Lírio d'água - uma delicada flor na água

Pin
Send
Share
Send

O lírio d'água é um gênero de plantas aquáticas herbáceas da família Nenúfar. Seu habitat natural é a água doce estagnada ou fluindo lentamente dos subtrópicos e do clima temperado. A planta é encontrada no Extremo Oriente, nos Urais, na Ásia Central, na Rússia, na Bielorrússia e nos países vizinhos. Além do nome usual, é chamado de "nenúfar", "filho do sol" ou "ninfaeum". Lírio d'água envolto em várias lendas. Segundo um deles, a ninfa branca se transformou em uma flor de água por causa de um amor não correspondido por Hércules. De acordo com outras crenças, cada flor tem um elfo diferente. Esta flor definitivamente deve embelezar o seu pequeno lago, pois além do prazer estético, o proprietário recebe muitos benefícios para a saúde e a economia.

A aparência da planta

O lírio d'água é uma planta perene aquática com um rizoma horizontal longo. Ele se apega ao lodo e cresce mais profundamente em processos verticais mais curtos. A espessura das raízes horizontais em forma de cordão é de cerca de 5 cm, e grandes folhas de pecíolo crescem dos brotos nos nós do caule. Alguns deles podem estar na coluna de água, mas a maioria está localizada na superfície. A chapa em forma de coração quase arredondada é muito densa. Seu tamanho é 20-30 cm de diâmetro. As bordas das folhas são sólidas e a superfície pode ser sólida ou em dois tons: verde, marrom, rosado, verde claro.

Em maio-junho, as primeiras flores começam a aparecer. O período de floração pode durar até a geada, embora uma única flor viva apenas 3-4 dias. À noite, as pétalas se fecham, o pedúnculo encurta e desenha a flor debaixo d'água. De manhã, ocorre o processo oposto. Normalmente, a corola consiste em 4 sépalas, que são semelhantes às pétalas, mas diferem em uma cor mais saturada. Atrás deles, em várias fileiras, há pétalas grandes ovais com uma borda pontiaguda. A cor das pétalas pode ser branca, creme, rosa ou vermelha. Estes últimos se transformam em estames achatados menores. Um pilão é visível no centro. O diâmetro da flor de nenúfar é de 6 a 15 cm e exala um aroma agradável de intensidade variável.









Após a polinização, o pedúnculo encolhe e torce, carregando uma fruta madura sob a água na forma de uma caixa de sementes oblonga. Após o amadurecimento final, as paredes se abrem, liberando pequenas sementes cobertas com muco espesso. Primeiro, eles estão na superfície e, quando o muco é completamente lavado, afunda no fundo e germina.

Devido à degradação ambiental, assoreamento e pouca profundidade dos corpos d'água, o número de nenúfares diminuiu bastante. Além disso, a destruição da população foi afetada pelo extermínio de plantas para fins médicos. Algumas espécies, por exemplo, um nenúfar branco, já estão listadas no Livro Vermelho.

Tipos de nenúfares

Segundo os dados mais recentes, o gênero Kuvshinka possui mais de 40 espécies de plantas.

Nenúfar branco (branco puro). O habitante das lagoas da Rússia Central é distinguido por um sistema radicular particularmente poderoso, com crescimentos tuberosos no rizoma. À superfície da água pecíolos carnudos trazem folhas e flores. As folhas verdes brilhantes e sólidas na superfície da água têm entre 20 e 25 cm de largura e têm uma forma arredondada com uma dissecção no acessório do pecíolo. Os primeiros brotos abrem no final de maio ou no início de junho e substituem-se até o final do outono. O número máximo de flores é observado na segunda metade do verão. As flores perfumadas brancas como a neve, com um diâmetro de 10 a 15 cm, consistem em várias fileiras de pétalas ovóides pontiagudas e um núcleo exuberante com estames amarelos.

Nenúfar branco como a neve

Nenúfar branco. As plantas vivem na Eurásia e no norte da África. Folhas bastante grandes atingem uma largura de 30 cm, mas possuem uma estrutura desproporcional à placa. No início do verão, as flores brancas cremosas florescem com um diâmetro de cerca de 15 cm. As pétalas maiores estão localizadas no círculo externo e, em direção ao centro, gradualmente se tornam menores e passam por várias fileiras de estames.

Nenúfar branco

O nenúfar é tetraédrico. O habitante do norte da Sibéria tem um tamanho muito modesto. O diâmetro de suas flores branco-rosadas não excede 5 cm.

