Cerejas Zhivitsa - uma nova variedade promissora

Pin
Send
Share
Send

As cerejas da variedade Zhivitsa pertencem ao grupo de diques. Duke é um híbrido de cerejas e cerejas, mas é considerado uma variedade independente de cerejas. Zhivitsa pode ser chamada de variedade ocidental, já que seus pais são variedades européias antigas: a cereja amarela alemã Denisen e a cereja espanhola madura Griot Ostheim. A variedade foi criada na Bielorrússia há relativamente pouco tempo. Recomendado para uso no local de criação em 2002. Então começou a se espalhar na Ucrânia e na Rússia. E em 2005 foi incluído no Registro Estatal Russo de Conquistas de Melhoramento, recomendado para uso na região Central.

Descrição da variedade Zhivitsa

Dos pais, a variedade obteve as seguintes boas propriedades.

  • amadurecimento precoce
  • tamanho grande berry
  • sabor doce
  • resistência ao gelo
  • frutificação estável a cada ano.

Frutas nas condições da região central da Rússia amadurecem no final de junho - início de julho. É uma variedade rara que pode dar a primeira safra pequena desde o ano do plantio. A frutificação com força total já começa por 3-4 anos, quando muitas outras variedades estão apenas começando a dar uma pequena colheita. Não há dados sobre a vida útil e frutificação dessa variedade, talvez porque, em média, são 15 a 25 anos para as cerejas, e a variedade Zhivitsa ainda é jovem e não passou por um período experimental.

As bagas Zhivitsa são redondas, fora de uma cor cereja vermelha escura. O sabor é agradável, com uma ligeira acidez. No entanto, o teor de açúcar não é um recorde, cerca de 8 - 9%. Em algumas variedades, esse indicador é de 12 a 13%. Mas o teor de ácido das bagas de Zhivitsa também é relativamente pequeno, de 1 a 1,5%, de modo que as bagas não parecem muito ácidas ao gosto. O peso médio das bagas é de 3-4 g, o que está longe de ser um recorde para os duques (até 7 g). A polpa é vermelha escura, suculenta, em frutos maduros, o osso é facilmente separado.

Existem dados sobre o rendimento da variedade quando cultivada em plantações industriais. Com um esquema de plantio de 5 m entre fileiras e 3 entre troncos, são colhidos 100 a 140 centavos por hectare, ou, mais claramente para pequenas jardinagem, em termos de 100-140 kg de 100 metros quadrados (cem metros quadrados).

Este não é um recorde em comparação com as antigas variedades altas.

A árvore é de tamanho médio, com até 3 metros de altura. Forma uma coroa arredondada, com galhos crescendo e caindo com pontas finas para baixo. Crohn cresce lentamente, a localização dos galhos não é muito frequente. A variedade não é propensa ao espessamento e quase não requer poda.

A colheita está disponível para coleta em suportes ou escadas portáteis

Ao testar a variedade em condições do clima da Bielorrússia, semelhante no inverno a muitas regiões da parte européia da Rússia, nunca houve casos de congelamento.

A variedade é auto-infértil. Ou seja, em uma árvore todas as flores são apenas masculinas ou femininas. e se estiver próximo ou a uma distância de 20 a 30 m, não haverá mais cerejas florescendo, a árvore florescerá. e o ovário não será prático. O que, no entanto, é característico de muitas variedades de cerejas. Portanto, recomenda-se plantar em grupos, de preferência com outras variedades - polinizadores, cerejas ou cerejas. Você pode usar qualquer variedade, exceto as recomendadas Vyanok, mudas ou Novodvorskaya da Bielorrússia.

Sem polinizadores, os ovários se formam em apenas 20% das flores.

Plantando uma cerejeira

A variedade Zhivitsa quase não dá rebentos de raiz. Isso pode ser considerado uma vantagem ao sair, mas isso significa que a variedade não pode ser amplamente propagada por brotos de raiz. As mudas terão que comprar no viveiro.

O poço Zhivitsa se enraíza tanto no outono quanto no plantio da primavera durante o período adormecido. No entanto, o plantio de primavera é recomendado para áreas do norte. Então, a muda consegue criar raízes, ganhar força e entrar no inverno forte o suficiente para o inverno. Mas nas regiões do sul é impossível puxar com um pouso de outono. Para que as mudas se depositem antes do inverno, é necessário plantá-las imediatamente com o início do período de dormência, ou seja, após as folhas caírem.

