A morte súbita de um pássaro sempre traz as maiores perdas para toda a economia.
Existem muitas doenças que podem causar a morte de um pássaro. Entre eles, uma das doenças mais perigosas é a neurolinfomatose, que afeta todos os órgãos internos do frango.
Neurolipomatose é uma doença neoplásica altamente contagiosa de galinhas, caracterizada por graves distúrbios neoplásicos que surgem nos órgãos parenquimatosos.
Por via de regra, esta doença acompanha-se pelo surgimento de múltiplos processos inflamatórios no sistema nervoso periférico.
Muitas vezes em aves a cor das mudanças de íris, processos proliferativos em linfócitos e células plasmáticas de órgãos internos consistindo de parênquima são registrados.
A doença pode ocorrer em frangos de todas as raças, portanto, todos os criadores de aves precisam monitorar seus rebanhos. Surtos de neurolipomatose são frequentemente imprevisíveis.
O que é neurolimfomatose em galinhas?
Neurolipomatose foi descoberta há relativamente pouco tempo.
A primeira menção da ave que sofria desta doença foi datada de 1907.Foi neste ano que os especialistas conseguiram descrever com precisão a neurolipomatose: seu curso, sintomas, medidas de controle e prevenção.
A doença traz grandes prejuízos para qualquer lar, onde se manifesta. Neurolipomatose, tendo aparecido uma vez, passa facilmente de frangos doentes para saudáveis.
Em média, a ave atingida em uma fazenda é de até 70%, enquanto o número total de galinhas doentes morre para 46%.
Patógenos da doença
O agente causador de neurolipomatose é o vírus herpes contendo DNA do grupo B - Herpesvirusgalli-3.
Esse vírus induz facilmente a atividade interferonogênica e imunossupressora no frango, o que reduz sua resistência geral a fatores externos, aumentando o risco de infecção por outras infecções.
Muitas vezes o vírus da herpes provoca outras doenças, entre os quais doença infecciosa da bolsa, leucemia, sarcoma, infecções por adenovírus, etc., são frequentemente registrados.
O vírus do herpes sobrevive bem no ambiente externo. Especialistas descobriram que pode permanecer viável por até 8 meses nos folículos de penas cortados.
A uma temperatura de 65 ° C, o vírus retém sua patogenicidade por muitos meses, mas se a temperatura cai para 20 ° C, ele pode morrer após seis meses em tal ambiente.
Curso e sintomas
O período de incubação do vírus pode durar de 13 a 150 dias.
Tudo depende das condições externas, assim como da resistência de um indivíduo em particular.
Além disso, os veterinários demonstraram que as raças de galinhas com maior potencial genético sofrem de neurolipomatose mais frequentemente.
Ao mesmo tempo, a taxa de desenvolvimento da doença afeta a idade do frango.
As aves jovens, puro-sangue, têm um período de incubação mais curto e rápido curso agudo da doença.
Neurolimphomatosis é dividido em duas formas possíveis: aguda e clássica. O curso agudo da doença se manifesta espontaneamente nas fazendas.
As galinhas têm os primeiros sintomas nervosos em 40 dias, mas houve casos em que eles puderam se manifestar após 58 ou até 150 dias.Com essa forma de nirolimdomatose, a mortalidade de uma ave pode ser de 9 a 46%.
Quanto aos pássaros adultos, eles começam a abandonar a alimentação, rapidamente perdem peso, não conseguem manter a postura correta. Nas galinhas poedeiras, o número de ovos demolidos é drasticamente reduzido.
Neurolipomatose em forma clássica pode ser subaguda ou mudar para uma forma crônica. Quando o período de incubação de 14 a 150 dias, que é caracterizada por claudicação, paralisia dos membros, Seroglazov, a perda de resposta à luz.
Normalmente, o pássaro morre dentro de 1-16 meses após a manifestação dos primeiros sintomas. O nível de mortalidade é de 1 a 30%
A tuberculose das aves é uma das doenças mais terríveis. Proteja-se e seus pássaros lendo um artigo sobre tuberculose.
Diagnóstico
O diagnóstico de neurolipomatose é estabelecido apenas após o estudo de material biológico, bem como dados anatomopatológicos.
O material biológico retirado de frangos vivos consiste em bioensaio em galinhas e embriões. Também realizou estudos histológicos e sorológicos em que especialistas diferenciam neyrolimfomatoz de leucemia, sarcoma, hipovitaminose, gripe e listeria.
Tratamento
Infelizmente, esta doença difícil de tratarAssim, a ave doente é mais frequentemente enviada para o abate, de modo que o resto do gado não esteja doente.
No entanto, variantes atenuadas de cepas do vírus da herpes podem ser usadas para tratar pintos.
Eles são injetados por via intramuscular no corpo da galinha, onde começam a combater a doença.
Também para estas finalidades, cepas patogênicas naturais do vírus e uma vacina do herpesvírus benigno podem ser usadas.
Todas essas drogas podem realmente ajudar na luta contra a nirolimitematose, mas elas são impotentes se a doença for longe demais.
Prevenção
A adesão estrita às normas sanitárias pode limitar significativamente a propagação do vírus através da fazenda.
Quando ocorre o primeiro surto de neyrolimfomatose, 5-10% da população infectada é imediatamente abatida em um matadouro sanitário.
Imediatamente depois, a família é proibida de vender ovos para incubação e aves vivas, pois podem ser vetores latentes da doença.
Após o início da doença, uma desinfecção completa e limpeza de todas as instalações é realizada na fazenda.Não se esqueça da desinfecção adicional que é realizada para o inventário, uma vez que, também, pode causar a disseminação do herpesvírus.
Lixo e lixo das celas e dos pátios são desinfetados e queimados. Pooh e penas de uma ave doente são desinfectados com a ajuda de soda cáustica, o que lhe permite matar o vírus.
As vacinas são feitas a partir de vários sorotipos do vírus do herpes, que podem afetar não apenas os frangos, mas outros tipos de aves. A vacinação oportuna pode reduzir significativamente o risco desta doença na fazenda.
Conclusão
Neurolimphomatosis quase sempre traz enormes prejuízos para a fazenda. Devido à sua alta contagiosidade, afeta imediatamente a parte principal da pecuária, o que leva subsequentemente à morte de aves de capoeira.
No entanto, medidas preventivas oportunas podem ajudar os proprietários de aves a proteger suas aves contra essa doença.