Variedades técnicas de uva: como "cultivar" vinho saboroso

Pin
Send
Share
Send

As uvas são uma cultura de frutas conhecida e amada. Devido à grande variedade e variedade de variedades, é utilizado fresco como fonte de vitaminas e iguarias, além de matérias-primas para a preparação de vinhos finos e sucos naturais. Não é difícil fazer vinho caseiro exclusivo com frutas cultivadas à mão cultivadas pelo sol. Você só precisa escolher o nível técnico certo e cultivar uvas.

Características das castas técnicas

Atualmente, são criadas mais de vinte mil variedades de uvas de mesa e técnicas.

As características das uvas de mesa são as seguintes:

  1. Bagas grandes e atraentemente coloridas, reunidas em grupos pesados.
  2. As frutas têm um sabor de sobremesa, doçura equilibrada e ácido, carne crocante e densa.
  3. A resistência ao gelo das variedades de mesa varia de média a alta.
  4. A resistência a doenças e pragas é média e acima da média.
  5. As variedades de mesa são cultivadas principalmente em plantas de cobertura.
  6. As frutas são usadas principalmente para consumo fresco.

As uvas das variedades técnicas (de vinho) têm características próprias, incluindo as seguintes:

  1. Frutas de tamanho pequeno, uniformemente coloridas, com casca fina, aparência discreta.
  2. Os cachos são de tamanho e massa médios.
  3. Alta e muito alta resistência ao gelo (até -40ºC), que permite o cultivo de uvas, tanto em forma de capa quanto de forma aberta.
  4. Alta resistência a doenças fúngicas e pragas.
  5. Despretenção em sair.
  6. A partir de variedades técnicas, são obtidas matérias-primas para a fabricação de vinhos e vinhos, conhaques, sucos, refrigerantes. As frutas também são processadas em passas e passas.

As castas universais também são distinguidas como um grupo separado, que combina com sucesso as qualidades básicas das variedades de mesa e técnicas. Essas uvas estão em alta demanda, tanto para alimentos quanto para processamento.

Beckmes, halva, churchkhela, sorvete, mel de uva, xarope, geléia, marinada e outros produtos dietéticos e alimentares valiosos são preparados a partir de uvas. Algumas uvas de variedades técnicas são transformadas em vinho. Os resíduos do processamento e vinificação de uvas são amplamente utilizados, a partir dos quais são produzidos álcool, éter enanthic, óleo, vinagre, ácido tartárico, enotanina, levedura forrageira, esmaltes e outros produtos e compostos.

G.S. Morozova"Viticultura com o básico da ampelografia", VO "Agropromizdat", Moscou, 1987

A principal diferença entre as variedades técnicas de todas as outras é considerada um teor muito alto de açúcares (até 30%) e suco (70-90% do peso de uma baga) nos frutos. Ao mesmo tempo, as bagas de cada variedade têm um sabor e aroma únicos que são únicos para elas.

As castas mais famosas, que deram nome às marcas correspondentes de excelentes vinhos: Chardonnay, várias variedades de moscatel (rosa, preto, odessa, Aksaysky), Isabella, Merlot, Aligote, Cabernet Sauvignon, Saperavi, Riesling, Rkatsiteli.

O alto teor de açúcar das frutas, sua composição química estritamente definida, a proporção entre a massa total de bagas do cacho e a massa do pente - todos esses indicadores determinam a qualidade dos futuros vinhos da uva. De grande importância para a obtenção de matérias-primas de alta qualidade são:

  • condições de cultivo de uva
  • composição do solo
  • soma anual de temperaturas ativas.

Vídeo: cultivo comercial de uvas

Cuidados despretensiosos permitem o cultivo industrial de variedades de uvas industriais em grandes plantações. Ao mesmo tempo, o plantio de mudas, o preparo do solo (fertilizantes, irrigação, cultivo) e a colheita são realizados com plantas mecanizadas.

O plantio de mudas (o processo que consome mais tempo no cultivo de uvas) facilita muito o uso de máquinas agrícolas

Também conhecidas são as variedades de vinho projetadas especificamente para jardinagem em casa, em particular:

  • Alievsky,
  • Manych
  • Estribo
  • Zelenolugsky Rubin,
  • Citron Magaracha.

Tecnologia para o cultivo de uvas de variedades técnicas

Em termos gerais, a tecnologia para o cultivo de uvas de variedades técnicas não é fundamentalmente diferente do cultivo de outras variedades.

Plantio de mudas de uva

Uvas de variedades técnicas, como as de mesa, preferem solos leves, quentes e soltos que tenham uma reação neutra ou quase ácida (pH 6,5-7,0). É desejável que frações de pedra britada e areia estejam presentes no solo. Isso fornece propriedades como boa permeabilidade à água e ao ar. Observou-se que sucos e vinhos de uvas cultivadas em solos pedregosos de origem tectônica têm um sabor harmonioso mais fino, enquanto o buquê varietal é aprimorado, a transparência e a capacidade do vinho envelhecem e o suco para armazenamento a longo prazo é aprimorado. Embora a experiência do cultivo de uvas em solos ácidos mostre que, mesmo sob tais condições, vinhos e sucos de alta qualidade são obtidos. Nesse caso, as características varietais da planta desempenham um papel importante. Por exemplo, as variedades de uvas rosa Riesling, Sylvaner e Traminer preferem solos com um pH de 4-5. Em um ambiente ácido, as raízes absorvem os microelementos mais ativamente e, no solo com uma reação neutra ou próxima, os macroelementos.

