Lebre (Lagurus ovatus) - uma elegante planta de cereais com espigas que lembram as caudas das lebres. É adequado para decorar canteiros e bordas, assim como para composições e artesanato de buquê.
Descrição da planta
A costa do Mediterrâneo é considerada o berço dos lagurus, então ele prefere terrenos secos e rochosos. Em um clima ameno, ele se comporta como uma bienal e agrada na primavera com suas espigas, mas não sobrevive ao inverno nas regiões mais frias. Como as flores anuais de julho a agosto, as espigas aparecem na área quente no início de maio.
Sob condições favoráveis, caules de cereais crescem até 60 cm de altura, e espiguetas exuberantes e ligeiramente alongadas têm 2-3 cm de comprimento. A pubescência das espiguetas é longa (2,5-4 cm), diferente na cor clara. Folhas longas e planas são presas ao caule na base, atingem 20 cm e são cobertas por pequenas vilosidades. A cor da folhagem é verde prateado.
Reprodução
Haretail se propaga por sementes. As sementes são colhidas das espigas no outono depois de terem secado e amadurecido. Vale a pena notar que no inverno quente você pode encontrar novas mudas a partir de sementes desintegradas.
A semeadura começa em abril em estufa ou em vasos pequenos, seguida de transplante para um local permanente. Este método permite cultivar brotos mais estáveis ou proporcionar maturação nas regiões do norte. Em meados de maio, você pode semear uma lebre em campo aberto.
As sementes são misturadas com areia e aprofundadas em 2-3 cm no solo. Eles são semeados a uma distância de 10 a 15 cm um do outro, uma vez que várias hastes se formam na planta. Com forte densidade, os cachos terão que ser afinados. As sessões aparecem em 10 a 12 dias. Ao crescer em mudas 2 semanas após a semeadura, os brotos são mergulhados e transplantados.
Cultivo e cuidado
A cauda da lebre não é pretensiosa para o tipo de solo e cresce bem em qualquer solo. A planta é fotofílica, mas é permitida uma pequena sombra. Adequado para cultivo no jardim ou em vasos na varanda. É resistente à seca, mas em climas quentes é necessário regar diariamente, especialmente quando cultivada em ambientes fechados, onde as gotas de chuva não atingem.
Para atingir a altura máxima das espiguetas que serão usadas nas composições de buquê, o lagurus precisa fornecer condições ideais de desenvolvimento. A terra precisa fértil, solta, você pode adicionar areia. Antes da floração, com periodicidade de 10 dias, o fertilizante nitrogenado é aplicado juntamente com a rega. Após a formação das espiguetas, elas são alimentadas duas vezes com fertilizantes complexos. Acesso obrigatório da luz por 12 a 14 horas.
Espigas para buquês são cortadas antes de começarem a ficar amarelas. Isso evitará o derramamento e manterá uma aparência atraente por um longo tempo. Antes de cortar, as gotas de orvalho aguardam a secagem, ou seja, produzem-na mais perto do jantar ou no início da noite.
Haretail é resistente a doenças e pragas, bem como às condições climáticas. Um excesso de fertilizantes nitrogenados causa a quebra das hastes e uma cor de vegetação mais saturada (até escura). Para evitar isso, mas dê aos cereais nutrientes suficientes, você pode substituir um dos fertilizantes por farinha de chifre.
Uso e parceiros
Esta grama de tamanho médio é adequada para enquadrar composições e bordas rochosas. Para decorar o jardim de rochas, é adequada uma maneira de pousar uma cauda de lebre, ou seja, em pequenos grupos.
Com este cereal, você pode preencher o espaço entre as plantas ou arbustos mais brilhantes, adequados para uso no jardim de rosas ou na frente de arbustos de frutas.
No local da cauda da lebre, um bairro com plantas despretensiosas que preferem solo pobre é adequado. As flores brilhantes ficam ótimas no fundo de sua vegetação pálida, revitalizando a composição.
Um resultado interessante do bairro com outras plantas perenes herbáceas, que diferem em uma cor escura e saturada de folhagem. Nesse caso, recomenda-se combiná-lo com Irezine Herbst, Creeping Tender, Coleus Blume.
O uso de flores secas
Espigas parecem muito impressionantes em buquês secos. Para fazer isso, eles são cortados para completar o amadurecimento, as folhas são removidas e coletadas em pequenos feixes livres. Suspenda-os para secar com espiguetas em uma área bem ventilada.
As flores secas têm um tom cremoso suave, mas se prestam bem à coloração. Para fazer isso, você pode usar:
- corantes especiais em aerossol;
- tintas e spray solúveis em água comuns.
Após a coloração, as espiguetas são secas por 1-2 dias e usadas nas composições.
O alfaiate de lebre combina bem com qualquer cor brilhante, mas também é adequado para buquês independentes; basta pegar espiguetas pintadas em várias cores.