Stefanandra é um arbusto decíduo perene. Traduzido do grego, o nome significa "coroa masculina", que está correlacionada com o arranjo do anel e estames nas flores. Mas não as flores, mas os brotos encaracolados decorativos merecem se tornar um verdadeiro destaque do jardim.
Características botânicas da planta
A planta pertence à família Rosaceae. Sua terra natal é o leste da Ásia, principalmente a Coréia e o Japão. Arbustos largos e extensos em altura e largura atingem 2,5 m. Mas apenas uma planta adulta tem essas dimensões, seu crescimento anual é pequeno. Uma coroa elegante é formada por brotos decorativos que assumem a forma de um arco com seu próprio peso, com folhagem esculpida. Os galhos jovens são pintados em tons de marrom avermelhado. Folhetos sobre estacas curtas são anexados a eles alternadamente. A forma da placa da folha é oval ou ovóide, com uma extremidade afiada. As bordas são lisas ou com dentículos esparsos; existem variedades com folhagem fortemente dissecada. A cor dos verdes é brilhante, verde claro, no outono fica amarelo e laranja.
No início do verão, o mato floresce, esse período dura até agosto. Flores pequenas (até 5 mm) são coletadas em inflorescências esparsas. Pétalas brancas pontiagudas coroam um núcleo amarelo esférico. O aroma da planta é não expresso, agradável. Entre setembro e outubro, pequenos folhetos amadurecem. Frutos maduros começam a se desdobrar por baixo e pequenas sementes esféricas saem deles. Em um ovário, um par de sementes é formado.
Variedades de Stefanander
Na cultura, existem apenas dois tipos de stefanander:
- folha entalhada;
- Tanaki.
Stefanander de folhas incisadas geralmente cresce para 1,5-2 m, mas em largura é de 2-2,5 m. O arbusto cresce muito lentamente, podendo atingir os tamanhos indicados apenas na idade de 25 a 30 anos. A folhagem é aberta, profundamente dissecada, o que aumenta as propriedades decorativas do arbusto. As folhas em pecíolos curtos estão localizadas nos dois lados do galho no mesmo plano, como se estivessem em uma pluma ou samambaia. Os arbustos parecem muito bonitos no outono, sua folhagem tem cores vermelho-marrom com um leve tom de laranja. Desde o final de maio, pequenas flores com um aroma delicado e agradável decoram Stefanander há um mês. As pétalas têm um tom esverdeado e as inflorescências não são muito bonitas, mas dão algum charme ao arbusto.
Os botânicos criaram uma variedade muito bonita e separada de stefanander de folhas incisadas - Crispa. É pequeno e pertence ao anão. A altura média do arbusto que se espalha é de 50 a 60 cm, com uma largura de 2 m. No jardim de Crispus, assemelha-se muito a um travesseiro grosso ou a um pequeno pufe. Dobrado por um arco e brotos fortemente entrelaçados formam uma coroa opaca contínua. Muitas vezes, eles tocam o chão e criam raízes, então novas plantas se formam. As folhas são muito decorativas, são ainda mais dissecadas e possuem uma estrutura ondulada ou dobrada. A folhagem amarelada é colorida de maneira não uniforme; manchas marrom-avermelhadas, laranja e amarelas se formam na planta. As flores são completamente idênticas à forma original.
Stefanandra Tanaki ou Tanake. O arbusto adulto é caracterizado por tamanhos grandes: largura 2,5 m, altura 2 m. A folhagem desta espécie é muito maior, folhetos individuais em pecíolos curtos (até 1,5 cm) atingem um comprimento de 10 cm. . Abaixo das veias há uma rara pubescência. No outono, a planta é pintada em tons de roxo, marrom ou bordô. As inflorescências também são maiores que as espécies anteriores e atingem um diâmetro de 10 cm, e o tamanho de um botão individual é de 5 mm. A floração começa um mês depois e dura de julho a agosto. Flores verdes cremosas com um núcleo amarelo e estames filiformes cobrem o arbusto com um véu contínuo. Nos ramos do primeiro ano de vida, a casca adquire uma cor marrom bordô, mas nos anos subsequentes torna-se cinza ou marrom claro.
