Repolho - uma colheita resistente ao frio. Ao mesmo tempo, é bastante exigente, a violação da tecnologia de cultivo e a negligência na prevenção de doenças e pragas podem levar à morte de todos os plantios.
Possíveis causas de repolho murcho
As plantas desenvolvem-se melhor se a temperatura do ar não exceder +20 ° C. As mudas podem desaparecer devido à exposição a fatores adversos.
Eles incluem:
- falta de luz;
- ar seco
- falta de minerais;
- solo alagado;
- patologias infecciosas;
- pH alto;
- cuidados inadequados.
Após o surgimento das mudas, as caixas devem ser removidas em um local fresco. As mudas são especialmente vulneráveis nos primeiros 10 dias após o plantio em campo aberto. Isso ocorre devido aos danos que ocorrem nas raízes ao se mover. O amarelecimento da folhagem na maioria dos casos é causado por adaptação. Para fortalecer as mudas, são utilizados estimulantes do crescimento, como imunocitócitos, EPIN e heteroauxina.
Doenças fúngicas do repolho e a luta contra eles
Os fungos costumam causar a perda de toda a colheita. Na área afetada estão representantes da família crucífera e suas variedades. As medidas de controle são selecionadas após a identificação do agente causador. Para obter um poderoso efeito terapêutico ou preventivo, os especialistas recomendam o uso de um complexo composto por métodos folclóricos, agrícolas e químicos.
A lista de doenças é bastante extensa, inclui:
- quilha. Em risco são plantas jovens. O fungo Plasmodiophora pode obter mudas durante a ventilação e a rega. Os portadores da infecção são insetos. Os sintomas característicos incluem crescimentos em várias partes do sistema radicular, murcha, crescimento lento. É impossível curar mudas infectadas, pois elas são destruídas. Esvazie os orifícios de limpeza com limão. Note-se que a doença afeta apenas plantas da família dos crucíferos. Portanto, o solo pode ser usado para plantar outras culturas;
- Fusarium Nesse caso, a causa da murcha torna-se um fungo imperfeito Fusarium oxysporum f. sp. Conglutinos. Após sua penetração no sistema vascular, as folhas começam a ficar amarelas. Ao mesmo tempo, as veias permanecem com a mesma sombra saturada de antes. As cabeças formadas de repolho não diferem em tamanho grande e formato regular. As plantas afetadas pela doença são pulverizadas com fungicidas (Topsin-M, Benomil, Tecto);
- peronosporose. Esta doença é freqüentemente chamada de míldio. Todas as espécies de crucíferos sofrem do fungo Peronospora brassicae Guum. A infecção do repolho é evidenciada pelo fraco desenvolvimento das mudas, pelo aparecimento de placas esbranquiçadas e manchas amarelas nas folhas e pela secagem das partes afetadas das plantas. A peronosporose progride com o aumento da umidade. As doenças do repolho são eliminadas através de medicamentos como o Ridomil Gold, uma solução da mistura de Bordeaux e o Fitoftorin. Cada produto é acompanhado por instruções de uso.
Para evitar o aparecimento de patologias fúngicas, é necessário observar a rotação das culturas, desinfetar o solo e as ervas daninhas em tempo hábil. Atenção especial deve ser dada à qualidade das sementes e à umidade do solo.
Doenças virais do repolho: descrição e tratamento
São doenças fúngicas muito menos comuns. As características distintivas provocadas pelos vírus incluem patogênese rápida. Uma vez no campo, junto com o solo, sementes, água, insetos e equipamentos sujos, atinge rapidamente as plantações. Recusando-se a executar medidas preventivas, você pode perder toda a colheita de repolho. É quase impossível curar doenças de couve-flor. Inseticidas são inúteis neste caso.
O vírus do mosaico é mais comum que outros. Essa "família" inclui muitas variedades. A doença pode prejudicar muitas culturas ornamentais e comestíveis. Por exemplo, o caulivírus Mosaic infecta couve-flor. O vírus se manifesta apenas 3-4 semanas após o transplante de mudas no solo. Entre os sinais característicos, destaca-se a necrose foliar, uma borda de um tom verde escuro ao longo das veias. Fonte: poradum.com.ua
O vírus do mosaico do nabo é um patógeno que causa manchas no anel. Na parte inferior das folhas de repolho, formam-se manchas verdes claras, que posteriormente se fundem e escurecem. A cabeça do repolho não tem tempo para se formar, já que as folhas afetadas pela doença simplesmente caem.