As áreas mais quentes devem ser reservadas para as variedades de uva de amadurecimento tardio, bem como para as uvas com maior teor de açúcar das bagas (mesa, uvas passas) e, inversamente, uvas mais frias para as variedades de amadurecimento precoce, bem como as variedades cuja colheita é destinada a produção de champanhe e vinhos leves de mesa com baixo teor de açúcar e alta acidez.

G.S. Morozova"Viticultura com o básico da ampelografia", VO "Agropromizdat", Moscou, 1987

A parcela para o plantio de uvas deve ser plana ou com uma ligeira inclinação (5 a 8 graus), bem iluminada ao longo do dia. Para proteger as plantas dos ventos frios, recomenda-se que as fileiras da futura vinha sejam colocadas ao longo da estrutura, cerca alta ou árvores de fruto adultas formando uma parede contínua.

Os arbustos de uva precisam de boa iluminação o dia inteiro.

Sendo uma cultura com alta tolerância à seca, as uvas não podem tolerar solos úmidos, pantanosos e salinos. Ao determinar o local para o plantio, deve-se levar em consideração o nível das águas subterrâneas paradas - não deve estar a menos de 1,2-1,3 m da superfície da terra.

Para o plantio, escolhemos mudas anuais de 0,4-0,5 m de altura, com cinco a sete brotos e um diâmetro de tronco de cerca de 4-8 mm. Em uma muda com sistema de raízes abertas, as raízes devem ser cuidadosamente examinadas: elas devem ser brancas, limpas, sem espessamento e mofo.

Preparado para o plantio de mudas deve ser saudável, sem danos e ter 5-7 brotos desenvolvidos

Se a muda for comprada no início da primavera, ela deve ser plantada em um recipiente com um volume de dois a cinco litros (dependendo do tamanho do sistema radicular) e armazenada em um local quente (+ 20-25ºC) até a hora do pouso no chão. Na zona intermediária, o melhor momento para plantar uvas para um lugar permanente no jardim é o final de maio - início de junho, quando o solo se aquece constantemente entre + 12 e 15ºC. Nas regiões sul, o período de plantio de uvas é adiado um mês antes, para abril-maio.

Existem várias maneiras de plantar mudas de uva: em um poço, debaixo de uma pá, em um monte de terra. Dependendo do tempo de plantio e da região de cultivo, o método mais adequado é escolhido. Viticultores experientes, planejando um plantio de primavera, preparam um poço de plantio no outono, temperam-no com húmus ou composto e deixam-no até a primavera. Se não houver tais condições, na primavera é aconselhável cavar um buraco com antecedência, cerca de um mês antes do plantio das mudas.

É aconselhável plantar mudas com um sistema de raízes abertas na primavera, para que antes do início do outono o arbusto tenha tempo para se enraizar bem e se preparar para o inverno.

O solo no local de cultivo pode ser pobre, infértil. Nesse caso, na água para irrigação (em pé, quente + 20-28ºC) 20-40 g de fertilizante de complexo mineral (nitroammofosk, azofosk, nitrofosk) e 10-20 g de nitrato de amônio por 10 l de água.

No plantio na primavera, uma muda com um sistema de raiz fechada (ZKS) ocorre da seguinte maneira:

  1. No fundo do orifício acabado, é necessário encher dois baldes de pequenos escombros de granito (5-12 mm), cascalho ou argila expandida para drenagem.

    A camada de drenagem de pedra britada protegerá a zona radicular do mato da estagnação da água

  2. Uma mistura nutritiva do solo é preparada com antecedência: latas de 2 litros de cinza de madeira, 2 baldes de húmus ou composto, 1 balde de areia e 2 baldes de relva (jardim) de terra; no total, devem ser obtidos 4-5 baldes da mistura.
  3. Metade do solo preparado deve ser derramado sobre a drenagem, um pequeno monte deve ser feito no meio da cova e uma muda deve ser plantada, tendo sido previamente liberada do recipiente. As raízes das mudas devem estar localizadas a uma profundidade de cerca de 0,45 m do solo.

    As mudas devem ser cuidadosamente liberadas do contêiner e, virando o ápice para o norte, devem ser montadas juntamente com o pedaço de terra adjacente no centro do poço de aterrissagem

  4. Para maior comodidade da rega e da cobertura, um tubo de drenagem é instalado próximo à muda (um tubo de plástico com um diâmetro de 8 a 10 mm com uma superfície perfurada). Depois de encher o poço, o tubo deve ser cortado a uma altura de 10 cm do chão.

