-5 anos. Um arbusto formado adequadamente consiste em 15 a 18 ramos.

A poda de madressilva Bluebird é realizada no início da primavera, antes do início do período de vegetação ativa (aproximadamente em meados de março) ou mais perto do final de outubro, quando o fluxo de seiva para e a planta "hiberna". E nesse e em outro caso, a temperatura na rua deve estar acima de 0ºС.

A regra básica da poda de madressilva é não remover os brotos até o ponto de crescimento. É imperativo deixar um “toco” de 25 a 40 cm de altura e não formar brotos de raiz, como muitos outros arbustos, portanto, os “tocos” podem ser usados ​​para formar brotos de substituição, se necessário.

O arbusto da madressilva é afinado para que fique mais ou menos uniformemente iluminado e aquecido pelo sol

A poda de desbaste contribui para uma colheita abundante. A obtenção do desempenho máximo é possível apenas se o crescimento de brotos por temporada for de pelo menos 15 a 20 cm. E para isso, é necessária nutrição adequada, luz solar e calor. Um terço dos ramos esqueléticos existentes não é tocado, os outros cortam o rebento lateral desenvolvido localizado acima dos outros.

A poda de rejuvenescimento é realizada pela primeira vez quando a planta atinge 12 a 14 anos de idade. Primeiro de tudo, eles se livram dos brotos mais antigos, que definitivamente não dão frutos. Isso se aplica a todas as filiais com mais de 10 anos. Também corte os mais mal localizados - crescendo muito baixo (frutos amadurecendo neles, caídos no chão), brotos retorcidos direcionados profundamente para a coroa. Faça o mesmo com quebrado e seco.

Se a poda da bucha da madressilva não for realizada há muito tempo, você não poderá retirar e cortar a maior parte da massa verde de uma só vez. Para uma planta, esse é um estresse muito forte, do qual pode não se recuperar. É melhor livrar-se gradualmente de 3-5 dos ramos mais antigos ao longo de várias temporadas.

A maior parte da colheita do Bluebird amadurece no final dos brotos. Os botões de flores estão concentrados principalmente no terço superior do ramo. Portanto, apará-los, a menos que seja absolutamente necessário, é fortemente desencorajado.

Para o corte, use apenas ferramentas afiadas e higienizadas (tesouras de podar, tesouras de tamanho adequado). Para esterilizar, eles podem ser mantidos, por exemplo, em uma solução violeta saturada de permanganato de potássio. Se o diâmetro do corte exceder 0,5 cm, as “feridas” são cobertas com verniz de jardim ou revestidas com tinta a óleo em 2-3 camadas. É preferível lavá-los com uma solução a 2% de sulfato de cobre.

A ferramenta de poda de madressilva deve ser afiada e higienizada

Vídeo: como aparar a madressilva

As doenças da madressilva Bluebird são extremamente raras. No entanto, para prevenção - antes que as folhas desabrochem e após a frutificação - você pode pulverizar a planta com uma solução de qualquer fungicida. Drogas contendo cobre destroem efetivamente a grande maioria dos fungos patogênicos. Os mais comuns são o líquido de Bordeaux e o sulfato de cobre, mas existem muitos meios mais modernos (Abiga-Peak, Skor, Horus, Topaz, Kuproksat).

O líquido Bordeaux é um dos fungicidas mais comuns, pode ser comprado em qualquer loja especializada ou produzido de forma independente

As pragas também, na maioria das vezes, ignoram o Pássaro Azul. Prevenção eficaz - polvilhar o mato a cada 1,5-2 semanas com cinzas de madeira peneirada, enxofre coloidal e giz triturado. A maioria dos insetos repele efetivamente infusões pungentes. Como matéria-prima, você pode usar flechas de cebola ou alho, folhas de calêndula, pedaços de tomate, absinto, casca de laranja, migalhas de tabaco, pimenta e assim por diante. A frequência do processamento é uma vez a cada 5-7 dias.

Absinto produz produtos voláteis que repelem efetivamente a maioria das pragas.

Gardeners comentários

A partir da madressilva Bluebird, não construirei uma cobertura, é a segunda linha, para polinização. Juntamente com as acrobacias restantes. Embora ela tenha o maior aumento da temporada - 30 cm! Mas plantado no calor. Nós pensamos que ela ia morrer, mais dois arbustos foram plantados nas proximidades, para que pelo menos algo crescesse. E ela, aparentemente, estava apenas apertada, correu tão bem que teve que plantar com urgência um segundo arbusto.

Cruel

//forum.prihoz.ru/viewtopic.php?t=3196&start=390

As variedades de madressilva Blue Bird, Tomichka, Bakcharskaya e Kamchadalka na Rússia central às vezes sofrem mudanças bruscas de temperatura no outono e inverno. Os frutos do Bluebird são de forma oval, com 2 cm de comprimento.Peso - 0,75 g.O sabor é agridoce, com pouca adstringência. A pele é fina, a carne é macia. Produtividade - cerca de 1 kg por arbusto. Derramamento é média. O arbusto é espesso, com uma coroa redonda de 1,8 m de altura e os rebentos são retos, sem pubescência. As folhas são alongadas, ovais, com um ápice pontudo e uma base arredondada. Variedades polinizadoras: fuso azul, titmouse. Para uso universal.

