Reparando framboesas e suas variedades: como não cometer um erro com a escolha

Pin
Send
Share
Send

Em quase todas as propriedades, são encontrados arbustos de framboesa. É amado por adultos e crianças por seu sabor suculento, aroma inigualável, propriedades curativas. Para prolongar a frutificação da planta, tornar a colheita abundante, ter a oportunidade de desfrutar de petiscos antes do final do outono é possível se você cultivar framboesas de variedades reparadoras.

O que é reparação de framboesa

Framboesa é uma planta amada por jardineiros do nosso país. É um arbusto com rizoma perene e brotos bienais de frutificação. A principal diferença entre as framboesas das variedades reparadoras das variedades comuns é a possibilidade de obter uma colheita dupla por ano. As bagas amadurecem tanto nos brotos do segundo ano de vida (típico das framboesas comuns) quanto nos brotos do ano atual.

A palavra "remontante" veio do francês para a língua russa (remonter - re-bloom, suba novamente). A remontância é inerente não apenas às framboesas, mas também a outras plantas de jardim: morangos, morangos, alguns cítricos e arbustos com flores decorativas.

Características da reparação de variedades de framboesa

Os criadores criaram muitas variedades de cultura, mas todas estão unidas pelos seguintes recursos:

  1. A possibilidade de frutificação no primeiro ano após o plantio. Isso se deve ao rápido desenvolvimento de brotos que têm tempo para fertilizar e depois são lignificados. No segundo ano de vida da planta, a colheita amadurece tanto em galhos jovens quanto em brotações lignificadas do ano anterior.
  2. As datas de amadurecimento das bagas em brotos de diferentes idades não coincidem. Assim, em uma temporada de verão, o jardineiro pode obter duas colheitas de framboesa. Mas, para isso, é necessário conhecer e observar as práticas agrícolas necessárias para o cultivo de uma variedade de manutenção. Por exemplo, não se esqueça de colher regularmente frutos maduros a tempo e a tempo, caso contrário, é possível o esgotamento da planta.
  3. Reprodução lenta. Jardineiros experientes sabem quão rapidamente as framboesas comuns, sem os devidos cuidados, podem se transformar em matas densas. Ao plantar uma variedade de reparo, esse processo será prolongado ao longo do tempo por anos.

Framboesas semi-remontantes (pseudo-remontantes, com sinais de remontância)

Como o nome indica, essa framboesa combina as propriedades de uma variedade remontante e não remontante. Esse recurso reside no fato de que os rebentos do ano atual de uma planta desse tipo são frutíferos, mas não inteiramente, mas apenas o topo (cerca de um terço). A parte inferior produzirá colheitas apenas no próximo ano. Figurativamente falando, a parte superior das framboesas é remontante, a parte inferior é comum.

Ao escolher framboesas de uma variedade semi-permanente, você precisa levar em consideração as características da região em crescimento. Nas regiões do norte do país, a coroa de reparo da parte aérea pode não ter tempo para florescer em um curto verão. Em seguida, as framboesas começarão a dar frutos no próximo ano, como uma variedade não reparadora.

Se a parte aérea florescer, mas as bagas não tiverem tempo para amadurecer, essa parte da planta deverá ser removida, pois não haverá flores e frutos no próximo ano.

Nas regiões sul, uma variedade semi-reparadora pode se comportar como uma variedade reparadora, ou seja, tem tempo para produzir colheitas tanto nas brotações do ano atual quanto no ano passado.

Uma variedade semi-reparadora que conquistou o amor e a confiança dos jardineiros russos é o gigante amarelo-framboesa. Além de sinais de semi-remontabilidade, distingue-se por uma cor incomum e bom gosto de frutas.

Bagas grandes de uma cor incomum irão decorar qualquer enredo pessoal

As melhores variedades de framboesas remont

Entre a variedade de variedades oferecidas pelos fornecedores, escolher a correta em todos os aspectos não é uma tarefa fácil. É necessário levar em consideração as características climáticas da região de plantio e do solo, bem como as regras da tecnologia agrícola e as características da variedade selecionada.

Primeiras variedades de framboesas remont

Reparar framboesas pode ser cultivado com a expectativa de obter duas ou uma safra por estação. No primeiro caso (mais adequado para as regiões sul do país, onde um longo verão dá à planta a possibilidade de rendimento total) no final do outono ou no início da primavera, a parte frutificada da parte aérea é cortada. As bagas podem amadurecer no restante das filmagens no próximo ano até meados de junho. E a segunda onda da colheita será nos brotos que cresceram este ano.

