Jacinto - buquê perfumado de primavera

Pin
Send
Share
Send

Jacinto - uma delicada flor romântica com uma exuberante, como um buquê inteiro, inflorescência. Pertence à família Espargos. A terra nativa da planta é o norte da África, o Mediterrâneo e a Ásia Menor. Ao mesmo tempo, pode ser cultivada mesmo em áreas abertas em regiões mais frias. No início da primavera, uma flecha aparece e logo flores brilhantes florescem nela. Não é de surpreender que os jacintos sejam frequentemente usados ​​como presente em uma panela para as férias de primavera. Você pode conseguir a floração em outra data. Frequentemente, no final da floração, as pessoas não sabem como cuidar da lâmpada e simplesmente jogam-na fora, mas não é tão difícil manter a flor por vários anos e até aumentar a vegetação.

A aparência da planta

O jacinto é uma planta herbácea bastante compacta (até 30 cm de altura). É nutrido por uma lâmpada arredondada coberta com escamas marrons escuras. Raízes marrons claras e finas brotam do fundo. A continuação do bulbo é uma haste carnuda que aparece no início da primavera na superfície da terra. A base da filmagem está oculta sob folhas densas e envolventes de forma linear. Eles têm uma cor verde lisa e são quase iguais em altura à flecha da flor.

O topo do caule é decorado com uma densa inflorescência racemose, consistindo de muitas corolas de tamanho médio, em forma de sino ou cônicas. As flores consistem em 5 pétalas fundidas na base. Sua cor é muito diversa. Acontece monofônico ou heterogêneo, com uma faixa longitudinal no centro da pétala. As flores combinam tons de branco, rosa, amarelo, laranja, azul, roxo, bordô, roxo. As bordas das pétalas são fortemente dobradas e torcidas. As flores exalam um aroma agradável e intenso.










A polinização ocorre com a ajuda de insetos, após o que as cápsulas de sementes amadurecem, divididas em 3 ninhos. Cada um contém 2 pequenas sementes cobertas com uma pele delicada.

Tipos e variedades de jacinto

O gênero jacinto é muito modesto, inclui apenas 3 tipos de plantas.

Jacinto Litvinova. A sessão de até 25 cm de altura é coberta com um pincel solto de flores azuis claras com pétalas estreitas e torcidas. Estames alongados espreitam para fora do centro. As folhas largas na vertical têm uma cor verde-azulada.

Jacinto Litvinova

Jacinto transcaspiano. Em cada bulbo, crescem 1-2 brotos de até 20 cm de comprimento.Uma pequena quantidade de flores tubulares maiores de um matiz azul saturado cresce na parte superior do pedúnculo. As pétalas crescem juntas quase completamente e são separadas apenas ao longo da borda. As folhas da variedade são mais largas e carnudas, pintadas em um tom verde escuro.

Jacinto Trans-Cáspio

Jacinto do leste. A variedade mais comum, que se tornou a base de muitas variedades decorativas. Um pedúnculo fino é densamente coberto por flores tubulares perfumadas pintadas em tons de azul, amarelo, branco e rosa. As variedades decorativas são geralmente agrupadas por cor:

  • azul - azul de Delft (flores azuis claras na seta com até 30 cm de comprimento), Marie (pétalas azuis escuras com toques roxos);
  • rosa - fondant (pincel denso de estrelas cor de rosa brilhantes com até 4 cm de diâmetro), moreno (flores rosa-framboesas variadas), yang bos (pincel de até 8 cm de comprimento consiste em flores vermelhas brilhantes);
  • laranja e amarelo - rainha dos jipes (flores com pétalas estreitas fortemente dissecadas são pintadas na cor laranja-salmão); Martelo Amarelo (pincel largo com amarelo brilhante, cores gradualmente desbotadas);
  • branco - Carnegie (pincel branco-neve muito denso com flores simples), cristal de neve (flores brancas de terry abrem um pouco mais tarde que o resto).
Jacinto oriental

