As uvas Ruslan vieram para a Rússia das plantações particulares de Zaporizhzhya do criador amador Vitaly Zagorulko. Ele se esforçou para criar variedades complexamente resistentes, com frutificação anual estável, alta palatabilidade e excelente transportabilidade. Os anos 90 do século passado lhe deram frutos em todos os sentidos: tanto a colheita invejável dos híbridos que ele criou quanto a fama do autor de variedades como Laura, Talismã, Arcádia, Zaporozhye Gift, Delight, Ruslan.
Superioridade genética em tudo
Existem cerca de vinte variedades de direitos autorais de Zagorulko, mas cada uma é cultivada e polida. O trabalho sofisticado de criação durou mais de 20 anos. O entusiasta viticultor conjurou e rejeitou até encontrar a única forma híbrida que atendia a todos os seus requisitos: tanto em termos de autopolinização, quanto em forma e de acordo com os critérios de gosto das mercadorias. Ele considerou e considera os seguintes indicadores de prioridade para seus novos produtos:
- maturação precoce e maturação precoce;
- frutado grande e de tamanho grande;
- ausência de sementes e autopolinização;
- resistência a doenças.
Foi nessa coorte com super e super qualidades que uma de suas notáveis variedades híbridas, Ruslan, entrou nela. Ele, juntamente com outras culturas, como Moor, Líbia, Bazhen, Lírio do vale, Veles, Vodograi, Sofia, ganhou ou ocupou repetidamente lugares honorários e premiados em exposições internacionais organizadas por fazendas e academias agrícolas da Ucrânia de 2008 a 2011.
Três culturas se tornaram os pais de Ruslan: Gift Zaporozhye, Kuban e Delight. Certamente, esses aborígines do sul não poderiam criar uma variedade do norte. Mas, no entanto, a resistência ao gelo do novo híbrido atingiu muitos agricultores experientes. Afinal, Ruslan mostrou resistência até -250C. Isso significava que a novidade deveria ter sido estendida para a parte norte da Ucrânia e até para as latitudes mais frias da Rússia. A dureza do inverno e a maturidade sobrenatural geneticamente incorporada permitiram que Ruslan aparecesse mesmo em jardins perto de Moscou.
Descrição e características das variedades Ruslan - tabela
E essas não são todas as qualidades surpreendentes das uvas dessa variedade. Também vale mencionar a excelente imunidade ao oídio, a possibilidade de cultivo em pequenas parcelas de agricultores particulares e grandes, o crescimento de videiras em campo aberto e em estufa.
Quanto ao cacho e ao fruto em si, prevaleceu a superioridade. A tabela abaixo mostra isso claramente.
Características | |
Grade de mesa Ruslan | Adequado para consumo fresco, para a fabricação de sucos e vinhos, geleias, geléias e passas. |
Acidez Aceitável | 6,5 g / l |
Teor de açúcar | 17,5 - 18,5 g |
Um monte | O cacho é cônico. Peso médio 700-800 G. Peso recorde 1300 G. Não se observa escovação manual. |
Tamanho e forma do feto | O peso de uma unidade é de 14 a 20 G. A forma é oval oval. |
Cor e sabor | Bagas são azul escuro, perto do preto. Tem um sabor doce, intolerante, com um toque de ameixa. |
Caracterização da casca | A casca fina com um revestimento fosco é delicada e invisível ao morder bagas. |
Ossos | 1-2 peças por fruta. |
A maturidade do pincel e das bagas | 105-110 dias. |
Produtividade | Alto. Escovas não são propensas a derramamento. Eles podem ficar pendurados na vinha por muito tempo sem danificar a fruta. |
Galeria de fotos: Uvas Ruslan do criador Zagorulko
- A variedade Ruslan é adequada para o consumo fresco, para a fabricação de sucos e vinhos, geléias, geléias e passas
- O peso médio do cacho de Ruslan é de 700 a 800 g, enquanto praticamente não há descascamento por escova
- Os frutos não são propensos a derramar e podem ficar pendurados na videira por um longo tempo sem se prejudicar.
Jardineiros opiniões sobre uvas Ruslan
Pessoalmente, gosto muito de Ruslan, embora ele não seja tão difundido e não se possa dizer que ele tenha sido testado por muitos anos em muitas áreas. Mas eu recomendaria a todos, inclusive para o cultivo em terras frias. A forma híbrida cativa com a estabilidade, tem um sabor óbvio no Kuban e talvez até o ultrapasse, embora não haja noz-moscada, mas algumas notas frutadas interessantes são sentidas. Também amadurecemos na região de 1 a 5 de agosto. Em 2013, o arbusto foi danificado durante o inverno, como muitos outros. Recuperando, mostrou vários clusters.
Evgeny Polyanin//vinforum.ru/index.php?topic=180.0
Meu Ruslan ainda é jovem. No ano passado, plantada com uma alça para residência permanente. Desenvolveu-se mal. No outono, foi cortada para formar um ventilador. Este ano, 5 brotos poderosos estão sendo desenvolvidos, um deles tem um pequeno grupo. Só que agora existem muitos enteados e, curiosamente, até pequenas inflorescências se formam nos meus primeiros enteados.