    Um tubo de plástico de 60 a 70 cm de diâmetro adequado com furos na superfície é instalado ao lado da muda

  5. Em seguida, as mudas são regadas com água morna e assentada e, após absorver a água, são cobertas com o solo restante até a metade da altura das mudas.
  6. A superfície do solo ao redor do arbusto é coberta com húmus ou turfa, grama seca.

    Quando o processo de plantio é concluído, para preservar a umidade e a boa sobrevivência das raízes, o solo ao redor do arbusto é coberto com uma camada de cobertura morta.

  7. No outono, um poço com uma muda nova precisa ser preenchido até o topo com a formação de um monte acima de um arbusto de 20 a 30 cm de altura

Vídeo: plantio de mudas de uva em campo aberto

Para variedades técnicas de uva, importa o que o solo está coberto entre fileiras de arbustos. Você pode triturá-lo com grama seca, adubo ou semear adubo verde. Mas produtores experientes recomendam cobrir o solo entre as fileiras com uma camada de cascalho grosso, que será um bom condutor e acumulador de calor. Isso protegerá a superfície do solo da compactação e também evitará o escoamento da água da chuva e sua evaporação. Assim, serão criadas condições mais favoráveis ​​para o crescimento e desenvolvimento das uvas.

Alimentação e rega de uvas

Ao cultivar uvas de variedades técnicas, um rendimento estável e alto de qualidade apropriada só pode ser obtido se todas as regras da tecnologia agrícola forem observadas, incluindo o uso regular de fertilizantes e a cobertura em determinadas fases do desenvolvimento da planta. O fertilizante principal é aplicado no poço de plantio uma vez na primavera ou no outono, dependendo do momento do plantio. Após o plantio por dois a três anos, as mudas não precisam de fertilizantes.

Os arbustos de uvas adultas são fertilizados com matéria orgânica (esterco, húmus, composto) uma vez a cada três a quatro anos, 3-4 kg / m² (em solos pobres - 6-8 kg / m²) Fertilizantes simples (nitrato de amônio, uréia, superfosfato, sais de potássio) e fertilizantes complexos (nitrofosca, azofoska, amofina, nitroammofoska) são usados ​​como fertilizantes minerais.

Na primavera, os fertilizantes aplicados na forma líquida são melhor absorvidos no outono - em granulados ou na forma de pó.

De acordo com o método de entrega de nutrientes para várias partes da planta, a cobertura é dividida em raiz e foliar. As raízes são introduzidas no solo sob os arbustos, foliarmente - pulverizando folhas de uva.

Ao cuidar de arbustos de uvas, eles são alimentados sob a raiz pelo menos quatro vezes durante a estação de crescimento:

  1. Na primavera (duas semanas antes da floração) - uréia, superfosfato e sal de potássio. A quantidade de fertilizante aplicada depende da variedade de uva e das condições de cultivo e é determinada pelas instruções. Os fertilizantes de nitrogênio e potássio são utilizados na forma líquida, fosfórica - em seco.

    A uréia pode ser substituída por nitrato de amônio.

  2. Após a floração, quando as bagas atingem o tamanho de uma ervilha pequena, a cobertura é repetida com a mesma composição, mas a proporção do componente nitrogênio é reduzida pela metade.
  3. Entre junho e julho, durante o período de enchimento e maturação das bagas, a cobertura é realizada usando apenas superfosfato e sal de potássio, excluindo-se os compostos nitrogenados.
  4. Após a colheita, em setembro-outubro, chega a hora da última alimentação. Nesse momento, o arbusto da uva deve receber nitrogênio na forma de matéria orgânica (húmus ou composto) e fertilizantes minerais como parte do superfosfato, cinza de madeira e sulfato de amônio. Todos os componentes da fertilização são introduzidos no solo entre os arbustos para escavação profunda. Devido ao fato de as plantas receberem um suprimento de nutrientes para o inverno, sua dureza aumenta, a videira amadurece melhor.

Vídeo: fertilizando e fertilizando uvas

No final do verão ou início do outono, após a colheita, é muito útil tratar arbustos de uvas com compostos minerais contendo oligoelementos (MicroMix Universal, Polydon Iodine) de acordo com as instruções.

A alimentação foliar de uvas ativa o processo de floração, permite obter ovários cheios e melhorar ainda mais a qualidade das bagas, seu sabor e teor de açúcar, aumentando o rendimento do mato. O tempo de cobertura foliar, bem como a raiz, depende de um certo período de desenvolvimento da planta. A pulverização é realizada uma semana antes da floração, duas semanas após a floração e três semanas antes da colheita. Para este tipo de alimentação, use uma infusão de cinza de madeira ou preparações prontas:

  • Plantafol
  • Kemira
  • Novofert,
  • Mestre

Para obter um bom resultado, você deve seguir rigorosamente as instruções de uso de cada medicamento.

As condições climáticas ideais para o processamento foliar de uvas são consideradas um dia nublado, com uma temperatura do ar de cerca de 20ºC (não inferior a 15 e não superior a 25 graus).

