Doenças e Pragas do Morango: Possíveis Problemas, Medidas de Controle e Prevenção

Pin
Send
Share
Send

Morangos ou morangos são uma das frutas mais populares nas hortas dos jardineiros russos. Os criadores criaram muitas variedades diferentes que se distinguem pelo excelente sabor, produtividade, tolerância ao frio, mas nenhuma delas tem proteção contra a maioria das doenças típicas da cultura. Eles amam morangos e pragas, capazes de privar o jardineiro de uma parte significativa ou mesmo de toda a colheita. Portanto, você precisa saber como reconhecer o problema, lidar com ele e o que fazer para a prevenção.

Possíveis problemas com o cultivo de morangos

As doenças dos morangos e os danos causados ​​pelas pragas se manifestam de várias maneiras. O mesmo sintoma pode indicar problemas completamente diferentes. O primeiro sinal alarmante é uma mudança na aparência das plantas. Às vezes, isso ocorre devido a certos erros no atendimento, e a situação normaliza quando são corrigidos. Mas pode haver outras razões. Os sintomas mais comuns são:

  • Moagem de frutas secas. Na maioria das vezes, isso ocorre devido ao calor intenso e a uma longa ausência de precipitação. O morango é uma cultura que ama a umidade, a rega adequada é muito importante.
  • Falta de fruta. Isso pode indicar que a variedade pertence à categoria de "erva daninha"; os ovários de frutas nesses arbustos estão ausentes em princípio (eles não florescem de modo algum ou formam apenas flores vazias). Outras causas possíveis são velhas ou, inversamente, novas plantas, deficiência de fertilizantes, congelamento de arbustos (especialmente variedades não resistentes ao inverno). Se os ovários aparecerem, mas secarem e caírem, a causa mais provável é o aparecimento de um besouro de gorgulho.
  • Baixa produtividade, bagas pequenas. Provavelmente, isso se deve à presença de problemas de polinização, especialmente se os morangos forem cultivados em estufa. Abelhas e abelhas não são muito ativas em clima úmido e fresco.
  • Folhas amareladas. Existem muitas razões para isso. Os mais comuns são plantar plantas sob luz solar direta (queimam as folhas), substrato muito ácido, deficiência de umidade, falta de nutrientes - magnésio (as folhas ficam cobertas com pequenas manchas amareladas), nitrogênio (adquire um tom amarelo-limão), ferro (fica amarelo nas veias) . Também pode estar associado ao aparecimento de insetos que se alimentam de sucos de plantas - pulgões, ácaros, gorgulhos.
  • Folhas coradas. No final do verão e outono, isso é natural. Durante a estação de crescimento, essa sombra não natural pode ser causada por uma deficiência de potássio ou espessamento excessivo das plantações.
  • Folhas de secagem. Na maioria das vezes, a causa são várias doenças fúngicas (qualquer mancha, praga tardia) ou o aparecimento de pragas (mosca branca, besouro de folha de morango). Em calor extremo, as folhas secam devido à deficiência de umidade.
  • Folhas jovens de ondulação. Esse sintoma é característico se o carrapato do morango atacar o plantio.
  • Frutas deformadas. A principal razão é uma deficiência de boro. Além disso, isso pode ser devido ao fato de as plantas durante a floração terem sofrido geadas de retorno da primavera - o receptáculo sofre por causa delas.

Galeria de fotos: Sintomas característicos de doenças comuns e pragas típicas de morango

Doenças típicas da cultura e métodos para controlá-las

A maioria das doenças que afetam os morangos são causadas por fungos. Existem vírus perigosos para a planta (manchas em mosaico, "vassoura de bruxa" e assim por diante). É impossível lidar com os mais modernos meios modernos. As plantas afetadas só podem ser desenterradas dos canteiros e queimadas, eliminando assim a fonte de infecção.