Vlad uva//vinforum.ru/index.php?topic=180.0
Ruslan ainda tem uma desvantagem ... Pessoalmente, eu gostava muito de vespas. Especialmente depois de quebrar. Embora o sabor, o tamanho das bagas e dos cachos, o período de maturação e todos os outros parâmetros sejam adequados para mim. Não sei como é, mas meu arbusto não tem um crescimento tão forte como, por exemplo, o Talismã. Mas acima da média.
KI//www.sadiba.com.ua/forum/showthread.php?t=16125
Métodos agrotécnicos de cultivo durante a estação de crescimento
Ruslan, como seu herói de mesmo nome no poema de Pushkin, é um exemplo forte, capaz de se defender. Mas isso não significa que ele não apreciará as boas condições e cuidados durante a entressafra e durante a estação de crescimento.
Plantando as mudas
Apesar de sua extração seletiva, a cultura prefere uma composição fertilizada com a adição de húmus e turfa. Certifique-se de equipar a drenagem do cascalho na camada inferior do poço de plantio; caso contrário, o alagamento criará problemas adicionais na forma de desenvolvimento de fungos e bolores nas folhas e frutas ou na forma de bagas aquecidas.
Os poços para estacas enraizadas de Ruslan são preparados com antecedência, cerca de 15 dias antes do procedimento de plantio. Isso é necessário para que o solo assente e parcialmente compacte. Os furos devem ser profundos e espaçosos, uma vez que a variedade cresce não apenas acima do solo, mas também no subsolo. Depois de colocar as mudas nos caroços fertilizados, elas são levemente cavadas, regadas com água morna e depois escavadas novamente. Essa técnica de escavação dupla retém melhor a umidade na raiz e evita a formação de uma crosta na superfície da terra.
A distância recomendada entre mudas é de pelo menos 1,5 metro e entre linhas em cultivo industrial - pelo menos 3 metros. No meio da estação, a videira cresce para que não haja espaço vazio, mas haverá corredores suficientes para arejar a colheita e para passar entre eles durante a colheita. A distância também servirá como uma medida isolante em caso de infecção da videira vizinha com qualquer doença desagradável.
O plantio de estacas Ruslan é mais eficaz na primavera, embora as próprias estacas sejam colhidas no outono. A criação por camadas é melhor no verão e no outono.
Cuidados básicos
Cuidar de uvas não é mais difícil do que nabos no jardim. Ele precisa de rega regular, cultivo, remoção de ervas daninhas e cobertura, sem os quais o ovário será fraco e o rendimento está abaixo do limite declarado para a variedade.
Três fertilizantes minerais por estação podem ser suficientes se:
- a videira é jovem e não sofre de doenças;
- o plantio de videiras de uma só vez foi realizado em solo fertilizado;
- a videira tolerava bem o inverno e sem perdas.
A primeira rega com adição de nitrogênio e potássio é realizada na primavera após a poda sanitária.
A segunda e terceira alimentação são realizadas durante o período de brotamento e maturação dos frutos. Isso pode ser tanto a pulverização radicular quanto foliar da folhagem com misturas de fosfato de potássio ou fertilizantes complexos industriais. É importante lembrar que, para evitar o envenenamento pelos restos de misturas agrícolas nas frutas, a pulverização deve ser aplicada pelo menos duas semanas antes da colheita das bagas.
Perigoso para doenças e pragas das uvas
A variedade é declarada altamente resistente a doenças fúngicas pelo oídio e pelo oídio, manifestado na forma de manchas oleosas marrom-amareladas na folhagem, pubescência fúngica nas folhas e frutas, cheiro de peixe podre. As doenças são muito perigosas para as uvas - se as coisas derem errado, você poderá perder de 50 a 90% da colheita. Nesse caso, a infecção passa rapidamente de uma videira para outra. A planta começa a ficar amarela rapidamente, as bagas secam e caem.
Prevenção de Doenças Fúngicas
A prevenção contra o míldio é a parte mais importante do tratamento de uvas de qualquer variedade, não importando o quão declarada seja a resistência à doença. As principais regras deste trabalho preventivo são os seguintes pontos:
- Evitar o alagamento do solo. Drenagem, afrouxamento, ventilação ajudará a evitá-lo. Estes são amigos de uvas.
- Cobrir o solo nas raízes da videira com palha, aparas, turfa, serragem. Isso salvará a planta da falta de umidade e do ar frio.
- Evite o superaquecimento do material de plantio. As mudas são plantadas em campo aberto somente depois que a ameaça de geada congelada é completamente passada e o solo aquece até + 6 + 80C. À noite, em um clima frio, as mudas jovens certamente devem ser cobertas com um filme.
- Remova os enteados em tempo hábil, e novos brotos devem ser amarrados aos suportes para que os cachos não caiam no chão durante o amadurecimento.
- Realizar tratamento preventivo duas vezes por temporada com preparações comprovadas de cobre, enxofre, ferro, como: líquido de Bordeaux, enxofre coloidal, Oksikhom, sulfato de cobre e ferro.
