Até agora, o capim-limão chinês é raro em áreas de jardineiros russos. Muitos simplesmente têm medo de plantar uma cultura exótica desconhecida, considerando-a caprichosa e exigente de cuidar. Mas a videira de magnólia chinesa é uma planta despretensiosa, nada de sobrenatural do jardineiro é necessário. Por observar as regras simples de cuidados, a cultura agradecerá uma colheita abundante de frutas muito saudáveis.
Como é o capim-limão chinês?
Schisandra chinensis Schisandra chinesa é um pequeno gênero de plantas da família Schisandra. Na natureza, é distribuído principalmente na China, Japão, no norte da Península Coreana. Também encontrado na Rússia - no Extremo Oriente, Sakhalin, nas Ilhas Curilas. Sua primeira descrição científica foi dada em 1837 pelo botânico N.S. Turchaninov.
O habitat da planta são vales de rios, bordas da floresta, clareiras antigas, clareiras e incêndios. Por conseguinte, é bastante resistente ao frio e tolerante à sombra, o que o torna adequado para o cultivo na maior parte do território da Rússia.
O aroma característico da casca de limão é inerente às folhas e brotos, e é a isso que a planta deve seu nome. Embora não tenha nada a ver com frutas cítricas.
Na natureza, o capim-limão é uma planta geral. O comprimento de uma videira com caule encaracolado, se não limitado a qualquer coisa, atinge 12-15 m. Nesse caso, o caule é bastante fino, com apenas 2,5 a 3 cm de diâmetro. Os rebentos são dobrados com casca marrom. Nos galhos jovens, é suave, elástico, brilhante, escurece com o tempo, mudando de cor para marrom-preto e descascando.
As folhas são densas, coriáceas, ovóides ou na forma de uma oval larga. As bordas são esculpidas com dentículos quase imperceptíveis. Pecíolos são bastante curtos, pintados em vários tons de rosa e vermelho. A parte frontal da placa frontal é brilhante, verde brilhante, o interior com uma tonalidade cinza-azulada, ao longo das veias há uma faixa de “pilha” curta e macia.
No outono, a planta parece muito atraente - as folhas são pintadas em diferentes tons de amarelo, do dourado pálido ao açafrão.
Uma planta com flores também parece boa. As flores de Schisandra lembram as feitas de cera de magnólia. As pétalas brancas como a neve, antes de cair, adquirem um suave tom de rosa pastel. Os botões são coletados em inflorescências de 3-5 peças, estão localizados nas axilas das folhas. Os pedicelos são longos o suficiente, um pouco abaixo do peso. A floração ocorre na primeira quinzena de julho.
Os frutos do capim-limão - pequenas bagas escarlates esféricas brilhantes, coletadas de 15 a 25 peças em uma escova de 8 a 12 cm de comprimento, parecendo cachos de uvas ou groselhas. Eles também têm um sabor cítrico característico. Cada um contém 1-2 sementes grandes. O sabor, devido ao alto teor de ácidos orgânicos, alcatrão e taninos, óleos essenciais é extremamente específico. A casca é salgada, adstringente, o suco é muito azedo, adstringente, as sementes são amargas.
Na China, a fruta é chamada de "baga de cinco sabores".
O rendimento médio da videira de magnólia chinesa é de 3-5 kg de bagas de uma planta adulta. Mas uma vez em 3-7 anos, há "explosões" quando a liana produz 1,5-2 vezes mais frutas do que o jardineiro esperava. A colheita amadurece em agosto ou no início de setembro.
Schisandra é uma planta dióica. Isso significa que a polinização e a subsequente frutificação são possíveis apenas com a presença simultânea no lote de espécimes com flores "masculinas" e "femininas".
Aplicação
Na medicina popular, são utilizadas sementes e frutos secos de capim-limão. Eles se distinguem por um alto teor de vitamina C, além de oligoelementos vitais para o corpo (ferro, zinco, cobre, selênio, iodo, manganês). Schisandra tem a capacidade de aliviar a fadiga causada por intenso estresse físico e mental, aguçar a visão e a audição e também aliviar a depressão. Também é extremamente útil para fortalecer a imunidade e estimular a regeneração de tecidos; ajuda na deficiência de vitaminas, problemas no coração e nos vasos sanguíneos e no sistema respiratório.
