Ruellia

Pin
Send
Share
Send

Ruelia é um arbusto decorativo adequado para cultivo em uma sala ou varanda. Ele vai se deliciar com folhas brilhantes com veias variadas e delicadas flores de gramofone multicoloridas. Parece ótimo como uma planta interna ou de ampola, adequada para decorar uma varanda ou um jardim de inverno. Na medicina popular, é utilizado como agente diurético e bactericida.

Descrição do produto

Rowellia pertence à família Acanthus e possui mais de 250 variedades. A terra nativa da planta é a zona tropical e subtropical das duas Américas, mas as primeiras espécies foram encontradas no Brasil. A flor é sempre-viva e atinge uma altura de 90 cm, com brotos cobertos de folhas ao longo de todo o comprimento e altamente ramificados. As hastes centrais são fortes e retas, enquanto as hastes laterais geralmente se espalham pelo chão ou requerem liga. A cor das folhas é verde escuro, em algumas variedades variadas. A forma da placa da folha é ovóide com uma borda afiada, veias em relevo. O comprimento médio das folhas é de 7 cm e a largura de 2 cm, e a parte do solo apresenta uma curta pubescência.








Grandes flores tubulares estão localizadas nas axilas das folhas e no topo das hastes. Eles consistem em cinco pétalas fundidas, o diâmetro de uma flor desabrochando é de 5 cm e floresce do final de maio a setembro, mas com luz suficiente é capaz de produzir botões no inverno. Começa a florescer a partir do primeiro ano após o plantio.Depois que as pétalas murcham, várias sementes se formam em uma pequena caixa. São castanho claro, achatado, de forma arredondada. Após o amadurecimento, a caixa de cinco lados se abre de forma independente e as sementes se afastam por longas distâncias, o que contribui para a formação da auto-semeadura.

Variedades

O gênero Roullia é muito numeroso, alguns exemplares até causam controvérsia entre botânicos quanto à determinação de pertencer a esse gênero ou retirada de forma independente. Em nosso país, apenas algumas das variedades mais vibrantes são as mais prevalentes.

  • Ruellia Portella. Uma erva perene com processos de rastejamento que rapidamente se enraízam ao entrar em contato com o solo nos locais dos nós. As folhas são alongadas, escuras, a parte inferior é pintada em bordô. A veia central de cada folha tem uma faixa branca contrastante. Flores grandes tubulares estão localizadas na parte superior do caule, perto dos pecíolos das folhas e são pintadas na cor rosa brilhante. Floração longa, começa no final de julho ou agosto.
    Ruellia Portella
  • Roullia Grandiflora - a planta mais geral de todos os representantes. Sob condições favoráveis, as hastes atingem uma altura de 1-2 m. As flores grandes de gramofone têm um comprimento de tubo de 10 cm e um diâmetro de pétalas abertas de 8 cm, sendo as flores rosa, lilás e roxo. A planta floresce em setembro.
    Roullia Grandiflora
  • Ruellia Devosa. Não difere em altura, as ramificações verticais e ramificadas atingem 35-40 cm, pétalas lilás suaves com veias centrais pronunciadas e mais escuras. A floração começa no final do outono e pode durar todo o inverno.
    Ruellia Devosa
  • Ruelia, a bela. Atraente floração longa. Com boa nutrição e iluminação, as flores se formam o ano todo, embora cada uma viva apenas um dia. Os caules nos primeiros anos são retos, mas acabam por cair no chão. As folhas lanceoladas são pubescentes com vilosidades prateadas e possuem uma placa inferior mais clara.
    Ruelia, a Feira
  • Ruelia Caroline. Planta gramínea e muito despretensiosa. Melhor de todos os outros representantes, a falta de iluminação sofre. As folhas de cirro escuras são decoradas com flores roxas e azuis. O diâmetro do botão é de apenas 2-2,5 cm.
    Ruelia Karolinskaya
  • Rwellia Britton. Os arbustos suficientemente altos (até 90 cm) desta variedade têm hastes elásticas rígidas. As folhas pontiagudas lanceoladas são de cor verde escuro e, ao sol, tornam-se azuladas ou azuladas com um tom metálico. As flores são grandes, com até 5 cm de diâmetro, de cor violeta ou azul-violeta saturada.
    Ruellia Britton
  • Ruellia tuberosa ao contrário da maioria dos parentes, apenas 2 anos vivem. Tem um rizoma espesso na forma de cenouras e caules rastejantes ramificados. As flores são roxas, de tamanho médio.
    Ruellia tuberosa
  • Ruellia Makoya tem uma aparência decorativa brilhante. Os arbustos são eretos, altamente ramificados, com até 60 cm de altura, e a folhagem alongada verde escura apresenta manchas amareladas nas veias. O tamanho da folha é de 6-8 cm, a parte inferior é coberta por vilosidades roxas. Esta variedade é distinguida por grandes flores de uma rica cor bordô. Listras escuras são visíveis ao longo de cada pétala até o núcleo.
    Ruellia Makoya
  • Azul Ruelia (StarBlue). Uma planta baixa de arbusto com folhas lisas de um tom escuro de verde. Sua altura não ultrapassa os 30 cm e a cor dos botões é azul e púrpura.
    Ruelia Blue

