Zarya Nesvetaya - uma das melhores variedades híbridas de uvas da seleção amadora

Pin
Send
Share
Send

As uvas existem há cerca de 8 mil anos. Esta fruta saudável e saborosa ocupa merecidamente um dos lugares líderes entre uma grande variedade de culturas de frutas e bagas. Portanto, os criadores estão constantemente se esforçando para desenvolver novas espécies. A variedade de uva Zarya Nesveta surgiu há pouco tempo, mas já conseguiu obter distribuição entre viticultores e jardineiros amadores devido à sua despretensão. Os consumidores elogiaram seu sabor refinado e rico, além de uma apresentação atraente.

Histórico de notas

Dawn Nesveta - uma forma híbrida de seleção amadora de uva. Foi obtido cruzando variedades de talismã e cardeal. O híbrido herdou as melhores qualidades de seus "pais". O Variety Talisman deu a ele grande frutificação, resistência a baixas temperaturas e doenças, e Cardinal - grandes aglomerados, cor e qualidade das bagas. O criador do formulário é o famoso criador de viticultura E. G. Pavlovsky, que vive na região de Rostov da Federação Russa. Ele atua na viticultura desde 1985 e também colabora com cientistas da VNIIViV. I.I. Potapenko mais de 15 anos. Durante esse período, ele testou mais de 50 castas.

Descrição e característica

Uvas Zarya Nesveta refere-se a variedades de mesa. Grandes aglomerados de formato cônico, com peso de 0,6 a 1 kg (alguns chegam a 2 kg), apresentam uma aparência apresentável e elegante.

Cachos de variedades Zarya Nesvetaya grande, pode chegar a dois quilos

Grande, de 10 a 15 gramas, baga oval de cor vermelho escuro com uma tonalidade roxa e um toque de primavera parece muito atraente.

Pruin - um revestimento de cera que cobre as bagas com uma camada fina. Protege-os contra danos mecânicos, os efeitos negativos das condições climáticas, umidade e microorganismos.

As bagas do amanhecer Zarya Nesveta têm uma apresentação excepcionalmente atraente

A pele é bastante forte, mas fina - não é sentida quando consumida. A polpa é elástica, suculenta, crocante e aromática. As sementes são de tamanho médio, existem 1-2 na baga. Os frutos desta variedade não são afetados por vespas e não são propensos a queimaduras solares.

Bagas cobertas com pruína são bem preservadas durante o transporte, mas acredita-se que elas não se apegam firmemente às cristas.

O sabor é refinado, rico, com aroma de moscatel e tons de frutas. Bagas contêm 20% de açúcar, sua acidez é de 6 g / l. Zarya Nesveta é uma variedade de mesa, mas seu uso não se limita ao consumo fresco. Bagas também são usadas para fazer vinho. O vinho é obtido com um sabor e aroma característicos de noz-moscada.

Tabela: breves características da casta Zarya Nesveta

IndicadorParâmetros
Sintomas comuns
FormulárioHíbrido
Direção de usoClassificação da tabela
Um monte
Massa0,6-1 kg
FormulárioCônico
DensidadeMédia
Escova
Massa10-15 gramas
Formuláriooval (às vezes redondo)
Corvermelho escuro com uma tonalidade roxa
Propriedades de sabor
Caráter de gostonoz-moscada
Teor de açúcar20%
Acidez6 g / l
Sinais domésticos
Período de amadurecimentoSuper cedo (100-110 dias)
Poder de crescimentoAlto
Funcionalidade de florBissexual
ProdutividadeAlta
Resistência ao gelo-23 ° C
Imunidade a doenças2,5 pontos

As melhores regiões para o cultivo de Dawn Nesveta são as latitudes meridionais: o Cáucaso, a costa do Mar Negro, o Kuban etc. O período de amadurecimento precoce (100 a 110 dias, desde brotos nas videiras até a maturação total das bagas) possibilita o crescimento em regiões mais ao norte. A resistência a baixas temperaturas é insuficiente para um clima frio (-23 °); os arbustos devem ser protegidos durante o inverno. Bagas com falta de sol e calor podem perder parte de seu sabor.

