Frutas e legumes antigos nem sempre são os mais deliciosos, mas são os mais cobiçados. Quando o corpo sente falta deste ou daquele produto natural, ele não percebe as sutilezas, nem no início do verão para as delícias gastronômicas. Mas muitas vezes as primeiras variedades de vegetais têm um bom sabor. Entre os tomates, uma dessas variedades é o Shuttle, com abundantes frutas vermelhas.
Descrição do tomate shuttle: características e regiões de cultivo
A variedade de tomate shuttle do amadurecimento precoce foi incluída no Registro Estadual de Realizações de Reprodução da Federação Russa em 1997. Oficialmente, é recomendado para cultivo em campo aberto. Três regiões foram propostas para o seu cultivo: Central, Volga-Vyatka e Siberian Ocidental. No entanto, é plantado em estufas, e não apenas nessas regiões. Os jardineiros conhecem bem os jardineiros, não apenas na Rússia, mas também nos países vizinhos, por exemplo, Ucrânia, Bielorrússia e Moldávia.
O ônibus espacial é uma variedade de seleção doméstica: foi criado no Instituto de Pesquisa da Rússia para Produção de Sementes e Seleção de Culturas Vegetais. O registro estadual assume seu uso em hortas e outras pequenas propriedades. Trata-se de um tomate maduro precoce, o amadurecimento de seus frutos ocorre 82-121 dias após o surgimento, ou seja, na faixa do meio, os primeiros tomates amadurecem no final de junho, após o que a frutificação continua até as geadas.
O Bush Shuttle é muito compacto, na vertical, com apenas 40-45 cm de altura, a ramificação é fraca, a folhosidade é média. Esse fato torna a variedade desejável para os residentes de verão que têm parcelas em miniatura; alguns entusiastas o cultivam mesmo na varanda. As folhas são de cor verde escura, de tamanho médio, brilhantes. As inflorescências são simples: a primeira aparece acima da 6ª ou da 7ª folha e depois a cada 1 ou 2 folhas.
Shuttle é uma variedade não caprichosa. É pouco exigente em termos de cuidados, produz bons rendimentos, mesmo em estações chuvosas e frias, é uma das relativamente poucas variedades verdadeiramente siberianas. No entanto, sua suscetibilidade a doenças, incluindo a praga tardia, está em seu nível médio. Devido ao caule muito denso (e o Shuttle é uma planta padrão), dispensa ligas de sustentação, mesmo as colheitas ricas não sobrecarregam os arbustos.
A variedade Shuttle é considerada superdeterminada: não requer formação e beliscão, e devido à sua compactação e estabilidade no espaço, os frutos são aquecidos uniformemente ao sol. Como os arbustos ocupam pouco espaço, são frequentemente plantados: a cada 35-40 cm. A variedade é tão resistente ao frio que pode ser cultivada em solo desprotegido, mesmo nas regiões do norte. No entanto, muitos jardineiros que desejam cultivar culturas muito cedo plantam ônibus em estufas.
Os frutos deste tomate são dispostos em cachos nos arbustos. O rendimento total é médio, mas muito bom para uma variedade precoce: os números usuais são 4-5 kg / m2recorde - 8 kg / m2. O amadurecimento das frutas é gradual.
A forma da fruta é interessante, não é tão comum, por isso o Shuttle é fácil de reconhecer entre outras variedades de tomate. São ovais alongados, com o nariz em cima, às vezes dizem "parecidos com pimenta". Não há nervuras, a cor dos frutos maduros é vermelho vivo, das câmaras de sementes 2 ou 3. Os tomates são de tamanho médio, pesando 25-55 g, portanto podem ser usados não apenas na forma fresca, mas também para conservas.
São descritos frutos de até 150 g, mas para obtê-los é necessário o racionamento da colheita.
A polpa é carnuda, doce. O sabor, fresco e em conserva, é considerado bom, e a composição química permite que o Shuttle seja usado em comida de bebê. A colheita é bem transportada e armazenada por um longo período de tempo: por vários dias sem geladeira, não são observadas alterações externas e deterioração do sabor.
Aparência de Tomates
Quem sabe como são as variedades de pimentão podem explicar facilmente a forma do tomate. Eles também dizem que a forma da fruta se assemelha a um ônibus real. Mas quantos jardineiros modernos o viram?
Nos arbustos, você pode ver simultaneamente os frutos de diferentes graus de maturação e até de tamanhos diferentes, pois a frutificação do Shuttle é muito prolongada no tempo.