Podridão branca

Pontos de luz embaçados aparecem nas folhas e frutas. Gradualmente, esses tecidos secam (se a rua estiver quente) ou apodrecem (em tempo chuvoso e chuvoso). Em casos especialmente graves, as frutas e folhas são cobertas com uma espessa camada de revestimento branco, semelhante ao algodão. Você não pode comer um morango. Na maioria das vezes, os morangos cultivados em campo aberto sofrem com o fungo. O risco é reduzido significativamente quando cultivado em estufa, em leitos verticais, em um filme preto.

A podridão branca afeta extremamente raramente os morangos que crescem em uma estufa, bem como em camas verticais

Para combater a podridão branca, eles usam Derozal, Horus, Bayleton ou Switch. O número de tratamentos e sua frequência - em estrita conformidade com as instruções do fabricante.

É estritamente proibido o uso de qualquer produto químico durante a frutificação e por pelo menos 15 dias antes. Também é muito indesejável no processo de floração.

Para evitar a podridão branca entre as fileiras de morangos, alho ou cebola são plantados. A cada 8-10 dias, os arbustos são pulverizados com uma infusão de mostarda em pó e pimenta vermelha moída. O solo do jardim é polvilhado com cinzas de madeira peneirada. Se a maioria dos arbustos do jardim foi afetada por um fungo este ano, 2-3 semanas após a colheita, as plantas e o solo devem ser pulverizados com qualquer uma das preparações recomendadas.

Podridão cinzenta

Os frutos são cobertos com uma espessa camada de placa cinza "fofa". Se você tocá-los, nuvens de "poeira" da mesma cor se elevam no ar. A doença se espalha rapidamente, especialmente com o contato direto de frutas doentes com frutas saudáveis. Se nada for feito, o fungo pode destruir 50-90% da colheita total. As variedades precoces de morango maduro são menos suscetíveis à podridão cinzenta, especialmente Ruby Pendant, Novelty, Friendship, Pocahontas. Déficit de luz, plantios densos, alta umidade do ar e excesso de nitrogênio no solo contribuem para o seu desenvolvimento.

A podridão cinza-morango se espalha das bagas doentes para as saudáveis ​​muito rapidamente.

Para prevenção, logo antes da floração, os morangos são tratados com infusão de cebola ou alho, preparações para XOM, Tiram, Figon. Regue-o a partir do momento em que os botões aparecerem apenas na raiz; o solo deve ser coberto com cobertura vegetal para que as bagas não toquem o chão.

Para lidar com o fungo, é necessário remover regularmente as frutas afetadas e afinar as plantações. A rega é drasticamente reduzida, permitindo que o solo seque bem. Depois disso, por 2-3 semanas, a água comum é substituída por uma solução rosa pálida de permanganato de potássio. A cada afrouxamento, adicione um pouco de cinza de madeira, esmagada em pó de giz, na cama. Também é aconselhável a realização de cobertura foliar - 2 g de ácido bórico e 20 gotas de iodo em 10 litros de água.

Vídeo: maneiras de combater a podridão cinzenta

Podridão radicular (rizoctonia)

Na maioria das vezes, os morangos sofrem desta doença quando a rotação de culturas não é observada, bem como quando plantam no jardim onde alguma Solanaceae havia crescido antes. As raízes (especialmente as jovens) escurecem rapidamente, tornam-se viscosas ao toque. Eles secam, quebram facilmente. Então, lesões semelhantes aparecem nos pecíolos das folhas e nos "chifres". O mato pode ser extraído do solo quase sem esforço.

Lidar com esta doença é quase impossível. Claramente, ele se manifesta apenas quando a doença foi longe demais. A melhor prevenção é a tecnologia agrícola competente. Antes do plantio, recomenda-se que as raízes dos novos arbustos sejam mantidas por 2-3 minutos em água quente (40-45ºС) ou 10-15 minutos em uma solução de Fitosporin, Maxim, Previkur.

Os sintomas característicos do desenvolvimento da podridão radicular na parte aérea da planta aparecem quando o processo já foi longe o suficiente

Se a podridão das raízes afetou apenas algumas plantas, elas são imediatamente desenterradas e destruídas. O solo deste local é derramado com uma solução a 3% de sulfato de cobre ou fluido de Bordeaux. A cama está bem frouxa, ao mesmo tempo em que introduz as pastilhas de Alirin-B e Trichodermin no solo. A rega excessivamente abundante é estritamente contra-indicada. É melhor substituir a água por uma solução rosa pálida de permanganato de potássio.

