Jogando fora desnecessário, à primeira vista, as coisas são difíceis: a mão não se levanta. E jogar fora uma coisa bonita é geralmente irrealista. Talvez seja útil? Com o tempo, lindas garrafas que sobraram de feriados e festas começam a acumular e estragar a vida. É isso mesmo, as garrafas não devem estar no apartamento, seu lugar no país. Lá eles encontrarão rapidamente o aplicativo. Por exemplo, você pode fazer canteiros de flores de garrafas de plástico, usando-as como uma cerca ou como recipientes nos quais as plantas do jardim crescerão e florescerão.
Usando garrafas de plástico como cerca
Para proteger os canteiros, é melhor levar garrafas de um litro e meio da mesma forma. Você pode usar recipientes de cores diferentes, mas é necessário alterná-los em uma determinada sequência para que o canteiro final pareça limpo. A propósito, garrafas de diferentes volumes também podem ser alternadas.
Canteiros de garrafas parecem muito bons. Os elementos dessa cerca podem ser decorados com flores, que também são cortadas em garrafas de plástico. A forma do futuro jardim de flores realmente não importa. Pode ser um círculo, um oval, um retângulo ou qualquer outra figura. O principal é que a estrutura deve ter bordas claramente definidas e um tamanho suficiente.
Colocação vertical da garrafa
Este caso de uso para garrafas de plástico é o mais simples e óbvio:
- As garrafas devem ser libertadas dos rótulos, bem lavadas e secas. Agora o material para a construção da cerca está pronto.
- Para melhor estabilidade e resistência estrutural, areia ou terra podem ser derramadas nas garrafas.
- Elementos prontos da cerca são escavados em volta do perímetro do canteiro, para que a garrafa fique bem fixa e não cambaleie.
- O próximo tanque é colocado próximo ao anterior: não deve haver lacunas na estrutura. As garrafas escavadas seqüencialmente formam gradualmente toda a cerca.
Apesar da facilidade de execução, o resultado surpreenderá agradavelmente: o canteiro parece limpo e bem arrumado.
Há um vídeo interessante sobre o tema:
Colocação horizontal da garrafa
É um pouco mais difícil fazer um canteiro de flores, mas parece muito atraente e incomum.
Procedimento de trabalho:
- Tal vaso de canteiro exige uma base. Para fazer isso, você pode pegar um barril de metal velho, cortado ao meio - já duas camas. Até pneus de automóvel empilhados servem. O tamanho do tanque será decisivo para os parâmetros do próprio canteiro - esse fato deve ser levado em consideração.
- Garrafas limpas, secas e prontas para trabalhar devem ser dobradas perto do recipiente.
- Prepararemos uma solução de cimento e areia na proporção de 2: 1. Cobriremos o tanque com eles sucessivamente de baixo para cima. A camada da solução deve ser suficiente para que o gargalo fique bem fixo nela. O recipiente não pode ser rebocado de uma só vez, porque a argamassa pode congelar antes que as garrafas sejam imersas nele.
- Começando pela linha de baixo, sem pressa, mas sem demora, fixamos os frascos com os pescoços na solução aplicada ao contêiner. É importante colocar a primeira camada corretamente, pois será um suporte para a próxima. As garrafas escalonadas criarão uma moldura espetacular do canteiro.
- O trabalho é simples, mas deve ser tratado com responsabilidade. Deixe a solução definir, caso contrário, tudo terá que ser iniciado novamente.
- A camada superior das garrafas não parece muito elegante, porque o "lado errado" do trabalho é visível - uma placa de cimento na qual os gargalos estão imersos. É melhor esconder essa falha no momento em que o interior do canteiro está cheio de terra. Os pescoços de cimento são decorados com musgo, seixos, conchas ou cones - qualquer material passará pelo qual essa parte do canteiro não brilharia.
- No próprio canteiro, o material de enchimento deve ser colocado em camadas. A camada inferior é uma drenagem, para a qual cabem pequenas pedras, argila expandida e fragmentos de tijolos. Encha solo fértil por cima. É melhor que o vaso resultante não tenha fundo: a água não vai estagnar nele e as raízes das plantas plantadas não azedam. Se houver um fundo, basta lembrar de fazer vários furos nele.
Um canteiro de flores com fundo é bom para sua mobilidade. Se ela se cansar em um lugar, ela sempre pode ser movida para outro.
As vantagens de usar recipientes de plástico
A cerca de plástico tem muitas vantagens, das quais a primeira, é claro, é a sua acessibilidade. Muitas vezes jogamos fora as garrafas, mas aqui as colocamos nos negócios, e até sabiamente. Uma solução tão elegante para o problema do lixo como encher canteiros de flores com garrafas de plástico merece muita atenção.
Outras vantagens desse uso de garrafas plásticas incluem:
- As plantas perenes plantadas em um canteiro de flores não crescerão além de suas fronteiras, e as raízes das ervas daninhas não vencerão a barreira plástica. Esse fato facilitará muito o trabalho de cuidar do canteiro.
- Um tipo de cerca de plástico não permitirá que a terra seque.
- A cerca consiste em elementos individuais, cada um dos quais pode ser facilmente substituído em caso de falha.
- Os recipientes de plástico são uma ameaça ao meio ambiente porque não se decompõem naturalmente. Essa durabilidade dos contêineres usados como barreiras não pode mais ser considerada uma desvantagem, mas uma virtude.
A propósito, você pode até fazer um canteiro de flores a partir de uma garrafa de plástico, se sua capacidade for grande o suficiente. Pode simplesmente ser usado como um vaso de flores. Lembre-se de fazer orifícios de drenagem no fundo.
Canteiro de flores "joaninha" de plástico
Para o canteiro de flores "Joaninha", você precisa de garrafas plásticas de vermelho, preto e branco. Como coletar um recipiente desse tamanho é bastante problemático, focaremos em garrafas transparentes que serão pintadas nas cores certas.
O tamanho da garrafa é importante. Usando capacidades muito grandes, o autor do canteiro de flores terá que aumentar o tamanho da composição. Isso não é bom, porque vai ocupar muito espaço e não será tão elegante quanto gostaríamos. Vamos nos concentrar em pequenas garrafas.
- Começamos pintando as garrafas nas cores certas. Garrafas brancas precisam de apenas dois - estes serão os olhos do inseto. Por sua cabeça e manchas nas asas, usamos contêineres pretos e, para as próprias asas - vermelho.
- O perímetro do futuro canteiro é delimitado com uma borda para que o solo não acorde do lado de fora.
- Dentro do canteiro, despeje o solo. Ele precisa dar uma forma semicircular ao corpo de uma vaca.
- De acordo com o esquema representado no chão, representando um inseto, começamos a colocar as garrafas com a tampa abaixada, enroscando-as no solo.
No processo de trabalho, não esquecemos não apenas a precisão, mas também a ideia geral de trabalho: afinal, uma joaninha deve aparecer.
Você pode fazer um canteiro de flores com suas próprias mãos em uma forma diferente. Usando garrafas, podemos colocar enfeites ou imagens. O princípio será o mesmo que para pontos cruzados ou tricô em agulhas de tricô.