Caçadores do Extremo Oriente um punhado de frutas secas ao longo do dia para esquecer a sensação de fadiga e fome.
Existe uma lista bastante longa de contra-indicações. É proibido o uso de Schisandra chinensis para mulheres grávidas e crianças com menos de 12 anos de idade, bem como para aquelas que sofrem de distonia vegetativo-vascular, qualquer alergia, insônia crônica, alta pressão intracraniana e doenças infecciosas. Nesse caso, recomenda-se fazer os preparativos antes do meio dia, para não provocar insônia. É estritamente proibido o uso simultâneo de qualquer medicamento para dormir, tranquilizantes, antipsicóticos e medicamentos psicoestimulantes. Em geral, o capim-limão é indesejável "prescrever" a si mesmo; é melhor consultar um médico primeiro.
Variedades comuns
Na natureza, segundo várias fontes, existem de 15 a 23 variedades de Schisandra chinensis. A cultura também não recebe atenção especial dos criadores, portanto a escolha das variedades é limitada. Na maioria das vezes, as seguintes variedades são encontradas em hortas:
- Jardim um. Um híbrido auto-fértil que não precisa de polinizadores. É caracterizada por alta resistência ao frio, bom rendimento e taxa de crescimento da parte aérea. As bagas são muito suculentas, azedas. O comprimento médio do pincel é de 9 a 10 cm, cada um com 22 a 25 bagas. O rendimento médio é de 4-6 kg por planta adulta.
- Montanhoso. Uma variedade de maturação média, criada no Extremo Oriente, é considerada uma das mais promissoras lá. A colheita amadurece na última década de agosto. É caracterizada por alta resistência ao inverno e boa imunidade. O comprimento médio da escova é de 8 a 9 cm, o peso é de 12 a 13 g e é composto por 15 a 17 bagas escuras e amargas, com uma acidez notável. A polpa é densa, mas suculenta. A produtividade é baixa, 1,5-2 kg por planta.
- Volgar A variedade é resistente ao frio do inverno e à seca do verão, raramente sofre de doenças e pragas. Em uma planta, via de regra, as flores "masculinas" e "femininas" florescem, mas às vezes uma estação é dada quando apenas as flores "masculinas" são formadas. A colheita amadurece na primeira década de setembro. A massa do pincel é 6-7,5 g, consiste em 13-15 bagas. Os frutos são muito ácidos, com um aroma resinoso pronunciado.
- Primogênito. Uma das mais recentes conquistas dos criadores russos, criados em Moscou. A variedade é valorizada pela resistência ao gelo e resistência a doenças. As bagas são pequenas, alongadas, escarlate-roxas, a polpa é vermelha brilhante. O comprimento do pincel é de cerca de 12 cm, peso - 10 a 12 G. O mato é de tamanho médio, a planta é monóica. Uma desvantagem significativa é a baixa resistência ao gelo, imunidade fraca. O comprimento da videira não é superior a 5 m.
- Mito Um híbrido cuja origem não pôde ser estabelecida com certeza. Os pincéis não são muito longos, até 7 cm, mas as bagas não são particularmente ácidas, podem até ser consumidas frescas. Em cada fertilidade existem 15-18 deles.
- Oltis. A pátria da variedade é o Extremo Oriente. É valorizada pelo bom rendimento (3-4 kg por planta) e resistência a doenças típicas da cultura. As bagas são escarlates escuras, pequenas. O comprimento médio da escova é de 9 a 11 cm, o peso é de 25 a 27 g, cada um com 25 a 30 frutos. O sabor é azedo.
- Roxo. Uma das variedades mais antigas, criada em 1985 no Extremo Oriente. O amadurecimento da colheita é a última década de agosto. Os primeiros frutos são removidos após 3-4 anos após o plantio de uma muda no solo. Produtividade - 3-4 kg de uma planta adulta. A variedade é excepcionalmente resistente, mas muitas vezes sofre de doenças. As bagas são pequenas, os pincéis são compactos. A pele é vermelha, o sabor é visivelmente azedo.