Vídeo: molho foliar de uva

Uvas de variedades técnicas se referem a uma cultura bastante resistente à seca e despretensiosa nos cuidados. Portanto, a rega dos arbustos, que também faz parte do processo de cultivo, é realizada conforme necessário, levando em consideração a quantidade de chuva natural. Durante o primeiro ano após o plantio em local permanente, as mudas precisam ser regadas uma vez por semana. No caso de clima quente no verão, a rega é permitida diariamente ou em dias alternados.

Mais tarde, no processo de tratamento das uvas, a irrigação é combinada com a fertilização, se possível, o consumo de água para um arbusto é de 4-6 baldes (40-60 l). Você não pode regar os arbustos na primavera durante a floração; no verão, a rega é interrompida duas a três semanas antes das bagas amadurecerem completamente.

Para melhor amadurecimento da videira e ativação do crescimento radicular no outono após queda de folhas, produza a última rega (com carga de umidade). Pode aumentar significativamente a resistência do inverno dos arbustos.

Vídeo: regar as uvas corretamente

Poda

O corte de uvas de variedades técnicas para culturas de cobertura e não cobertura varia em termos de época. De qualquer forma, os rebentos devem ser cortados durante o período de dormência das plantas, antes do início do processo de cultivo. Para variedades técnicas que não cobrem e com alta resistência ao gelo, os arbustos são cortados no período de outono-inverno, 15 a 20 dias após a queda das folhas, e continuam o inverno todo (em dias sem gelo) até os brotos abrirem na primavera. A limitação para o processo de recorte está apenas diminuindo a temperatura abaixo de cinco graus negativos.

Para cobertura de castas, a poda é realizada em duas etapas:

  • preliminar (outono) - antes do início do tempo frio e do abrigo de arbustos para o inverno. A poda é feita em uma videira amadurecida para formar novos elos de frutas.
  • main (primavera) - depois de abrir os arbustos no início da primavera, antes de os botões abrirem.Ao mesmo tempo, o número de brotos de frutas intactos (olhos) é determinado e a carga necessária do mato é estabelecida. Durante a poda da primavera, todos os brotos danificados, fracos e engordantes são removidos.

A carga do mato por brotos (olhos) é o número de brotos de frutas que permanecem no mato após a poda. Proporciona um alto rendimento sem reduzir a resistência das buchas nos anos subsequentes.

Existem os seguintes métodos de aparar: curtos, com até 4 olhos - nas células rainhas, formações de capitéis e cordões, nós de substituição; média, até 7-8 olhos - ao podar videiras da maioria das variedades na zona de cobertura; longo, de 9 a 14 olhos - em variedades vigorosas e na cultura de gazebo. Na maioria das áreas da viticultura, a poda mista é usada - curta e média

A.Yu. Rakitin "Fruticultura. Conselhos de ouro da Academia Timiryazev." Casa de Editora Lik Press, Moscou, 2001

Para as variedades técnicas de uva, existe um sistema geralmente aceito para determinar o comprimento aproximado da poda da videira na zona de cobertura do cultivo:

  • até 4-5 olhos - brotos fracos com um diâmetro de 5-6 mm;
  • de 8 a 10 ocelos - variedades precoces (Aligote, variedades negras de moscatel);
  • de 2 a 14 ocelli - variedades médias e tardias (variedades Cabernet Sauvignon, Traminer, moscatel brancas).

Vídeo: técnica de poda de uva

Processamento de uva para doenças e pragas

Dadas as características varietais, todas as variedades técnicas de resistência a doenças e pragas podem ser divididas em três grupos:

  • abrangente e estável;
  • variedades com resistência média;
  • instável a doenças fúngicas e filoxera.

O primeiro grupo inclui variedades, geralmente com alta resistência ao gelo, que são cultivadas com sucesso nas regiões norte e na zona climática média. Aqui são Crystal, Platovsky, Ruby, Azos, Stanichny. Além disso, as variedades Zelenoluchsky Rubin, Stremenny, Cabernet Sauvignon são imunes a doenças fúngicas e Platovsky, Cabernet AZOS, Krasnostop AZOS, Gift of Magarach são tolerantes à filoxera. As uvas dessas variedades em condições favoráveis ​​de cultivo para prevenção podem ser tratadas com fungicidas. Uma ou duas pulverizações são feitas durante a estação de crescimento.

Para um processamento seguro, são utilizadas preparações prontas de Kemira, Fitosporin com a adição de zircão e também uma solução de permanganato de potássio. No início da primavera, é aconselhável pulverizar os arbustos com uma mistura de Bordeaux a 3% (300 g da mistura por 10 litros de água) ou solução de sulfato de ferro a 5% (500 g por 10 litros de água).

Vídeo: processamento sazonal de uvas por doenças fúngicas

Variedades de uva de médio e pouco resistentes a fungos devem ser tratadas com fungicidas em todos os períodos de desenvolvimento das plantas. Para pulverizar os arbustos, são utilizados meios mais poderosos e eficazes do que na realização de trabalhos preventivos: Ridomil Gold, Champion, Quadris 250, Acrobat, Sumylex. De acordo com as regras da tecnologia agrícola, o processamento da uva é realizado cinco vezes por estação:

  • ao abrir arbustos no início da primavera;
  • com a abertura dos rins e no início do florescimento das folhas;
  • antes da floração (7-10 dias);
  • após a floração (20 a 30 dias antes da colheita);
  • após a poda de outono da videira antes do abrigo para o inverno.