O risco de infecção é aumentado devido aos seguintes fatores:
- efeitos negativos de parasitas;
- semeando sementes infectadas;
- contato direto de mudas de repolho com portadores de vírus. Eles podem ser insetos e ervas daninhas;
- danos mecânicos.
Plantas infectadas com infecções virais e fúngicas terão que ser destruídas.
Esta é a única maneira de parar a propagação da doença.
O tratamento do restante deve ser iniciado imediatamente após a determinação da doença que atingiu o repolho.
Pragas de repolho
Eles são especialmente perigosos para plantas jovens. Parasitas violam a integridade dos tecidos, infectam mudas com doenças fúngicas e virais. Para obter uma colheita saudável, os tratamentos preventivos devem ser realizados regularmente e, se aparecerem sintomas de ansiedade, devem ser tratados imediatamente.
O pulgão de repolho é um pequeno inseto pintado em um tom branco prateado. Pragas comem suco, enquanto preferem se instalar em plantas jovens. Suas colônias podem ser encontradas na parte inferior da folha. O resultado de sua vida é:
- depleção e retardo de crescimento de mudas;
- descoloração e ondulação das lâminas das folhas.
Na ausência de tratamento oportuno, as mudas morrerão. A folhagem de repolho é descartada com inseticidas. Eles incluem Karatê, Karbofos, Spark. Jardineiros experientes espantam os parasitas através de infusões feitas de cascas de cebola e alho, odores pungentes. Outra medida eficaz é um bairro útil. Para evitar o aparecimento de pulgões, tomates e cenouras devem ser plantados perto do repolho.
Couve-flor e couve branca podem sofrer moscas de couve. A praga na aparência lembra insetos, que na estação quente costumam voar para dentro de casa. O parasita é ativado no final de maio. As larvas jovens que nascem dos ovos que foram depositados no solo ficam felizes em comer raízes crucíferas. Por esse motivo, a planta começa a desbotar e as folhas localizadas abaixo perdem sua cor natural e ficam cinza. O plantio para fins medicinais pode ser pulverizado com uma solução de tiofos e clorofos. Uma mistura de tabaco e cal, areia e naftaleno é usada para deter pragas.
Mudas de couve (couve-rábano, couve de Bruxelas, brócolis, couve branca) também estão incluídas no menu das pulgas crucíferas. Os chamados erros pretos de forma oblonga. Eles vivem no solo, alimentam-se de mudas jovens crucíferas. Os parasitas são descartados com água e sabão e cinzas de madeira. Entre os inseticidas, Aktaru e Karbofos são isolados.
O aparecimento de tripes é indicado por uma desaceleração no crescimento das plantas e no amarelecimento da folhagem. Nesse caso, as plantações e a cobertura do solo são tratadas com preparações biológicas como Antonem-F e Nemabakt. O método popular mais eficaz é espanar as mudas com uma mistura de pó de tabaco e cinza de madeira.
A lista de medidas preventivas obrigatórias inclui:
- remoção oportuna de ervas daninhas;
- afrouxamento do solo;
- desembarque vizinhos adequados. Perto do repolho, é melhor colocar apanteles, trichogramma, malmequeres;
- uso de inimigos naturais. Nesse caso, são antocóris e orius.
Os jardineiros que plantam repolho todos os anos não devem esquecer os insetos do crucífero. Eles se distinguem pela cor brilhante e tamanho pequeno. Para se livrar da praga, as plantas são tratadas com Actellic, celandine (na forma de um pó), poeira.
Repolho Branco Sustentável
A resistência a pragas, doenças fúngicas e virais é um fator que deve ser considerado na compra de sementes. Também vale a pena prestar atenção ao clima, composição do solo, principalmente sementes. Entre o amadurecimento precoce, destacam-se as seguintes variedades:
- Tobia;
- Cossaco;
- Junho;
- Rinda.
A lista das variedades tardias mais duradouras inclui Mara, Agressor, Gingerbread Man, Amager e Valentina.
As mudas precisam de atenção e cuidado constante. O repolho resistente a doenças é uma garantia de que o jardineiro receberá uma colheita abundante no outono. Sabendo qual plantio é tratado para as doenças listadas acima, você pode salvar as plantas afetadas e evitar a infecção de plantas saudáveis.