Quais doenças e pragas são afetadas pelos lírios da sala e como lidar com eles?

Pin
Send
Share
Send

Lírio (latim lilium) planta da família Liliaceae. É uma planta bulbosa herbácea perene. A forma das folhas desta flor é diversa: de linear para oval.

Esta planta incrivelmente bela leva um dos lugares mais honrosos entre os produtores de flores, graças às suas flores de luxo, a cor dos quais são os tons mais incríveis: rosa, amarelo, laranja, bordô, roxo. Existem cerca de 300 espécies de lírios, muitos dos quais podem ser cultivados não apenas ao ar livre (casas de campo e terrenos domésticos), mas também em casa.

Na maioria das vezes em apartamentos você pode conhecer lírio Longiflorum, dourado e real

Lírio de beleza - flor muito caprichosa, exigindo maior atenção. Iletrado cuidado e impróprio As condições de detenção podem levar a sério problemas, o que pode ser muito difícil de corrigir.

Doenças e tratamento

Folhas amareladas

Por que as folhas ficam amarelas no lírio da sala:

  • ar seco no quarto. Lily é uma visitante tropical. Calor e ar úmido - é um microclima confortável para ela. É necessário colocar um vaso de flores em um palete cheio de pedras úmidas e, de preferência, com argila expandida (é capaz de reter a umidade por mais tempo).Uma boa opção é comprar um umidificador de ar doméstico que mantenha a porcentagem de umidade no nível desejado;
  • queimadura solar. Raios diretos do sol podem expor a planta mimada ao estresse da temperatura atual. O pedido da flor para mudar a localização para uma mais sombreada pode ser entendido se as folhas ficaram amarelas em um lado do lírio, que o sol está assando.
    A luz é necessária, mas apenas muito suave, difusa.

    Portanto, o habitat para o lírio é melhor escolher os lados leste ou oeste da sala;

  • solo nutritivo insuficiente.
    A falta de ferro e potássio no substrato também contribui para o amarelecimento e murchamento das placas de folhas de lírio.
    É necessário alimentá-lo com urgência. A planta precisa de fertilização, especialmente durante a estação de crescimento. Mistura nutritiva pode ser preparada por você. Para fazer isso, tome 9 gramas de ferro vitríolo e 2 ts de ácido cítrico, dissolva esta mistura em 3 litros de água. Use esta solução para alimentação de raízes e para pulverizar toda a planta;
  • a aproximação do outono. Para esta época do ano o amarelo deixa a sua princesa exótica - um fenômeno é absolutamente normal.É necessário dar uma flor para descansar em um lugar fresco sem regar (aproximadamente um mês).

Shredding

Três razões pelas quais as folhas ficam menores:

  • falta de luz. O lírio não gosta de luz solar direta, mas também tolera mal a escuridão. É desejável que a luz fosse suficiente, mas a luz se espalhou, não brilhante;
  • solo empobrecido. No período de março a outubro, uma beleza tropical deveria ser alimentada com fertilizantes. De preferência líquido. Top dressing para plantas decorativas podem ser comprados em qualquer loja de flores.

Não floresce

As razões pelas quais o lírio não floresce:

    • capacidade inadequada de plantio.
REFERÊNCIA! O pote deve ser escolhido pequeno aproximadamente 15-18 cm de diâmetro. Se o pote for largo, o lírio irá explorar ativamente o espaço, formando bulbos de filhas. Ela não tem o florescimento da força.
  • falta de luz e ar fresco. A flor está localizada longe da janela, a sala é mal ventilada;
  • regime de descanso de planta observado de forma incorreta. Em férias, a flor deve ser enviada para um lugar fresco e com sombra, com uma falta completa de rega. Se o lugar é muito quente e bem iluminado, o lírio não florescerá mais;

Se você tiver tomado completamente o cultivo de lírios, descubra como cultivá-los em casa e ao ar livre. Também será útil para você aprender a plantar e transplantar o lírio, propagar a flor, alcançar sua floração correta e cuidar dela na primavera.

Outras Doenças Comuns

  • podridão bulbosa cinza e vermelha. Na maioria das vezes aparece devido a rega excessiva e insuficiente substrato solto (estagnação da umidade, assoreamento do solo).
    É necessário remover as partes danificadas da lâmpada.
    Limpe-os preliminarmente da camada de terra (empurre a parte do solo para fora e exponha os bulbos), e também corte as raízes doentes, corte-as com carvão ativado ou trate com fungicida. Após esse procedimento, os bulbos são secos por 3 dias. A rega é encurtada;
  • Botrytis fungo. Pode aparecer em condições de calor e alta umidade.
    Nas folhas afetadas pelo fungo aparecem manchas amarelas, a doença se espalha muito rapidamente para os caules e brotos da flor.
    Não há cura para esta doença do lírio e é quase impossível livrar-se dela. A flor, por via de regra, perece;
  • fusariose. Este tipo de fungo geralmente afeta o bulbo.Primeiro, a lâmpada muda de cor, torna-se marrom escuro e depois se divide em partes.
    Quando infectado, o primeiro sinal é muitas vezes amarelado e caindo folhas. Para salvar uma planta é impossível, o lírio morrerá em breve. Como profilaxia desta doença, antes do plantio, os bulbos são condicionados por 30 minutos em uma solução de base.

Pragas

Os lírios da sala raramente são atacados por pragas. Mas existem esses casos. Os principais inimigos da flor são: ácaros, pulgões, tainha, pulgões e sarna.

A causa de cada um desses insetos nocivos é o ar seco e quente da sala.

As pragas podem ser vistas a olho nu nas folhas e caules do lírio, bem como por mudanças perceptíveis na aparência: letargia, amarelamento e queda de placas de folhas, retardando o crescimento. Para controlar pragas usam inseticidas (actellik e carbofos).

É aconselhável na hora de entender e ver o que sua beleza tropical está reclamando e tentar ajudá-la a lidar com a doença. Em resposta ao seu cuidado, ele irá recompensá-lo com um magnífico desabrochar.

Pin
Send
Share
Send