Vantagens e desvantagens da variedade
Não há nada ideal, e quando lemos apenas críticas entusiasmadas sobre algo, o pensamento se insinua no sentido de que isso não é inteiramente verdade. Obviamente, o tomate Shuttle tem falhas, incluindo muito significativas. Mas, sem dúvida, ele tem vantagens mais óbvias. Isto é por exemplo:
- resistência ao frio da variedade: é claro que os arbustos morrerão com geada, mas a planta pode suportar temperaturas positivas muito baixas, como suas quedas bruscas, facilmente;
- falta de necessidade de formar e até amarrar a sarça: todo o trabalho nesse sentido é limitado à remoção de folhas inferiores à medida que os frutos crescem;
- bom, para uma série precoce, produtividade;
- gosto muito bom de tomates maduros;
- tamanho conveniente de frutas, permitindo usá-las para conservar em bancos padrão;
- finalidade universal da cultura, sua boa transportabilidade e preservação em forma fresca;
- extensão da frutificação: começando a amadurecer em junho, a safra continua chegando até a geada.
Entre os desvantagens da variedade são mais frequentemente observados:
- baixa resistência a doenças;
- diminuição do rendimento em caso de resfriamento durante a floração em massa;
- acidez excessiva da fruta;
- Redução significativa no sabor durante a conserva.
Os aspectos positivos, sem dúvida, superam os negativos, portanto o Shuttle goza de popularidade merecida e inegável entre os jardineiros amadores da maior parte do nosso país. A principal diferença da maioria dos outros tomates maduros, é claro, está na forma de frutas: poucas variedades têm uma forma de pimenta. Dificilmente é possível considerar isso uma vantagem, mas existem muitos amantes de tomates: eles são muito convenientes para cortar em anéis, por exemplo, para sanduíches. Essas frutas ficam lindas em mesas festivas. A forma de tomate de De Barão é um pouco semelhante, mas essa variedade não pertence às primeiras.
Se nos distrairmos da forma, então, entre os tomates maduros, o Shuttle é um dos melhores, competindo com sucesso, por exemplo, com White Bulk ou Betta. Todas essas variedades têm rendimentos comparáveis, resistência a doenças e sabor de frutas: se, por exemplo, o recheio branco ganha um pouco em despretensiosidade, o Shuttle em elegância e o Betta em precocidade. Na verdade, existem muitas centenas de variedades e híbridos de tomate, e cada jardineiro escolhe seus próprios favoritos.
Características da tecnologia agrícola
O Tomato Shuttle é muito despretensioso, portanto, é difícil observar características significativas em sua tecnologia agrícola em comparação com a maioria das variedades similares de tomate. Como todos os tomates, é cultivada principalmente através de mudas. A semeadura direta no jardim é possível apenas nas regiões sul, como o território de Krasnodar ou a região de Astracã.
Plantio de tomate Shuttle
Se falamos da maior parte do território de nosso país, as preocupações com as mudas do transporte de tomate começam em março. Já existem amantes que plantam sementes em vasos já em fevereiro, mas isso só se justifica se o apartamento tiver a possibilidade de iluminar as mudas e cultivar tomates em estufa. De fato, desde a semeadura até as mudas em casa, até o plantio no jardim, leva cerca de dois meses. É exatamente isso que deve ser lembrado ao calcular o momento das semeaduras.
Ao plantar mudas no canteiro, a temperatura do solo não deve ser inferior a 14 sobreC, e a temperatura do ar não deve cair significativamente abaixo desses valores. Por exemplo, nas condições da região de Moscou, o desembarque no solo sem abrigo é possível apenas no final de maio e nas regiões e territórios da Sibéria somente no início do verão. Portanto, o início do incômodo de cultivar mudas cai principalmente na segunda quinzena de março: por exemplo, na região da Terra Negra Central por volta do dia 15, nas regiões norte - nos últimos dias do mês.
O processo de preparação de mudas inclui as seguintes etapas.
- Preparação de sementes (pode ser calibração, desinfecção, endurecimento, germinação). O jardineiro decide se deve executar todas as ações sozinho: boas sementes podem ser semeadas e secas e de qualidade duvidosa - é melhor realizar todas as operações acima. As sementes são calibradas por agitação em uma solução a 3% de cloreto de sódio, após o que não são afogadas são descartadas. Desinfecte com um banho de 20 a 30 minutos em uma solução escura de permanganato de potássio. Temperado, mantendo em um pano úmido por 2-3 dias na geladeira. Germinar no mesmo tecido até o aparecimento de raízes em miniatura.