- Quando os primeiros sinais da doença aparecerem, trate imediatamente as plantações com preparações fungicidas. O processamento deve ser realizado claramente, de acordo com o cronograma recomendado pelos fabricantes. As marcas qualitativas das uvas são Quadris, Cabrio Top, Champion, Ridomil Gold, Abiga Peak.
Deve-se lembrar que existem muitas preparações fungicidas. Para não dar o hábito das uvas a nenhuma de suas espécies, é aconselhável alternar de estação para estação ou de adubação com adubação.
Os métodos mais gentis de proteção contra doenças fúngicas incluem a pulverização com infusões de ervas fortemente aromáticas ou ardentes: urtiga, camomila, pimenta, alho, cebola e outros. Um bom profilático também é cinza de madeira, periodicamente aspergida sob os arbustos.
Galeria de fotos: Métodos de combate às doenças das uvas
- O afrouxamento e a cobertura do solo criarão o equilíbrio hídrico correto para o sistema radicular.
- Cobrir com infusão de ervas picantes e ardentes protegerá as uvas contra doenças
- O fungicida Ridomil Gold é recomendado para a prevenção e controle de doenças fúngicas das uvas
- A pulverização de uvas com cobre que contenha Bordeaux impedirá o mofo
A luta contra a filoxera
Antes de colocar as estacas no buraco, ele deve ser examinado quanto à presença de parasitas nele. Um dos mais perigosos para as uvas é a filoxera, ou pulgão da uva. Uma pequena praga verde-amarela come folhas, brotos e raízes. No inverno frio, suas larvas se instalam com sucesso nas raízes, perfurando-as com uma tromba e violando sua integridade. Quando a Terra se aquece, os parasitas se arrastam para a superfície, onde começam seu ciclo destrutivo.
O dano das estacas retiradas de uma planta afetada pode ser visto a olho nu. Terá espessamentos ou tubérculos não naturais. O material infectado deve ser enviado imediatamente ao fogo e, ao mesmo tempo, a videira doente com a qual a haste foi colhida. A terra da zona destruída também terá que ser tratada com pesticidas e por dez anos para evitar o plantio de uvas nela.
Mas e se a filoxera for descoberta em uma plantação na alta temporada? Existe apenas uma saída: realizar o processamento repetido de uvas com dicloroetano. Porém, devido ao fato de o produto químico ser um veneno muito tóxico, dos quais 20 ml são suficientes para causar envenenamento fatal, o tratamento de uva com dicloroetano deve ser realizado apenas por uma equipe certificada de especialistas em agricultura ou química.
Em pequenos vinhedos particulares, você pode aplicar independentemente pesticidas conhecidos como Actellik, Kinmiks, Fozalon, Fufanon.
Galeria de fotos: filoxera - uma das pragas mais perigosas das uvas
- Parece uma folha de videira afetada por filoxera
- Uma praga de filoxera perigosa é capaz de destruir toda a safra de uvas em questão de dias
- Se pulgões de uva forem encontrados, são necessárias medidas imediatas de quarentena.
Podas de outono Ruslan
A poda é um tipo de ritual obrigatório para todo outono, independentemente da idade do arbusto da videira. Durante o verão, a videira cresce e engrossa, de modo que é absolutamente impossível deixá-la no inverno dessa forma. A videira incircuncisada hibernará mal e, no próximo ano, se não morrer, dará um desenvolvimento tão lento que os frutos não poderão esperar. E os benefícios do corte são enormes.
- Em primeiro lugar, tornará o arbusto compacto e conveniente para o inverno;
- Em segundo lugar, renovará a videira, criando potencial de crescimento no próximo ano;
- Em terceiro lugar, ajudará a preparar estacas de alta qualidade para propagação na próxima primavera.
Antes da poda principal, um arbusto é inspecionado, revelando brotos secos e removendo a folhagem restante. A formação de videiras já é do primeiro ano de vida. Todos os brotos cobertos de vegetação durante a estação são removidos, exceto dois caules, nos quais restam três brotos. No próximo ano, 3-4 olhos são reservados para sessões de fotos.
No terceiro ano, são formadas duas mangas, que na próxima temporada serão dos dois lados do tronco central. Para isso, os cílios crescidos são encurtados para 50 cm com o número de olhos não superior a 4. Todos os rebentos inferiores são removidos. No quarto ano, as mangas são mantidas nesse status, mas todos os processos anuais na parte inferior são cortados. Todo o trabalho é feito por uma podadora de jardim e trituradores.
O abrigo da videira para o inverno é feito de acordo com as regras da zona climática em que as uvas são cultivadas. Se o abrigo não for necessário, os galhos serão gentilmente presos ao suporte.
As uvas Ruslan são um verdadeiro destaque no jardim, em sentido literal e figurativo. Despretencioso, com excelente durabilidade, resistência a doenças e amadurecimento precoce, pode se tornar um "destaque do programa" no local, sem causar sérios problemas aos proprietários. Acontece que os nabos de açúcar são mais difíceis de cultivar e preservar do que as uvas Ruslan, especialmente se esse nabo for geneticamente grande.