Oídio

A doença é fácil de reconhecer, mas lidar com o fungo é bastante difícil. Nas folhas, pecíolos, bagas, caules, aparece um revestimento branco, semelhante à farinha derramada. Gradualmente, essas áreas crescem, a placa “engrossa” e escurece, mudando de cor para marrom-marrom com tonalidade roxa. Bagas afetadas racham, folhas secas. Você não pode comer um morango.

O desenvolvimento da doença é facilitado por clima úmido e frio, flutuações acentuadas de temperatura, espessamento de plantações, excesso de nitrogênio no solo, rega inadequada (tanto o déficit de umidade quanto o excesso). Variedades Olivia, Polka, Pandora, pingente de Ruby, Sparkle e Galichanka são resistentes ao fungo patogênico.

Oídio parece ser um revestimento inofensivo que é fácil de limpar das folhas, mas na verdade é uma doença perigosa

Para impedir o desenvolvimento de oídio, os morangos são espanados com enxofre coloidal 3-4 vezes durante a estação de crescimento, o solo no leito é derramado com solução a 1% de sulfato de cobre ou fluido de Bordeaux. O procedimento é realizado assim que as primeiras folhas aparecem, antes da floração, imediatamente após e 15 a 20 dias após o término da frutificação. Durante a estação de crescimento, você pode usar remédios populares, pulverizando morangos a cada 10 a 15 dias com uma solução de carbonato de sódio (40 g por 10 litros de água), cinzas de madeira ou espuma doméstica, sabão de potássio verde. A fertilização foliar com ácido bórico, sulfato de cobre e sulfato de zinco, que afeta positivamente a imunidade das plantas, também é útil.

Para lidar com a doença, use quaisquer medicamentos que contenham cobre - fungicidas. Os mais eficazes são Topázio, Bayleton, Kuproksat, Hórus. Ao afrouxar, Euparen, Karatan são introduzidos no solo.

Vídeo: como se livrar do oídio nos morangos

Fusarium

Quase qualquer cultura no jardim pode sofrer com esse fungo. O desenvolvimento da doença contribui para o clima quente e seco. Como resultado, a parte aérea da planta seca completamente. Primeiro, pequenas manchas acastanhadas aparecem nas folhas, depois pecíolos, brotos ("bigodes") e "chifres" ficam marrons. As folhas secam e enrolam, o arbusto "se quebra", a roseta como se caísse no chão. Todo o processo leva 4-6 semanas. Existem variedades de morango resistentes ao Fusarium - Bohemia, Capri, Flamenco, Christine, Sonata, Florença, Omsk, Alice.

Os remédios populares na luta contra a fusariose são absolutamente inúteis

Remédios populares contra um fungo são inúteis. A prevenção eficaz do desenvolvimento de fusarium são fungicidas de origem biológica (Agat-25K, Trichodermin, Phytosporin, PhytoDoctor). O canteiro e as plantas são pulverizados com uma frequência de uma vez a cada 1,5-2 semanas. Em uma solução com as mesmas preparações, as raízes de novos arbustos são embebidas antes do plantio.

Em casos de danos em massa, Fundazol, Benorad, Horus são usados ​​para combater o fusário. Se não foi possível lidar com o problema, o canteiro é bem limpo, os detritos das plantas são queimados, o solo para desinfecção é derramado com uma solução de Nitrafen a 2%. Você pode re-plantar morangos nesta área pelo menos 5-6 anos depois.

Manchas brancas (ramularis)

As folhas são cobertas com pequenas manchas arredondadas roxo-escarlate. Gradualmente eles crescem, no meio eles se tornam esbranquiçados, acinzentados ou bege claro. A doença se espalha para os pecíolos e frutas. Como resultado, o tecido afetado morre, formam-se buracos nas folhas. Eles murcham e murcham. Manchas acastanhadas aparecem nas bagas, os esporos penetram na polpa do morango, estragando bastante o seu sabor. O fungo se espalha muito rapidamente, principalmente com alta umidade. Na maioria das vezes, a doença se desenvolve mais perto do meio da estação vegetativa.

