Lavatera é uma planta anual ou perene com flores da família Malvaceae. Na natureza, pode ser encontrado no sul da Europa ou no norte da África. Além das espécies principais, existem muitas variedades mais interessantes com a cor mais variada das pétalas. Fáceis de manter, plantas despretensiosas formam matas densas, abundantemente cobertas por flores grandes semelhantes aos gramofones. O povo de Lavater pode ser encontrado sob os nomes "hatma" ou "rosa selvagem". Os arbustos sempre têm uma aparência decorativa bem cuidada e são adequados para um jardim em estilo natural e para o cultivo em vasos.
Descrição da planta
Lavatera tem um forte rizoma ramificado. Brotos eretos e ramificados, cobertos com uma casca áspera e verde escura, acima do solo. Sua altura é de 30 a 150 cm, e os galhos poderosos são cobertos com folhas lóbulos peciolados, divididos em 3 a 5 partes. Entre as veias, a placa foliar é bastante macia, áspera ou pubescente. É pintado na cor verde escuro. De diâmetro, a folha mede 15 a 35 cm e cresce oposto ao longo de todo o comprimento do caule. Espécimes superiores são muito menores que os basais.
Lavater é apreciado por sua floração longa e abundante. Começa em junho e dura até o clima frio do outono. A corola em forma de funil, com 5 a 10 cm de comprimento, consiste em cinco pétalas largas. Eles podem ser pintados em uma cor ou ter uma cor degradê. A pétala afunila em direção ao centro e tem uma superfície ondulada. As flores bissexuais são coletadas em inflorescências soltas racemose nas axilas das folhas e no topo do caule. Eles florescem em várias partes e gradualmente se substituem. No centro da flor, há uma coluna curta e razoavelmente grossa, coberta por longos estames filiformes e ovário.
A floração é acompanhada por um agradável aroma azedo que atrai insetos. Lavatera é uma boa planta de mel. Após a polinização, oblate, as caixas de sementes semelhantes a tambores amadurecem. No interior, existem sementes oblongas de preto e cinza que, quando sacudidas, batem contra as paredes da caixa.
Espécies e variedades decorativas
O gênero Lavatera é composto por 25 espécies. Eles podem ser divididos em plantas anuais e perenes. Mais frequentemente, os jardineiros preferem variedades decorativas; portanto, apenas duas variedades são populares na cultura.
Lavatera anual (três meses). A planta forma arbustos exuberantes, com uma altura de 50 a 120 cm, e as folhas verdes claras acinzentadas estão localizadas ao longo de toda a extensão das mudas e crescem menores. Em julho, flores únicas em forma de funil florescem nas axilas das folhas. Seu diâmetro atinge 10 cm e a floração é muito longa e abundante. Variedades:
- Beleza - um arbusto alto e amplo, com grandes flores brancas, rosa ou carmim;
- Sherub branco - uma variedade anã (até 35 cm) com grandes inflorescências brancas como a neve;
- Taça de prata - um arbusto de até 70 cm de altura é coberto com flores rosa prateadas com listras cor de vinho;
- Tweens Hot Pink - flores rosa brilhantes florescem em um arbusto de até 40 cm de altura;
- Tanagra - flores escarlate adornam um arbusto de até 50 cm de altura.
Lavatera perene (Turíngia). Um arbusto de até 2 m de altura cresce em ramos ramificados na vertical, cobertos com uma folhagem em forma de coração ou arredondada. Nas folhas e caules, há uma pilha acinzentada. Flores racemose soltas florescem das axilas das folhas em meados de junho. O diâmetro do nimbo tubular é de 1,5 a 7 cm, e as folhas desta espécie têm propriedades curativas. Variedades:
- Marilyn místico - um arbusto de até 180 cm de altura é coberto por flores roxas ou violetas;
- Bregon Springs - flores rosa com listras de framboesa florescem em brotos poderosos com 1,3 m de altura;
- Barnsley Baby - um arbusto de estatura média é coberto por botões brancos e rosa.
Lavatera crescente a partir de sementes
Todos os tipos de lavatera são muito facilmente propagados por sementes. Além disso, a planta produz uma grande semeadura. Portanto, basta plantá-lo uma vez e você não precisará mais cuidar do plantio. Em um clima temperado, o lavater é plantado imediatamente em campo aberto. Eles semeiam para o Lavater no final de abril. Pré-escavar o local com composto e nitrofos. As sementes secas são distribuídas sem tratamento preliminar em sulcos até uma profundidade de 1 cm e as culturas são polvilhadas com o solo e cobertas. É útil cobri-los com papel alumínio.
