Monarda é uma planta ornamental da família Iasnatkovye. A América do Norte é sua terra natal, mas por vários séculos a monarda foi cultivada com sucesso nos jardins da Eurásia. Estas flores podem decorar a paisagem em um estilo natural. Um parente de orégano, monarda também é usado como tempero ou como ingrediente do chá de ervas. Muitas variedades têm aroma de menta e limão, razão pela qual a monarda é conhecida popularmente como “flor de bergamota”, “urtiga indiana”, “hortelã-limão” ou “bálsamo odorífero”. O fato de a monarda também ser despretensiosa nos cuidados faz dela a planta preferida dos jardineiros amadores.
Descrição da planta
Monarda é uma planta perene do rizoma. As brotações no solo são representadas por brotações tetraédricas fracamente ramificadas com 60 a 90 cm de altura e uma rara pubescência é observada na superfície. As hastes são cobertas com uma folhagem lanceolada ou oval serrilhada, de cor verde brilhante. As folhas estão localizadas em pecíolos curtos opostos. O comprimento da folha é de 6 a 15 cm, com uma largura de 3 a 8 cm e as pontas das folhas são pontiagudas.
De junho a setembro, os topos dos brotos são decorados com grandes cestas de inflorescências. O diâmetro de cada uma é de 6 a 7 cm, e as flores simples em forma de funil, com pétalas longas e macias, são agrupadas em espirais. A cor das pétalas pode ser lilás, roxa, vermelha ou roxa.
Flores, folhas e até as raízes da planta exalam um aroma agradável, que consiste em uma mistura de aromas de limão, bergamota azeda e hortelã. Após a polinização, os frutos amadurecem - as nozes secas, que amadurecem, quebram em 2 folhas. As sementes podem germinar dentro de 3 anos após a colheita.
Tipos e variedades de monarda
Monarda é representada por 22 espécies de plantas. Os principais são:
Monard em dobro. Perene herbácea cresce 70-150 cm de altura. Possui raízes longas e extensas, sobre as quais se erguem hastes pubescentes e eretas. A folhagem verde clara é decorada com um padrão de veia avermelhada. Folhas opostas em forma oval são apontadas para o final e, na parte inferior, são cobertas com uma pilha esparsa. Em junho, exuberantes capitulações de inflorescências de cor lilás ou violeta florescem no topo dos brotos. Seu diâmetro é de 3 a 4 cm e contém cerca de 30 flores tubulares longas. Por seu aroma intenso, essa espécie é freqüentemente chamada de "chá refrescante", "erva-cidreira dourada" ou "bergamota de abelha".
Monarda duodeno (tubular). As plantas perenes com sistema radicular fibroso crescem hastes ramificadas de até 110 cm de comprimento e de julho a setembro os topos são decorados com inflorescências capitadas de até 5 cm de diâmetro. As pétalas são pintadas de branco ou bordô. As flores exalam um agradável cheiro cítrico e picante. A espécie é uma excelente planta de mel e é usada como planta medicinal e picante.
Limão Monarda. Perenes de 15 a 80 cm de altura são cobertas com folhagem lanceolada verde escura. Pequenas inflorescências capitadas de um tom lilás têm um aroma cítrico pronunciado. Floresce durante todo o verão.
Monarda é híbrido. Sob esse nome, várias dezenas de híbridos interespecíficos baseados na mônada e na bífida são coletadas. Variedades:
- Scarlett - arbustos delgados verticais com até 90 cm de altura de floração em julho-agosto com inflorescências capitadas perfumadas de cor rosa, vermelho brilhante ou roxo (diâmetro de até 7 cm);
- O mogno é uma planta de tamanho médio com inflorescências vermelhas escuras, suas pétalas estreitas são intricadamente torcidas e florescem já no início do verão;
- Elsiz lavanda - brotos de até 1 m de altura são decorados com densas inflorescências de lavanda;
- Bola de fogo - caules grossos com até 40 cm de altura são coroados com bolas exuberantes de cor vinho tinto;
- Schneewittchen - uma planta de até 1,5 m de altura dissolve flores esféricas brancas como a neve;
- Lambada - um arbusto exuberante de até 90 cm de altura é coberto com flores rosa ou lilás com aroma de limão.
Plantas em crescimento
Monarda é propagado por sementes e métodos vegetativos. Em apenas uma temporada, a planta produz muitas sementes. Eles podem ser semeados para mudas ou imediatamente em campo aberto. Dessa maneira, as espécies-padrão se propagam, uma vez que caracteres varietais não são transmitidos. No sul do país, as sementes são semeadas no final de fevereiro imediatamente no campo aberto. Antes do degelo, eles terão tempo para passar pela estratificação e, em abril, os primeiros brotos aparecerão. Antes do plantio, a neve é removida e as sementes são plantadas a uma profundidade de 2,5 cm e os jardineiros praticam a semeadura no inverno. Ambos os métodos são bastante convenientes. Em maio, você só precisa afinar as mudas ou transplantar as plantas para que o jardim fique mais uniforme. As mudas florescem somente após um ano.