Ao cultivar framboesas remont para uma colheita no outono, seu arbusto é completamente aparado até a raiz. A colheita é formada nos brotos jovens do ano atual, mas a frutificação começa mais tarde (final de junho - meados de julho, dependendo da região de cultivo).

Agostinho

Framboesas de variedades agostinas criadas por criadores famosos I.V. Kazakov e S.N. Evdokimenko. Distingue-se pela compacidade de um arbusto baixo (1,2 - 1,6 m), que geralmente consiste em sete brotos eretos. Nas regiões central e central da Terra Negra do país, a primeira onda de frutificação pode ocorrer após 10 de junho, a segunda - após 15 de agosto, continue até o início da primeira geada. A variedade é resistente a patógenos e insetos nocivos. As qualidades de sabor das bagas de tamanho médio são classificadas em 4 em uma escala de cinco pontos. A aplicação é universal: do consumo fresco à secagem.

Agostinho bagas são arredondadas, densas, marrom

Eu gostei dessa variedade porque os brotos são relativamente baixos e não há necessidade de treliça. E as bagas desta variedade têm um sabor doce e, apesar do tamanho médio das bagas, o rendimento geral é muito alto, pois são formadas muitas brotações laterais com inflorescências. Noto também que a variedade forma muito crescimento e, portanto, é necessário normalizar o número de brotos do ano em curso para que as bagas sejam maiores.

Nikolay

//club.wcb.ru/index.php?showtopic=2929

Hércules

Variedade de finalidade universal, caracterizada por alta produtividade (atingindo de 2,5 a 4 kg a partir de um arbusto). O arbusto é alto (1,6 - 2,0 m), mas ao mesmo tempo compacto, não se espalha. Os brotos de Hércules de framboesa são poderosos, inflexíveis, retos; seu número não excede 3-4 no mato. Devido a isso, os arbustos podem ficar sem liga. A variedade é caracterizada por sua despretensão às condições de cultivo, a saber, a composição do solo e a frequência da irrigação. Além desse recurso, as framboesas Hércules são amadas pelos jardineiros por sua resistência a doenças e insetos nocivos.

Framboesa Hércules faz jus ao seu nome com a altura do mato e o tamanho das bagas

As bagas são grandes, pesando 6 gramas. Pelo gosto, eles são classificados em 4 pontos em 5, mas há uma acentuada acidez. Portanto, framboesas desta variedade são frequentemente usadas para conservas domésticas (conservas, compotas, compotas), onde o ácido das bagas não é sentido devido à adição de açúcar e seu aroma é totalmente revelado.

Revisão da variedade Hercules - vídeo

Brusvyana

Brusvyana de framboesa é diferente de outras variedades. Espinhos espinhosos nos brotos são fracamente expressos, o que facilita muito a colheita. Os arbustos são poderosos, estáveis, com até 2 m de altura, altamente ramificados. As sessões são resistentes ao alojamento. Tem muitos rebentos basais. Exigente para a rega, em um verão quente e seco, bagas e folhas podem secar nele. O excesso de umidade também pode prejudicar a planta.

A frutificação, como na maior parte das variedades maduras, pode começar em meados de junho. Frutos grandes (atingindo 11 gramas) mantêm-se firmes nos brotos, não se desfazem com ventos fortes. Além do exposto, Brusvyana ganhou o amor dos jardineiros por sua resistência ao gelo. Resistente a doenças e pragas.

Bagas são grandes, de forma cônica.

Ao cultivar framboesas, o Brusvyana deve levar em consideração o cheiro específico proveniente do mato. Algumas fontes consideram o cheiro desagradável e o atribuem às características negativas da variedade.

As bagas da variedade são caracterizadas pelo aumento da densidade, devido à qual mantêm sua forma cônica mesmo após um cozimento prolongado; portanto, o Brusvyana é considerado uma das melhores variedades para compotas. As qualidades de sabor das bagas são boas: doce, suculento, com uma acidez discreta e sutil.

Revisão da cultivar Brusvyana - vídeo

Variedades de alto rendimento de framboesas remont

Todo jardineiro deseja obter o máximo rendimento de frutas. Para fazer isso, você precisa escolher as variedades marcadas como "de alto rendimento".

Bryansk divo

Uma variedade relativamente jovem obtida pelos criadores em 2001. O arbusto é de tamanho médio, alcançando 1,3 - 1,8 m de altura, com uma média de 6-8 brotos. A diva de Bryansk precisa de uma liga. A framboesa também é exigente no solo: prefere crescer em solos arenosos e argilosos com boa luz solar. Solos pesados ​​com ocorrência próxima de águas subterrâneas não são adequados para o cultivo desta variedade. Os rendimentos são altos, mas a frutificação começa um pouco mais tarde do que nas variedades indicadas acima (geralmente as bagas são colhidas do final de junho ao início de julho até a primeira geada). No verão chuvoso e chuvoso, a maravilha de Bryansk pode sofrer doenças fúngicas; a resistência à doença é moderada. Ele não gosta de seca, quando cultivada nas regiões sul, a irrigação por gotejamento em clima seco é desejável.

