Tendo visto a faucária, é difícil desviar o olhar dela. Suas folhas espinhosas e carnudas lembram as mandíbulas abertas de um predador perigoso, e flores brilhantes hipnotizam com ternura. As pessoas também chamam essa suculenta mandíbula de lobo, tigre ou gato. Esta pequena planta vive em regiões extremamente secas da África do Sul e se adaptou a condições adversas. Cuidar de uma Faucária será simples, mas se tornará um centro de atenção e um favorito universal.
Descrição da planta
Faucaria é uma planta suculenta perene da família Aizov. O rizoma é bastante carnudo, mas curto. A planta tem uma haste grossa muito curta ou não possui nenhuma. A altura máxima da cortina é de 10 cm. Às vezes, processos laterais se formam em um caule pouco visível na folhagem e uma nova cortina cresce na planta. Assim, a planta pode cobrir completamente todo o solo do vaso. Grandes e densos aglomerados de folhas carnudas se formam acima da superfície da terra. Folhetos emparelhados são colocados em frente. O diâmetro da saída é de 8 a 10 cm, possui de 3 a 6 pares de folhas triangulares. A folhagem está localizada transversalmente.
Cada folha triangular tem uma forma côncava e uma superfície cerosa, verde brilhante ou azulada. As folhas são monocromáticas ou com pequenas manchas marrons. Existem também variedades com crescimentos em relevo na folhagem. Nas bordas laterais da folha há crescimentos em gancho freqüentes. Embora as agulhas sejam intimidadoras, elas terminam com cerdas macias e não são capazes de causar ferimentos.
O período de floração é nos meses de verão. Da parte central da tomada, 1-5 flores desabrocham. O broto consiste em muitas pétalas longas em forma de agulha. As flores são pintadas de amarelo e têm uma superfície brilhante. O diâmetro de cada flor é de 5 a 8 cm e os botões se abrem apenas sob o sol forte. À noite ou em tempo nublado, eles permanecem fechados. Cada botão vive 7-10 dias.
Tipos de Faucária
Existem 94 espécies no gênero Faucaria, a maioria delas existe apenas no ambiente natural, mas as amostras internas são muito diversas. Encontrado com mais frequência em residências faucária tigrada, na foto e na realidade é muito eficaz. Esta suculenta está localizada em uma haste grossa de até 5 cm de altura e folhas sedentárias ocultam completamente a parte aérea. Folhetos triangulares verde-acinzentados ao longo da borda contêm muitos dentes curtos e brilhantes. No topo de cada cortina, uma única flor amarela arenosa com um diâmetro de 5 cm é formada.
Gato da faucária. A variedade maior tem 10-15 cm de altura, suas folhas carnudas triangulares atingem um comprimento de 5 cm e uma largura de 1,5 cm, e as folhas verde-escuras são cobertas com cerdas não apenas nas laterais, mas também no centro. Nisto eles se parecem com línguas de gatos. As flores fofas solares consistem em muitas pétalas em forma de agulha com um diâmetro de cerca de 5 cm.
Faucária não é serrilhada. Esta suculenta baixa tem folhas mais longas e mais estreitas. Ao longo da borda das folhas verdes brilhantes, apenas 1-3 dentes grossos estão localizados. Flores exuberantes amarelas de diâmetro são 4 cm.
Faucaria Candida. A planta é semelhante a uma variedade de tigres, mas difere em flores grandes brancas como a neve.
Faucaria é linda. A vista é diferenciada por folhas mais largas espessadas até a borda. Seus lados são cobertos com muitas cerdas longas. As folhas com 3 cm de comprimento são pintadas de verde e têm uma pulverização esbranquiçada. A vista é diferenciada por cores maiores. O diâmetro do botão aberto amarelo atinge 8 cm.
Lobo da faucária. A planta tem folhas lanceoladas e uma terminação triangular de 4 a 5 cm de comprimento e 2,5 cm de largura.Há crescimentos esverdeados esverdeados na superfície da folhagem verde-acinzentada. Cerdas longas estão localizadas nas superfícies laterais da folha. No verão, uma flor amarela brilhante desabrocha até 3 cm de diâmetro na parte superior do caule.
