De todos os tipos de estrume que são obtidos de animais domésticos, bolinho de coelho é considerado o mais valioso. Sua composição às vezes excede a quantidade de nutrientes obtida de esterco de cavalo, aves ou vaca.
- Estrume de coelho como fertilizante, composição e propriedades úteis
- Como usar esterco de coelho, tipos de fertilizantes
- Vista Fresca
- Compostagem de estrume
- Visão seca
- Humus
- Como usar estrume de coelho
- Armazenamento e armazenamento de estrume
- Mitos sobre o estrume de coelhos
- Adubo com esterco fresco
- Tratamento de estrume com vapor ou água fervente
Estrume de coelho como fertilizante, composição e propriedades úteis
O estrume de coelho é rico em vários compostos orgânicos e microelementos e, devido à secreção especial do organismo de rações especiais e orelhudas, estas substâncias são facilmente digeridas.
Um quilo de lixo contém:
- azoto 6 g;
- óxido de cálcio 4 g;
- óxido de magnésio 7 g;
- óxido de potássio 6 g.
O esterco de coelho como fertilizante também é útil porque pode amolecer, soltar, aquecer e saturar o solo mais do que outros. Em alguns casos, pode ser utilizado sem compostagem preliminar, uma vez que o substrato não contém plantas que sejam capazes de atividade vital. Mesmo solos argilosos pesados após um tratamento de três anos com esta matéria prima tornam-se soltos e leves.
Como usar esterco de coelho, tipos de fertilizantes
O uso de cama de coelho como fertilizante tem uma ampla gama em escala industrial. As matérias primas são usadas:
- em estufas (no cultivo em massa de diferentes culturas);
- na floricultura (incluindo casa);
- quando crescem champignons e outros cogumelos;
- ao cultivar culturas forrageiras;
- na produção de húmus e no cultivo de vermes e outras iscas para a pesca.
A cama dos coelhos contém menos umidade do que, por exemplo, a vaca, por isso é mais fácil de transportar.
Vista Fresca
O estrume raro de coelhos como fertilizante é usado em casos raros. Imediatamente após a colheita para o inverno, o esterco fresco pode ser espalhado pelo local (campo) para alimentar o solo empobrecido ou pouco saturado de nutrientes.
Durante o inverno, o estrume terá tempo para congelar e se decompor, perdendo os produtos de decaimento. Durante a água degelo da primavera se dissolverá e saturar o solo profundamente elementos úteis. Revestimentos, como cobertores no chão, juntamente com sub-gêneros, feno após primavera arar trabalho como cobertura morta e decompor ainda mais, "feed" do solo.
Compostagem de estrume
Se você colocou o composto no início da primavera, você pode usar o estrume de coelho preparado como fertilizante para o próximo inverno. solo de compostagem e distribuída ao longo do cavado, assim, para a plantação da mola e da cultura da terra saturada nutrientes torna-se mais friável.
O composto é criado com água para adubação de culturas de frutas e bagas e culturas de raízes. Usado frequentemente como cobertura para evitar a secagem do solo e o aparecimento de ervas daninhas. Composto "porto" plantado para alho de inverno, protegendo assim contra o congelamento.
Visão seca
Estrume de coelho é o único tipo de orgânico usado em forma seca. Bolas de lixo ou queimam-se ou são bem secas ao sol, batidas e misturadas com o solo. Por três quilos de terra, adicione uma colher de sopa de pó. Com o uso de pó seco, são preparados pensos líquidos para plantas tenras no interior ou no jardim. Na floricultura, observe proporções ligeiramente diferentes. Para a mistura do solo tomar uma colher de chá de pó, para líquido - também, misturando com água (3 litros).
Humus
O húmus é uma pilha de adubo composto, solta e homogênea, em consistência semelhante à terra preta fértil. Humus de qualidade - é, acima de tudo, um produto do tratamento com minhocas, estes invertebrados melhoram grandemente a frouxidão de qualquer solo. Muitos agricultores argumentam que o húmus da cama de coelho na aplicação praticamente não tem odor desagradável. O húmus para saturação do solo é espalhado pelo local e é escavado.
Como usar estrume de coelho
Adquirindo a importação de coelho, você precisa saber como aplicá-lo corretamente. Vamos começar com o composto:
- No outono, quando cavando, eles adicionam ao solo para a preparação para o plantio de primavera;
- colocar diretamente na fossa antes de plantar (a cada 2-3 anos);
- usar como palha, misturando com palha;
- use como uma alimentação diluindo com água.
Nós vamos descobrir, assim como usar uma ninhada de coelho. Na forma seca, use, trazendo o pó no solo para a fertilização antes do plantio. Aplique o pó, diluindo com água (floricultura) como cobertura. O húmus é muito popular ao plantar culturas de inverno. Adubação líquida é feita quando arar, alimentando várias culturas. A cama de coelho enriquece significativamente os solos esgotados antes de plantar leguminosas, batatas e outras culturas de raízes, bagas e beladona.
Armazenamento e armazenamento de estrume
Considere dois tipos principais de colheita de esterco de coelho: compostagem e isca.
Para a compostagem do estrume de coelho na adubo de compostagem a este substrato, adicione outros compostos orgânicos: estrume de outros animais, restos de comida (sem mofo), folhagem seca caída. De vez em quando um bando no buraco é virado com uma pá de modo que pereprevala uniformemente. Que os vermes não comem composto e processados para a consistência desejada, eles precisam ser removidos.
Quando você jogar o composto no buraco, remova a camada inferior (ele tem o maior número de vermes) e remova-o. O estrume deve estar na sombra, exceto por "mexer", o composto precisa ser umedecido. Para o inverno, o poço é coberto com serragem e lona.
A isca é preparada da seguinte forma: 12 litros de água recebem 2 kg de esterco fresco. A mistura deve ser infundida, agitar periodicamente a solução. A solução estará pronta quando a massa ficar completamente homogênea. Versão seca do boleto: bolas secas de lixo moer em um almofariz em pó. O pó é armazenado em local seco e escuro. Ao armazenar lixo não processado, certifique-se de que ele não seque. Se isso acontecer, use-o em soluções líquidas.
Mitos sobre o estrume de coelhos
Muitos agricultores iniciantes acreditam na excepcional segurança da cama de coelho para as plantas e em algumas medidas duvidosas de processamento de matérias-primas. Considere esses mitos em detalhes.
Adubo com esterco fresco
O fertilizante de esterco de coelho fresco contém ureia, o que significa compostos e ácidos nitrogenados agressivos. Durante a decomposição no solo, ao interagir com bactérias, o esterco aquece o solo e a vegetação nele, enquanto gases nocivos às plantas são emitidos: amônia e metano. Vegetação como resultado de todas estas reações e secreções irá corromper.
Tratamento de estrume com vapor ou água fervente
O tratamento agressivo de esterco com água fervente, vapor ou geada levará apenas à perda da maioria dos compostos e elementos úteis. Geada destrói as substâncias nitrogenadas que as plantas precisam durante a estação de crescimento. A água fervente elimina a maioria dos microelementos e ácidos da cama. Assim, essas ações levam à depreciação do esterco como fertilizante. A secagem é menos agressiva e deixa 50% de substâncias úteis em matérias-primas, o esterco na forma seca pode ser totalmente reanimado com água e usado como fertilizante.
Então, nós olhamos o que é esterco de coelho, as nuances de sua aplicação como fertilizante e descobrimos se é útil ou não. Tendo lidado com essas questões, você pode encontrar uma maneira mais eficaz de cultivar hortas de hortaliças.