Kokhiya é uma planta decídua decorativa da família Marevaya. Sua terra natal é o Leste Asiático e a África, embora por muito tempo tenha sido ativamente cultivada em todo o mundo. O povo de kohiya também é conhecido sob os nomes "chipre de verão", "bassia", "isen", "cipreste anual", "grama de vassoura", "cardo". Arbustos finos e luxuriantes representam um amplo escopo para a criatividade dos jardineiros. Eles desenham cercas, bordas e canteiros de flores. A natureza despretensiosa permite que até mesmo um novato domine os cuidados com as plantas.
Descrição botânica
Kokhiya é uma cultura decorativa perene ou anual com uma coroa que cresce rapidamente. O gênero inclui formas gramadas e semi-arbustivas. Eles adquirem uma aparência atraente já no início de junho e persistem até as primeiras geadas. A altura da cóquia é em média de 60 a 80 cm e consiste em muitos rebentos finos e altamente ramificados ao longo de todo o comprimento. Na base é uma haste verticalmente lignificada.
Algumas pessoas, quando viram a cóquia pela primeira vez, atribuem-na a coníferas. A razão para isto é folhas muito estreitas que se assemelham a agulhas. No entanto, a folhagem, como a parte superior dos brotos, é muito suave e agradável ao toque. Folhas estreitas têm curta pubescência. Os cochis jovens são cobertos por folhas verde-esmeralda, verde-esmeralda, mas em apenas alguns meses passam a rosa e framboesa.
Além das folhas decorativas, o kohiya tem flores, porém pequenos brotos não atraem a atenção. Eles se reúnem em inflorescências em panículas nas axilas das folhas apicais. Após a polinização, as nozes em miniatura amadurecem. Cada uma carrega apenas uma semente, que retém a germinação por dois anos.
Espécies e variedades de kohii
O gênero kohii possui cerca de 80 espécies. Em nosso país, apenas alguns deles são utilizados em jardinagem decorativa.
Kochia é coroneta. Uma planta despretensiosa e resistente à seca forma arbustos esféricos. No outono, a coroa é pintada em tons de marrom. A planta é capaz de suportar até pequenas geadas, por isso ficará encantada com uma aparência decorativa até o final do outono.
Kochia é cabeluda. A espécie forma arbustos delgados e alongados, com até 1 m de altura e 50 a 70 cm de largura, folhas estreitas e pubescentes são pintadas de verde claro na primavera e tornam-se bordô no outono. A planta prefere áreas ensolaradas e pode crescer em solos empobrecidos.
Kochia Childs. Os arbustos esféricos compactos não excedem uma altura de 50 cm e os ramos das ramificações são densamente cobertos com folhagem verde clara. Não muda de cor ao longo do ano.
Com base nessas espécies, os criadores criaram várias variedades decorativas:
- O sultão. A planta forma arbustos delgados com 70 a 100 cm de altura e as folhas mudam de cor durante o ano, de esmeralda a bordô. A variedade tolera um corte de cabelo.Sultão de Kohiya
- Acapulco Silver. Os arbustos esféricos são cobertos com folhas verdes com uma borda prateada. No outono, a planta se torna framboesa.Cochia Acapulco Silver
- Jade Uma planta de crescimento rápido, com até 1 m de altura, adequada para a formação de esculturas verdes.Kohiya jade
- Chama Anual, com uma forma colunar de uma coroa de 80 a 100 cm de altura, e no outono as folhas verdes ficam vermelhas. A variedade é resistente a pequenas geadas.Chama Kohiya
- Shilzy. Arbustos densos de até 1 m de altura e 60 cm de largura começam a ficar vermelho-púrpura no verão.Kohiya shilzi
Crescendo
Cochia é cultivada a partir de sementes. Eles podem ser plantados previamente em mudas ou diretamente em campo aberto. As mudas de Cochia são semeadas entre o final de março e o final de abril. Caixas rasas são preparadas para a semeadura, que são preenchidas com areia e solo do jardim. É aconselhável calcinar o solo antes do uso. Umedeça a terra e tente distribuir uniformemente pequenas sementes na superfície. Eles são pressionados com uma placa e não aspergidos. A capacidade é deixada numa sala com uma temperatura do ar de + 18 ... + 20 ° C. Para que as sementes germinem, a luz solar deve cair sobre elas.
Quando aparecerem brotos, a temperatura deve ser reduzida para + 10 ° C. Com o advento de três folhas verdadeiras, o kohiyu é mergulhado em pequenos vasos. Em cada recipiente com 10 cm de diâmetro, podem ser plantadas 3 mudas. No final de maio, quando as geadas da primavera passam, mudas de 10 a 15 cm de altura podem ser plantadas em campo aberto. Kokhiya adora espaço, então deve haver uma distância de 30 cm entre os arbustos.