Faucária tuberosa. A planta tem um caule carnudo escondido atrás da folhagem séssil. Sua altura atinge 8 cm e as folhas romboides verdes brilhantes são cobertas com pequenos tubérculos pontiagudos nas laterais e no centro da placa. As flores amarelas diurnas são agrupadas na parte superior do caule por 1-3 peças. O seu diâmetro é de 4 cm.
Propagação da Faucária
Faucaria é adequada para propagação de sementes e vegetativas. Uma gaveta rasa com areia molhada é preparada para a semeadura. As sementes são distribuídas na superfície e levemente trituradas. O recipiente é coberto com um filme e mantido a uma temperatura de + 20 ... +25 ° C. Periodicamente, o solo é umedecido com uma pistola de pintura. As mudas germinam dentro de 7 a 10 dias. Quando 2 folhas reais aparecem, as plantas podem ser mergulhadas no solo e transplantadas em pequenos vasos individualmente.
Com propagação vegetativa, brotos laterais são usados. Você também pode cultivar Faucaria a partir de uma folha adulta. As estacas são cortadas com uma lâmina limpa e afiada, o local do corte é polvilhado com carvão moído. A fuga é deixada desaparecer ao ar livre por 2-3 dias. Em seguida, a alça é pressionada um pouco na areia molhada e cria um suporte. Enquanto as plantas se enraízam, é importante mantê-las aquecidas, a uma temperatura de + 25 ... +28 ° C. Um rizoma independente é formado após 14-20 dias. Mudas enraizadas são muito cuidadosamente movidas para pequenos vasos com terra para suculentas.
Transplante
A faucária de transplante é recomendada a cada 1-2 anos. É melhor fazer isso no início da primavera, quando a planta deixa seu estado inativo. Os vasos devem ser largos e planos, com grandes aberturas. No fundo, havia uma espessa camada de drenagem. O solo deve ser leve e respirável. Você pode usar uma mistura de:
- terra de folha;
- turfa;
- argila expandida ou lascas de tijolo;
- areia;
- terra do relvado.
Antes do transplante, o solo é seco e as raízes são libertadas de parte do coma da terra. É importante ter cuidado para não quebrar folhas ou caules frágeis.
Cultivo e cuidado
A assistência domiciliar à Faucaria é extremamente simples. Basta lembrar 1-2 vezes por mês. Para a planta, você precisa encontrar o lugar mais quente e ensolarado da casa. Manutenção ideal no peitoril da janela sul sem abrigo do sol. No inverno, pode ser necessária iluminação adicional.
A temperatura do ar pode atingir +50 ° C e isso não causará consequências negativas. No inverno, para a formação de botões de flores e o desenvolvimento normal, as faucárias são transferidas para uma sala fria (+ 5 ... + 10 ° C).
A faucária deve ser regada com moderação e em pequenas porções. A água é distribuída na superfície da terra, afastando-se dos folhetos. A umidade acumulada nas cortinas pode levar ao apodrecimento das folhas. A água para irrigação deve ficar bem em cloro e estar um pouco mais quente que a temperatura do ar. Entre a rega, o solo deve secar pelo menos metade. Durante o período inativo, a rega é completamente interrompida. Mesmo folhas murchas e moles não devem ser assustadoras. Na primavera, eles restauram sua elasticidade.
Para plantas suculentas, o ar seco não é um problema. Eles normalmente existem mesmo perto de radiadores quentes. Pulverizar e tomar banho Faucaria é contra-indicado. A poeira é removida dos brotos com um pano macio e seco ou uma escova.
Uma pequena porção de fertilizantes beneficiará a Faucaria, mas você não deve se deixar levar pela cobertura. De abril a outubro, a planta é regada mensalmente com um complexo mineral diluído de cacto. Basta usar metade da porção recomendada.
Possíveis dificuldades
A faucária possui excelente imunidade, sua pele densa protege a planta contra parasitas, doenças e o sol escaldante. Com cuidados inadequados (frio, úmido, sombra), podridão radicular ou cinza, bem como oídio, podem se desenvolver. Brotos enfraquecidos são atacados por pulgões e cochonilhas. Se forem encontrados parasitas, eles tentam coletá-los e tratar a vegetação com um inseticida.