Métodos de criação

Os jacintos não se reproduzem muito ativamente, mas com o devido esforço, é possível obter novas plantas. Você pode usar os métodos de sementes e vegetativos. O uso de sementes é relevante para o trabalho de melhoramento ou para plantas de espécies. Para isso, no meio do outono, são preparadas caixas com uma mistura de solo de folha, húmus e areia. As sementes recém-colhidas são distribuídas nelas a uma profundidade de 0,5-1 cm. O recipiente é coberto com um filme e mantido em uma sala fresca. Umedeça regularmente o solo e remova a condensação. Com o advento dos brotos, o abrigo é removido. Na primavera e no verão, jacintos são expostos. Durante 2 anos, são cultivadas em caixas e só depois transplantadas para vasos separados ou em campo aberto. As mudas de floração começam com 5-7 anos de vida.

A reprodução de bulbo pode ser usada. Na base da primeira folha, um rim grande é formado, a partir do qual o bebê se desenvolve. A lâmpada filha se desenvolve lentamente, mas, tendo amadurecido completamente, ela se separa facilmente e logo floresce.

Os rudimentos das crianças em grande número são formados ao redor do perímetro do fundo, mas, para seu desenvolvimento, é necessário fazer incisões ou cortar completamente o fundo da lâmpada. Para fazer isso, use uma lâmpada grande (com mais de 5 cm de diâmetro). Cortar o fundo ou toda a lâmpada com cortes de cerca de 6 mm são plantados de cabeça para baixo no solo. Os rins afetam apenas levemente o solo. As plantas contêm temperaturas acima de + 21 ° C. Após 2-3 meses, no local do corte, você pode encontrar cebolas pequenas. Seu número chega a 20-40 peças. O cuidado e o armazenamento são realizados de acordo com o esquema padrão. A floração começa em 3-4 anos.

Home Care

Para que o jacinto cresça em uma panela em casa, ele precisa criar as condições mais confortáveis. Tara escolhe tamanho não muito profundo e médio. Certifique-se de colocar uma espessa camada de material de drenagem. 1-3 lâmpadas são colocadas em um recipiente. Deve haver espaço livre suficiente para que as plantas não entrem em contato com as paredes da panela e entre si. Muito profundo para o material de plantio não vale a pena. Cerca de metade da altura da lâmpada deve estar na superfície.

A mistura do solo para o plantio é composta pelos seguintes componentes:

  • turfa;
  • húmus decíduo;
  • terra de folha;
  • areia;
  • terra do relvado.

Eles são tomados igualmente, completamente misturados e desinfetados. Alguns jardineiros brotam bulbos na água. É possível, mas o líquido deve conter a quantidade necessária de fertilizantes minerais.

Um pote de jacinto deve ser colocado em um local bem iluminado. O horário de verão deve durar 15 horas ou mais. Às vezes, isso não pode ser alcançado sem os phytolamps. Em dias quentes, você precisará de uma sombra da luz direta do sol. Também é necessário ventilar a sala com mais frequência, mas a flor deve ser protegida de correntes de ar.

Jacinto prefere legal. Ele se sente melhor a + 20 ... + 22 ° C. No verão, é aconselhável colocar a planta em uma varanda ou varanda.

Como todas as cebolas, o jacinto deve ser regado com cuidado, para que o líquido não fique estagnado perto das lâmpadas. Caso contrário, a podridão se desenvolverá rapidamente. É melhor molhar através de uma panela. Água morna e bem filtrada é usada para irrigação.

É indesejável pulverizar a planta, ela normalmente se adapta à umidade habitual na sala. Durante o período de floração, gotas de água levarão ao rápido murchamento das gemas.

Hyacinth responde com gratidão ao curativo. Durante a estação de crescimento, 2-3 vezes usam um complexo mineral universal na forma de grânulos ou concentrado. Antes da fertilização, o solo é regado com uma pequena quantidade de água purificada.

