Pankracium é uma planta muito bonita. Ele conquistará qualquer cultivador com lindas flores, embora exija alguns cuidados. O gênero de plantas pertence à família Amaryllis, nele são registradas cerca de 50 variedades. Na costa e nos prados das Ilhas Canárias, das Índias Ocidentais e do Mediterrâneo, o pankracium cresce em campo aberto, mas em nossas latitudes é cultivado como planta de casa exótica.
Descrição da planta
Pankracium é uma planta herbácea perene bulbosa. O pescoço da lâmpada geralmente está localizado acima da superfície da terra. Os tamanhos das lâmpadas podem ter entre 5 e 12 cm e têm uma forma alongada em forma de pêra. Ao longo do ano, pequenas lâmpadas se formam no rizoma. Um monte de folhas em forma de V cresce diretamente da lâmpada. Placas de chapa verde escura brilhante têm uma estrutura robusta. O comprimento da folha pode atingir 50 cm.
Em fevereiro, um pedúnculo alto e carnudo cresce a partir da base de uma roseta de folhas. Seu comprimento é de cerca de 70 cm e o topo de um tronco nu é coroado por uma inflorescência de guarda-chuva solta. Na inflorescência pode ser de até 10 botões. As flores abrem gradualmente, 2-3 peças cada. Uma flor aberta tem um pequeno guarda-chuva e pétalas longas e estreitas. Seis pétalas lembram pernas de aranha. As flores brancas como a neve exalam um forte sabor a baunilha. A floração dura cerca de 3 semanas e, em condições favoráveis, pode ser repetida após seis meses.
No final da floração, pequenos grupos de sementes com pequenas sementes pretas amadurecem no pedúnculo. O corpo da caixa é preenchido com uma substância porosa branca.
Tipos de Pankracium
Embora na natureza existam cerca de 50 espécies de pankracium, você pode comprar apenas algumas delas na loja de flores. O mais popular é pankracium bonito. A planta forma um arbusto com cerca de 70 cm de altura e sua folhagem macia e cônica é pintada na cor verde brilhante e possui uma superfície brilhante. Em agosto-setembro, cresce um pedúnculo, no qual existem 7 a 15 botões. Grandes flores brancas em forma de sino com pétalas longas e separadas cheiram a baunilha. A vida útil de cada flor é de 2 a 3 dias.
Pankracium Illyrian. A planta possui um bulbo laranja maior. As folhas em forma de cinto são pintadas em tons de verde escuro. Floresce em fevereiro e agosto, liberando uma flecha por vez, com 6 a 12 botões por vez. As pétalas têm uma forma mais larga e rômbica. As flores brancas como a neve lembram um moinho.
Pancratium marine. A planta possui um bulbo alongado de 8 a 10 cm de altura. Acima do solo, há um monte de tênia verde-azulada com até 60 cm de comprimento e 2 cm de largura. Do núcleo em forma de funil com um diâmetro de 7 cm, 6 pétalas lanceoladas brancas divergem em direções diferentes. A floração ocorre de agosto a setembro.
Ceilão de Pankracium. A planta possui uma roseta basal de folhas lineares suaves. Durante o período de floração, libera vários pedúnculos densos, mas mais finos ao mesmo tempo. Apenas uma flor branca como a neve, com um diâmetro de cerca de 7 cm, floresce em cada pedúnculo.A parte central é um funil e as pétalas largas e lanceoladas estão localizadas nas laterais. Eles são levemente torcidos para fora. A floração é acompanhada por um agradável aroma a especiarias.
Crescendo
A reprodução de pankracium é possível por sementes e métodos vegetativos. As sementes podem ser compradas na loja ou tentar se recompor. As sementes são formadas somente após polinização cruzada. Quando a caixa de sementes estiver totalmente madura, é cortada e aberta. Dentro, você pode encontrar várias sementes pretas com uma superfície irregular.
As sementes são semeadas em uma mistura leve de turfa e areia a uma profundidade de 1-2 cm, umedecem o solo e cobrem com um filme. A tigela é deixada em uma sala quente e iluminada. Os primeiros brotos aparecerão dentro de 2-4 semanas. Agora o abrigo pode ser removido. As plantas cultivadas mergulham em vasos separados com 2 a 3 semanas de idade.
Muito mais fácil e mais eficaz é a reprodução infantil. Periodicamente, uma cebola pequena com suas próprias folhas aparece perto do bulbo da mãe. Pankracium é completamente desenterrado e cuidadosamente libertado de um coma de terra. Os bulbos são separados por uma lâmina, secos por várias horas e plantados separadamente.
As mudas jovens são mantidas em uma sala quente e bem iluminada e regadas regularmente. O enraizamento leva cerca de um mês, após o qual a planta começa a produzir novas folhas.
Regras de cuidados
Cuidar de um pankracium em casa não causa muita dificuldade. A planta é plantada em vasos espaçosos com uma espessa camada de drenagem (argila expandida, seixos, carvão vegetal). Para o plantio, use uma mistura do solo dos seguintes componentes:
- solo encharcado;
- solo foliar;
- húmus decíduo;
- turfa;
- areia de rio;
- farinha de osso.
O transplante é realizado a cada 3-4 anos, tentando atualizar a quantidade máxima de solo. A lâmpada não está completamente enterrada. Cerca de um quarto da sua altura deve permanecer acima da superfície.
Pankracium prefere sol brilhante e longas horas de luz do dia. Com a transmissão frequente, mesmo a luz solar direta no peitoril da janela sul não tem medo dele. A temperatura ideal do ar é + 18 ... +25 ° C. O resfriamento é permitido no inverno, mas a uma temperatura de +13 ° C a lâmpada morre.
Alguns jardineiros cultivam pankracium em campo aberto como planta anual. Infelizmente, nenhum abrigo salva no inverno frio. Rascunhos e flutuações acentuadas de temperatura também são indesejáveis.
De março a outubro, o pankracium precisa de rega frequente. No entanto, a estagnação da água não deve ser permitida. Plantas de bulbo são especialmente suscetíveis à podridão. No inverno, a planta fornece um período inativo. Caracteriza-se tanto pelo resfriamento quanto pela diminuição da rega. No ambiente natural, o pankracium também precisa suportar a seca.
Para o crescimento ativo e a floração, o pankracium precisa de cobertura regular. Recomenda-se fertilizar semanalmente, alternando compostos orgânicos e minerais. O fertilizante é aplicado em forma líquida, adicionando água à irrigação.
A planta não é exigente quanto à umidade do ar. Em dias especialmente quentes, ainda é recomendável borrifar as folhas da pistola e limpá-las do pó.
Uma característica do pankracium é que muitas vezes cresce nova folhagem, mas também seca folhas velhas. É necessário remover regularmente as partes secas da planta e do pedúnculo após a floração.
Possíveis dificuldades
Pankracium freqüentemente sofre de rega excessiva. O resfriamento ou a falta de luz podem apenas agravar a situação. Se as folhas começam a escurecer na base e caem, um fungo se desenvolve na planta. Remova as peças danificadas e trate o solo com fungicida.
Os insetos não afetam o pankratsium, então você não precisa se preocupar com o ataque de parasitas.