O híbrido é resistente a doenças fúngicas, a imunidade é avaliada em 2,5 pontos, que é um indicador acima da média em uma escala de 5 pontos.

Em uma escala de avaliação da imunidade às uvas de cinco pontos, uma pontuação mais baixa indica maior resistência. Variedades absolutamente resistentes a doenças têm 0 pontos, variedades muito instáveis ​​- 5 pontos.

O excesso de umidade não leva à deterioração ou danos causados ​​por doenças fúngicas, o que possibilita o cultivo dessa variedade em clima úmido.

A força de crescimento é alta, os arbustos são formados poderosos e requerem forte apoio. As sessões amadurecem até 4/5 do comprimento. Você pode propagar por estacas e mudas. O enraizamento das estacas é bom. As mudas são caracterizadas por uma alta taxa de sobrevivência. Os brotos começam a dar frutos por 2-3 anos.

O rendimento da forma híbrida do Dawn of Light é abundante. A proporção de brotos frutíferos no mato chega a 80%. A colheita deve ser normalizada, regulando a carga da videira; recomenda-se deixar de seis a oito olhos. Em cada sessão, três grupos podem amadurecer. A flor é bissexual, bem polinizada. As bagas têm um nó uniforme, não se observa descamação.

Os cachos podem ser cortados quando as bagas atingem uma maturidade madura, ou seja, quando ganham doçura e a noz-moscada aparece em seu gosto. Isso geralmente acontece na primeira quinzena de agosto. Os cachos totalmente maduros (de acordo com as opiniões dos produtores de vinho) podem permanecer no mato por um longo período de tempo, até um mês e meio, sem perder as qualidades do consumidor. A crise pode desaparecer, mas a densidade da baga não muda. Os níveis de açúcar podem subir um pouco, além de diminuir a adstringência do sabor da noz-moscada.

Vídeo: Casca de uva Zarya Nesveta com a primeira colheita amadurecida

Recursos crescentes

Hybrid Dawn Nesveta é despretensioso e não requer nenhuma técnica especial de tecnologia agrícola. Quando os requisitos de atendimento padrão são atendidos, mesmo um jardineiro amador iniciante pode cultivar essa uva.

Aterragem

Os boxes para aterrissagem requerem espaço comum, moderadamente profundo e espaçoso - o tamanho recomendado é 80x80x80. Eles são preparados com antecedência e pré-temperados com fertilizantes. Você pode plantar mudas e mudas.

Top vestir

Após o início da frutificação, o arbusto deve ser fertilizado com fertilizantes orgânicos e minerais e cobrir o solo.

De fertilizantes orgânicos, é melhor usar húmus. A cobertura do solo dos troncos com serragem apodrecida permite economizar umidade. No futuro, depois de apodrecer a serragem, os microrganismos úteis para a planta se desenvolvem na cobertura morta.

De fertilizantes minerais, é recomendável fazer fertilizantes de potássio no meio da estação de crescimento. Eles ajudam a melhorar o amadurecimento das videiras e frutas. No outono, é melhor fazer fertilizantes fosfatados.

Rega

A rega regular contribui para o desenvolvimento do mato, aumenta o rendimento e melhora o sabor das bagas. Geralmente, as uvas não são regadas com muita frequência, cerca de uma vez a cada 15 dias. Você não pode regar os arbustos durante a floração, isso leva ao derramamento de flores. Se a estação estiver muito chuvosa, o número de regas é reduzido. Mas mesmo uma quantidade excessiva de água não levará à deterioração da planta e ao desenvolvimento de processos fúngicos devido à alta resistência à umidade da variedade.