Ao determinar a concentração de uma solução fungicida para pulverização, os requisitos das instruções de uso do medicamento devem ser rigorosamente observados. Processar em clima calmo, de manhã ou à noite, observando as regras de segurança (óculos, luvas, roupas de mangas compridas).

Vídeo: proteger a vinha de doenças

As pragas que mais freqüentemente afetam as uvas incluem pulgões da uva - filoxera, teia de aranha e ácaros, bem como borboletas de borboleta (uva e cacho). Arbustos fortes e bem cuidados são pouco afetados por pragas. A chave para uma boa resistência a eles é a remoção regular de ervas daninhas do solo, cobertura e rega, boa ventilação dos arbustos, bem como a resistência a pragas inerente às qualidades varietais das uvas.

Vídeo: filoxera - pulgão de uva

Destrua a filoxera tratando repetidamente os arbustos com dicloroetano ou com soluções inseticidas Aktellik e Kinmiks. Com uma forte derrota da vinha por pulgões, os arbustos são cortados sob a raiz e queimados. Com uma pequena quantidade de pragas como "remédio popular", a salsa é semeada ao longo do perímetro da vinha e nos corredores, cujo cheiro repele pulgões.

Para combater os carrapatos, são utilizadas as preparações inseticidas Tiovit Jet, Phosphamide e uma solução a 2% de enxofre coloidal (200 g de enxofre em 10 litros de água). Uma aplicação mais segura é fornecida por agentes biológicos para pragas - Actofit, Haupsin, Fitoverm. Os vermes das folhas são destruídos pulverizando uvas com inseticidas Arrivo, Fastak, Fufanon, Karbofos, Aktara. Com um grande número de lagartas de lagarta, um bom resultado é o tratamento das brotações com a droga de ação biológica Bitoxibacillin.

Vídeo: processamento de uvas a partir de um carrapato de uva

As melhores variedades técnicas de uva

Os fatores determinantes na escolha de uma classe técnica são o período de maturação dos frutos, alto rendimento estável, resistência a infecções por fungos e um nível suficiente de resistência ao gelo. Nas condições climáticas da zona do meio, regiões do norte, Urais e Sibéria, é aconselhável cultivar variedades precoces de uvas. O amadurecimento precoce permite que a fruta colete a quantidade necessária de açúcares antes do final da temporada e a videira - amadureça completamente e se prepare para o inverno. Nas regiões sul, são cultivadas variedades médias, tardias e muito tardias, que são danificadas pelo gelo e requerem uma grande quantidade de calor (com uma soma anual de temperaturas ativas de mais de 3000 graus).

Vídeo: as melhores variedades de uvas para vinho

As primeiras variedades de uvas

Para regiões da viticultura do norte, as mais valiosas são as variedades com uma estação de crescimento curta, amadurecimento precoce das bagas e alta resistência ao gelo:

  • Aligote,
  • Bianca
  • Noz-moscada preta e rosa
  • Cristal
  • Enigma de Sharov,
  • Platovsky,
  • Presente de Magarach,
  • Rkatsiteli Magaracha e vários outros.

As melhores variedades são consideradas zoneadas em uma determinada área.

Se a vinificação é uma área prioritária da viticultura na região, então as variedades de uvas correspondentes a suas marcas particulares são usadas para fazer vinhos.

Vídeo: Riddle variedade de uvas de Sharov

Tabela: características e características das primeiras notas técnicas

Nome
variedades
Recomendado
a região
crescendo
Prazo
amadurecimento
Peso
cachos
As frutas
(cor, massa)
Gosto
frutas
coloração de suco
Conteúdo
açúcares /
ácidos,%
Produtividade
kg / bush
Resistência ao geloResistência a
doenças
e pragas
Principal
direção
avaliação de degustação de vinhos
(em pontos)
Romã MagarachaNorte do CáucasoCedo187 gAzul e preto
1,4-1,6 g
O sabor é solanáceo, suco de vinho tinto23,5/7,71,04Acima da média, a -25ºC, descobertoMédio, afetado por mofo, podridão cinzaVinhos de sobremesa
7,82 fora de 8
Zelenolugsky Rubin *Todas as regiõesCedo204 gPreto
1,6-2 g
Suco sem sabor e incolor19,7/7,31,15-1,5Alto, até -28ºC, descobertoImunidade a doenças
resistência à filoxera
Vinhos secos
7,7 de 8
Manych *Todas as regiõesCedo198 gAzul e preto
1,6-2 g
Suco sem sabor e incolor20/81,31Alto, até -25ºC, descobertoMédio, espantado
doenças fúngicas
Vinhos secos
8 em 10
Rosa noz-moscadaNorte do CáucasoMeados do início126 gVermelho
1,6 g
Sabor a moscatel, suco incolor25,3/7,80,88Acima da média, a -25ºC, descobertoMédio, espantado
doenças fúngicas
Vinhos de sobremesa
9,2 de 10
Noz-moscada
preto
Norte do CáucasoMeados do início77 gAzul e preto
1,6 g
Sabor a moscatel, suco incolor24,7/7,50,91Acima da média, a -25ºC, descobertoAlta
resistência fúngica
doenças
Vinhos de sobremesa
9,3 de 10
Presente de MagarachNorte do CáucasoCedo185 gBranco
1,4-1,6 g
Sabor harmonioso, suco incolor19,3/13,10,85-1,53Acima da média, a -25ºC, descobertoAlta resistência ao oídio, podridão cinzenta,
filoxere
Vinhos de mesa, 7,4 de 8
Estribo *Todas as regiõesCedo165 gBranco
1,4-1,8 g
Sabor harmonioso, suco incolor19,5/8,70,93-1,25Alto, até -28ºC, descobertoImunidade a doenças, resistência à filoxeraVinhos secos
7,8 de 8