Galeria de fotos: variedades de Schisandra chinensis
- Garden-one é a variedade de capim-limão chinesa mais popular entre os jardineiros russos
- A montanha chinesa de capim-limão é considerada por especialistas como uma das variedades mais promissoras
- Schisandra chinensis Volgar apreciada por sua despretensão e insensibilidade a condições climáticas adversas
- Uma variedade de videiras de magnólia chinesas Pervenets é uma das mais recentes conquistas dos criadores russos
- A origem do híbrido Schisandra chinensis Myth ainda não foi estabelecida com confiabilidade
- Schisandra chinensis Altis - uma variedade com boa produtividade e bagas grandes
- A cultivar Schisandra roxa se destaca por sua cor de frutas incomumente escura.
Procedimento de embarque e transplante
Schisandra chinensis é plantada em hortas não apenas para frutificação, mas também para decoração. Liana é amplamente utilizada em paisagismo. Especialmente espetaculares são os mandris entrelaçados com folhas, grades, arcos e "paredes verdes".
O tempo de plantio depende da região de cultivo. Em áreas com clima quente (Ucrânia, sul da Rússia), pode ser planejado para setembro e até para a primeira quinzena de outubro. Sobra tempo antes da geada, a planta terá tempo para se adaptar às novas condições de vida. Nas regiões com clima temperado (Ural, Sibéria), a única opção é a primavera. Na Rússia central, a schisandra chinesa é plantada no final de abril ou na primeira década de maio (o solo deveria ter aquecido pelo menos 10 ° C a essa altura, mas precisa chegar a tempo antes que os brotos de crescimento "acorde"). Durante o verão, a planta formará um sistema radicular desenvolvido e terá tempo para se preparar adequadamente para o inverno.
Jardineiros experientes recomendam o plantio simultâneo de pelo menos três mudas de schisandra (idealmente, variedades diferentes), deixando entre elas um intervalo de cerca de 1 m e entre fileiras - 2-2,5 m. Se o cipó for colocado próximo à parede, é necessário recuar aproximadamente até que gotas de água não caiam do telhado para a planta (isso é prejudicial para as raízes). Certifique-se de fornecer um local para colocar a treliça. Caso contrário, a planta simplesmente se recusa a dar frutos. A opção mais simples são postes de 2 a 3 metros dispostos em uma fileira com um fio esticado sobre eles em várias fileiras em diferentes alturas. À medida que a trepadeira cresce, seus brotos são amarrados a ela, formando uma estrutura semelhante a leque. Quando cultivadas em um clima quente, os brotos de Schisandra chinensis não são removidos da treliça, mesmo no inverno.
As mudas são selecionadas com base no estado do sistema radicular. Deve ser desenvolvido. Certifique-se de ter no mínimo três raízes com cerca de 20 cm de comprimento.A altura média de uma planta de 2 a 3 anos é de 12 a 15 cm.
O capim-limão chinês prefere solos férteis, mas soltos e leves, bem permeáveis ao ar e à água. Um substrato pesado no qual a umidade fica estagnada por muito tempo - silte, argila, turfa, não será adequado.
A planta tolerará sombra e sombra parciais, mas o máximo possível de colheitas é colhido quando cultivado em um local ensolarado e aberto. É desejável que seja protegido de rajadas de vento frio por alguma barreira natural ou artificial localizada a alguma distância da vinha.
Nas regiões temperadas, o capim-limão é mais frequentemente localizado no lado oeste dos edifícios e estruturas, nos subtrópicos - no leste. No primeiro caso, esse posicionamento fornece ao sol liana suficiente, no segundo - protege do forte calor diurno.
Ainda assim, a cultura não gosta de solo muito úmido nas raízes. Se a água subterrânea se aproximar da superfície a 1,5-2 m, é necessário procurar outro local para o capim-limão.
O poço de aterrissagem é sempre preparado com antecedência. Se o procedimento for planejado no outono - algumas semanas antes e com o plantio da primavera - na temporada anterior. A profundidade média é de 40 a 50 cm, o diâmetro é de 65 a 70 cm e uma camada de drenagem de 8 a 10 cm de espessura é obrigatória na parte inferior, podendo ser usada pedra britada, argila expandida, fragmentos de argila e lascas de cerâmica. O relvado fértil extraído do poço é misturado com húmus ou composto (20-30 l), cinza de madeira peneirada (0,5 l), superfosfato simples (120-150 g) e sulfato de potássio (70-90 g) e vertido para trás, formando monte inferior. Em seguida, o poço é coberto com algo à prova d'água, para que as chuvas não corroam o solo e saiam até o plantio.
