Muscari é uma erva perene que é ideal para decorar um jardim primavera. Suas densas inflorescências azuis em meio a folhagem verde-clara formam um dossel contínuo no chão ainda nu e preto. Muscari pertence à família dos espargos. Popularmente, é mais conhecido pelos nomes "arco de víbora" ou "jacinto de rato". A pátria da planta é o Mediterrâneo e a Ásia Ocidental. Muitas espécies crescem e inverno com sucesso em climas temperados e regiões mais frias. Cuidar de uma planta é muito simples. Várias regras ajudarão não apenas a conseguir belos matagais, mas também a escolher independentemente o momento da floração.
Descrição da planta
O muscari é uma cebola perene de 10 a 40 cm de altura e a parte subterrânea de seu caule é uma cebola oblonga com 3,5 a 5 cm de comprimento e 2-4 cm de diâmetro.O bulbo tem forma ovóide e é coberto por escamas brancas finas. Um monte de raízes finas cresce no fundo.
No início da primavera, a planta forma uma roseta de folhas lineares verde-escuras com 17 a 20 cm de comprimento, e cada bulbo cresce de 2 a 6 folhas. Eles têm uma forma linear ou oval estreita, com uma borda sólida e uma extremidade pontiaguda. Não há padrão na superfície da folha.
O período de floração, dependendo da variedade e das condições climáticas, começa do final de março ao início de junho. Dura 1-2 semanas. Inicialmente, um pedúnculo carnudo e ereto cresce a partir do centro da saída da folha. Tem uma forma cilíndrica e uma cor verde clara. Mais perto das flores, o caule assume um tom malva.
A inflorescência racemose consiste em muitas flores pequenas localizadas próximas umas das outras. Seu comprimento é de 7 a 8 cm, e uma flor separada com uma corola harmoniosa se assemelha a um lírio do vale em estrutura. As bordas das pétalas de flores semelhantes a barris são fortemente dobradas e divididas em 6 lóbulos. A coloração é branca, lilás, azul, azul ou roxa. Às vezes, na borda há uma borda contrastante. Durante a floração, a maioria das variedades exala um intenso aroma almiscarado.
A inflorescência começa a florescer das flores inferiores. No topo estão botões estéreis projetados para atrair insetos. Abelhas e borboletas puxam o néctar do tubo com sua probóscide e polinizam o ovário. Após a polinização, o feto é formado na forma de uma caixa de sementes esférica ou em forma de coração com paredes carnudas. No interior são pequenas sementes marrons escuras.
Tipos e variedades de muscari
O gênero Muskari combina 44 espécies de plantas. Alguns deles são difundidos no paisagismo e têm várias variedades decorativas.
Muscari é armênio. A variedade mais comum entre os jardineiros produz grandes inflorescências de várias flores (até 50 brotos). A floração começa em meados de maio. Flores azuis brilhantes duram até três semanas. O comprimento de uma flor é de cerca de 5 mm. Uma estreita borda branca é visível ao longo da borda das pétalas. Eles exalam um aroma agradável. Variedades:
- Alba - floresce flores brancas como a neve;
- Safira - floresce com botões azuis escuros, mas não coloca sementes;
- Ponto azul - cada pedúnculo se ramifica 2-3 vezes, para que a inflorescência pareça maior e exuberante, consiste em 150-170 botões azuis.
Muscari plumeose (com crista). Uma planta com uma altura de 15-20 cm é distinguida por uma inflorescência especialmente exuberante de uma forma incomum. O comprimento do espigão é de 5 a 8 cm. De um lado das flores, pedicelos maiores e mais brilhantes crescem, formando uma crista na inflorescência. Todos os botões são pintados em tons de azul-violeta. A floração começa no final de maio. Gradualmente, a flecha cresce e, ao final da floração, chega a 70 cm.
Muscari está agrupado. Uma planta bulbosa com uma altura não superior a 15 cm no final da seta forma uma inflorescência densa em forma de espigão. Os botões pequenos são pintados de branco ou rosado e pressionados um contra o outro. Variedades:
- Álbum - com flores brancas como a neve;
- Carneum - na inflorescência, as flores rosa suave crescem próximas umas das outras.
Muscari de folhas largas. Da base de cada bulbo, folhas largas lembram as folhas de uma tulipa. Eles são pintados em uma cor verde escura lisa. Em uma planta, vários pedúnculos podem aparecer com pequenos brotos azuis em forma de barril.
Métodos de criação
Muscari é propagado por sementes e vegetativamente. Existem variedades para as quais apenas uma das opções listadas é possível. Com a propagação de sementes, caracteres varietais não são transmitidos. Deve-se ter em mente que, após 12 meses de armazenamento, a germinação das sementes é significativamente reduzida. São semeadas imediatamente em campo aberto, em buracos com profundidade de 1-2 cm. Durante o inverno, as sementes passam por uma estratificação natural e as primeiras mudas aparecem no início da primavera. Por vários meses, as mudas formam um bulbo e acumulam massa verde. A floração começa no segundo ou terceiro ano de vida.
