Parece que a primavera está apenas começando e às vésperas do tão esperado horário de verão! À frente estão os dias quentes fora da cidade, piqueniques aconchegantes à sombra das árvores, brincadeiras ativas com crianças ao ar livre e "encontros" românticos na varanda da casa com vista para o jardim ... Para os jardineiros, o verão também é uma época de trabalho ativo, cuidando do território e mantendo a beleza das plantas , canteiros de flores e gramado! Se é possível manter o gramado em perfeitas condições sem praticá-lo por quase um minuto, será discutido abaixo.
Hoje, cada vez mais equipamentos robóticos estão aparecendo na vida cotidiana, prontos para nos substituir por horas de limpeza e trabalho por um passatempo agradável com a família, amigos ou, por exemplo, um livro. Jardinagem não é excepção. Os sistemas de irrigação automática são uma confirmação vívida disso. E se eles não são mais uma raridade para muitos moradores de nosso país, os cortadores de grama robóticos são um fenômeno relativamente novo no mundo dos cuidados com o jardim. E, como tudo novo, levanta muitas questões, a principal delas é: esses robôs realmente funcionam de maneira eficaz? O gramado perfeito com um cortador de grama robótico: é mito ou realidade? Vamos tentar descobrir.
O que é um cortador de grama robótico e o que os fabricantes geralmente prometem?
Um cortador de grama robótico é um equipamento de bateria que cuida sozinho do gramado enquanto você está descansando ou não está. Os fabricantes garantem um excelente gramado, a operação de dispositivos em várias condições climáticas e até em superfícies inclinadas. O equipamento está equipado com um programa especial no qual o proprietário insere todos os dados e tarefas necessários para o robô. E então ele começa a trabalhar independentemente, de acordo com o plano, e retorna ao local de carregamento no final da sessão. Você pode programar o robô para cortar a grama apenas durante a semana ou à noite; durante o dia e no fim de semana, nada o distrairá do resto. Os robôs diferem em tamanho, energia da bateria, configuração, presença de funções adicionais (por exemplo, cortar a grama do gramado) e todos esses fatores, é claro, devem ser considerados ao escolher um ou outro modelo de robô para o seu site.
Quais são as nuances? O que é importante considerar antes de iniciar o robô?
Em primeiro lugar, antes do início dos trabalhos, é necessária a preparação do site. A preparação inclui a instalação de uma estação base de robô com uma conexão de energia, a colocação dos circuitos de limite e de cabo guia, que o cortador de grama é guiado durante o corte. Também é importante considerar que o gramado ainda deve estar nivelado, as inclinações são aceitáveis, mas as colinas e os poços não permitirão que o robô possa efetivamente lidar com sua tarefa. A grama não deve ser alta. O princípio do cortador de grama robótico é "mais frequentemente do que não". Ele precisa ser executado regularmente, pois remove não muita grama, mas apenas devido à frequência em que mantém o “tapete verde” de uma forma bem cuidada, ajudando cada vez mais a engrossar. Os robôs deixam a grama cortada no gramado em forma de cobertura morta, que apodrece e se transforma em fertilizante.
As principais vantagens do cortador de grama robótico
De fato, verifica-se que não é difícil cumprir todos os requisitos para um cortador de grama robótico. O único ponto negativo do equipamento é o seu preço (em média, de 50 a 100 mil rublos). Mas será recompensado com juros e você poderá verificar isso testando o robô em seu site.
Vamos destacar as principais vantagens do cortador de grama robótico, por que vale a pena considerar a compra de um "amigo" tão inteligente, se possível:
- Economize tempo e esforço pessoal devido à operação automatizada do dispositivo;
- Facilidade de programação e gerenciamento, além de ajustar a altura de corte;
- Como resultado, o estado ideal do gramado em uma base contínua;
- Os robôs não têm medo de água, para que possam ser facilmente lavados da mangueira, limpando o corpo, as lâminas e as rodas de sujeira, resíduos de poeira e grama e deixados na rua durante toda a temporada. Em caso de chuva, os robôs equipados com sensores especiais são enviados para sua estação para não cortar a grama com cobertura morta com mau tempo.
Hoje, existem vários fabricantes principais de cortadores de grama robóticos. Por exemplo, a marca alemã GARDENA desenvolve essa direção desde 2012 e na temporada de 2019 apresentou o novo modelo de vida da GARDENA SILENO. As suas lâminas cortam a relva ordenadamente e, graças ao sistema SensorCut, o corta-relvas move-se por um caminho especial sem criar riscos no relvado. A altura de corte é facilmente ajustável sem o uso de ferramentas adicionais. O dispositivo está equipado com uma interface intuitiva, cálculos e programação complexos não são necessários. O modelo está disponível em três versões com áreas de corte recomendadas de 750 a 1250 pés quadrados. m
Com base nesses dados e nos resultados dos testes do dispositivo, podemos dizer com confiança que o gramado ideal com um cortador de grama robótico não é um mito, mas uma realidade! O mundo das altas tecnologias está se desenvolvendo rapidamente, com base em desenvolvimentos únicos, são criados aparelhos e equipamentos necessários para nós na vida cotidiana. E eles tornam nossa vida mais confortável e alegre. Isso é tão bonito - porque não há nada melhor para a ciência do que se tornar uma forma aplicada, uma parte da vida cotidiana das pessoas!