Leia mais sobre o plantio em nosso artigo: Plante videira de magnólia chinesa com sementes e outros métodos.
Procedimento de desembarque:
- As raízes das mudas são inspecionadas, cortadas todas as podres e secas, o restante é encurtado para um comprimento de 20 a 25 cm e depois embebidas por um dia em água, aquecidas a uma temperatura de 27 a 30º. Para desinfetar e impedir o desenvolvimento de doenças fúngicas, você pode adicionar vários cristais de permanganato de potássio para ativar o desenvolvimento do sistema radicular e minimizar o estresse associado ao transplante - qualquer bioestimulante (humato de potássio, Epin, Zircon, ácido succínico, suco de aloe).
- As raízes são densamente revestidas com argila em pó e esterco de vaca fresco, e depois secas ao sol por 2-3 horas. A massa correta na consistência se assemelha a um creme espesso.
- A planta é colocada em um monte de terra no fundo do poço de aterrissagem. As raízes são endireitadas para que "olhem" para baixo, não para cima ou para os lados. Então o poço começa a adormecer em pequenas porções de solo, periodicamente apalpa o substrato com as palmas das mãos. No processo, você precisa monitorar constantemente a posição do pescoço da raiz - ele deve estar 2-3 cm acima do solo.
- O solo no círculo próximo ao tronco é abundantemente regado, gastando cerca de 20 litros de água. Quando absorvida, essa área é coberta com migalhas de turfa ou húmus. A muda vai enraizar-se rapidamente, mas nas primeiras 2-3 semanas é aconselhável protegê-la da luz solar direta, construindo uma cobertura de qualquer material de cobertura branca.
- Os rebentos são encurtados, deixando 3-4 botões de crescimento. Todas as folhas, se houver, são arrancadas.
É aconselhável escolher um local para a videira de magnólia chinesa imediatamente e para sempre. As mudas jovens toleram o procedimento com bastante facilidade, adaptam-se rapidamente às novas condições de vida, mas isso não pode ser dito sobre plantas adultas.
Vídeo: como plantar capim-limão
Cuidados com as plantas e nuances de cultivo em diferentes regiões
Cuidar do capim-limão não é particularmente difícil na China, todos os procedimentos necessários não levarão muito tempo para o jardineiro.
Rega
Schisandra é uma planta que adora umidade. Na natureza, na maioria das vezes cresce ao longo das margens dos rios. Portanto, é regada com freqüência e abundantemente. A norma para uma liana adulta é de 60 a 70 litros de água a cada 2-3 dias. Obviamente, se o tempo estiver frio e úmido, os intervalos entre os procedimentos aumentam - a planta não gosta de água que estagna nas raízes. O método preferido é a aspersão.
Em calor extremo, também é aconselhável pulverizar as folhas diariamente à noite. Este procedimento é muito útil para plantas jovens plantadas no jardim este ano.
No dia seguinte à rega, o solo no círculo próximo ao tronco precisa ser afrouxado até uma profundidade de 2-3 cm, se necessário, de ervas daninhas. Para economizar tempo na remoção de ervas daninhas, aplique a cobertura morta. Retém a umidade no solo.
Top vestir
Se o poço de aterrissagem foi preparado corretamente, haverá nutrientes suficientes no solo da videira da magnólia chinesa pelos próximos dois anos. Eles começam a alimentar a planta a partir da terceira temporada de estar em campo aberto.
Dos fertilizantes, a cultura prefere produtos orgânicos naturais. O capim-limão chinês cresce rapidamente, portanto, durante o verão, a cada 15 a 20 dias, é regado com infusão de estrume de vaca, fezes de pássaros, folhas de urtiga ou dente de leão. Em princípio, quaisquer ervas daninhas podem ser usadas. As matérias-primas são insistidas por 3-4 dias, antes do uso, diluídas com água na proporção de 1:10 (ninhada - 1:15). Você também pode usar fertilizantes complexos com nitrogênio, potássio e fósforo - Nitrofosku, Azofosku, Diammofosku. Uma vez a cada 2-3 anos no início da estação de crescimento ativo, 25 a 30 l de húmus ou composto apodrecido são distribuídos no círculo próximo ao tronco.
