Crossandra - beleza ardente

Pin
Send
Share
Send

Crossandra vem de países exóticos do leste (Índia, Sri Lanka, Madagascar, Congo). Pertence à família Acanthus e não difere na grande diversidade de espécies. Até agora, os cultivadores de flores domésticos estão apenas de olho nessa planta brilhante, com folhagem verde luxuriante e inflorescências exuberantes e ardentes. Seu caráter exigente não está no ombro de todos, mas quem decide hospedar essa beleza nunca poderá se separar dela.

Descrição da planta

Crossandra é um arbustos e arbustos altamente ramificados. A altura da flor de interior não excede os 50 cm e, na natureza, o broto pode atingir 1 m. Os brotos verticais são cobertos por uma casca lisa verde escura, que eventualmente adquire uma cor marrom.







Folhas sempre-verdes são anexadas às hastes em pecíolos longos e densos. Eles são opostos, em pares. A placa da folha é ovóide ou em forma de coração. Folhetos têm dentes grandes nas laterais e uma extremidade pontiaguda. Uma chapa com uma superfície brilhante é pintada nas cores verde ou verde escuro saturada. Seu comprimento é de 3 a 9 cm, às vezes nas folhas é possível ver um padrão colorido ao longo das veias.

A floração ocorre de maio ao final de agosto. O topo da planta é decorado com densas inflorescências em forma de espigão, com flores alaranjadas. Botões tubulares têm pétalas finas e macias. A floração de cada botão dura apenas alguns dias e não é acompanhada pela propagação do cheiro. No lugar das flores, pequenas caixas de sementes são amarradas, que se abrem sozinhas quando molhadas e espalham as sementes.

Tipos de Crossander

Todos os tipos de crossandra são muito atraentes. Eles diferem em tamanho ou cor da folhagem. Para um crossander doméstico, é melhor escolher as seguintes variedades:

Crossandra é espinhosa. Esta planta herbácea perene é caracterizada por baixo crescimento e um grande número de flores. As folhas de uma forma lanceolada variam em tamanho. Abaixo estão espécimes maiores, com até 12 cm de comprimento e, no topo, folhetos em miniatura de cerca de 2,5 cm. Pequenas flores amarelo-alaranjadas são coletadas em inflorescências densas na forma de espiguetas. Com 6 cm, você pode contar várias dezenas de botões.

Crossandra espinhosa

Crossandra Fortune. A planta tem um tamanho compacto e densamente coberta por folhas grandes e verdes brilhantes, famosa pela floração abundante. Pétalas de flores são pintadas em tons de laranja e salmão. A planta é mais mansa na natureza e por muito tempo mantém uma aparência apresentável.

Crossandra Fortune

Crossandra Nilotic. Esta variedade herbácea sempre-verde atinge uma altura de 50 a 60 cm e a coroa é composta por folhas brilhantes verde-escuras. As flores tubulares de cinco pétalas são de terracota ou vermelhas.

Crossandra Nilotica

Crossandra Guiné. Perene herbáceo anão, com uma altura não superior a 15-20 cm.As folhas de cor verde brilhante têm uma forma oval. As flores lilás formam uma inflorescência curta densa no topo da coroa.

Crossandra Guinean

Reprodução

A propagação por estacas é considerada a maneira mais simples e conveniente de obter uma nova planta. É suficiente, na primeira metade da primavera, cortar estacas apicais com 10 a 15 cm de altura e imediatamente após a poda, as mudas são enraizadas em solo fértil. Devem ser mantidos em uma sala iluminada com ar úmido a uma temperatura de + 20 ... + 22 ° C. As raízes completas das estacas aparecem após 20 a 25 dias.

Ao cultivar crossander a partir de sementes, você pode obter imediatamente um grande número de flores em ambientes fechados. Antes do plantio, as sementes devem ser embebidas em água por 6-8 horas. Plante as plantas em uma panela com uma mistura de areia e turfa. A estufa é coberta com um filme e transmitida diariamente. A uma temperatura de + 21 ... + 25 ° C, os brotos jovens aparecerão em 15 a 20 dias. Umedeça o solo com muito cuidado. 3-4 semanas após o surgimento, as mudas podem ser repicadas em vasos separados com solo para plantas adultas.

Recursos de transplante

Para que Crossandra se desenvolva normalmente em casa, ela precisa de um transplante. A cada 2-3 anos, uma planta adulta é transplantada para um vaso maior. Materiais grandes são necessariamente dispostos no fundo como drenagem (lascas de tijolos, seixos, cacos de argila, argila expandida). É aconselhável remover parcialmente o solo antigo das raízes. Não é necessário forçar o solo fortemente para que o ar penetre nas raízes da planta.

O solo de Crossandra deve consistir em:

  • turfa;
  • terra de folha;
  • solo encharcado;
  • areia do rio.

Deve estar solto e ter uma reação levemente ácida. Para evitar o desenvolvimento da podridão das raízes, você pode adicionar pedaços de carvão ao solo.

Seleção de um lugar na casa

Em casa, o crossandra precisa criar condições próximas da natural. Ela mora em florestas tropicais brilhantes, então precisa de uma longa luz do dia e iluminação difusa. A luz solar direta pode queimar folhagem e pétalas trêmulas.

A temperatura ideal do ar não deve exceder 25 ° C, mesmo no verão. No entanto, o resfriamento abaixo de + 18 ° C no inverno retardará o crescimento. Também em uma sala fria, o crossander pode despejar parte de sua folhagem. Crossandra não precisa de flutuações de temperatura sazonais e diárias. Para o verão, é útil colocar uma flor no jardim ou na varanda, mas é importante escolher um local protegido de correntes de ar.

Um morador dos trópicos precisa constantemente de alta umidade. Quaisquer métodos de hidratação são adequados: pulverização, umidificadores automáticos, proximidade com o aquário, bandejas com argila expandida úmida. Quanto mais quente a sala, mais frequentemente você deve borrifar a coroa, caso contrário as folhas começarão a secar. Nesse caso, gotas de água não devem cair nas flores desabrochando.

Cuidado diário

O crossander deve ser abundantemente regado com água morna e macia. É possível encher bem o solo, mas após 20 minutos, drene todo o excesso de líquido do poço. Com o resfriamento, a rega é menos comum. O solo deve secar 3-4 cm.

Desde o início da primavera até o final da floração, recomenda-se a adubação semanalmente. Use compostos minerais complexos para plantas com flores no interior.

No inverno, é aconselhável fornecer à flor um período inativo. Claro, pode florescer o ano todo, mas é muito desgastante. Crossandra está perdendo apelo. O descanso é indicado por uma diminuição do horário de verão e uma redução na irrigação a partir do final do outono. A planta diminui gradualmente o crescimento. Após um bom período de dormência, o arbusto floresce ainda mais profusamente.

Após 3-5 anos, o crossander gradualmente se estende e expõe as hastes. Para prolongar a atratividade, é recomendável aparar a partir do primeiro ano de vida da planta. Imediatamente após a floração, os rebentos são cortados pelo menos um terço. Novos brotos se formam nos galhos e o arbusto aumenta.

Doenças e Pragas

Crossandra é suscetível a doenças fúngicas. Quando a água estagna no solo, a podridão afeta as raízes e, quando pulverizada excessivamente, o mofo se deposita nas folhas.

No ar muito seco e quente, especialmente no exterior, a coroa é frequentemente atacada por ácaros e insetos. O tratamento regular com inseticidas e a alteração do regime de manutenção da planta ajudam com os parasitas.

Pin
Send
Share
Send