Modelagem e poda

A formação de arbustos é realizada de acordo com um dos métodos destinados à cobertura vigorosa das castas. A opção mais comum é a formação de um ventilador com vários braços e sem haste. Este método contribui para uma boa ventilação e iluminação e também facilita o abrigo das mangas para o inverno. No outono, antes do início do frio do inverno, os arbustos são cortados e a videira restante é facilmente dobrada em feixes que são colocados no chão ao longo de uma fileira. Para variedades cultivadas, recomenda-se formar de seis a oito mangas em uma treliça vertical. Da cabeça do arbusto crescem mangas com elos de frutificação, amarrados a uma treliça com ventilador. Como um suprimento suficiente de madeira perene contribui para a frutificação, as mangas para variedades vigorosas de mesa devem ser longas. Eles podem atingir 100 cm ou mais.

Diagrama de uma formação de leque de haste múltipla sem haste de um arbusto de uvas de crescimento alto em uma treliça vertical

Como em todas as variedades de alto rendimento, o racionamento da videira frutificadora é obrigatório. Nesta forma híbrida, até 6-8 olhos são deixados na sessão com uma carga total no mato de até 42 olhos.

Doença

Um dos benefícios do Dawn é sua resistência a doenças. Com uma imunidade a doenças fúngicas de 2,5 pontos, o híbrido não precisa de nenhuma medida especial de proteção. Para que a planta não se machuque e se desenvolva bem, ele, como outras variedades de uvas, precisa de tratamento preventivo com fungicidas. Durante a estação de crescimento, isso é feito três vezes. Pulverizado duas vezes antes da floração e uma vez após a floração, quando as bagas crescem até o tamanho de uma ervilha.

Pragas

Outra vantagem da variedade é sua resistência a vespas. Mas outras pragas podem causar sérios danos se as medidas apropriadas não forem tomadas a tempo. As principais pragas do Amanhecer da Luz:

  • pássaros
  • vários tipos de traças de codificação (incluindo a traça das folhas);
  • carrapato de feltro (ou coceira de uva).

Para proteger contra pássaros, use uma rede rígida. A cerca não deve, em caso algum, ser com pequenas células ou corda, caso contrário, os pássaros podem ficar confusos e morrer.

Vermes e mariposas danificam não apenas as bagas, mas também podem destruir folhas, brotos e inflorescências.

As lagartas jovens das folhas de uva são primeiro alimentadas dentro dos brotos e, após a sua implantação, mudam para folhas jovens

É necessário monitorar a planta e tomar medidas oportunas. Para fins de prevenção na primavera, o tronco do arbusto antes do primeiro galho precisa ser limpo da casca velha e queimado. Isso destrói as pupas da erva-da-folha, que inverno sob a casca. Para destruir esse tipo de praga durante a estação, é necessário tratar as plantas com inseticidas destinados a esse fim várias vezes.

É importante lembrar que qualquer tratamento de uvas com produtos químicos tóxicos deve ser realizado pelo menos 30 dias antes da colheita, caso contrário, a baga ficará imprópria para consumo e até perigosa para a saúde.

Ocasionalmente, Zarya Nesveta é atacada por uma coceira de uva ou um carrapato de feltro (phytoptus). Esta praga se esconde nos rins no inverno e na primavera fica em folhas. Devido a danos causados ​​por coceira, formam-se tubérculos compactados nas folhas e entalhes nas costas. Há uma violação da fotossíntese.

Tubérculos densos se formam na parte superior das folhas danificadas devido ao prurido da uva (ácaro)

O prurido também afeta as inflorescências, que caem como resultado. Para prevenir e combater o prurido da uva, os acaricidas são usados.

O cumprimento dessas recomendações simples permitirá que você cultive plantas fortes e saudáveis ​​e, como resultado, uma colheita abundante.