Escolhendo um bom lugar

O local para o plantio de cerejas é escolhido bem iluminado, sem correntes de ar fortes, não pantanoso. A profundidade das águas subterrâneas deve ser de pelo menos 1,5 m; caso contrário, a água alcançará as raízes e a árvore morrerá em alguns anos.

A cereja adora solos férteis soltos, friáveis, mas bastante intensivos em umidade. As areias não são adequadas porque não retêm umidade e são inférteis. Claro. chernozem e barro e barro arenoso similares em composição e estrutura são ideais. Porém, o solo pode ser melhorado se o solo selecionado da cova de plantio for movido com húmus de alta qualidade na proporção de 3 partes do solo e 1 parte do húmus. É recomendável adicionar cinzas de madeira em uma quantidade de 0,5 l por 10 l de solo.

Zhivitsa precisa de um solo ligeiramente alcalino ou neutro com uma acidez de cerca de pH7.

Se a matéria orgânica for adicionada sob uma profunda escavação em torno do futuro círculo próximo ao tronco, Zhivitsa poderá usá-la com o tempo. Forma o sistema radicular cerca de 2 vezes maior que a coroa. As raízes são profundas, mas a maioria fica a uma profundidade de 20 a 40 cm - é quase a profundidade de escavar a baioneta completa de uma pá.

A introdução de esterco fresco, fertilizantes minerais no poço de plantio, bem como a imersão das raízes antes do plantio em soluções, pode queimar o sistema radicular. Obviamente, tal escavação sob uma árvore adulta é inaceitável, apenas antes do plantio. Um poço de aterrissagem é preparado de acordo com o tamanho das raízes, de preferência com uma margem de largura e profundidade, mas não inferior a 50 cm de diâmetro e a mesma profundidade.

Para plantações industriais, recomenda-se um intervalo com amplo espaçamento de 5 m para a passagem do equipamento. Para pequenos jardins, o intervalo é de 3 por 3 m.

Pode haver dois tipos de mudas em um viveiro:

  • sistema de raiz aberta
  • em contêineres com um sistema raiz fechado.

Estes, em regra, criam raízes melhor. Mas antes de escavar um pedaço de terra com raízes do tanque, é aconselhável não regá-lo - então a terra secará um pouco, diminuirá de volume e sairá facilmente, sem danificar as raízes. Mas, para tal conveniência, é importante não exagerar e não secar as mudas.

Algoritmo de pouso

Os passos:

  • No fundo do poço de aterrissagem, a estaca de apoio é martelada.
  • No fundo do poço de aterrissagem, um monte de terra é derramado com uma altura de 15 a 25 cm.
  • No topo, coloque as raízes de uma muda.
  • As mudas devem estar na mesma profundidade que no viveiro, esse nível é claramente visível pela cor da casca. De qualquer forma, o colo da raiz não deve ser preenchido.
  • Se necessário, o monte é aspergido mais alto ou mais baixo para alcançar a profundidade de pouso correta.
  • As raízes são suavemente cobertas com solo solto, não deixando vazios no ar.
  • O solo é cuidadosamente compactado com o pé.
  • A muda é amarrada à estaca de suporte com um material macio que não pode danificar a casca - uma tira de tecido, barbante de linho etc.
  • Regado com água em uma quantidade de 10-20 litros. dependendo da umidade do solo e do clima.
  • No outono, o solo ao redor das mudas é coberto com serragem podre, húmus, turfa, agulhas ou feno fino, com uma camada de cerca de 10 cm.
  • Na primavera, a cobertura escura desejada é uma camada fina, pois a cobertura clara não deixará a terra esquentar por muito tempo.

A estaca de referência nem sempre é necessária.

Mantém-se bem sem uma estaca que pode perturbar as raízes

Ervas daninhas sob a cereja não são necessárias. Eles vão oprimir as raízes jovens da cereja.

Pode ser combinado com aplicação orgânica

É melhor adquirir mudas de 1 a 2 anos, elas se enraízam melhor. Além disso, mudas com sistema radicular fechado, em contêineres, podem ser plantadas no outono e em áreas mais ao norte, porque são bastante viáveis.