É permitido semear kohiya imediatamente em campo aberto. Isso geralmente é feito nas regiões sul, na segunda quinzena de maio. É possível plantar no outono, e o kohiya germinará depois que a neve derreter. Em condições favoráveis, é observada auto-semeadura abundante. As sementes podem suportar pequenas geadas, mas brotos jovens podem morrer de frio imediatamente. Antes da semeadura, o jardim deve ser desenterrado, assim como uma pequena quantidade de turfa e areia. As sementes são distribuídas na superfície e cuidadosamente regadas. As mudas são esperadas em 10 a 12 dias.
Regras de cuidados
Cuidar de kohiya não será difícil. A planta é muito despretensiosa e é caracterizada pela vitalidade. No entanto, é importante escolher o lugar certo para ele.
Iluminação No ambiente natural, o kohiya é um habitante de áreas rochosas e desertas. Áreas bem iluminadas são adequadas para ela. Você pode cultivar kohiya em sombra parcial, mas os arbustos deixam de ser tão densos e alongados.
O solo. É importante que o solo seja bem drenado, passe facilmente água e ar para as raízes. Deve ter uma reação neutra ou levemente ácida. Várias vezes durante a temporada devem soltar e remover ervas daninhas do solo. As terras baixas inundadas são contra-indicadas para a planta. O sistema radicular do kohii precisa de espaço, então você não pode cultivar uma flor em vasos. Assim que o rizoma fica lotado, a coroa para de crescer e as flores aparecem. O mesmo problema ocorre quando a distância é insuficiente entre as plantas.
Rega. Kokhiya é uma planta tolerante à seca e, portanto, pode se contentar com chuvas naturais. Se o verão estiver muito seco, as folhas começarão a cair. Nesse caso, a rega será benéfica.
Adubo. Para o crescimento ativo, a cóquia precisa de cobertura regular. O primeiro é introduzido 2 semanas após o plantio. Depois fertilize mensalmente o solo com uma solução de fertilizantes minerais ou orgânicos. Você pode usar verbasco, bem como cinzas. Um curativo adicional é aplicado após cada corte de cabelo para que o arbusto possa se recuperar mais rapidamente.
Poda. A coroa kohii é tão densa e homogênea que pode receber qualquer forma. Estas podem ser não apenas figuras geométricas, mas também esculturas de jardim complexas. Os rebentos crescem rapidamente o suficiente, para que você possa cortá-los 1-2 vezes por mês.
Doenças e pragas. Cochia é resistente a doenças de plantas e pragas. Somente com inundações prolongadas a podridão pode se desenvolver. Dos parasitas, o mais comum é o ácaro da aranha. Ao primeiro sinal de inseto, inseticidas devem ser tratados.
Planta em paisagismo
Kokhiya é amplamente utilizado em paisagismo. As plantas individuais são plantadas no canteiro da frente e dão a elas a forma necessária. Você também pode fazer um conjunto inteiro de vários arbustos. Além de uma variedade de formas, uma combinação de plantas com diferentes cores de folhagem proporciona um bom efeito. As plantações em grupo de espécies subdimensionadas são usadas para orla do gramado ou para decorar as trilhas.
Cochias fica ótima em jardins ornamentais, jardins de pedras, contra o pano de fundo de pedras altas ou perto de fontes. Classes altas podem ser usadas como sebes ou para decorar edifícios agrícolas.
As variedades de esmeraldas são adequadas para criar um fundo com flores brilhantes. Com a ajuda do plantio em grupo, você pode criar o efeito de um vaso no qual florescerão plantas altas com botões brilhantes. Variedades variegadas com folhagem carmesim ou roxa ficam melhores no meio do gramado.
Usando Cochia
Além da função decorativa, o kohiya é usado como planta medicinal e para alimentação animal. Na medicina popular, brotos e sementes jovens são usados. Eles são secos e usados para preparar decocções e tinturas de álcool. Os medicamentos têm o seguinte efeito:
- fábricas;
- diurético;
- laxante;
- estimulante;
- cardiotônico;
- bactericida.
Os medicamentos Cochia também ajudam a reduzir os sintomas de eczema, erisipela e gonorréia. Na medicina oriental, os cremes são feitos a partir do crescimento excessivo para fortalecer as unhas e a pele.
Após o corte, os brotos jovens de kohii podem ser fornecidos ao gado. Em fazendas especializadas, eles são usados para cultivar bichos-da-seda. Em alguns países, a folhagem jovem é usada na culinária para preparar os primeiros pratos. Casos de uso de cohia para refrigerantes são conhecidos.