Comentários

PF Zarya Nesvetaya (Talismã x Cardeal) Uma forma muito interessante de uva com um período de maturação precoce no início de agosto. Os cachos são grandes e elegantes, quase sem ervilha. Bagas cerca de 10-12 gr., Oval cor vermelho escuro. É aqui que a forma do mercado será obviamente: carne crocante e dura com um toque de noz-moscada. Os clusters são transportáveis. A forma é frutífera, com bom amadurecimento da videira até as pontas. Não foram observadas doenças durante o processamento padrão de toda a vinha. Penso que esta uva pode substituir com sucesso a GF Rochefort, que em algumas áreas não se comporta de maneira idêntica: a ervilha está presente. Gostaria que este formulário não decepcionasse no futuro.

Fursa Irina Ivanovna

//forum.vinograd.info/showthread.php?t=10198

GF Zarya Nesveta simplesmente me conquistou, e não apenas sua aparência, o tamanho da baga e o cacho, mas também seu excelente sabor, a baga amadureceu em meados de agosto, o cacho na imagem tem 0,994 kg, os outros dois são 0,3 kg, um deles ainda está trava, que eu me arrependo lentamente, e realmente há algo para me agradar, apesar de as bagas amadurecerem por muito tempo, no entanto, a noz-moscada permaneceu a mesma e muito agradável, a polpa é densa, suculenta com uma trituração, a pele não se tornou mais densa e permaneceu muito fina e absolutamente imperceptível, na baga uma ou duas sementes, a baga é grande , 10-12 gr, a cor do Borgonha escuro tornou-se roxa com uma primavera clara, algumas bagas do cacho começaram a desaparecer, mas segure firme, o cacho é cônico bonito, não rachou, a videira já está meio madura, o crescimento, como no ano passado, foi mediano, formar o ombro com duas mangas até o final, com quatro tratamentos não estava doente.

Um aglomerado de formas híbridas nascendo em meados de agosto, nascendo Nesveta pesando 0,994 kg

Vlad uva

//vinforum.ru/index.php?topic=6.0

D / D Aurora não iluminada. A primeira frutificação. Bush no segundo ano. Enxerto de mesa em uma muda de estoque Vierul 3. Restaram dois grupos. O peso dos cachos varia de 1,5 a 1,9 Kg. Bagas pesam cerca de 10 gramas, a polpa é densa, o sabor é harmonioso com um aroma de noz-moscada. Amadurecimento em 2013 10 dias depois do g / f Super Extra. A resistência a doenças fúngicas é boa. Atenciosamente, Gennady Popov.

Gennady Petrovich

//forum.vinograd.info/showthread.php?t=10198&page=2

Quero ressaltar dos novos produtos da Zarya Nesvetaya que é uma excelente noz-moscada, refrescante, memorável, que não desaparece quando se sobrepõe e se torna ainda mais doce. Há uma certa adstringência no sabor, mas não a estraga, mas dá um sabor residual ainda mais refinado, lembrando um bom vinho

Valeravine

//forum.vinograd.info/showthread.php?t=10198

Zarya Nesvetaya é interessante porque quando é removível, é rosa pálido, daí o "amanhecer", mas pode ficar pendurada nos arbustos por um longo período de tempo, sem perder as qualidades do consumidor, mas ganhando cor. Mas as fotos são dois grupos fotografados com uma diferença de 1,5 meses, enquanto ambos estão maduros.

Cachos fotografados com diferença de 1,5 meses, com ambos maduros

Evgeny Polyanin

//vinforum.ru/index.php?topic=6.0

64% dos usuários registrados no site //forum.vinograd.info/, populares entre os viticultores, classificaram Zarya Nesvetu como uma referência ou uma variedade muito boa. Outros 16% deram-lhe uma avaliação como uma boa variedade, cujas desvantagens podem ser facilmente tratadas através do uso de práticas agrícolas apropriadas.

Zarya Nesveta é uma maravilhosa forma híbrida de uvas de mesa, que não requer muito esforço para crescer. Não apenas um cultivador experiente, mas também um cultivador iniciante podem obter uma excelente colheita. A mesa será decorada com espetaculares cachos vermelhos escuros. Estas bagas incrivelmente bonitas, grandes e doces não deixarão ninguém indiferente.

Pin
Send
Share
Send