No final da primeira semana, brotos de lavatera aparecem, após o que o abrigo é removido. Quando as mudas crescem até 5 cm de altura, elas são afinadas. Entre as plantas adultas, é necessário observar uma distância de 20 a 25 cm, e as mudas de plantas anuais florescem mais cedo. Após 2,5 a 3 meses, os primeiros botões aparecem neles. A floração começou no final de maio, as mudas são pré-cultivadas.
É necessário semear mudas para mudas no início de março; em maio, grandes plantas estarão prontas para a decoração do jardim. Caixas com solo fértil leve são preparadas para o plantio. As sementes são distribuídas a uma profundidade de 1 cm e a superfície da terra é pulverizada com água e coberta com vidro. A estufa é colocada em um local quente e iluminado. Após 10 a 15 dias, as mudas aparecem. Depois disso, a cobertura é removida e o solo é umedecido regularmente. O lavater é muito sensível a temperaturas baixas, para que você não possa correr para um campo aberto. Diretamente da caixa no final de maio, as mudas são plantadas em local permanente.
Aterragem e cuidados
Em campo aberto, a lavanda prefere solos férteis soltos e áreas ensolaradas. Hatma cresce pior em solo úmido e argiloso do que em chernozems ou barro arenoso. Além disso, a planta termofílica não responde bem às rajadas de vento frio.
Imediatamente após o transplante das mudas, o solo é regado e, após uma semana, é realizado o primeiro curativo do complexo potássio-fósforo. Plantas jovens precisam de cuidados mais cuidadosos. Eles precisam de remoção regular de ervas daninhas e ervas daninhas. As notas altas pensam imediatamente no suporte, pois o tronco pode romper com o vento e as fortes chuvas.
Você precisa regar o lavater regularmente. As folhas grandes evaporam muita umidade e, quando insuficientemente regadas, murcham. A falta de água também reduz o número de cores. Nesse caso, todo o líquido deve penetrar profundamente no solo e não estagnar nas raízes. Em dias quentes, a rega e a aspersão são realizadas à noite, para que as queimaduras não apareçam na folhagem.
Desde o momento do plantio até o final do verão, o lavater é alimentado duas vezes por mês. Enquanto a planta está construindo massa verde, o nitrogênio e o potássio devem prevalecer nos complexos minerais. No início de junho, seu nível é reduzido, mas o componente fósforo aumenta.
À medida que as flores murcham, recomenda-se que sejam cortadas. Isso contribui para a colocação de novos botões de flores. Note-se que flores murchas em contato com a água da chuva emitem substâncias mucosas que queimam folhas.
No outono, todo o crescimento excessivo de plantas anuais é cortado e o local é desenterrado. Eles tentam dobrar a cabana perene no chão e cobrir com folhagem ou ramos de abeto. Na primavera, o abrigo é removido e parte dos brotos é cortada.
Muito raramente, um lavador pode sofrer de ferrugem nas folhas quando manchas e inchaços vermelhos ou marrons aparecem na folhagem. O tratamento com "sulfato de cobre" ou "líquido de Bordeaux" evita a doença. Os parasitas da planta raramente se instalam, apenas se um arbusto infectado crescer nas proximidades, pulgões ou moscas-brancas puderem se mudar para o laureado. O tratamento com um inseticida ("Actara") permite que você se livrar rapidamente de pragas.
Planta em paisagismo
Lavater é muito decorativo, por isso é frequentemente plantado de forma independente. As notas altas são boas por si só, pois podem esconder edifícios feios ou outros objetos pouco atraentes. As espécies de baixo crescimento são usadas para enquadrar caminhos ou zonear um site. Depois de plantar uma mistura de variedades de lavatera, você pode criar um ornamento colorido no chão.
Ao combinar a lavatera no jardim com outras plantas, você precisa se concentrar na cor das flores. Lavatera branca combina bem com petúnia e ageratum roxos. Rosa - com verbena, sálvia, íris e delfínio.
Propriedades curativas
As folhas e raízes da lavatera perene têm propriedades curativas. As folhas são coletadas durante o período de floração e as raízes - após a sua conclusão. As matérias-primas coletadas são secas em local fresco e sombreado e armazenadas por um ano em sacos de papel ou tecido.
Uma decocção das raízes fortalece o sistema imunológico, ajuda a combater resfriados, dilui o escarro e tem um efeito expectorante. Pomada e loção das folhas são usadas para tratar privações, bem como para aliviar os sintomas de neuralgia e reumatismo.