Manchas brancas raramente levam à morte das plantas, mas reduzem significativamente o rendimento

Para prevenção, o solo no leito, as plantas em fase de brotamento e cerca de um mês após a colheita são pulverizadas com uma solução a 1% de líquido Bordeaux ou com preparações de Tsineb, Falcon. Atenção especial deve ser dada ao tratamento da parte inferior das folhas. Para lesões em massa, são utilizados Horus, Bayleton e Strobi.

Mancha marrom

Na maioria das vezes, a doença se desenvolve durante a frutificação. Em todas as partes da planta, principalmente nas folhas jovens, aparecem manchas borradas de marrom escuro, expressas em roxo. As frutas crescem menores e marrons, as folhas e os "bigodes" secam. O mato pode perder 60-70% da massa verde. O patógeno do fungo hiberna com sucesso em detritos de plantas, é transportado por insetos. Também se espalha em contato direto com gotas de água.

O patógeno marrom na maioria das vezes hiberna em detritos de plantas ou no solo, preservando a viabilidade mesmo em geadas severas

Remédios populares na luta contra manchas marrons são ineficazes. Para prevenção, as primeiras folhas emergentes, bem como brotos, são pulverizadas com 1% de líquido Bordeaux ou HOM. No caso de uma lesão em massa, são utilizados Oksikhom, Kuprozan, Skor, Ridomil-Gold.

Antracnose

Os mais suscetíveis à doença são as plantas que sofrem de uma deficiência de nutrientes, bem como as que apresentam até um leve dano mecânico. Os esporos de um fungo patogênico são transportados pelo vento, insetos e pingos de chuva. Strawberry Pelican, Idea, Pegan, Daver não recebe antracnose.

Folhas e frutas são cobertas com manchas de cor de tijolo com uma borda marrom ou bege amarelado. Gradualmente, eles crescem, se fundem. Em seguida, as manchas se transformam em "úlceras" deprimidas, cercadas de púrpura, com rachaduras na superfície, gotas de um líquido amarelo-rosado e turvo. As folhas secam, os pecíolos se tornam muito frágeis, toda a parte aérea da planta seca e morre.

A antracnose é facilmente reconhecida pelas manchas "afundadas" nas bagas, pecíolos e folhas

Os medicamentos mais eficazes para combater a antracnose são Acrobat-MTs, Skor, Fundazol. Para prevenção, os morangos e o solo no jardim são pulverizados 3-4 vezes por temporada com Fitosporin, Topsin-M ou Gamair. É útil adicionar qualquer bioestimulante à solução (Epin, Zircon, humato de potássio).

Verticilose

O fungo patogênico afeta principalmente as raízes. Os sintomas nas partes aéreas da planta aparecem apenas quando o processo já foi longe o suficiente. Os arbustos de morango ficam menores, param no desenvolvimento. Os pecíolos ficam vermelhos, as bagas ficam marrons e deformadas, as folhas mais baixas são secas.

A melhor prevenção da verticilose é seguir as recomendações para o cultivo de morangos, em primeiro lugar, alimentação adequada. Se a doença já foi longe demais, os arbustos afetados são desenterrados e queimados, o leito desinfetante é derramado com qualquer fungicida. Nos estágios iniciais da verticilose, você pode usar o medicamento Maxim, Fundazol, Fitosporin, Fitodoctor.

É muito difícil lidar com a verticilose, portanto, atenção especial deve ser dada à prevenção dessa doença

Existem variedades de morangos que têm imunidade geneticamente integrada a esta doença - Lambada, Figaro, Gourmand, Tsarskoye Selo, Favorit. A maioria deles não é afetada pela podridão cinza.

