Alfafa - grama versátil com flores delicadas

Pin
Send
Share
Send

A alfafa é uma planta gramada com crescimento a céu aberto. Pertence à família das leguminosas. Muitas espécies são encontradas em todo o mundo, mas os principais centros são a Ásia Central, o Mediterrâneo e a América do Norte. A planta é muito popular na agricultura, pois é um excelente adubo verde, mel, remédio e forragem. Tais qualidades maravilhosas da alfafa eram conhecidas até 6-7 milênios atrás. Além de características úteis, a alfafa tem propriedades decorativas e pode ser usada para decorar o jardim em estilo natural.

Descrição da planta

O gênero de alfafa é representado por plantas anuais e perenes. Os caules gramíneos ramificados ramificam-se da base ou mais perto das extremidades, portanto formam frequentemente um arbusto de 0,5 a 1,5 m de altura.Um poderoso rizoma de haste penetra profundamente (até 10 m) no solo e é coberto por galhos laterais. Isso permite que a alfafa acumule nutrientes e nutrientes inacessíveis a muitas outras plantas. Algumas variedades tendem a ter brotos de raiz horizontais. Como a maioria das leguminosas, nódulos com bactérias fixadoras de nitrogênio se formam nas raízes da alfafa. Isso contribui para o processamento de nitrogênio do ar e o enriquecimento do solo com nutrientes.

As folhas de pecíolo crescem ao longo de toda a extensão das mudas. Eles são agrupados em 3 e têm uma forma arredondada ou oblonga. Cada lobo cresce em um pequeno pecíolo separado. No segmento central, é alongado. Os entalhes estão presentes ao longo da borda da chapa, e uma pilha curta é frequentemente visível no verso.









Inflorescências cilíndricas ou capitadas de forma cilíndrica florescem das axilas das folhas e no topo do caule. Seu comprimento é de 1,5 a 8 cm e cada um tem 12 a 26 botões. Corolas em forma de veleiro ou mariposa consistem em 5 pétalas. O par inferior é fundido e os estames e pilão estão localizados nele. As flores ficam em pedicelos encurtados individuais. Os botões inferiores são os primeiros a florescer. A cor das pétalas é dominada por tons de azul, roxo ou amarelo. Variedades com flores variadas são encontradas. O período de floração começa após 1,5 a 2 meses após a semeadura e pode durar de 3 a 4 semanas. Cada pincel floresce até 10 dias. Todos os dias, 3-5 novos brotos se abrem nele.

A polinização ocorre apenas com a ajuda de insetos. Depois, são amarradas frutas em forma de feijão com casca marrom ou marrom. Eles têm forma de foice ou espiral. No interior são pequenas, semelhantes a pequenos grãos, sementes. Sua casca densa e fracamente permeável é de cor amarela ou marrom-marrom.

Variedade de alfafa

A alfafa é representada por mais de 100 espécies de plantas. Cerca da metade deles pode ser encontrada na Rússia.

Foice de alfafa (amarela). Uma planta com rizoma desenvolvido e descendentes basais se parece com um arbusto grande, com 40 a 80 cm de altura, e as brotações são nuas ou cobertas com uma pilha esparsa. Folhas de pecíolo ternado de forma oval-lanceolada ou lanceolada crescem sobre elas. O comprimento da folha é de 0,5-2,2 cm e a largura é de 2-6 mm. Escovas densas de capitato adornam alfafa em junho-julho. Neles, em pedicelos curtos, até 7-40 botões estão localizados. O comprimento do barco é de 1 a 1,2 cm e, após a polinização, amadurece os grãos torcidos em forma de foice ou lunares, cobertos com uma pilha ferruginosa. Seu comprimento é de apenas 8-12 mm.