Após a colheita, a planta precisa de potássio e fósforo. 40-50 g de superfosfato simples e sulfato de potássio são diluídos em 10 L de água ou distribuídos sobre o círculo próximo ao tronco na forma seca durante o afrouxamento. A alternativa natural é de cerca de 0,5-0,7 litros de cinza de madeira.
Suporte para trepadeira
Schisandra é cultivada em uma treliça, pois sem isso é impossível obter uma colheita. A altura média dos suportes é de 2-2,5 m, a distância entre eles é de cerca de 3 M. É aconselhável limitar Liana no crescimento em altura, o que simplifica os cuidados com ela. Entre os postes, eles puxam o fio horizontalmente em várias fileiras - o primeiro a uma distância de 50 cm do chão e depois a cada 70-80 cm.
Abrigo para o inverno
Schisandra chinensis é cultivada com sucesso, não apenas em regiões com um clima subtropical quente (Ucrânia, sul da Rússia). A resistência ao gelo até -35ºС permite cultivá-lo na região noroeste, nos Urais, na Sibéria. Na Rússia central, a planta não precisa de abrigo para o inverno, a videira nem é removida da treliça. Mas onde geadas severas e prolongadas não são incomuns, é melhor proteger. Vale lembrar que o principal perigo para a cultura não é o frio do inverno, mas as geadas da primavera. Portanto, não se apresse para se esconder.
Os rebentos são cuidadosamente desacoplados do suporte, dispostos no chão, cobertos com uma camada de cobertura de cerca de 10 cm de espessura, coberta com palha, abeto ou pinheiro, folhagem na parte superior e coberta com estopa, qualquer outro material de cobertura que passe pelo ar. Preliminarmente, é realizada a irrigação com carregamento de água, gastando cerca de 80 litros de água em uma planta adulta.
Colheita
A primeira colheita é colhida 4-6 anos após o plantio da videira de magnólia chinesa no solo. Os frutos são removidos com pincéis inteiros. Verifique se eles estão maduros, simples. Você precisa puxar a foto e tocar levemente nela. Frutos maduros tomados banho. Eles têm uma vida útil muito curta. As frutas frescas precisam ser processadas nos próximos 2-3 dias para que não fiquem mofados e não apodreçam. Na maioria das vezes, eles são secos, às vezes congelados, esfregados com açúcar.
Poda de Schisandra
A primeira vez que a poda de capim-limão é realizada durante o plantio, então - pela terceira temporada de estar em campo aberto. Como regra, a essa altura a planta consegue formar um sistema radicular desenvolvido e "muda" para brotos. 5-7 das hastes mais fortes e mais desenvolvidas são deixadas na vinha, o restante é removido até o ponto de crescimento. No futuro, a poda é realizada regularmente, na primavera e no outono. É impossível negligenciar o procedimento - muito menos flores são formadas em matas densas, sua polinização é praticamente impossível e, portanto, a produtividade também é reduzida.
Eles realizam o procedimento no início de março: eles se livram de todos os galhos congelados, secos ou quebrados sob o peso da neve. Se você não tiver tempo antes do início do fluxo ativo de seiva, poderá destruir a planta.
No outono, depois que as folhas caem, os brotos são entrelaçados, entrelaçados, mal localizados, fracos, deformados, afetados por doenças e pragas, "carecas". Também corte a parte da videira, que dá frutos nos últimos 3 anos. Isso é necessário para o desenvolvimento adequado de novos rebentos e rejuvenescimento das plantas.
Se a liana formar muitos brotos novos, a poda será realizada no verão. Cada um deles é reduzido, deixando 10 a 12 botões de crescimento. Além disso, não se esqueça da luta contra brotos basais. Apenas as camadas mais fortes não são cortadas, para que depois substituam os galhos antigos.