Reprodução

A maneira mais fácil de propagar a rurélia cortando estacas, mas não há nada complicado na propagação de sementes. Tudo depende do que estava à mão do produtor: um pedúnculo pequeno ou uma embalagem com sementes.

As sementes são caracterizadas por boa germinação e não requerem estratificação preliminar. O melhor para as culturas é março. Para fazer isso, prepare uma bandeja com turfa leve ou solo arenoso. Após o plantio, polvilhe levemente com o solo e cubra com um filme. Até que os brotos apareçam, é melhor manter o recipiente em um local escuro e quente. Com a germinação dos brotos, o vaso é transferido para um peitoril bem iluminado e aguardando a formação de duas folhas reais. Em seguida, as mudas mergulham em vasos separados.

Para propagação vegetativa na primavera, as estacas de 5-8 cm de comprimento são separadas e devem ter pelo menos 2 nós. Para o plantio, use vasos pequenos com solo fértil leve, o mesmo que para as culturas. Umedeça o solo com cuidado para evitar a deterioração das estacas. É melhor reduzir a quantidade de água e cobrir a superfície com filme. Raiz de estacas a uma temperatura de + 21 ° C. Para obter processos laterais, aperte as partes superiores.

Também é permitido dividir os arbustos cobertos de vegetação em várias plantas jovens, transplantando em vasos diferentes e atualizando a mistura do solo.

Crescendo

Ruelia é bastante despretensiosa e adequada para quem não pode prestar atenção à planta diariamente. Os solos adequados para esta flor são neutros ou levemente ácidos, leves. É pouco exigente para a irrigação, tolera pequenas inundações e secas. No inverno, a rega é minimizada e durante a floração é aumentada, combinada com fertilização mineral para plantas com flores. Os fertilizantes são aplicados duas vezes por mês.

A planta é termofílica e fotofílica, também com muito medo do vento frio. Para o pouso, escolha espaços fechados ou território sem vento. Ela precisa de ar úmido durante todo o ano.

No inverno, Roellia precisa de iluminação adicional. Variedades tolerantes a sombras são movidas para o peitoril da janela, e variedades fotófilas são colocadas sob lâmpadas fluorescentes com uma potência de 60 watts. Mas no verão é melhor escondê-lo da luz solar direta, para que não haja queimaduras.

Uma planta não precisa de um transplante regular; aumenta lentamente a massa de raízes, mas envelhece rapidamente e expõe a parte inferior das hastes; portanto, é aconselhável rejuvenescê-la a cada 3-4 anos plantando mudas jovens. Para formar uma linda coroa, aperte todos os brotos e amarre o arbusto.

É necessário controlar a condição das folhas. A planta sofre com a invasão de pulgões, ácaros e moscas-brancas.

Pin
Send
Share
Send