O método mais fácil e comum de reprodução é a separação de crianças (lâmpadas jovens). Felizmente, em apenas uma temporada, existem vários deles. Não vale a pena separar as crianças todos os anos. É melhor deixá-los crescer e ganhar força em 3-4 anos. O melhor momento para dividir e transplantar ocorre em agosto-setembro. No sul, o procedimento está previsto para outubro-novembro. Dependendo do tamanho das lâmpadas, a profundidade de plantio é de 4-6 cm.
Segredos de cuidados
Aterragem O melhor é transplantar as plantas no final da floração e da vegetação (agosto-outubro). Eles são distribuídos em grupos de até 10 a 15 peças, mas o espaço livre deve permanecer entre as lâmpadas individuais. Portanto, o jardim será mais decorativo e perceptível. Antes do plantio, as lâmpadas são inspecionadas quanto a danos, áreas podres e escuras aparadas e desinfetadas. Primeiro, eles são conservados em uma solução de Karbofos e depois mergulhados por uma hora em uma forte solução de manganês.
O local de desembarque deve estar ensolarado ou em sombra parcial. O solo é pré-escavado e quebrado por grandes torrões. Os caroços de plantio a uma distância de 6-8 cm tornam rasos (até 8 cm). Pequenas lâmpadas são plantadas em locais sombreados em fileiras em buracos. Primeiro, a areia é despejada no buraco sobre o solo e, em seguida, o material de plantio é disposto verticalmente. As lâmpadas são polvilhadas com o solo, compactadas e bem regadas.
Desenterrar muscari anualmente não é necessário. Planta o inverno bem em climas temperados, mas a cada 4-5 anos o plantio é muito denso. Eles precisam de desbaste e atualização do solo superficial.
Partindo. Os cuidados regulares com muscari ao ar livre incluem rega. O solo deve estar sempre um pouco úmido, mas sem estagnação da água, caso contrário as lâmpadas apodrecerão. Na ausência de chuvas, a irrigação é realizada pela manhã.
No início da primavera, as plantas são fertilizadas com composto ou húmus. O primeiro curativo é realizado quando brotos aparecem. O re-fertilizante está planejado para o período de brotamento. Enquanto o muscari floresce, é suficiente ocasionalmente eliminar o solo próximo ao jardim.
As sementes amadurecidas caem facilmente no chão, contribuindo para a auto-sementeira abundante. Para evitá-lo, depois que os botões murcham, as inflorescências são cortadas.
As flores se distinguem pela boa imunidade; no entanto, os bulbos podem sofrer de doenças fúngicas. Isso ocorre em plantações espessadas, em solos pesados e pantanosos, bem como em contato com uma planta doente. Dos parasitas, o jacinto de rato supera os pulgões. Ela não apenas bebe sucos de plantas, mas também carrega infecções virais. Espécimes afetados são quase impossíveis de salvar. Eles devem ser cavados para evitar a propagação da infecção.
Invernada. Muscari tem pronunciado períodos de atividade e descanso. Já no início do verão, as inflorescências secam completamente, mas as folhas permanecem até a geada. Não é recomendável cortá-los antes do tempo, pois, neste momento, há um suprimento de nutrientes nas lâmpadas. No inverno, durante a dormência, a necessidade de rega desaparece. Os brotos secos são cortados e a superfície do solo é coberta com turfa e polvilhada com folhagem seca.
Forçar lâmpada
Você pode agradar a si mesmo com inflorescências perfumadas em qualquer época do ano. Para fazer isso, crie artificialmente condições para o florescimento do muscari. Imediatamente após as folhas murcharem, os bulbos são desenterrados e secos em uma sala fresca. Em seguida, são colocados em recipientes com turfa ou areia para armazenamento. Inicialmente, a temperatura do ar é mantida em + 15 ... + 17 ° C. Após algumas semanas, as lâmpadas por 3-4 meses são transferidas para uma sala com uma temperatura de + 5 ... + 9 ° C. Você pode usar o compartimento de vegetais na geladeira.
Cerca de 3 semanas antes da floração esperada, os bulbos são plantados em vasos com solo fértil e solto a uma profundidade de cerca de 2 cm e o topo deve permanecer na superfície. As plantas são transferidas para um local bem iluminado com uma temperatura de cerca de + 10 ° C. Após alguns dias, a temperatura é aumentada para + 15 ° C. Depois disso, as folhas crescem ativamente e após 2 semanas o pedúnculo aparece.
Uso de Muscari
O jacinto de rato é cultivado principalmente para fins decorativos. Eles estão cercados por canteiros de flores, caminhos e também plantados em jardins de pedras e em frente a arbustos. Tons saturados de inflorescências enriquecem o jardim primavera com tons puros de azul, roxo, rosa ou branco.
Muscari fica bem ao lado de narcisos e tulipas. Eles também podem ser combinados com açafrões e copas. Definitivamente, vale a pena plantar um grande grupo de plantas com vários tons de inflorescências e períodos de floração. Algumas variedades são adequadas para o cultivo em recipientes em varandas e varandas. O aroma do muscari em flor repele insetos prejudiciais, portanto eles são frequentemente plantados entre outras culturas, como um inseticida natural.