A beterraba em crescimento não é tão difícil quanto alguns vegetais, pois é uma planta comum em todos os continentes e resistente ao frio e despretensiosa.
Além disso, é muito útil e sempre tem um lugar na mesa.
Preparação para o plantio de beterraba
Crescer beterraba pode ser sementes e mudas.
Nas regiões do norte, e durante longos geadas melhor para a produção de mudas de beterraba. Para esta sementes de beterraba 30-40 dias antes do transplante das mudas plantadas no substrato (Esquema 4 x 4 cm). Antes de aterrissar no solo, as mudas não podem ser mergulhadas.
semeadura é realizada sob a primavera e de inverno (neste caso, escolhido de variedades resistentes ao espigamento - podzimnego A-474 et al.). A preparação de sementes para sementeira de primavera é realizada desta forma:
- sementes de beterraba deve absorver durante 18-20 horas) Vodeb) solução de oligoelementos (por 1 litro de superfosfato colher de chá colher de sopa de água ou cinza), c) em água saturada com oxigénio;
- puxe as sementes e enxágüe com água limpa;
- colocar em um pano húmido e deixar durante 2-3 dias a uma temperatura de cerca de 20 ° C.
As sementes semeadas em solo húmido, em que o mineral pré-fabricados e fertilizantes orgânicos.
Para semeadura podzimnego o solo deve ser escavado a uma profundidade de 20-25 cm.É desejável crescer beterraba solos soltos, orgânicos ricos em matéria orgânica. Em solos argilosos a qualidade e a quantidade de uma colheita diminuem, a forma de colheitas de raiz muitas vezes resulta feia.
Plantando Beterrabas
Em diferentes regiões do país, o plantio de beterraba é realizado em diferentes épocas. Embora as sementes de beterraba possam germinar a + 4 ° C, a temperatura óptima para a germinação é de +15 ° C a + 23 ° C.
Brotos de beterraba podem tolerar o congelamento até -2 ° C. O plantio de sementes em solo insuficientemente aquecido pode causar a formação de hastes na beterraba, o que prejudica os cultivos radiculares.
No cinturão intermediário, a semeadura de sementes é realizada no meio - segundo semestre de maio. Por esta altura, o solo a uma profundidade de 10 cm já deve ser aquecido até +8 ... + 10 ° C, mas a umidade ainda não deixou o solo. A profundidade de semeadura é de 2-3 cm em solos argilosos e 3-4 cm em sementes arenosas com uma taxa de semeadura de 1,5-2 g / m².
Quando a época de semeadura é semeada, a taxa de semeadura é de 2-3 g / m².
Para semear beterraba você precisa de linhas, a distância entre os quais deve ser de cerca de 40 cm. A fim de crescer não muito grande e as culturas de raiz do mesmo tamanho, a beterraba pode ser plantada de acordo com o esquema de 10 x 10 cm.
Beterraba crescendo e cuidando
Cuidar de beterraba é o desbaste oportuno, rega, adubação e capina.
Como a maioria das sementes de beterraba tem sementes - esta é a co-ocorrência de várias sementes, as mudas devem ser desbastadas duas vezes:
- 1 o tempo com o aparecimento de duas folhas reais (a distância entre os brotos deve ser de 3 a 4 cm);
- 2 o tempo na presença de 4-5 folhas e o diâmetro da raiz de 3 a 5 cm (a distância entre as plantas remanescentes deve ser de 7-8 cm).
Rasgado fora das segundas raízes diluídas pode ser usado para comida.
Desde a beterraba - a planta é amante da umidade, deve ser regada regularmente:
- durante a germinação de sementes;
- durante a formação do sistema radicular;
- durante a formação de culturas de raízes.
A ausência de umidade torna as plantações de raízes stumpy.
Um mês antes da colheita, a rega é interrompida.
Top curativo de beterraba
Por uma temporada, a alimentação é feita duas vezes:
- fazer fertilizantes nitrogenados após o primeiro desbaste (por 1 m² - 10 g de uréia);
- fazer fertilizantes de potássio-fósforo durante o intertravamento nos corredores dos topos (por 1 m², 10 g de cloreto de potássio e 8 g de superfosfato).
Em vez de fertilizantes minerais, você pode fazer cinza misturada com húmus ou composto (por 1 m² 3 xícaras de cinza).
Deve-se levar em conta que o excesso de fertilizantes nitrogenados leva ao acúmulo de nitratos nas raízes, portanto, recomenda-se a aplicação do fertilizante fracionário.
Como a falta de boro, cobre e molibdênio leva ao apodrecimento da raiz da raiz, esses elementos são recomendados para serem introduzidos como adubação foliar.
Os sinais de falta de potássio são o fraco desenvolvimento da raiz e as manchas amarelas arredondadas nas folhas. Neste caso, as beterrabas devem ser derramadas com leite de lima (80 g de cloreto de potássio e 200 g de limonada em 10 litros de água).
A falta de sódio provoca o avermelhamento das folhas de beterraba. As folhas da planta são então aspergidas com água salgada e a cama é aspergida com cinzas.
Colheita deve ser recolhido antes do início da geada desde os danificados raízes de armazenamento a baixa temperatura inadequados.