Vídeo: A doença mais comum do morango

Pragas comuns: como identificar e lidar com elas

Os morangos têm sabor não apenas para as pessoas, mas também para muitas pragas. Além disso, a maioria deles é perigosa não apenas por si só, mas também como portadores de fungos patogênicos, vírus e bactérias.

Gorgulho de framboesa e morango

Não apenas os morangos e framboesas sofrem com isso, mas também a maioria das plantas da família Pink. Adultos (pequenos insetos pretos) e larvas também prejudicam as plantações. O primeiro come suco de folhas. Em seguida, as fêmeas depositam seus ovos em botões de flores, roendo o pedúnculo. As larvas chocadas as comem por dentro, destruindo os ovários de frutas. Os botões ficam pretos, caem.

Adultos e larvas de gorgulho de framboesa e morango causam danos aos morangos

Para prevenção, cebolas, alho, malmequeres, chagas são plantadas entre as fileiras de morangos ou ao longo do perímetro da cama. Culturas que podem ser afetadas pelo gorgulho são, se possível, afastadas uma da outra. Ajuda a prevenir o aparecimento de gorgulhos e remédios populares - infusão de absinto, tansy, heléboro, casca de noz, mostarda em pó, casca de cebola. Os morangos são pulverizados cerca de uma vez a cada uma semana e meia, e na fase de brotação e floração a cada 2-3 dias.

No caso de uma invasão em massa de pragas regularmente no início da manhã, os arbustos são sacudidos vigorosamente, depois de espalhar um jornal, um oleado, cobrindo o material sob eles. As armadilhas caseiras também dão um bom efeito - garrafas cheias de calda de açúcar com fermento. O interior do pescoço é lubrificado com óleo vegetal para que as pragas não possam sair. Os arbustos e o solo abaixo deles são pulverizados com Novaktion, Iskra-M, Kinmiks. O processamento é necessariamente realizado após a colheita para destruir as larvas que invernam no solo.

Ácaro morango

Uma das pragas mais comuns e perigosas para a cultura. É impossível ver a olho nu. As folhas são cobertas com pequenos pontos marrons, adquirem uma tonalidade amarelada não natural. Sua superfície fica ondulada, as folhas jovens geralmente não se desdobram até o fim. Deste morango, provavelmente, não morrerá, mas o rendimento diminuirá significativamente (50-60%).

Ácaro da morango - uma das pragas de morango mais comuns

Para a profilaxia após a colheita, as plantas são necessariamente pulverizadas com Karbofos. Durante a estação de crescimento, o solo é polvilhado 3-4 vezes com enxofre coloidal. A partir dele, você pode preparar uma solução para o processamento de buchas. Remédios populares - infusão de cebola ou mingau de alho, folhas de dente de leão. As raízes das mudas antes do plantio por 2-3 minutos são imersas primeiro em água quente (40-45 ° C) e depois em água fria (15-20 ° C).

Se a praga foi criada em grandes quantidades, são usados ​​Fufanon, Kemifos, Novaktion, Actellik. Variedades de Zenga-Zengan, Torpedo, Vityaz, Zarya são resistentes à derrota por ácaros de morango.

Besouro de folha de morango

Pequenos insetos marrons se instalam principalmente no interior das folhas. Alimentam-se de tecidos foliares, roendo-os por dentro. As fêmeas põem ovos em pecíolos. As larvas chocadas também se alimentam dos tecidos das folhas. Eles se tornam finos, translúcidos, às vezes os buracos aparecem. Como resultado, os arbustos param em desenvolvimento, a frutificação cessa.

O principal dano aos morangos é causado pelas larvas de besouros de folhas de morango

Para afastar uma praga da cama, no início da primavera, o solo é polvilhado com pó de tabaco ou folhas secas moídas em migalhas. Mas isso não deve ser abusado para que o sabor das bagas não se deteriore. Antes da floração, os morangos são tratados com Karbofos ou Karate. Capina regular é necessária. Especialmente com cuidado, você precisa destruir o ganso meadowsweet e o cinquefoil. Besouro de folha de morango também come essas plantas.