Foice Alfafa (Amarelo)

Alfafa-como hop. Uma grama anual ou bienal com uma raiz de caule menos desenvolvida cresce muitas hastes finas e abertas, com 10 a 50 cm de altura, e as pequenas folhas pecioladas de formato rômbico crescem 7-15 mm de comprimento e 3-10 mm de largura. Eles têm uma base em forma de cunha e um pequeno entalhe na parte superior. Na parte de trás há uma pilha glandular. Pequenas flores amarelas (de até 2 mm) são coletadas em densas cabeças ovóides de inflorescências. Os frutos na forma de uma única semente de feijão com até 2 mm de comprimento se assemelham a botões pequenos. Eles também são cobertos com estacas, que com o tempo caem.

Hop-alfafa

Sementeira de alfafa (azul). Brotos gramados flexíveis ramificam mais no topo. Eles crescem a uma altura de 80 cm.A planta tem um forte rizoma espessado. Folhas ovais ou obovadas crescem 1-2 cm de comprimento, 3-10 mm de largura. Nos pedúnculos axilares, são coletadas cerdas capitadas de 2 a 3 cm de comprimento e as flores são pintadas em tons de azul ou roxo. Seu comprimento é de 5-6 mm. Rolados como caracóis, os grãos atingem uma largura de 6 mm.

Sementeira de alfafa

A alfafa é variável (híbrida). Uma planta perene na forma de arbustos cresce 70-120 cm de altura. Brotos fortemente ramificados são cobertos com pequenas folhas em pecíolos alongados. São ovais ou ovóides, com uma pilha esparsa na parte inferior. As inflorescências cilíndricas dos capitados nas axilas das folhas estão localizadas em pedúnculos mais longos. A altura do pincel solto é de 3-5 cm e as pétalas são variadas e pintadas em azul, roxo ou amarelo. Os grãos maiores são torcidos em espiral. Eles são cobertos com uma pele amarela clara ou marrom-oliva.

Alfafa mutável

Crescendo

Alfafa é cultivada a partir de sementes. Eles o plantam imediatamente em campo aberto no início da primavera, nos primeiros dias da semeadura. Pré-escavar o site, remover as ervas daninhas e adicionar limão. O solo seco é adicionalmente umedecido. Antes da semeadura, o material de plantio é escarificado e tratado com produtos biológicos. Este último criará proteção contra infecções bacterianas e fúngicas. As sementes são semeadas em linhas a uma profundidade de 5-15 mm. Preliminarmente, recomenda-se misturá-los com areia ou serragem, para que a propagação seja mais uniforme.

Alguns jardineiros praticam semear uma mistura de alfafa com outras culturas de cereais, mas, neste caso, a planta pode sofrer com a falta de iluminação. O crescimento diminuirá e o número de sementes diminuirá. A máxima eficiência de crescimento é alcançada ao semear em fileiras esparsas com distância de até 45 cm, neste caso o trabalho dos polinizadores será mais eficaz.

Para a semeadura de grandes campos, são utilizadas semeadoras especiais de beterraba. Em um pequeno terreno, você pode espalhar as sementes manualmente, mas por que pisar a superfície com madeira compensada. É importante monitorar a umidade do solo e evitar que seque.

Alfalfa Care

Lucerna adora lugares abertos e bem iluminados. Na sombra, desenvolve-se mais lentamente e forma uma parte inferior. O solo para plantio é desejável, fértil e bem drenado, com uma reação neutra ou levemente alcalina. Os barramentos são mais adequados. Em solos salinos, rochosos ou argilosos com água subterrânea próxima, a alfafa cresce muito mal. Tais condições são desfavoráveis ​​para o desenvolvimento de bactérias nodulares.

Embora a alfafa possa tolerar a seca a curto prazo, ela se desenvolve melhor com a irrigação regular do solo. É permitida a secagem da camada superior da terra. Com umidade excessiva, oídio se desenvolve rapidamente. A maior sensibilidade à rega se manifesta no primeiro ano de vida das plantas.

