Clerodendrum é uma liana lignificada perene ou um arbusto da família Verbena. No ambiente natural, é encontrado na Ásia, África e América Latina, principalmente na zona tropical. Os floristas costumam chamar a planta de "véu da noiva", "amor inocente", "árvore do destino" ou valcameria. Embora na cultura do clerodendrum, por muito tempo, na floricultura doméstica, esteja apenas ganhando popularidade, mas está fazendo isso em ritmo acelerado. Hoje, muitas lojas de flores apresentam uma variedade de espécies. No entanto, para que, depois de comprar a flor sem problemas, você precise criar condições favoráveis para ela.
Descrição da planta
Clerodendrum é um gênero de plantas sempre-verdes ou caducifólias, com brotos ramificados de até 4 m de comprimento.Vinhas prevalecem entre as formas de vida, mas também são encontradas árvores e arbustos. As hastes são cobertas com uma pele lisa verde azeitona ou marrom avermelhada. Sobre eles, opostas são folhas simples pecíolo, de cor verde escuro ou esmeralda. A folhagem em forma de coração, oval ou ovoide, com bordas inteiras ou com dentes finos, aumenta de 12 a 20 cm de comprimento e as depressões ao longo das veias central e lateral são claramente visíveis na superfície.
Nos topos dos brotos e nas cavidades das folhas existem inflorescências corimbósicas ou paniculadas, constituídas por flores pequenas, mas muito bonitas. Eles crescem em um pedúnculo longo e se assemelham a buquês incríveis. O cálice em forma de sino é dividido em 5 partes. Seu diâmetro atinge 25 mm. Em seguida, segue uma corola mais fina de uma sombra contrastante, e um monte de estames longos e finos (até 3 cm) espreita do centro.
A floração continua do meio da primavera ao início do outono. As brácteas geralmente têm uma cor branca mais clara ou pura, e na cor das pétalas adquire um tom rosa, lilás ou escarlate. A floração do clerodendrum é acompanhada por um aroma agradável e delicado. Também vem das folhas. Além disso, cada tipo de planta tem seu próprio cheiro. Corollas desaparecem muito mais cedo que brácteas.
Após a polinização, aparecem frutos carnudos oblongos, de um tom de laranja. Seu comprimento chega a 1 cm, e a única semente está escondida.
Tipos de Klerodendrum
No total, mais de 300 variedades são registradas no gênero, mas pouco é usado na floricultura de interior.
Clerodendrum de Madame Thompson (Thompson). A espécie mais popular é uma liana decídua lignificada com brotos finos e suaves. Folhagem densa de cor verde escura cresce até 12 cm de comprimento. A placa da folha inchada entre as veias é oval com uma extremidade pontiaguda. De março a junho, escovas soltas em pedúnculos longos se elevam acima da vegetação. Brácteas brancas em forma de sino cercam pequenos botões escarlates. Longos estames brancos ou creme espreitam para fora do centro. Externamente, a flor é muito semelhante a uma mariposa com antenas longas.
Clerodendrum Uganda. A videira sempre cresce cresce até 2 m de comprimento. Eles são cobertos com folhas verdes escuras e lanceoladas, entre as quais panículas soltas crescem com pequenas flores roxo-azuladas. Os estames dessas cores são particularmente longos e pintados de azul. A pétala inferior é aumentada, tem uma tonalidade mais escura. A variedade requer iluminação mais brilhante e rega abundante.
Clerodendrum brilhante. Arbusto perene com hastes longas e encaracoladas. As folhas crescem opostas ou em espirais de 3 peças. Uma chapa de chapa quase arredondada atinge 8 cm de comprimento e 6 cm de largura. As bordas da folha são onduladas, a base lembra um coração. Pedúnculos curtos com borlas densas de botões vermelho escarlate crescem dos seios da folhagem. Em condições favoráveis, floresce o ano todo.
Clerodendrum Wallich (Prospero). Nos longos galhos flexíveis de uma tonalidade verde-avermelhada, crescem grandes folhas verdes escuras em forma oval. Seu comprimento é de 5 a 8 cm e, entre elas, grandes inflorescências florescem com flores brancas como a neve. O arbusto em si é bastante compacto, mas temperamental. Ele precisa de longas horas de luz do dia e alta umidade.
Clerodendrum Filipino. A variedade, ainda rara em nosso país, é caracterizada por um intenso aroma de flores, no qual se misturam notas de baunilha e jasmim. À noite, o cheiro se intensifica. Uma inflorescência corymbose densa floresce em um pedúnculo longo. Os botões parecem pequenas rosas (até 3 cm de diâmetro). A largura de uma inflorescência atinge 20 cm, por isso lembra muito um buquê. Os brotos são cobertos com folhas aveludadas verde-escuras de uma ampla forma oval. A floração começa no segundo ano de vida.
Clerodendrum bunge. A espécie chinesa está crescendo especialmente rápido. A planta cresce folhas verdes ovais amplamente claras, que são coletadas em espirais. Belas inflorescências esféricas de pequenos botões rosa florescem nas hastes. À distância, a flor é como um fogo de artifício. A floração continua durante todo o verão.
Clerodendrum specosum (o mais bonito). Um arbusto de até 3 m de altura consiste em brotos tetraédricos ramificados. Esta planta perene é coberta com folhas grandes em forma de coração com uma pilha curta e macia. Eles crescem em pecíolos avermelhados. De junho a setembro, inflorescências roxas com uma corola mais escura e lilás-vermelha.