Após a floração, os cuidados com o jacinto se tornam ainda menos onerosos. A rega é significativamente reduzida, aguardando que os pedúnculos e as folhas desbotem e secem. As lâmpadas devem ser desenterradas, inspecionadas quanto a danos e desinfetadas com Karbofos. Em seguida, são imersos em água quente (50 ° C) por 10 minutos. Em seguida, as lâmpadas são secas ao ar fresco em local fresco e à sombra (+ 20 ° C). Guarde os jacintos em sacos ou caixas de papel por 3 meses. Nas primeiras 8 semanas, a temperatura é mantida em + 25 ° C e depois reduzida para + 17 ° C. Antes do próximo pouso, aqueça até + 30 ° C por uma semana.

Jacinto ao ar livre

No jardim para jacintos, um local bem iluminado com solo solto é escolhido. O plantio é feito no outono, 1,5 meses antes do início da geada. Este tempo é suficiente para se enraizar, mas o pedúnculo não terá tempo para aparecer. Já 1,5-2 meses antes do plantio, é hora de começar a preparar o local. Eles desenterram, quebram torrões de terra e também removem ervas daninhas e raízes antigas. Se necessário, estrume apodrecido, superfosfato, turfa e areia são adicionados ao solo. A farinha de dolomita é adicionada a solos muito ácidos.

As lâmpadas com um diâmetro de 5 cm são plantadas a uma profundidade de 15 a 18 cm do fundo, a uma distância de 15 a 20 cm uma da outra. Para lâmpadas menores, esses indicadores diminuem. Para proteger as plantações do fungo, forme um travesseiro de areia com 3 a 5 cm de espessura e o plantio deve ser realizado em clima seco. Imediatamente após a manipulação, o solo é regado.

O cuidado regular se resume a capinar e afrouxar o solo. A rega é realizada apenas com uma longa ausência de chuva.

Durante o crescimento ativo, a alimentação é feita duas vezes por mês. Podem ser utilizados compostos minerais e orgânicos (verbasco, nitrato, superfosfato, sulfato de potássio).

Deixar jacintos no jardim por um período de descanso não é recomendado. Eles são desenterrados todos os anos, processados ​​e classificados, caso contrário, a floração se tornará fraca. A escavação das plantas já deve estar em meados de junho, sem esperar que as folhas murchem completamente, pois nesse caso será mais difícil encontrar as lâmpadas no chão. Eles são lavados e desinfetados e, após a secagem, armazenados em local fresco.

Destilação de plantas

Com o esquema de cuidados habitual, o florescimento do jacinto ocorre no início da primavera. No entanto, a aparência de uma flor é possível em outro momento. Por exemplo, para qualquer evento importante. Com a ajuda de forçar, as flores aparecem em dezembro-maio.

É aconselhável evitar a floração na estação anterior ao revestimento. O pedúnculo apareceu é cortado imediatamente. 2-2,5 meses antes do evento pretendido, a lâmpada deve ser colocada na geladeira com a panela. O solo está umedecido muito mal. No final da oitava semana, brotos aparecerão. Quando atingem uma altura de 5-6 cm, o pote é transferido para uma sala bem iluminada. O desenvolvimento das brotações ocorre rapidamente, logo adquirem uma tonalidade verde suculenta e os botões aparecem.

Possíveis dificuldades

Os jacintos têm boa imunidade, mas sofrem de infecções por fungos com a menor violação do regime de irrigação. Quando infectada, a folhagem começa a secar e a floração não ocorre, ou é menos abundante e termina rapidamente. O próprio bulbo escavado é coberto com muco e exala um odor desagradável. Para evitar a propagação da doença, é necessário destruir a amostra infectada juntamente com um pedaço de terra e realizar o processamento de aterragens adjacentes com preparações contendo cobre.

Parasitas raramente habitam a planta. Na maioria das vezes, são moscas, insetos ou ácaros. Você pode se livrar deles com a ajuda de inseticidas e acaricidas modernos.

Às vezes, após um período adormecido, a folhagem do jacinto se desenvolve bem e o pedúnculo não aparece nem para de crescer na própria superfície da terra. O motivo não está na doença, mas nos cuidados inadequados. Muitas vezes, isso ocorre devido à rega excessiva ou pressão no rizoma. Na estação atual, não será possível corrigir a situação, mas no futuro a planta poderá agradar com flores.

Pin
Send
Share
Send