- Preparação do solo. Sua composição ideal é turfa, húmus e boas áreas de relva tomadas igualmente. Um punhado de cinzas de madeira é adicionado ao balde da mistura, após o que o solo é desinfetado, despejando uma solução rosa de permanganato de potássio. Você pode comprar uma mistura pronta do solo, não precisa fazer mais nada com ela.
- Semeando em uma caixa. Você pode, é claro, e imediatamente em copos pessoais, mas é melhor primeiro em uma caixa pequena ou em uma caixa e depois plantada. A altura do solo é de pelo menos 5 cm, as sementes preparadas (ou mesmo secas) são dispostas em sulcos derramados pela água a uma profundidade de cerca de 1,5 cm, mantendo uma distância de cerca de 2,5 cm entre elas.
- Suportando condições de temperatura. Após 4-8 dias (dependendo da preparação e da temperatura), os brotos devem aparecer em uma caixa coberta de vidro, após o que a temperatura é imediatamente reduzida para 16-18 ° C e a iluminação recebe o máximo possível (o peitoril da janela sul é normal em março). Após alguns dias, a temperatura foi elevada para a temperatura ambiente.
- Pick-up: realizado no estágio 1-3 desses folhetos. Os tomates são plantados em copos separados ou em uma caixa maior; neste último caso, a distância entre as plantas é de cerca de 7 cm.
O cuidado com as mudas consiste em rega moderada e, possivelmente, 1-2 alimentando com uma solução fraca de qualquer fertilizante complexo (de acordo com as instruções para isso). No entanto, se o crescimento for normal, você não deve fertilizar mais uma vez: as mudas de engorda não são melhores do que aquelas cultivadas em condições ascéticas. Durante 10 a 15 dias de plantio no jardim, as mudas são levadas periodicamente ao ar fresco, acostumando as plantas à brisa e a baixas temperaturas.
Não é necessário esperar que os arbustos cresçam altos: no Shuttle, se tudo estiver bem, as mudas crescerão compactas, fortes, raramente excedendo a altura de 20 a 22 cm em dois meses.É importante que haja um caule grosso e folhas brilhantes; bem, se no momento do transplante no jardim alguns botões se formaram.
O plantio de mudas no jardim é realizado com o início de um clima muito quente. E se plantaram em solo desprotegido na faixa central de Shuttle no final de maio, em uma estufa comum - 2-3 semanas antes. No aquecido - como mudas estão prontas. É importante que o ar e o solo sejam aquecidos.
Uma área aberta para o tomate é escolhida de modo a ser fechada contra os efeitos dos ventos frios e bem iluminada. Se possível, o canteiro é preparado no outono, trazendo as doses usuais de fertilizantes orgânicos e minerais. Os tomates são especialmente necessários para o fósforo, portanto, doses razoáveis são um balde de húmus, um punhado de cinzas de madeira e cerca de 40 g de superfosfato por 1 m2.
Da mesma forma, um canteiro é preparado em uma estufa. É verdade que o ônibus espacial dificilmente pode ser chamado de tomate com efeito de estufa. Plantar em uma estufa não é rentável: as variedades de estufa geralmente são altas, ocupando, se possível, todo o volume fornecido e não haverá espaço acima do Shuttle. Mas alguns jardineiros que amam a variedade plantam uma pequena quantidade de arbustos na estufa para agradar a si mesmos com uma colheita muito precoce.
O ônibus é plantado relativamente densamente: 40 cm entre os arbustos já é um luxo. A técnica usual de pouso:
- Cavar um pequeno buraco com uma colher em locais selecionados, adicione um pouco de fertilizante local para cada buraco. Pode ser meio copo de cinzas ou uma colher de sobremesa de nitroammofoski. Os fertilizantes são misturados com a terra, após o que o buraco é regado.
- Remova cuidadosamente as mudas de uma caixa ou xícaras com um pedaço de terra e coloque-as nos buracos, aprofundando-as em aproximadamente folhas de cotilédones. Como o ônibus espacial geralmente não cresce em excesso durante a preparação de mudas, ele não precisa ser plantado obliquamente.
- Despeje os tomates com água a uma temperatura de 25-30 sobreC e triture o solo ao redor dos arbustos um pouco.
Claro, é bom que tudo isso seja feito em tempo nublado ou pelo menos à noite.