Mosca branca de morango

Muito pequenas borboletas brancas parecidas com mariposas agarram-se ao interior das folhas. Qualquer toque do mato é suficiente para eles se elevarem no ar. As folhas são cobertas com um revestimento pegajoso e uma camada de fungo de fuligem. As moscas-brancas se alimentam do suco da planta, de modo que os tecidos descolorem gradualmente, e as folhas ficam pretas e morrem.

Por alguma razão, a mosca branca do morango é especialmente indiferente ao amarelo; esse recurso é usado na fabricação de armadilhas.

Um bom efeito na luta contra a mosca-branca é dado por armadilhas caseiras feitas de pedaços de papelão amarelo, untados com algo pegajoso (cola de secagem prolongada, xarope de açúcar, geléia, mel, geléia de petróleo). No caso de uma invasão em massa, Aktaru, Rovikurt, Confidor são usados. Remédio popular - qualquer shampoo ou spray contra pulgas que contenha fipronida. Para prevenção, cebolas e alho são plantados entre as fileiras de morangos, as plantas são pulverizadas com infusão de flechas ou polpa a cada 10 a 12 dias.

Nematóide de Morango

Os nemátodes são minúsculos vermes filamentosos que se alimentam do suco de folhas jovens. Eles se instalam em seus seios, portanto são quase invisíveis. As fêmeas depositam ovos nas raízes - elas são cobertas com protuberâncias esféricas do tamanho de uma semente de papoula. No processo de nutrição, os nematóides infectam os tecidos com uma substância que interfere no metabolismo normal. Como resultado, as folhas ficam amarelas e deformadas, as veias nelas engrossam, o número de brotos diminui acentuadamente, as bagas são menores.

Nemátodo de morango é quase impossível de ver a olho nu

Nemátodos não toleram calor. Portanto, as raízes dos arbustos antes de plantar no chão por vários minutos imersos em água quente. Ela é regada uma cama no início da primavera. As primeiras folhas jovens são pulverizadas com 1% de líquido Bordeaux. A praga afeta não apenas os morangos, mas também batatas, ervilhas, cebolas. Eles precisam ser plantados o mais longe possível um do outro.

Larvas de nematóide de morango que chocam de ovos danificam as raízes de morango ao comê-las por dentro

Para combater o nemátodo, use fosfamida, vitaros, carburação e heterofos. Após a colheita, os morangos são tratados com Scor, Fundazole. Um remédio popular é uma infusão de urtigas, mas nem sempre produz efeito.

Pulgões

Uma das pragas mais "universais", afetando as plantas de jardim e de interior. Esses pequenos insetos de várias tonalidades (do amarelo esverdeado ao marrom preto) se instalam nelas em colônias inteiras, agarrando-se à parte inferior das folhas jovens, brotos, ovários de frutas. Os pulgões se alimentam da seiva da planta, de modo que as áreas afetadas são cobertas com pequenos pontos bege, as folhas são deformadas e enroladas. Ao mesmo tempo, um revestimento transparente pegajoso aparece. Vale a pena notar que na maioria das vezes os pulgões vivem em uma simbiose estável com formigas, e eles também precisam lutar.

O pulgão é uma praga que não despreza quase nenhuma cultura de jardim, os morangos não são exceção

A praga é efetivamente impedida por quaisquer odores pungentes. É útil plantar ervas picantes ao lado de uma cama de morangos, bem como absinto, malmequeres, erva-doce, lavanda e camomila. Muitas dessas plantas atraem pulgões - joaninhas - para seus inimigos naturais. Tudo isso, bem como os topos de tomates, batatas, flechas de cebola e alho, cascas de limão, pimentas, lascas de tabaco, pode ser usado como matéria-prima para a preparação de infusões. Para evitar o aparecimento de pulgões, basta pulverizar morangos a cada 8-10 dias, se forem encontrados insetos, 3-4 vezes ao dia.

Os produtos químicos são usados ​​apenas em caso de invasão em massa da praga. Geralmente, remédios populares suficientes. Qualquer inseticida de ação geral pode ser usado - Aktara, Iskra-Bio, Inta-Vir, Confidor e assim por diante.