Depois que a planta atinge a idade de 15 a 18 anos, é realizada uma poda anti-envelhecimento radical. Apenas 4-5 brotos de frutificação fortes e saudáveis são deixados este ano, o restante é cortado ao ponto de crescimento.
Métodos de criação
Os jardineiros amadores geralmente propagam a videira de magnólia chinesa por métodos vegetativos. Você também pode tentar cultivar uma videira a partir de sementes, mas, neste caso, a preservação das características varietais dos pais não é garantida. Além disso, esse processo é bastante demorado.
Propagação vegetativa
Para propagação vegetativa, brotações basais, estacas e camadas são utilizadas.
- Como regra, a Schisandra chinesa em abundância dá brotos basais. Este método de reprodução é fornecido pela própria natureza. Você só precisa cavar cuidadosamente o solo, separar a "prole" da planta adulta e plantá-la imediatamente no local escolhido. Em regiões com clima quente, o procedimento é realizado no início da primavera e após a frutificação. Onde não difere na suavidade, o único momento adequado é o início de março.
- Você pode usar estacas de raiz. A raiz é cortada em pedaços de 7 a 10 cm de comprimento e cada um deve ter 2 a 3 pontos de crescimento. O estoque de plantio é mantido por 2-3 dias, embrulhado em um guardanapo umedecido com uma solução de qualquer bioestimulante e depois plantado em campo aberto ou em estufa horizontalmente, mantendo uma distância de cerca de 10 a 12 cm entre as estacas.Não são enterrados no solo, polvilhados com uma camada de húmus ou apodrecidos Composto de 2 a 3 cm de espessura O cuidado com as estacas é basicamente uma rega regular. Aqueles que atirarem serão transferidos para um local permanente na próxima primavera.
- Para a propagação por camadas, apenas brotos verdes não-lignificados com 2-3 anos de idade são usados. O procedimento é realizado no outono. O galho é dobrado ao chão, fixado a uma distância de 20 a 30 cm do topo; este local é coberto por húmus ou solo fértil, regado abundantemente. Na primavera, uma nova camada deve aparecer. No outono, ficará forte o suficiente, poderá ser separado da planta mãe e transplantado para um local permanente. Você pode se curvar ao chão e encher toda a parte com terra. Então ele dará não uma, mas 5-7 novas mudas. Mas eles não serão tão poderosos e desenvolvidos.
Germinação de sementes
As sementes do capim-limão chinês mantêm sua germinação por um período muito curto, literalmente de 2 a 3 meses. Portanto, é melhor semeá-los imediatamente após a colheita. Em casa, as mudas não são cultivadas, o material de plantio é plantado em uma cama durante o inverno. Eles são aprofundados em um máximo de 1,5 cm, devem ser polvilhados com neve por cima, assim que cair o suficiente.
Jardineiros experientes recomendam misturar sementes de capim-limão com endro. O último levanta-se mais cedo. Esse truque permite que você não perca o local de plantio e, posteriormente, as plantas formam uma espécie de "copa" natural, proporcionando às mudas uma sombra parcial necessária para elas.
Você pode salvar as sementes até a primavera, mas a estratificação é obrigatória - uma imitação da estação fria. Durante o inverno, as sementes são armazenadas na geladeira em um pequeno recipiente cheio de uma mistura de migalhas de turfa e areia, mantidas constantemente em um estado levemente úmido e pré-esterilizadas.
Há outra maneira interessante de se preparar para o pouso. Até meados do inverno, as sementes não são extraídas da fruta. Em seguida, eles são completamente limpos da polpa, colocados em um saco de linho ou envoltos em gaze e por 3-4 dias colocados em água corrente fria (um vaso sanitário serve). Em seguida, as sementes no saco são enterradas em um recipiente com areia umedecida e mantidas em temperatura ambiente por um mês. Depois disso, eles são enterrados na mesma quantidade na neve.
Após a estratificação, a pele das sementes começa a rachar. Nesta forma, eles são plantados em vasos individuais de turfa, cheios de uma mistura de húmus e areia grossa. As primeiras mudas devem aparecer após 12 a 15 dias, mas se as sementes não estiverem em um ambiente úmido constantemente, o processo poderá se estender por 2-2,5 meses. As mudas não diferem na taxa de crescimento, estendendo-se apenas de 5 a 7 cm por ano.