A alfafa é uma colheita termofílica. Cresce melhor a uma temperatura de + 22 ... + 30 ° C, mas pode facilmente suportar calor até + 37 ... + 42 ° C. Algumas variedades são bem-sucedidas no inverno com geadas de -25 ... -30 ° C.

As plantas jovens precisam de proteção contra as ervas daninhas, para que elas sejam daninhas e batatas regularmente.

A alfafa é cortada regularmente para coletar alimentos. Pela primeira vez, isso é feito na fase de brotamento e novamente na floração. Ela tolera o procedimento com bastante facilidade e está pronta para se deliciar novamente com flores após 1-1,5 meses. Para evitar o crescimento excessivo e o acamamento, o corte horizontal das raízes é praticado usando cultivadores especiais e cortadores planos.

Em casos raros, a alfafa é afetada por doenças fúngicas. Para combatê-los, o fluido Bordeaux é usado. Os parasitas mais irritantes incluem gorgulho de alfafa, percevejo de alfafa e pastinaga. Eles são descartados com a ajuda de inseticidas ("Benzofosfato", "Fastak").

Benefícios do solo

Como adubo verde de alfafa é usado em pequenas áreas privadas, bem como em trabalhos de campo na agricultura. É considerado um fertilizante verde eficaz, pois em apenas um ano as plantas cortam de 8 a 10 e crescem até 120 t / ha de vegetação. Nesse caso, o solo é bem enriquecido com compostos nitrogenados. Em alta umidade, a biomassa se decompõe rapidamente, melhorando não apenas a composição, mas também a estrutura do solo. Isso reduz a acidez.

Planta de ração

A alfafa contém muita proteína, além de aminoácidos, fósforo e potássio. Isso o torna uma valiosa ração para animais (porcos, coelhos, aves). Além disso, deve-se distinguir entre o conceito de valor nutricional e o conteúdo de nutrientes. Se o maior valor nutricional for alcançado na fase de brotamento, a quantidade máxima de nutrientes estará contida na alfafa.

Corte a vegetação até uma altura de 8 a 10 cm e, em seguida, a restauração da cobertura verde será mais rápida. Geralmente, são realizados até três cortes por ano. As matérias-primas resultantes são usadas frescas como curativo verde e também são secas no feno, briquetes de forragem, grânulos ou farinha de grama (feno).

Propriedades curativas

Alfafa tem muitas propriedades benéficas. É especialmente amplamente utilizado na medicina chinesa. A composição da planta inclui muitos minerais e vitaminas, além de proteínas, aminoácidos, isoflavonóides e fito-hormônios. Para fins medicinais, é usada a parte do solo da planta, que é coletada durante a brotação e a floração. Os espaços em branco são secos e armazenados em sacos de pano. Decocções e infusões são preparadas a partir deles. Sucos de alfafa fresca e sementes germinadas são populares como aditivos bioativos.

O uso desses produtos ajuda a baixar o colesterol, normalizar o trato digestivo, remover o excesso de líquidos do corpo. A alfafa é tomada para combater doenças como:

  • diabetes mellitus;
  • reumatismo;
  • gota
  • hepatite;
  • hemorróidas;
  • erosão;
  • doença periodontal;
  • colpite;
  • doenças do sistema endócrino.

Muitas pessoas consideram Lucerna uma verdadeira curadora, capaz de fortalecer sua saúde e derrotar até doenças terríveis. Recomenda-se ativamente que as mulheres normalizem os níveis hormonais, aumentem a lactação, assim como os miomas uterinos.

No entanto, em qualquer tratamento, é importante conhecer a medida e ter cuidado. Mesmo esta planta tem contra-indicações. Antes de tudo, deve-se ter cuidado com pessoas propensas a alergias. Em nenhum caso você deve usar alfafa para pessoas que sofrem de lúpus eritematoso e coagulação sanguínea deficiente. A alfafa não é contra-indicada para mulheres grávidas e lactantes, mas você deve consultar seu médico antes de tomá-lo.

Pin
Send
Share
Send