* As variedades são recomendadas pelo Registro Estadual de Conquistas de Melhoramento Aprovado para Uso em Cultivo em uma Economia Familiar.

Vídeo: variedade de uva Platovsky

Galeria de fotos: primeiras variedades de uvas para vinho

Castas tardias

As variedades técnicas tardias são caracterizadas por um longo período de amadurecimento (de 135 a 160 dias), que permite a colheita no final de setembro - início de outubro. Tais condições são criadas pelo clima das regiões do sul com o outono quente e longo. Basicamente, as uvas são cultivadas em uma cultura que não cobre. As variedades posteriores são usadas principalmente na produção de vinho.

Tabela: características e características das notas técnicas tardias

Nome
variedades
Recomendado
a região
crescendo
Prazo
amadurecimento
Peso
cachos
As frutas
(cor, massa)
Gosto
frutas
coloração de suco
Conteúdo
açúcares /
ácidos,%
Produtividade
kg / bush
Resistência ao geloResistência a
doenças
e pragas
Principal
direção
avaliação de degustação de vinhos
(em pontos)
Cabernet AZOSNorte do CáucasoTarde305 gAzul escuro
1,6-1,8 g
Sabor harmonioso, suco incolor18/8,31,21Médio, abriga-se no invernoLigeiramente
espantado
oídio
Vinhos de sobremesa
9 em 10
Cabernet SauvignonNorte do Cáucaso, Baixo VolgaMeio da tarde75 gPreto com um toque de luz
1,6 g
Sabor solanáceo original,
suco incolor
22/7,50,7-1,2Alto, até -25ºC, descobertoMédio, espantado
doenças fúngicas
Vinhos de mesa e sobremesa vermelhos
Muscat AksayNorte do CáucasoMuito tarde250-300 gBranco
com forte
encerado
ataque
1,5-1,8 g
Sabor harmonioso de noz-moscada, suco incolor19,3/13,10,85-1,53Acima da média, a -25ºC, descobertoAumento
resistência ao oídio,
podridão cinza
filoxere
Vinhos de sobremesa
Primogênito de MagarachNorte do CáucasoMeio da tarde200 gBranco
1,6-1,8
O sabor é harmonioso, simples,
sem aroma
22/81,2-1,5Alto, até -25ºC, descobertoAumento
resistência ao oídio,
podridão cinza
filoxere
Vinhos de mesa e sobremesa brancos
Ruby AZOS *Todas as regiõesMeio da tarde240 gAzul escuro
2 g
O sabor é harmonioso,
suco rosa
20/7,81,07Acima da média, a -25ºC, descobertoResistente a doenças e pragasVinhos de mesa vermelhos
7,9 de 8
SaperaviNorte do Cáucaso, Baixo VolgaTarde120-170 gAzul escuro com um toque
0,9-1,4 g
O sabor é simples, azedo
suco incolor
17,8/6,50,8-1,2Acima da média, para -23ºC, descobertoMédio, espantado
doenças fúngicas
Vinhos tintos secos
StanichnyNorte do CáucasoMeio da tarde241 gBranco
1,8
Suco sem sabor e incolor19,9/8,81,98-2,89Alto, até -28ºC, descobertoAlta resistência a fungos
doenças
tolerância à filoxera
Vinhos secos
8,6 de 10

* A variedade é recomendada pelo Registro Estadual de Conquistas de Melhoramento Aprovado para Uso em Cultivo em uma Economia Doméstica.