Vídeo: remédios populares para combater pulgões

Chafer

O principal dano aos morangos, como outras culturas de jardim, é causado pelas larvas do besouro de maio, que comem raízes de plantas. Como resultado, os arbustos morrem rapidamente.

Prevenção eficaz de pragas - afrouxamento anual profundo do solo na primavera e no outono. O trevo branco é plantado nos corredores, saturando o solo com substâncias que repelem as larvas. No início da primavera, antes que as folhas desabrochem, o substrato no leito pode ser derramado com água diluída com amônia (2 ml por litro) ou vários sulcos profundos podem ser feitos preenchendo-os com grânulos de Decis e Karbofos. Um remédio popular é uma infusão de cascas de cebola. Durante a primavera, é derramado 3-4 vezes sob as raízes de cada arbusto.

As larvas de besouros podem comer as raízes da planta e podem destruir todo o leito de morangos em pouco tempo

Para combater as larvas, são utilizados os preparados Nemabakt, Pochin, Zemlin. Os indivíduos adultos das plantações de morango são impedidos pelo sabugueiro, tremoço e nabo plantados ao lado da cama.

Ácaro aranha

É fácil identificar a praga, entrelaçando folhas, brotos e ovários de frutas com fios finos e translúcidos, semelhantes às teias de aranha. Alimenta-se do suco da planta, as áreas afetadas dos tecidos gradualmente ficam amarelas e secas. Ele se instala principalmente no interior da folha, é gradualmente apertado com uma fina película esbranquiçada. Resistente a danos por variedades de ácaro-aranha Primeiro grau, Anastasia, Sunrise, Cinderella Kuban.

O ácaro da aranha não é um inseto, portanto, o efeito desejado na luta contra ele é dado apenas por preparações especiais - acaricidas

Para a prevenção entre arbustos de morango, cebola, alho, calêndula, calêndula são plantadas. Os arbustos são pulverizados com infusão de cebola ou mingau de alho, uma decocção de tubérculos de ciclâmen. Mas esses remédios populares nem sempre dão um efeito. Se uma parte significativa dos arbustos da cama sofre de um carrapato, é melhor não perder tempo e aplicar imediatamente medicamentos especializados - acaricidas (Actofit, Akarin, Vertimek, Neoron, Apollo). Eles precisam ser alterados a cada novo tratamento - a praga desenvolve extremamente rapidamente a imunidade.

Slug

Outra praga de jardim onívora. As lesmas são como caracóis sem casca. Alimentam-se da carne de morangos e tecidos foliares, fazendo buracos ou através de passagens nele. Na superfície de frutas e folhas, seus traços são visíveis - tiras de revestimento prateado pegajoso.

A velocidade do movimento e a capacidade de mascarar lesmas não diferem. Portanto, um bom efeito é a coleta manual de pragas. É melhor gastá-lo de manhã cedo. Neste momento, as lesmas se reúnem sob as folhas e são as menos ativas. Você também pode usar armadilhas - folhas de couve, metades de toranja, cheias de cerveja, xarope de açúcar, recipientes de geléia, cavadas no solo.

Lesmas são incapazes de destruir arbustos de morango, mas estragam muito a apresentação de bagas

Os arbustos para proteção de pragas são cercados por uma “barreira” de ovos em pó ou cascas de nozes, areia, pinheiro ou agulhas de abeto. O solo é polvilhado com lascas de tabaco, cinzas de madeira, mostarda. Ao longo do perímetro das camas, são plantadas quaisquer ervas picantes com cheiro acentuado. Você também pode tentar atrair lesmas para o local de inimigos naturais - ouriços, sapos e pássaros. Galinhas comuns fazem um bom trabalho.

Os inseticidas são usados ​​apenas no caso de uma invasão maciça de lesmas, o que é bastante raro. O melhor efeito é dado por preparações de metaldeído, trovoadas, lesmas.