Clerodendrum inerme (desarmado). Um arbusto perene com trepadeiras longas é coberto com folhas de esmeralda ovais com uma veia central em relevo. Floresce em flores brancas, parecidas com mariposas, com longos estames roxos. Variedade de variedade é interessante. Distingue-se por manchas mais claras (verde claro) nas folhas, que criam um excelente padrão de mármore.
Clerodendrum Schmidt. Um arbusto ou pequena árvore se distingue por brotos densos e folhas ovais verdes brilhantes com uma borda ondulada. Durante a floração, muitos pincéis se formam nos pedúnculos caídos. Eles carregam flores brancas como a neve. Eles exalam um agradável aroma adocicado.
Métodos de criação
Clerodendrum se propaga igualmente bem por sementes e estacas. Semear geralmente é praticado quando não há como obter um caule. São usadas caixas rasas com uma mistura de areia e turfa com solo de turfa. Fazendo melhor no final do inverno. O recipiente é coberto com papel alumínio e deixado em uma sala quente com boa iluminação. O condensado deve ser removido diariamente e o solo pulverizado. Antes do aparecimento dos primeiros brotos, 1,5-2 meses se passarão. Quando as mudas crescem 4 folhas, elas são mergulhadas em vasos separados. Normalmente, 1-3 plantas são colocadas em um vaso com um diâmetro de 6 a 11 cm. Após a adaptação, as mudas crescem rapidamente.
Se você conseguiu obter um caule de clerodendrum com 2 a 3 nós, ele é primeiro colocado na água com a adição de carvão ativado. As estacas se desenvolvem melhor entre março e julho. Com o aparecimento de pequenas raízes brancas, as plantas são movidas para pequenos vasos. No início, eles são cobertos com uma garrafa de plástico ou lata. Após a adaptação, o transbordo é realizado em contêineres maiores. Para obter arbustos ramificados, os brotos devem ser beliscados várias vezes.
Segredos de cuidados
Em casa, a principal dificuldade em cuidar do clerodendro é criar condições confortáveis próximas à natural.
Iluminação A planta adora luz difusa por 12 a 14 horas por dia. Pode ser colocado nas profundezas da sala sul ou no parapeito da janela oriental (ocidental). Ao meio-dia, é necessário sombreamento. Na janela norte da luz, o clerodendro não é suficiente e você precisa usar phytolamps. Sem ele, as flores não podem esperar.
Temperatura Clerodendrum refere-se a plantas com um período adormecido pronunciado. De abril a novembro, a temperatura ideal do ar é + 20 ... + 25 ° C. Em dias muito quentes, você precisa ventilar a sala com mais frequência ou colocar uma flor ao ar livre, mas proteja-a de correntes de ar. No inverno, você precisa fornecer à planta um conteúdo fresco (cerca de + 15 ° C).
Umidade. A alta umidade é vital para a planta. Deve ser pulverizado várias vezes ao dia, banhar-se regularmente e limpe as folhas com um pano úmido. Para procedimentos de água, é utilizada água bem purificada e assentada, para que não apareçam manchas feias nas folhas. No inverno, o clerodendrum deve ser colocado o mais longe possível dos aparelhos de aquecimento.
Rega. As flores de interior precisam de rega regular, mas moderada. Ao mesmo tempo, uma pequena porção de água macia à temperatura ambiente é despejada no solo. Na primavera e no verão, apenas o solo superficial deve secar. No inverno, a terra pode secar metade, mas não mais.
Adubo. Clerodendrum é fertilizado de março a floração três vezes por mês. Uma solução de um fertilizante complexo mineral destinado a plantas com flores é derramada no solo.
Transplante O sistema radicular do clerodendrum é bastante frágil, portanto o transplante é realizado pelo método de transbordo. Para o rizoma da raiz, é necessário um pote profundo. No fundo, há uma camada de drenagem de 4-5 cm feita de fragmentos de tijolo vermelho, seixos ou argila expandida. O solo é constituído por:
- solo de folha;
- solo argiloso;
- areia de rio;
- turfa.
Poda. Mesmo em condições de ambiente, a planta pode atingir tamanhos impressionantes. Felizmente, tolera bem a poda e pode assumir qualquer forma (arbusto, árvore ou videira flexível). Na primavera, corte um terço do comprimento das hastes e aperte as pontas dos brotos. O benefício da poda também é que as flores florescem em brotos jovens. O material resultante é conveniente para usar em estacas.
Possíveis dificuldades
Clerodendrum tem excelente imunidade e é extremamente raro, com cuidados inadequados prolongados, sofre de doenças fúngicas. Outras doenças não têm medo dele.
Dos parasitas, a planta é atacada por um ácaro e mosca branca. Na maioria das vezes, os insetos se reproduzem quando o ar está muito seco. Os inseticidas modernos ajudarão a se livrar deles rapidamente. O processamento é realizado em lotes de 2-3 vezes, com um intervalo de 4-7 dias.
Às vezes, a aparência do clerodendrum se torna insatisfatória devido a erros no atendimento:
- as folhas ficaram amarelas e murchas - rega insuficiente;
- manchas acastanhadas na folhagem - queimaduras solares;
- as folhas secam da borda e caem junto com os brotos - o ar está muito seco;
- entrenós são muito longos e brotos - falta de iluminação.
Às vezes, os cultivadores de flores não podem esperar por botões perfumados no clerodendro por um longo tempo. A falta de floração é geralmente associada a um período inativo mal organizado (inverno quente). Além disso, a falta de fertilizantes ou um excesso de fertilização nitrogenada pode se tornar um problema. Só é necessário transplantar a flor no solo correto e, no inverno, ela deve ser mantida por vários meses a uma temperatura de + 12 ... + 15 ° C e no início da primavera os primeiros brotos serão perceptíveis.