Em nosso país, o óleo de mamona está apenas começando a ganhar popularidade, mas em sua terra natal, essa planta africana ocupa vastas áreas e cresce até 10 m de altura.
O arbusto recebeu esse nome por causa da estrutura especial das sementes, que se parecem muito com um carrapato.
A planta perene de mamona é despretensiosa, mas não tolera geadas; portanto, na Rússia, a planta é usada anualmente. Arbusto floresce no verão. Pequenas flores amarelo pálido, branco leitoso ou creme são combinadas em panículas longas e, em um arbusto, pode haver inflorescências femininas e masculinas. Muito impressionantes parecem frutas que parecem ouriços redondos e espinhosos.
Os paisagistas costumam trazer diversidade às composições com a ajuda de plantas exóticas incomuns, e a bela planta de mamona é ideal para idéias inovadoras.
A mamona também é chamada de turco ou mamona. A planta adora áreas ensolaradas e abertas, onde pode se mostrar com toda a sua glória. Em algumas variedades, folhas grandes e largas, com uma forma bonita, têm um tom de vinho ou roxo, o que torna muito benéfico usar arbustos como tênia ou para enfatizar.
Em diferentes variedades de mamona, você pode ver tons absolutamente incríveis de folhagem. Há folhas turquesa-violeta, ocre ou ricas em bordô com um brilho brilhante.
Algumas variedades de arbustos se assemelham a uma palmeira, com folhas largas que se espalham até 30 cm de diâmetro e um caule alto. Tais plantas ficam bem nas bordas próximas a cercas no papel de tênias.
Uma variedade de tons de folhagem e muitas variedades de mamona podem ser usadas em plantações de grupo e composições de paisagens. A planta combina bem com muitas flores e outros arbustos ornamentais.
A mamona cresce extraordinariamente rápido e atinge um tamanho impressionante em um período bastante curto de tempo. Esse recurso do arbusto pode ser usado para decorar uma casa de verão e plantar uma planta perto de uma casa ou cerca.
Uma cobertura de mamona parece muito impressionante. Os arbustos plantados ao longo dos caminhos ou cercas dividem o local em zonas e, além disso, proporcionam uma sombra densa que traz a tão esperada frescura em um dia quente de verão. Como observado anteriormente, esta planta maravilhosa não requer cuidados especiais e cresce rapidamente, de modo que uma parede de uma cobertura alta aparecerá rapidamente.
O óleo de mamona fica ótimo em canteiros e cordas misturadas na companhia de arbustos anões coníferos e floridos. É preferível usar uma árvore turca com plantas baixas, pois pode atingir tamanhos impressionantes, principalmente se crescer no lado não sombreado do local.
Em um mixborder, a planta de mamona é melhor colocada em segundo plano, caso contrário, outras plantas simplesmente não serão visíveis devido às grandes folhas espalhadas. Mas, próximo às árvores altas que projetam uma sombra espessa, é melhor não usar este arbusto exótico, pois não terá luz solar suficiente para o pleno desenvolvimento e crescimento.
No jardim, onde existem algumas falhas, o óleo de mamona pode mascará-las, concentrando toda a atenção em si mesma. Nesse caso, é importante escolher a variedade certa de arbustos ornamentais, o que enfatizará as características estilísticas do site.
A árvore turca às vezes é usada no paisagismo de jardins japoneses como composições de paciência. A planta de óleo de mamona favorece o solo úmido e, portanto, está bem estabelecida perto de corpos d'água, o que também é característico do estilo japonês.
Deve-se lembrar que as sementes de mamona, folhas e caules do óleo de mamona contêm a substância venenosa ricina. Se houver crianças pequenas na cabana de verão, é melhor evitar plantar essa planta. Nas áreas do parque, você também precisa levar em consideração essas propriedades do arbusto e plantá-lo longe de áreas de recreação e playgrounds.