Argunova

//dacha.wcb.ru/index.php?showtopic=19416&st=135

Bluebird variedade madressilva. Os frutos amadurecem na primeira quinzena de junho. Um arbusto denso de forma arredondada, com folhas alongadas, ovais e pontiagudas. A madressilva Bluebird tem frutos ovais, agridoces e ligeiramente azedos, com polpa delicada (rendimento de aproximadamente 1 kg a partir do mato).

Lisko Anatoly

//forum.vinograd.info/showthread.php?t=7370

Uma variedade de madressilvas Bluebird é muito produtiva, muito boa para processamento! Bagas maduras se desfazem com o vento, mas são armazenadas na grama por um longo tempo e podem ser facilmente colhidas. Também tenho a variedade Start, que é de rendimento inferior, tamanho de bagas e altura do arbusto significativamente, mas, como você sabe, é a mãe de muitas variedades. A melhor maneira de processar, na minha opinião, é congelar frutas trituradas com açúcar. É interessante que essa solução congele a temperaturas abaixo de zero significativas (-10-15ºС). Suponho que este seja um sinal de resistência à geada de toda a planta.

Alexander A.

//forum.vinograd.info/showthread.php?t=7370

Se madressilva é amarga, então isso é para sempre. Nenhum curativo ajudará. Você pode escolher e congelar essas frutas. Frost prega a amargura. E depois faça geléia ou coloque-a em bebidas de frutas. Não compre o eixo azul. Grau antigo e amargo. O pássaro azul também é amargo. Deixe-os como polinizadores e plante novas variedades. Todos ali gigantes e filhas de gigantes.

Gost385147

//www.forumhouse.ru/threads/17135/page-8

Eu tinha o Nizhny Novgorod cedo e o Bluebird - tanto carne azeda quanto amargura. Eu me livrei dela, dei-a a um vizinho. Ela ama isso.

Bambarbia

//www.nn.ru/community/dom/dacha/?do=read&thread=2246456&topic_id=49810913

O pássaro azul solto acabou sendo muito. Tenho outro tipo de madressilva, também bagas com barril, mas só não terminou bem, as bagas parecem coladas diretamente. Não se sabe o que é pior.

Veruska

//sib-sad.info/forum/index.php/topic/143-%D0%B6%D0%B8%D0%BC%D0%BE%D0%BB%D0%BB%D0%BE%D1%81%D1%82 % D1% 8C / page__st__80,

Dos antigos proprietários, recebi três arbustos de madressilva na casa de verão, acho que eles têm entre 30 e 40 anos. A baga não é grande, mas sem amargura. No outono, tomei mais três variedades: Sibiryachka, Bluebird, Selginka. O primeiro local de pouso foi escolhido incorretamente - a sombra do almoço, o solo está encharcado. Mudas quase não cresceram. No ano seguinte, a madressilva transplantada para um local ensolarado e seco, os arbustos cresceram, houve a primeira colheita de várias frutas. No ano seguinte, a colheita foi muito maior, os arbustos já tinham entre 50 e 70 cm de altura.Cobri o solo sob os arbustos com agrotex preto - a capina não é necessária e a umidade dura mais. Agora sobre a baga. A forma das bagas em Sibiryachka e Selginka é semelhante - alongada, até 3,5-4 cm; o Bluebird é mais arredondado, com 1,6 a 2 cm de comprimento, mas o rendimento é maior. Provar. A amargura está ausente em todas as variedades. Não há madressilva doce - sempre há acidez, mas os siberianos me pareciam menos ácidos. O pássaro azul tem um sabor especial - mirtilos ou algo assim.

Rosi

//27r.ru/forum/viewtopic.php?f=73&t=89895

Na minha área, existem dez variedades de madressilva. Ninfa, Morena, Ânfora, gigante de Leningrado, Nizhny Novgorod, Gourmand - essas variedades são de sabor semelhante, doce com uma acidez agradável, sem amargura, as bagas são grandes. E também há um Bluebird - azedo, frutífero (3 kg de um arbusto). Se você levar em consideração que a madressilva é útil para doenças do estômago e do fígado, essas variedades são muito úteis.

Zamazkina

//www.vinograd7.ru/forum/viewtopic.php?f=48&start=135&t=738

Bluebird é uma variedade de madressilva, bastante popular entre os jardineiros, apesar da presença de muitas conquistas da seleção moderna. Não difere em alta produtividade, mas suas vantagens indubitáveis ​​incluem resistência ao gelo, cuidados pouco exigentes e um longo período produtivo. Não se esqueça dos benefícios extremos para a saúde das bagas.

Pin
Send
Share
Send