Vídeo: como lidar com lesmas no jardim

Medidas preventivas

Qualquer problema é muito mais fácil de prevenir do que lidar com as consequências posteriormente. Isso também se aplica a doenças e pragas de morangos. Os arbustos que são adequadamente tratados são muito menos propensos a sofrer de fungos, vírus, bactérias e são atacados por insetos. Não há nada complicado na prevenção:

  • Mantendo as camas limpas. Os morangos precisam ser removidos com ervas daninhas regularmente, no outono - para remover todos os detritos das plantas. As folhas secas são removidas dos arbustos durante a estação de crescimento. Para economizar tempo na remoção de ervas daninhas, ajude a fazer a cobertura. Mas a camada de cobertura morta também precisa ser atualizada de tempos em tempos, caso contrário, causará mais danos do que benefícios.
  • Afrouxamento profundo do solo. Idealmente, isso deve ser feito todas as vezes após a rega. Ou pelo menos no início da primavera e no meio do outono. Isso ajuda a destruir os ovos e larvas de pragas que passam no solo, esporos de fungos patogênicos.
  • Conformidade com a rotação de culturas. No mesmo local, os morangos podem ser cultivados por um período máximo de 3-4 anos. Em seguida, a cama é limpa, o solo é desinfetado, derramando-o com líquido de Bordeaux ou sulfato de cobre. Novamente, os morangos podem ser devolvidos em 5-6 anos, não antes.
  • Seleção competente de mudas. Recomenda-se comprá-lo apenas em viveiros confiáveis ​​ou de outros fornecedores confiáveis.
  • Preparação pré-implante. Para a desinfecção, as raízes podem ser embebidas em água quente, uma solução rosa pálida de permanganato de potássio, qualquer fungicida de origem biológica. Drogas contendo cobre destroem a maioria dos fungos patogênicos.
  • Conformidade com o padrão de pouso. Se as plantas estiverem localizadas muito densamente, é criado um ambiente úmido fechado, ideal para o desenvolvimento de muitas doenças e pragas. Além disso, a densidade de plantio contribui para sua rápida transferência de arbustos doentes para saudáveis.
  • Alimentação oportuna e adequada. Não se empolgue demais com fertilizantes que contêm nitrogênio. Seu excesso no solo enfraquece a imunidade da planta. Mas potássio e fósforo nas doses certas, pelo contrário, fortalecem-no. Não é recomendado o uso de esterco fresco como cobertura. É um local ideal para as larvas e ovos da maioria das pragas.
  • Rega adequada. O morango é uma planta que adora a umidade, mas o solo alagado cria as condições para o desenvolvimento de muitos fungos patogênicos. Portanto, é necessário regá-lo somente quando a camada superior do solo secar.

O cumprimento das práticas agrícolas é a melhor maneira de obter uma colheita abundante de morango e protegê-la de ataques de doenças e pragas.

Os morangos são cultivados não apenas em campo aberto, mas também em estufa. Um ambiente fechado onde o ar estagnado e úmido é muito adequado para o desenvolvimento de doenças e pragas. Se as plantações são espessadas, qualquer problema se espalha muito mais rápido do que em campo aberto.

Para evitar isso, a estufa deve ser ventilada regularmente. No final da estação de crescimento, o solo é desinfetado derramando água fervente ou uma solução rosa saturada de permanganato de potássio. Todas as superfícies são limpas com cal hidratada diluída em água ou 5% de sulfato de cobre. Quando as portas estão bem fechadas, são fumigadas com fumaça de tabaco ou um pedaço de bomba sulfúrica é queimado. Após a aplicação de qualquer inseticida, a estufa deve ser bem ventilada. Você precisa escolher medicamentos que se decompõem no solo, caso contrário, há um risco real de envenenar o solo por um longo tempo.

Cultivar morangos não é grande coisa. Até um jardineiro iniciante pode fazer uma colheita. Sujeito a certas regras e recomendações relacionadas à tecnologia agrícola, a disponibilidade de prevenção competente, o risco de doenças e pragas é minimizado. No entanto, as plantações devem ser examinadas regularmente quanto a sintomas suspeitos. Após encontrá-los, você precisa identificar corretamente o problema e saber o que fazer em cada caso.

Pin
Send
Share
Send