Galeria de fotos: variedades tardias de uvas para vinho

Vídeo: variedade de uva Aliberna

Vinho de uva caseiro, feito com suas próprias mãos de suas variedades favoritas de frutas ensolaradas - que podem ser mais saborosas e agradáveis! Existem muitas marcas de vinhos maravilhosos do amado Cabernet Sauvignon, Isabella, Merlot, Aligote, várias variedades de Mascate. Você já provou vinho misturado? Cada variedade de vinho tem suas vantagens e desvantagens: uma tem um sabor incomum, mas baixo teor de açúcar, a outra, pelo contrário, possui muitos açúcares e o sabor é simples. Quero compartilhar as lembranças da minha juventude quando meu avô fez o vinho misturado. Ele tinha muitas receitas, bem como variedades de uvas, mas havia uma, a mais amada. O que poderia ser bebido sem pular, e durante o banquete ele "voou" primeiro. No outono, as uvas Saperavi amadureceram mais cedo do que qualquer outra pessoa na trama - seu avô o chamava de "georgianos". Eu não gostei dele - muito azedo e sem gosto. Quando, no final de setembro, as bagas de Saperavi reuniram sua maravilhosa cor azul-escura, o avô cortou os cachos do mato, levemente embebidos em água e os colocou em uma “paixonite” - uma enorme panela de barro. As bagas foram esmagadas com um grande empurrador de madeira - "bastardo", como meu avô chamava. Depois que as uvas foram moídas, um pouco de açúcar foi adicionado à pasta resultante, os pratos foram cobertos com um pedaço de pano e determinados na cozinha, no lugar mais quente da casa. Lá ela ficou por vários dias. O avô misturou mingau de manhã e à noite, até que começou a borbulhar e subir ao topo da tigela. Espuma rosa apareceu na superfície da lama e carne azeda cheirava na cozinha. Depois disso, a polpa, chamada polpa para os produtores de vinho, foi espremida e filtrada através de uma peneira. Foi adicionado açúcar ao líquido rosa claro obtido, derramado em uma garrafa grande e uma luva de borracha foi colocada no topo do pescoço. Uma semana depois, a luva na garrafa parecia uma mão humana - estava inchada pelo fermento fermentado da uva. O avô acrescentou açúcar ao líquido fermentado três vezes um pouco e colocou a luva na garrafa novamente. Então, um mês se passou e, em um belo dia, a luva parou de inflar, caiu, riu e o avô disse: "Pronto!". Um líquido rosado turvo foi filtrado do precipitado e limpo por um mês em um porão frio para sedimentação e clarificação. Enquanto meu avô produzia vinho de Saperavi, cerca de uma semana depois, as uvas Black Opiana amadureceram - minha favorita, com bagas suculentas e doces de cor muito escura e quase preta. Gostei especialmente do suco recém-espremido desta uva, com um sabor muito agradável e leve a moscatel. As bagas do Opiana Negro passaram pelo mesmo processo que Saperavi. Uma semana - dez dias após a opiana, o avô estava colhendo a última variedade em sua vinha - Odessa Black. Eu também gostei dessa variedade com um sabor incomum de frutas - lembrava muito o sabor das cerejas. Quando o vinho jovem foi preparado a partir do preto de Odessa, bem como das variedades anteriores, já era outono intenso no quintal. O avô pegou todas as garrafas de vinho da adega e a verdadeira bruxaria começou. Ele tomou um pouco de cada vinho e os misturou em uma certa proporção. Eu tentei, balancei minha cabeça em descontentamento e misturei novamente. "A doçura e o aroma de Odessa e Black Opiana não devem entupir a acidez de Saperavi, mas devem combinar-se harmoniosamente com ela. Para que os vinhos não sejam interrompidos, mas complementem o sabor único um do outro", costumava dizer meu avô. Quando o processo de mistura foi concluído, a obra-prima do vinho acabado foi derramada em garrafas de vidro e enviada à adega para amadurecimento e decoração finais. Na véspera de Ano Novo, a "bebida dos deuses" acabada foi servida na mesa.Combinando um sabor incomparável, os tons ásperos de ameixas e cerejas foram suavizados com noz-moscada delicada, e a cor rubi cintilante do vinho criou um clima verdadeiramente festivo.

Variedades técnicas de uva na Ucrânia

Dada a presença de várias zonas climáticas no território da Ucrânia, quase todas as castas consideradas acima são adequadas para o cultivo nas condições locais de uma determinada região. Nas regiões norte da Ucrânia, as variedades resistentes ao gelo com uma estação de amadurecimento precoce devem ser plantadas, nas regiões central e sul, variedades médias e tardias, em uma cultura de cobertura.

As uvas das variedades de vinho Chardonnay e Riesling Rhine são, respectivamente, variedades média e média tardia. Cada tipo de baga tem seu próprio sabor varietal e uma casca muito fina e delicada. Ambas as variedades são relativamente resistentes ao gelo, suportam o frio até -18-20ºC, mas no inverno eles precisam de abrigo. As uvas são suscetíveis à infecção por infecções fúngicas (principalmente oídio), portanto, requer tratamento regular de doenças e pragas. Na produção de vinho, as variedades Riesling Rhine e Chardonnay são usadas para fazer vinhos brancos secos.

Vídeo: Variedades Riesling Rhine e Chardonnay

A uva Merlot termofílica tem origem francesa, mas há muito tempo está firmemente estabelecida nas vinhas do sul da Ucrânia. As bagas espessas azul-preto se distinguem por um sabor delicado, com um sabor original de sombra noturna. O suco claro desta uva é usado na produção de vinhos tintos de mesa e de sobremesa.