Para obter plantas mais fortes, você pode cultivar mudas. Já em janeiro, as sementes são semeadas em recipientes com uma mistura de solo de jardim com turfa. Profundidade de sementeira 20-25 mm. A caixa é coberta com papel alumínio e colocada em um local bem iluminado com uma temperatura de + 20 ... + 22 ° C. Após 2-3 semanas, os primeiros brotos aparecem. Depois disso, o abrigo é removido. Quando as mudas crescem 2 folhas verdadeiras, elas são mergulhadas em vasos ou caixas separadas com uma distância de 3-4 cm.
Para propagar a monarda varietal, use os métodos de enxertia e divisão do mato. Perenes de 3 a 4 anos são adequadas para esse procedimento. Na segunda metade da primavera, um arbusto é desenterrado, as raízes são embebidas em água e libertadas de um coma de terra. Usando uma lâmina afiada, o rizoma é cortado em pedaços. Locais de fatias polvilhados com carvão picado. Os delenki são plantados imediatamente em caroços, solo compactado e bem regados.
O verde dispara até os botões serem cortados em estacas. Eles devem conter de 2 a 4 folhas. As folhas inferiores são cortadas completamente e as placas superiores são encurtadas em 1/3. Estacas enraizadas em recipientes com areia molhada. As plantas são cobertas com uma tampa transparente e colocadas em uma sala com temperatura ambiente e luz ambiente. Após 2-3 semanas, as estacas formam as raízes. Até agosto, eles são cultivados em recipientes e depois transplantados para áreas abertas. Se a propagação vegetativa for realizada no final do verão, as mudas não terão tempo de crescer mais forte durante o inverno, e serão cultivadas em recipientes até a próxima primavera.
Plantio e cuidado ao ar livre
No jardim para monarda, são selecionadas áreas abertas e ensolaradas. Talvez ela possa crescer normalmente e à sombra parcial. Necessariamente precisa de proteção contra rascunhos. O plantio do solo deve ser leve e bem drenado. Os primers de cal são os preferidos. No outono, o futuro canteiro é desenterrado, as ervas daninhas são removidas e a turfa, o estrume ou o composto, o superfosfato e a cal cortada são adicionados ao solo. Durante o plantio, as mudas produzem fertilizantes nitrogenados.
As mudas de Monarda são plantadas em campo aberto no final de abril. No caso de geadas de curto prazo, não sofrerá, pois é capaz de suportar o resfriamento a -5 ° C. A distância entre os arbustos deve ser de 60 cm ou mais. No futuro, a cada 3-4 anos, o arbusto monard é dividido. Cresce muito, torna-se muito espessa e perde seu efeito decorativo.
O principal cuidado da monarda é a rega regular, a remoção de ervas daninhas e a cobertura. No verão, é regada duas vezes por semana e em calor extremo diariamente. É necessário que a água não caia nas inflorescências exuberantes e tenha tempo para mergulhar fundo no solo. Para que a terra não seja tomada pela crosta após a rega, é coberta com turfa ou serragem.
As plantas jovens são vulneráveis às ervas daninhas; portanto, a remoção regular das ervas daninhas é a chave para a formação de um arbusto exuberante e amplo. Este procedimento também fornecerá acesso aéreo às raízes.
Desde o plantio até o outono, o monard é alimentado duas vezes por mês. Recomenda-se o uso de complexos minerais para plantas com flores. Várias vezes por ano, a cobertura é realizada com uma mistura orgânica ("Verbasco").
Monarda é resistente a geadas de até -25 ° C, por isso raramente precisa de abrigo. Para o inverno, recomenda-se que os caules secos não sejam podados. Eles prendem a neve e protegem o rizoma do congelamento. Nas regiões do norte, o mato é adicionalmente coberto com material não tecido. Na primavera produzem poda de brotos secos.
Monarda é vulnerável ao oídio. Na maioria das vezes, a doença se desenvolve com rega insuficiente. Os jardineiros combatem com fungicidas ou remédios populares: basta diluir 120 ml de leite em 1 litro de água e pulverizar os brotos com uma solução. Um procedimento semelhante é realizado não apenas como tratamento, mas também para prevenção. Além disso, a planta pode sofrer mosaico de tabaco e ferrugem. Nesse caso, os processos afetados são cortados e destruídos.
Folhas e flores perfumadas repelem insetos nocivos, para que você não precise proteger o monardo das pragas. É até plantado próximo a outras plantas como inseticida natural.
Usando monarda
No projeto paisagístico, o monarda é usado em um jardim de flores misto de tipo natural, bem como em plantações individuais em grupo, cordas mistas e descontos. Companheiros de plantas no jardim podem ser flox, echinacea, lilás, delphinium, camomila e aster.
Graças ao seu aroma delicado e agradável, a monarda é usada na culinária. É adicionado à preservação, marinada de carne, saladas de primavera, chá. O óleo monardico é usado para cuidar da pele, restaurar o conteúdo normal de gordura, rejuvenescer e tonificar. Inalações com óleo e decocções das folhas são usadas para aterosclerose, otite média, sinusite, pneumonia e problemas digestivos.
Uma decocção de inflorescências e caules ajuda as donas de casa a se livrar do mofo preto nas paredes das casas. Basta pulverizar manchas com uma preparação concentrada ou adicioná-la à cal e o fungo desaparecerá por muito tempo.