Selaginella, também conhecido pelo nome de plug, é um esporo de cobertura do solo perene com folhetos a céu aberto. Os cultivadores brilhantes são muito populares entre os cultivadores de flores, mas nem todo mundo decide comprar uma planta tão temperamental. Selaginella precisa de uma umidade muito alta, porque em casa, na floresta tropical, pode ficar na água por meses. E, no entanto, é possível cultivar selaginella em casa; em gratidão, ele se deliciará com brotos incomuns.
Descrição botânica
Selaginella pertence a uma família separada de formas de vida de Selaginella. Ou seja, não é uma samambaia nem uma planta decídua e existe na Terra por mais tempo do que cada uma delas. Formas epifíticas e terrestres ocorrem no gênero. Todos eles têm brotos rastejantes ou crescentes com muitos processos radiculares finos.
Em galhos curtos e ramificados, pequenas folhas com cerca de 5 mm de comprimento estão localizadas próximas umas das outras. Eles, como escamas, cobrem os brotos e dão a eles uma forma aberta. Os folhetos de linha dupla foscos ou brilhantes têm uma base suave e podem assumir várias formas. A cor da folhagem varia de verde claro a verde escuro profundo. Também existem variedades com cores azuladas ou metálicas das folhas.
Alguns ramos da selaginela terminam em pequenas espiguetas com esporângios de várias formas. Vários esporos grandes ou muitos pequenos da planta amadurecem neles.
Tipos de Selaginella
O gênero da selaginela é muito numeroso, possui mais de 700 variedades. No entanto, apenas alguns deles foram capazes de se adaptar à cultura. Os mais populares são os seguintes:
Selaginella Martens. A planta é composta por brotos verticais, altamente ramificados, com até 30 cm de altura e, na forma, são mais semelhantes às folhas de samambaia. À medida que os galhos crescem, eles podem cair um pouco. A cor das folhas é verde brilhante com esporângios dourados.
Grau decorativo Selaginella Martensi Jory ou Yori tem um tamanho mais modesto e atrai com tons delicados. Arbustos compactos com brotos eretos de cor verde claro e bordas douradas se espalham dos trópicos da América do Sul.
Selaginella não tem pernas. Esta variedade, devido à sua decoratividade, é muito procurada pelos jardineiros. Hastes curtas e rasteiras têm uma forma incomum e são densamente cobertas com pequenas folhas esculpidas. Em uma panela, a planta selaginella forma um chapéu grosso ou um tapete verde sólido.
Selaginella escamosa (lepidophyllum). As hastes ramificadas de até 10 cm de comprimento são folhas verdes brilhantes e curtas. Ao contrário do resto, esta espécie cresce em áreas desérticas. Com a falta de umidade, seca e enrola em uma bola leve e, na estação das chuvas, abre e ganha vida novamente. Para esse recurso, a planta foi chamada de "planta ressuscitadora" ou "Jericó rosa".
Selaginella suíça. O perene consiste em brotos mais soltos e rastejantes. Eles são cobertos com folhas relativamente grandes com uma superfície verde-clara brilhante. Nas bordas das folhas são pequenos cílios freqüentes.
Selaginella Vildenova. Brotos ramificados, eretos ou caídos cobrem folhas pequenas. Eles têm uma cor azul esverdeada com um revestimento azul.
Métodos de criação
A reprodução da selaginela é mais frequentemente realizada por métodos vegetativos. Para cultivar uma praga de um esporo, você precisa fazer muito esforço e mesmo assim o resultado não é garantido.
Na primavera, durante um transplante, você pode dividir um arbusto adulto em várias partes. Geralmente, os brotos têm muitas raízes pequenas, portanto, é possível dividir mesmo em áreas pequenas. Delenki deve ser plantado em vasos pequenos com solo de turfa. Após o transplante, é especialmente importante manter a alta umidade.
Você pode propagar a selaginela enraizando estacas. Para fazer isso, basta pegar um segmento do caule com um comprimento de cerca de 5 a 7 cm e o enraizamento é feito em turfa úmida. Recomenda-se pulverizar os brotos com mais frequência ou cobri-los com papel alumínio e ventilar regularmente. O enraizamento leva de uma a duas semanas, após as quais a planta começa a produzir brotos jovens.
Recursos de transplante
Selaginella precisa de transplantes frequentes. A planta enche rapidamente todo o vaso e requer um novo espaço. O procedimento é realizado anualmente ou a cada dois anos. A panela deve ser levada rasa e larga. O material de drenagem deve ser colocado na parte inferior.
O solo da aranha deve ser nutritivo e também ter uma reação neutra ou ácida. Pode ser composto por tais componentes:
- turfa;
- areia grossa;
- terra de folha.
Durante o transplante, uma parte do antigo coma de terra deve ser removida para que a planta receba mais nutrientes do substrato fresco.
Segredos do cuidado de planta
A flor da Selaginella é muito difícil de cuidar, por isso muitos cultivadores de flores não vivem muito. Nem todo mundo pode fornecer um ambiente úmido semelhante a uma floresta tropical. Se for difícil criar condições favoráveis em uma sala, você poderá usar a selaginela para fazer uma composição de garrafa ou crescer em um aquário.
Iluminação A selaginela interna precisa de iluminação fraca e duradoura. Pode ser colocado no peitoril da janela norte ou mantido na parte de trás da sala.
Temperatura A temperatura ideal na sala onde a selaginela cresce deve estar na faixa de + 18 ... + 20 ° C. Ela precisa de apoio durante todo o ano. A planta não precisa de resfriamento no inverno ou na noite. Se o termômetro estiver abaixo de + 12 ° C, a selaginela pode morrer. É aconselhável levar a planta para o ar fresco durante o verão apenas se houver um local fresco e com sombra perto do reservatório. Mas mesmo neste caso, você precisa cuidar de uma proteção confiável contra rascunhos.
Umidade o ar perto da flor deve ser de 70 a 80%. Para mantê-lo, pulverize a coroa 4-5 vezes ao dia, coloque paletes com água ou argila expandida ao lado e ligue o umidificador. No inverno, você precisa remover os vasos da bateria da planta o máximo possível.
Rega. A selaginela precisará ser regada com frequência, o solo sempre deve estar levemente úmido, caso contrário as folhas ficarão amarelas e secas. Água macia à temperatura ambiente deve ser bem limpa de impurezas. Recomenda-se despejá-lo no palete para que o solo absorva a quantidade certa por si próprio.
Adubo. De abril a setembro, você precisa alimentar a planta duas vezes por mês. Use uma solução mineral para flores de folha caduca. Metade da dose indicada na embalagem deve ser usada.
Dificuldade no atendimento
A selaginela está acostumada a inundações periódicas do solo, por isso raramente sofre apodrecimento das raízes. Parasitas também quase nunca atacam uma planta. O principal problema é a criação de um ambiente propício para o crescimento de uma beleza tropical. Com sua aparência, é capaz de sinalizar cuidados inadequados:
- as folhas escurecem e desbotam em uma sala muito quente;
- os folhetos ficam claros ou transparentes com iluminação excessiva;
- hastes são expostas em salas muito escuras;
- as folhas nas extremidades dos brotos secam e caem do ar muito seco;
- folhas ondulam e caem dos rascunhos.