Cuidado adicional é fornecer proteção contra a luz solar direta, mantendo o solo em um estado moderadamente úmido e regando periodicamente com uma solução rosa pálida de permanganato de potássio para prevenir doenças fúngicas.
Nos primeiros dez dias de junho, as mudas são transferidas para o jardim, deixando pelo menos 10 cm entre elas, durante o verão são protegidas do sol quente e no inverno constroem abrigo contra geadas. Após 2-3 anos, plantas mais fortes podem ser transplantadas para um local permanente.
Doenças típicas, pragas e seu controle
Schisandra chinensis é naturalmente imune. Devido ao alto teor de taninos nos tecidos, quase todas as pragas o ignoram. Os frutos dos pássaros também não são do gosto deles. Os criadores aprenderam a proteger as plantas do mofo e apodrecer. Todas as variedades modernas raramente são afetadas por essas doenças. No entanto, a lista de fungos perigosos para a cultura não se limita a eles. Schisandra chinensis pode sofrer das seguintes doenças:
- Fusarium Na maioria das vezes, as plantas jovens são infectadas com o fungo. Eles param em desenvolvimento, os brotos escurecem e desbotam, as folhas ficam amarelas e caem. As raízes ficam pretas, tornam-se viscosas ao toque. Para a profilaxia, as sementes são plantadas na solução de Trichodermin por 15 a 20 minutos antes do plantio e o solo é derramado no canteiro do jardim. Uma planta doente deve ser imediatamente removida do jardim e queimada, eliminando a fonte de infecção. O solo deste local é desinfetado, despejando uma solução rosa brilhante de permanganato de potássio;
- oídio. Folhas, brotos e caules são cobertos com manchas de placa esbranquiçada, semelhantes à farinha polvilhada. Gradualmente, condensa e fica marrom. As partes afetadas da planta secam e morrem. Para a profilaxia, a vinha e o solo do jardim são polvilhados com giz triturado, cinzas de madeira peneirada e enxofre coloidal uma vez a cada 10 a 15 dias. Para combater a doença em um estágio inicial, use uma solução de carbonato de sódio (10-15 g por 10 litros de água), em casos graves - fungicidas (HOM, Topaz, Skor, Kuprozan);
- mancha foliar (ascocitose, ramulariose). Manchas marrom-bege com uma borda marrom-preta aparecem nas folhas de forma irregular. Gradualmente, os tecidos nesses locais a partir do interior são cobertos com pequenos pontos pretos, secam e formam buracos. Para prevenção, as sementes são embebidas por 2-3 horas em uma solução rosa brilhante de permanganato de potássio, Alirina-B. Tendo encontrado sintomas alarmantes, mesmo as folhas minimamente afetadas são cortadas e queimadas, a planta é pulverizada 2-3 vezes com um intervalo de 7 a 12 dias com uma solução a 1% de fluido de Bordeaux ou sulfato de cobre. Também são utilizados fungicidas de origem biológica.
Galeria de fotos: sintomas das doenças da videira de magnólia chinesa
- Uma planta afetada pelo fusarium parece murchar e perecer sem motivo aparente.
- Oídio parece ser um revestimento inofensivo que é fácil de apagar de uma planta, mas isso não é de forma alguma
- O desenvolvimento da ascocitose contribui para o clima úmido e frio no verão, além de um excesso de nitrogênio no solo.
- Para combater a ramulariose, são usados fungicidas de origem biológica.
Só é necessário usar qualquer produto químico para combater doenças como último recurso, porque eles têm a propriedade de se acumular nos tecidos das plantas. A melhor prevenção é o atendimento competente, e é nisso que você precisa se concentrar. As peças infectadas são queimadas o mais rápido possível, em vez de serem armazenadas em algum lugar no canto mais distante do site.
A videira de magnólia chinesa é uma planta que não apenas decora o jardim, mas também é muito útil. Não há nada complicado em obter regularmente uma colheita de frutas ricas em vitaminas, microelementos e ácidos orgânicos. A planta não exige requisitos incomuns para a tecnologia agrícola, adapta e produz frutos com sucesso em uma variedade de condições climáticas e climáticas.