Cuidado de tomate
Cuidar de um Shuttle de tomate é simples. Inclui rega, afrouxamento do solo, controle de ervas daninhas e cobertura periódica. A melhor hora para regar é a noite, a frequência no tempo normal é de uma vez por semana. A água deve estar quente, aquecida por dia ao sol. Água da torneira não é recomendada. Se a camada superficial da terra parecer úmida, a rega deve ser adiada: o tomate não precisa de excesso de água. A maior necessidade de água ocorre pela primeira vez após a floração em massa. Mas à medida que a fruta mancha, a rega reduz significativamente ou até exclui.
Após cada rega ou chuva pesada, o solo ao redor das plantas é fracamente cultivado com a destruição simultânea de ervas daninhas. A fertilização é realizada com pouca frequência, 3-4 vezes por temporada, usando fertilizantes minerais completos. A primeira vez que o ônibus é alimentado com o advento dos primeiros ovários pequenos, do tamanho de uma cereja. Após a rega, espalhe 1 m2 cerca de 20 g de azofoska ou uma preparação semelhante, após o que são novamente regados. Você também pode dissolver o fertilizante na água e depois fazê-lo a partir de um regador.
Alimentação repetida - a cada duas ou três semanas. Em vez de azofoska, você também pode usar fertilizantes naturais - uma mistura de infusão de verbasco e cinza de madeira, mas é sempre aconselhável adicionar superfosfato aos tomates.
A variedade não requer amarração e beliscão, o que facilita o atendimento até de um residente inexperiente no verão. Somente jardineiros ocasionalmente experientes cortam parte das flores, deixando no máximo 4-5 peças na escova para obter frutas relativamente grandes. Esta operação não afeta o rendimento total do arbusto.
Em áreas privadas, eles raramente praticam a pulverização preventiva de tomates contra doenças. Mas devemos lembrar que o ônibus espacial não é muito resistente à ferrugem tardia, o que pode superá-lo com um resfriamento significativo na segunda metade do verão. Nas estufas, é necessária ventilação constante: no ar úmido estagnado, são possíveis surtos de todo um complexo de doenças. E, no entanto, no caso de clima não muito favorável, é aconselhável pulverizar pelo menos remédios populares (como a infusão de escamas de cebola).
Se a doença for atacada, use produtos químicos com extrema cautela, sem descurar um estudo completo das instruções.Destes, se possível, vale a pena escolher os mais não-tóxicos, como o Ridomil ou a Fitosporina, principalmente se houver pouco tempo antes da colheita.
Vídeo: cuidar de variedades determinantes de tomate
Comentários de Grade
O ônibus espacial acabou por ser uma excelente variedade inicial despretensiosa e produtiva, cultivada em um arbusto nos gases de escape e na estufa, não enteada. Muito saboroso fresco, e principalmente para frascos. Amadurecem a partir de 10 de julho ao plantar no início de março. O jardineiro local compartilhou suas sementes, nas quais amadurece em uma estufa sem aquecimento até meados de junho. Ele semeia no final de fevereiro e enteado por uma colheita tão precoce.
Svetik
//www.tomat-pomidor.com/newforum/index.php?topic=4466.0
Eu planto o Shuttle no chão. Cora primeiro, cedo. Mas para a estufa não é muito, porque baixo, não usa espaço e termina rapidamente a frutificação.
Freken 10
//dacha.wcb.ru/index.php?showtopic=54336
Eu tinha um arbusto de cerca de 70 centímetros, ainda o amarrei a um pedaço de pau para que não se afundasse, não entrasse, mas acho que é um pouco possível, caso contrário, ele é muito grande. Os tomates são bons, creme bonito, frutífero, casca firme, moderadamente carnuda, não doente, principalmente para picles. Eu não como esses frescos, se outros crescerem nas proximidades, eu amo meu doce, mais macio e mais gordo.
Vostrikova
//otvet.mail.ru/question/173993585
Conheci tomate "shuttle" por um longo tempo, uma excelente variedade, fácil de cultivar, resistente a várias condições climáticas negativas, cultivo mudas, as mudas não são gordas, agradáveis aos olhos. Cultivada em estufas e em campo aberto, não requer beliscar, cerca de 50 centímetros de altura, a frutificação é ativa e amigável, os frutos são duros, resistentes a trincas, amadurecem cedo no mato. Maravilhosas, tanto em saladas frescas quanto em conservas, são densas e não se espalham ou explodem quando em conserva.
Oksana
//otzovik.com/review_5805440.html
O Shuttle Shuttle é um representante das variedades maduras precoces, caracterizado por maior resistência a condições climáticas adversas. Se também fosse resistência a doenças, seria uma das melhores variedades. Mas mesmo com a situação atual, o Shuttle é uma variedade de tomate muito popular entre jardineiros amadores de várias regiões climáticas.