Métodos de criação
Stefanander é propagado por sementes ou pecíolos. As sementes não são estratificadas e plantadas imediatamente em campo aberto no meio da primavera. Entre as culturas, mantenha uma distância de pelo menos 1,5 m, caso contrário, as mudas terão que diminuir com o tempo. Você também pode cultivar mudas, mas os transplantes são feitos não antes dos 6 meses de idade, para que as raízes sejam suficientemente fortalecidas.
Antes de plantar, eles soltam e fertilizam bem o solo, é importante garantir imediatamente uma boa drenagem com seixos, cascalho, tijolos quebrados ou areia grossa. O solo pesado de argila antes de adormecer é misturado com areia e turfa. A camada superior é coberta com um substrato frondoso. Regue as colheitas com moderação para que elas não plantem.
Estacas de arbustos muito bem propagadas. As fatias são feitas no verão e, sem qualquer processamento, são escavadas no chão. Pecíolos estão enraizados em quase 100% dos casos.
Arbustos de baixa propagação sem uma liga podem tocar os ramos laterais da terra. Às vezes, esses ramos formam suas próprias raízes. No futuro, basta separar a parte aérea da planta uterina e o transplante.
Cuidados com as plantas
No jardim, a planta é plantada ao sol ou em áreas ligeiramente sombreadas. Stefanander cresce bem em solos férteis, misturas leves de turfa-areia são desejáveis, mas você pode plantá-lo em solos argilosos ou argilosos, proporcionando drenagem.
Regue os arbustos com frequência, até dois baldes sob a mesma raiz a cada 1-2 dias. Em tempo chuvoso, a rega é reduzida. A planta sinaliza falta de umidade por folhas caídas ou secas, para que um jardineiro atento entenda rapidamente como ajudar um animal de estimação. No entanto, a terra deve ter tempo para secar entre a rega, caso contrário, o rizoma pode apodrecer.
Para o crescimento ativo e a floração, o stefanander precisa ser fertilizado regularmente com fertilizantes minerais e orgânicos complexos (verbasco, composto de folhas e outros).
No inverno, os arbustos não precisam de abrigo adicional, pois toleram bem as geadas. Plantas jovens, com caules macios, são dobradas no chão e cobertas de neve, e em invernos sem neve, com galhos de pinheiro. No clima rigoroso da primavera, você pode encontrar pontas secas nos galhos, eles devem ser cortados.
A poda é feita para rejuvenescer o arbusto e formar uma coroa. Arvoredos muito densos perdem sua aparência decorativa. Brotos no meio dos arbustos devido à falta de sol podem descartar a folhagem. O crescimento jovem de brotos laterais e próximo à raiz deve ser controlado, é desenterrado.
Como vencer efetivamente no jardim?
Stefanandra não agradará com flores brilhantes, mas suas cachoeiras exuberantes de galhos são adequadas para decorar as encostas ou margens de um pequeno lago. Verdes claros combinam com a folhagem escura de árvores ou outros arbustos. No outono, o contraste da folhagem vermelho-alaranjado com coníferas e sempre-vivas é maravilhoso.
É melhor usar o stefanander como tênia ou em posições centrais no jardim. Na primavera e no verão, eles formam um fundo delicado para verões com flores brilhantes.
As batatas fritas de baixo crescimento podem efetivamente fechar o gramado, como variedades de cobertura do solo. As ondas altas do perene se tornarão uma cobertura maravilhosa, especialmente se houver uma rodovia movimentada nas proximidades e for necessário absorver o ruído com as emissões. Todas as variedades são adequadas para jardinagem urbana ou em parque; elas ficam lindas em mixborders em primeiro plano.