As mudas de 1 a 2 anos devem ter cerca de 1 m de altura, com 3-4 ramos esqueléticos. Deve ser enxertado, claramente visível pela curvatura e espessamento do tronco, a uma altura de 8 a 12 cm do colo da raiz. Os traços de vacinação garantem que este não é um pássaro selvagem.

Cuidado e proteção contra lesões

Qualidade notável de Zhivitsa - é pouco suscetível a várias doenças e ataques de pragas. Se ocorrerem problemas, Zhivitsa é tratado com produtos comuns para todos os tipos de cerejas - inseticidas recomendados para insetos e fungicidas para doenças fúngicas, produção industrial ou folclóricas, seguindo rigorosamente as instruções de uso da fábrica e a experiência comprovada e comprovada dos jardineiros.

Recomenda-se alimentar Zhivitsa com o início da frutificação completa, por 3-4 anos de crescimento. O húmus de compostagem ou esterco, ou sapropel - lodo do fundo dos reservatórios permanentes são trazidos para o raio da raiz. Eles fazem fertilizantes minerais. na primavera, no início do crescimento - nitrogênio, no outono, para facilitar o inverno - potássio e fósforo. As doses são determinadas de acordo com as tabelas nas embalagens. Como regra, são cerca de 40 g por 1 m2.

Eles são alimentados não todos os anos, mas a cada 2-3 anos.

Zhivitsa não gosta de secar o solo; portanto, se necessário, em clima seco, é necessário molhar. Especialmente durante a floração e a formação de ovários, isso determina a quantidade e a qualidade da safra do ano atual. O solo durante a rega deve ser umedecido a uma profundidade de pelo menos 40-50 cm.

Comentários de Grade

Minhas cerejas floresceram pela primeira vez este ano (várias cerejas antigas de variedades desconhecidas locais foram arrancadas), parece que deveria haver um ovário. Plantou uma variedade de nossa seleção local bielorrussa - cereja - cereja Zhivitsa híbrido. Auto infértil, mas resistente ao inverno e resistente a doenças como coccomicose e moniliose. Para a polinização, plantei as variedades de cereja doce Iput e a variedade bielorrussa Sopernitsa. Espero que agora eu esteja com uma boa colheita.

//forum.prihoz.ru/viewtopic.php?t=1148&start=1215

Leisem

No fim de semana passado, eu deliberadamente andei pela minha aldeia, todas as cerejas em flor são protegidas dos ventos e crescem atrás de árvores grandes ou atrás de estruturas. Possivelmente, escolher o lugar certo para as cerejas é um dos componentes do sucesso no cultivo de cerejas, além disso, é claro, temperaturas críticas no inverno, proximidade das águas subterrâneas e acidez do solo ainda são importantes. Lugar cereja pode ser criado pelo homem.

Fatmax

//forum.prihoz.ru/viewtopic.php?f=37&t=1148&sid=a086f1d6d0fd35b5a4604387e1efbe36&start=1230

Novas variedades, que espero, a primeira floração. Zhivitsa (duque) e Griot Belorussky. 5 flores - 5 ovários. Aqui são auto-inférteis ... Zhivitsa floresceu muito cedo. Floresceu quando a cereja já estava florescendo ... Eles crescem longe, por cerca de 60 metros, floresceram quando as cerejas apenas jogavam brotos. Mas talvez Zhivitsa tenha sido capaz de polinizar a partir deles, ou eles polinizaram com Griot. O topo do crescimento em Zhivitsa é rosa, incomum para cerejas.

Dim

//forum.prihoz.ru/viewtopic.php?f=37&t=1148&start=1245

Vídeo: dicas práticas para o cultivo de cerejas

Cherry Zhivitsa - uma nova variedade. A principal experiência de seu cultivo foi acumulada na Bielorrússia, e na Rússia Central se espalhou um pouco por onde e apenas recentemente, por isso ainda existem poucas críticas nas fontes sobre essa variedade. Mas, a julgar pelas descrições - despretensiosidade, resistência e resistência a geadas e doenças, o rápido retorno da primeira safra - ele tem boas perspectivas. Portanto, quem o coloca antes pode vencer. Além disso, é plantada para polinização normal, juntamente com outras variedades que já se mostraram bem.

Pin
Send
Share
Send