Vídeo: variedade de vinhos Merlot

A boa e velha Isabella já é considerada um "clássico do gênero". Provavelmente, não existe tal país ou conspiração pessoal no norte ou no sul, onde as uvas azul-escuras tão familiares para muitos com o sabor do morango silvestre incomum para essa cultura não cresceram. Às vezes, Isabella é confundida com uvas Lydia, também vinho, mas com bagas bordô. A forma de cultivo sem cobertura, combinada com alta resistência ao inverno e resistência a doenças, permite o uso das uvas Isabella na decoração de mandris, arcos e na decoração das paredes de uma casa. O cuidado despretensioso e a capacidade de produzir um bom vinho caseiro a partir de bagas tornam possível até mesmo para um jardineiro iniciante plantar essa variedade e obter uma boa colheita de bagas perfumadas.

Vídeo: uvas Isabella

Comentários de viticultores

Riesling Rhine. Até agora tenho apenas dois arbustos, duvidava que amadurecesse. Este ano foi o primeiro fruto, nível de açúcar 23,8, mas ainda não considero seriamente esse excelente indicador - um bom ano, uma carga pequena. Eu não pretendo fazer uma carga alta no futuro, 2-3 kg a partir do mato, vamos lutar pela qualidade do vinho. O teor de açúcar nesta variedade pode variar de 16 a 40 brix (é uma obrigação na saída ao espremer uvas para sorvete em videira gelada). Como Valuyko escreve no livro "Vinhos de uvas", os aromas ótimos são observados na variedade Riesling com um teor de açúcar de 17%, mas, na realidade, os vinhos mais aromáticos são obtidos a partir de uvas de colheita tardia, ou seja, com um teor de açúcar muito maior. Para obter vinhos de boa qualidade a partir desta variedade, basta ter um nível de açúcar acima de 17 anos. Na Alemanha, eles produzem excelentes vinhos com um nível alcoólico de até 9%, enquanto o vinho é muito equilibrado, aromático, às vezes com açúcar residual, em nossa opinião semi-seco.

Prikhodko Alexander, Kiev//forum.vinograd.info/showthread.php?t=1925

Olá pessoal da Magnitogorsk. Há oito anos, plantou o primeiro Alpha (acidentalmente, as estacas caíram nas mãos). Frutas por 5 anos. Sempre amadurece. Nele aprendi a cortar, moldar. Agora sem abrigo no mirante. Noz-moscada rosa deve começar a frutificar este ano, embora o arbusto tenha cerca de 5 anos de idade, mas tenha que ser transplantado para outro local no terceiro ano. Em Alpha, no início de abril, ele vacinou Aleshenkin de três maneiras - com um escudo, um corte e uma divisão. Pasoka já foi um pouco. Decidi tentar e, por causa da economia de espaço - afinal, o Alpha foi o primeiro e é o melhor lugar - decidi colocá-lo em experimentos. Terra na montanha, uma ligeira inclinação para o sul, sudoeste. Considero as condições ideais para a nossa região.

Vic, Magnitogorsk//forum.vinograd.info/showthread.php?t=62&page=5

Colheita Aligote satisfeito. Terminado em 1 de outubro. Em média, do mato do 4º ano de vegetação, 7,7 kg foram obtidos. A colheita não racionou. Em alguns brotos, até quatro cachos foram amarrados, enquanto o amadurecimento de uvas e videiras foi excelente. Uma variedade muito ensolarada, quando clusters de queimaduras, praticamente não houve queimaduras, apenas bronzeado e açúcar foram adicionados. A temporada foi excelente.

Victor Victor, Kharkov//forum.vinograd.info/showthread.php?t=4830&page=3

Bianca A variedade é excelente. Eu cresci por cerca de 8 anos em uma forma de árvore e acho que essa forma é a melhor para ele. A produtividade é alta, estável. Por exemplo, no ano passado, tirei cerca de 18 a 20 kg de um arbusto de caule alto. Este ano deu a ele ainda mais espaço, espero conseguir um pouco mais - a variedade suporta calmamente quase toda a carga, eu explico apenas os brotos mais “mortos” com inflorescências. Os cachos são geralmente de 50 a 200 g. Nas filmagens, dependendo da força de seu crescimento, deixo de 2 a 3 cachos (ou seja, praticamente todos ou quase todos). A estabilidade complexa é alta, nas minhas condições de julho a agosto, às vezes, em alguns lugares, agarra levemente oídio. Bagas não são afetadas por nada. Vinho e suco Bianchi de alta qualidade. Nas condições de fermentação "selvagem", é obtido um vinho leve e semidoces com tons suaves de xerez. A variedade é praticamente livre de problemas (lembre-se: estou escrevendo para minhas condições).

Poskonin Vladimir Krasnodar Vladimirovich//forum.vinograd.info/showthread.php?t=4351

Com base na variedade de castas técnicas, cada jardineiro amador escolhe uma que corresponda melhor às suas preferências. Vinho caseiro exclusivo, suco de uva perfumado e doce, passas, churchkhela - esta não é uma lista completa de gostoso, que pode ser preparada com suas próprias uvas.

Pin
Send
Share
Send