A diva de Bryansk pertence a variedades de framboesa de frutos grandes

O rendimento dessa variedade de framboesa é alto; com a tecnologia agrícola adequada, são de 3 a 3,5 kg de bagas do mato. As bagas da diva de Bryansk são grandes (em média 6 gramas, peso máximo - 11 gramas), em forma de cone alongado (até 4 cm de comprimento), sabor doce com uma leve acidez e aroma delicado.

Uma peculiaridade inerente às framboesas da variedade Bryansk divo é o crescimento de galhos de frutas, dois de cada nó da parte aérea.

Pinguim

Variedade padrão incomum de framboesas remont, caracterizada por alta produtividade. O arbusto é baixo, atingindo apenas 1,5 m de altura, tendo fortes brotos eretos com entrenós encurtados. As framboesas desta variedade são inerentemente decorativas devido à densidade e compacidade dos frutos. As bagas são de tamanho médio (4 a 5 gramas).

O tamanho pequeno do pinguim de framboesa é compensado pelo número

A classificação de sabor das frutas é média - 3,7 pontos em 5. Os jardineiros também observam a falta de sabor de framboesa. A principal desvantagem da variedade é o baixo nível de resistência ao gelo.

Penguin Variety Review - Vídeo

Qual variedade pode ser chamada de mais doce

A doçura das bagas é influenciada por muitos fatores: umidade do solo, frequência dos dias de sol durante o período de maturação, práticas e cuidados agrícolas adequados. Mas o sabor também depende da variedade selecionada.

Polka

A variedade é conhecida desde 1993. Desde então, muitos jardineiros russos conseguiram apreciar seus méritos. Framboesa Polka é considerada uma das variedades de referência de framboesas remont. É um arbusto de tamanho médio (até 1,8 metros de altura), geralmente composto por 7 a 10 brotos fortes e eretos que não requerem uma liga. Os picos são fracamente expressos. A produtividade é de 2,5 a 4 kg de frutas silvestres. A polca não pode ser chamada de variedade madura precoce; geralmente, o amadurecimento da colheita começa em meados de julho e continua até a geada. Bagas de polka de uma bela cor framboesa brilhante, uma forma dedal interessante: com um espessamento na base e estreitamento do nariz. A pontuação do paladar é a mais alta: 5 em 5 pontos. As bagas são resistentes ao transporte, boas para o consumo fresco, para preparações caseiras e congelamento.

Grau de referência para reparação de framboesas - Polka

Framboesa Polka berries são resistentes à geada: frutas verdes sofrerão uma queda de temperatura para -2 graus, após o que o seu amadurecimento continuará.

Ao cultivar essa variedade, lembre-se de que essas framboesas não toleram temperaturas baixas e altas. A resistência ao gelo da Polca é média - ela precisa de abrigo para o inverno. E nos verões quentes e secos, os arbustos precisam de irrigação por gotejamento e sombreamento.

Revisão da variedade de polca - vídeo

Variedades de framboesa adequadas para o cultivo nas regiões

Para que a colheita seja declarada pelos criadores, é muito importante escolher a variedade certa, adequada para o cultivo em uma região específica, com certas condições climáticas, composição específica do solo e nível de umidade. As condições da região de plantio serão decisivas na escolha da variedade.

Moscow region

O clima de Moscou, a região de Moscou e as regiões vizinhas são caracterizadas por um inverno moderadamente frio e um verão moderadamente quente. As geadas da primavera são frequentes. Assim, para o cultivo nos subúrbios, as framboesas devem ser resistentes a quedas repentinas de temperatura na primavera e no outono.

Variedades de framboesas remontantes adequadas para o cultivo na região de Moscou - galeria de fotos

Obviamente, escolhendo framboesas, será útil ouvir a opinião daqueles que já plantaram a variedade desejada em sua casa de verão.