Lírio d'água tetraédrico

Nenúfar híbrido. Um grupo de nenúfares decorativos criados especificamente para uso no jardim. A razão para isso é a baixa taxa de sobrevivência de plantas silvestres na cultura. As variedades mais populares:

  • Alba - uma planta de 40 a 100 cm de altura, com grandes flores brancas como a neve;
  • Rozeya - corolas grandes com um copo rosa e pétalas de rosa pálido florescem em brotos de 0,2 a 1 m de comprimento;
  • Medalha de ouro - flores douradas com muitas pétalas estreitas estão localizadas na parte aérea com até 1 m de comprimento;
  • James Brydon - as corolas de cerejeira de tamanho pequeno consistem em pétalas largas e redondas; crescem em um caule de até 1 m de comprimento;
  • Beleza azul - grandes folhas verdes são cercadas por flores com pétalas azuis e um núcleo dourado.
Nenúfar híbrido

As cores das espécies de nenúfares são geralmente dominadas por tons de branco ou rosa, no entanto, alguns afirmam ter visto um nenúfar amarelo. Essa planta existe, mas pertence a outro gênero - a Berinjela. Em termos de estrutura foliar e habitat, os gêneros são muito semelhantes. Ambos pertencem à mesma família. Além disso, as flores têm um tamanho mais modesto e não excedem 4-6 cm de diâmetro.As pétalas são mais largas e arredondadas.

Recursos de propagação

É muito difícil propagar um nenúfar. Mesmo com uma florista experiente, nem todas as tentativas serão bem-sucedidas. A propagação de sementes geralmente é possível apenas em estado selvagem no sul do país.

O melhor resultado é mostrado pelos métodos vegetativos. Para fazer isso, é necessário extrair o rizoma e cortá-lo em pedaços para que cada divisão tenha pelo menos um rim. As fatias devem ser polvilhadas com carvão. Todas as manipulações devem ser realizadas com rapidez suficiente, porque a planta não tolera a secagem excessiva da raiz. É colocado em um recipiente com água e lodo. Se houver várias folhas em um segmento, algumas devem ser removidas para não enfraquecer a planta.

Segredos de cuidados

O uso de nenúfares decorativos é uma excelente solução para pequenos lagos. Eles crescem melhor em uma área aberta e bem iluminada, mas também podem se desenvolver com um leve sombreamento. Na sombra, a planta não vai morrer, mas você não pode esperar por flores. Para que toda a superfície da água não seja coberta por vegetação, é necessário alocar de 1 a 4 m² de reservatório para cada instância. Os nenúfares crescem melhor em águas estagnadas, calmas ou com um leve fluxo. A perfuração constante é contra-indicada para eles; portanto, as plantas morrem ao lado da fonte.

O pouso é realizado em maio-junho. Embora você possa colocar a raiz diretamente no fundo do reservatório, é mais conveniente plantar a ninfa em um balde ou em um grande recipiente de plástico. No inverno, a planta pode ser removida para que não congele em um lago raso e completamente congelante. A mistura do solo é composta pelos seguintes componentes:

  • turfa;
  • solo do jardim;
  • areia de rio;
  • compostagem

O ponto de crescimento durante o pouso deve permanecer na superfície. Para que a terra não suba e as mudas não sejam lavadas, a superfície fica mais pesada com seixos. A profundidade de imersão depende da altura de uma variedade específica. Pode ter apenas 20 cm ou atingir 1 metro. Primeiro, o recipiente com a planta é colocado na parte rasa, para que as folhas apareçam mais rapidamente. À medida que crescem, o nenúfar é imerso mais fundo. Tais movimentos são possíveis apenas durante a estação de crescimento. Com o advento dos brotos, as flutuações do nível da água são contra-indicadas.

Nymphaeum precisa de alimentação. O fertilizante para ela pode ser farinha de ossos. É misturado com argila e forma de bolas. Eles estão imersos no solo perto das raízes.

Ao plantar, é necessário levar em consideração o grau de resistência do inverno das variedades. Alguns deles persistem mesmo em fortes geadas. Na maioria das vezes, essas são notas altas em um lago espaçoso. Caso contrário, o recipiente com o nenúfar é removido e transferido para uma sala bastante fria e escura e, no início da primavera, depois que o gelo derrete, ele é devolvido à lagoa. Geadas noturnas raras não prejudicam a planta.

Os nenúfares não têm medo de doenças, eles se distinguem por uma imunidade muito forte. Em forte calor, em um lago raso demais, os pulgões podem se instalar na planta. O dano causado por todo o nenúfar é pequeno, mas as flores podem cair sem se abrir. Além disso, as folhas suculentas atraem caracóis. O uso de inseticidas pode levar ao envenenamento de todo o reservatório, por isso é melhor usar métodos mecânicos de remoção de pragas. Os caracóis são coletados e os pulgões são lavados com uma corrente de água.

Propriedades curativas

Todas as partes da planta contêm um grande número de substâncias ativas, como amido, ácido ascórbico, flavonóides, óleos graxos, proteínas, taninos, alcalóides e glicosídeos. As matérias-primas trituradas são fabricadas e tomadas por via oral para combater dores de cabeça, amenorréia, insônia, hepatite, cãibras na bexiga, diarréia e tumores. O uso externo da decocção ajuda a se livrar da inflamação na pele.

Muitas substâncias ativas em excesso prejudicam o corpo mais do que beneficiam. Você não pode abusar deles, é melhor tomar medicamentos sob a supervisão de um médico. Também são contra-indicados alergias e uma tendência à hipotensão.

Pin
Send
Share
Send