Eu gosto de Diamond. A colheita amadurece completamente. As primeiras frutas são no final de julho e início de agosto. Sussurrando, até 1,5 m é bastante grande. O sabor depende do clima, setembro do ano passado quente não diferiu do verão. O sabor depende do clima, bom; em clima ensolarado e quente, é muito bom, e o aroma é de framboesa. O rendimento é decente, é bom alimentar (trouxeram esterco, cinzas, nitrofos na primavera) e os galhos se dobram. Reproduz-se normalmente, embora não tenha muito crescimento. Como aquele assobio.
Não normalizo os brotos, deixo tudo o que cresceu, alguns começam a florescer cedo, outros depois. Portanto, a frutificação é estendida. Em outubro, tudo está amadurecendo em mim.

anina (região de Tula)

//forum.prihoz.ru/viewtopic.php?f=28&t=5645&sid=9271a314506d810192dd50e913f7b138&start=345

Framboesa "Hussar" A primeira baga amadureceu de 3 a 5 de junho. As bagas amadurecem por muito tempo (1 a 2 semanas) e, por sua vez. Até que um fique vermelho, o resto não cresce e não muda de cor. Para mim, isso é muito incomum, porque minhas framboesas meio selvagens, que herdo desde os tempos soviéticos, se multiplicam como loucas. Tenho tempo para ver como as bagas são derramadas com suco. Mas ... eu gosto mais da minha framboesa semi-selvagem. Ela é doce como o mel, mas isso ... Ela não é nenhuma. Perfumado, enorme e muito bonito (embora cada baga tenha uma forma irregular), mas nenhuma. Adoro frutas doces, especialmente as maduras. Este é neutro demais para mim. E alguém que ama este pode gostar. Para isso eu a coloquei 4.

izhoga

//otzovik.com/review_2235753.html

Urais e Urais

O fator determinante na escolha de uma variedade nesta região será sua resistência ao gelo. Nem toda variedade é capaz de tolerar longos invernos frios e geadas de primavera características da região especificada.

Variedades de framboesas remont adequadas para o cultivo nos Urais e nos Urais - galeria de fotos

Sibéria

Esta região é conhecida não apenas pelas fortes geadas de inverno, mas também pelos verões quentes. A variedade de framboesa para o plantio deve ser selecionada com muito cuidado, levando em consideração sua resistência não apenas ao gelo, mas também ao calor do verão. Um fator importante será uma curta estação de crescimento. Todas as variedades apresentadas abaixo são resistentes ao gelo, o que as torna adequadas para o cultivo no clima severo da Sibéria.

Variedades de framboesas remontantes adequadas para cultivo na Sibéria - galeria de fotos

Há cinco anos, plantei dois arbustos de framboesas remont da variedade CHIF, e agora vários arbustos ocupam uma área de cerca de 3 metros quadrados.A baga é grande, o sabor é agradável, mas muito grande. O amadurecimento é prolongado e não é possível coletar uma quantidade tangível de bagas, como nas variedades comuns. O rendimento da colheita não é superior a 60%.

ANI (região de Novosibirsk)

//sad54.0pk.ru/viewtopic.php?id=35&p=2

Regiões central e sul da Rússia

Invernos moderadamente frios e verões longos nessas regiões oferecem aos jardineiros uma ampla oportunidade de cultivar uma grande variedade de culturas, incluindo as framboesas remont. Mas não esqueça que algumas variedades não toleram os verões quentes e secos do sul da Rússia.

Variedades de framboesas remont cultivadas no sul da Rússia - galeria de fotos

Gostei do damasco. Um monte de frutas e até as geadas. Para provar - nada de especial, mas não ruim, com mais de 4 anos. Enquanto estava quente - era agridoce, depois agridoce, mas acho que quase todas as framboesas se comportam dessa maneira. Reproduz-se bem por brotos. Exige ligas obrigatórias, da abundância de bagas - desmorona (amarrei uma espiga de tomate, esmaguei uma espiga e caí sobre mim). Com rega regular, as bagas eram muito maiores. No ano passado, cortei toda a parte aérea do inverno, e é por isso que este ano as bagas começaram a amadurecer no final de agosto, provavelmente (no começo não escrevi, mas agora não me lembro exatamente). Este ano, eu não cortei o topo - vou ver como me comporto no próximo ano.

furika (Rostov do Don)

//forum.vinograd.info/showthread.php?t=3777

Por experiência pessoal, verificou-se que é importante não apenas escolher uma variedade, mas também comprá-la corretamente. Para compra, selecione lojas e viveiros confiáveis. Em nenhum caso, compre mudas de vendedores aleatórios que negociam diretamente com carros. Caso contrário, você corre o risco de obter uma planta desconhecida.

Fazer a escolha certa ao comprar uma framboesa de reparo para sua casa de verão é bastante simples. Você só precisa conhecer os recursos das variedades reparadoras e levar em consideração os fatores ambientais que afetam o cultivo de frutas (incluindo framboesas) em sua região.

Pin
Send
Share
Send