Na maioria das vezes este método é usado para organizar um negócio para a venda de bagas. Mas é possível usar este sistema para uso doméstico.
Morangos crescentes na tecnologia holandesa na estufa
Condições de estufa
- A temperatura constante é 18-25 graus (antes do período de floração - não mais do que 21 graus, no futuro - não mais do que 28 graus). Se não houver configurações especiais que regulem esse indicador, você deve ventilar periodicamente as instalações da estufa.
- Umidade é cerca de 70-80%. Para manter, você precisa pulverizar periodicamente o ar. E com aquecimento artificial, faça isso com muito mais frequência. Durante todo o período de floração, esses procedimentos são terminados, pois a umidade das flores afeta adversamente o rendimento e também aumenta o risco de doenças do morango.
- O teor de dióxido de carbono é de 0,1%.O nível é monitorado por sensores, se necessário, ventilado.
- Iluminação suficiente, semelhante a um dia de luz de 15 horas. Sob tais condições, a colheita irá amadurecer em 35 dias. Se você reduzir o tempo de iluminação para 8 horas, então você pode esperar por bagas não antes de 48 dias. Para iluminação adicional da área em 3-6 metros quadrados. m lâmpada de descarga de gás para 40-60 watts.
Localização dos arbustos
As plantas não pousam em terreno aberto, pois o sistema holandês fornece frutificação contínua durante todo o ano. Para o plantio, você pode usar panelas grandes (não mais de 70 cm de altura), caixas ou sacos de polietileno. O último método é mais popular por motivos de economia de espaço.
Estufa com paredes transparentes e telhado - colocação vertical,
garagem, sala de casa, etc. - colocação horizontal.
O ponto principal é que, se você plantar as plantas verticalmente, será extremamente difícil fornecer a sala adequada em uma garagem fechada.
Mudas
Quando todas as condições para colocar um futuro morango são pensadas, é hora de pensar sobre onde conseguir as mudas e o que deveria ser.As mudas são plantadas a cada 1-2 meses. Você pode comprá-lo em lojas especializadas durante todo o ano. Mas os custos financeiros neste caso serão bastante altos.
Mudas de morangos "livres" (isto é, arbustos refrigerados) podem ser colhidas por conta própria. Afinal, o que os agrofirmas oferecem não passa de um arbusto bem desenvolvido que foi desenterrado no outono e mantido em um porão fresco, refrigerador ou freezer especial.
E não há nada de sobrenatural nisso. Afinal, a natureza é quase a mesma. Arbustos de morango "enlatados" no inverno sob uma camada de neve. Esse é o objetivo da tecnologia holandesa de cultivar essas frutas. Você só precisa criar condições para ativar a floração e o amadurecimento das bagas.
Descrição das variedades de morango
As variedades mais alto rendimento de morangos holandeses - Darselek, Darkness, Marmolada, Polka, Sonata, Tribute, Elstanta Mary, Tristar, Selva. Eles são completamente adequados para este método de cultivo.
Tecnologia de crescimento de morango
Então, aqui é a seqüência de ações, o que implica auto-cultivo de mudas. No caso de compra, alguns itens podem simplesmente ser omitidos.
- Outono preparar o solo para o cultivo de plântulas: por cem terra fazer superfosfato 5 kg, 3 kg de cloreto de potássio, 20 kg de cal, 5-6 baldes estrume.
- Na primavera, plante as plantas em intervalos de 30 a 50 cm.
- No primeiro ano, todos os bigodes da mãe são cortados.
- No segundo ano de cada arbusto vai crescer por 20-30 bigode, que precisa torcer para a formação de uma forte mudas.
- Mudas jovens cavar em meados de outubro, a uma temperatura de menos 2 graus.
- Durante o dia seguinte on-10-12 graus limpos de todas as grandes folhas, solo, vegetativo atira.
- Raízes em nenhum caso, não pode ser lavado e podado!
- As plântulas são montadas em feixes, colocados em sacos de polietileno (espessura de cerca de 0,02-0,05 mm, mais espessa a película, todas as plantas morrem) num frigorífico a uma temperatura de desde 0 a menos de 2 graus. Em um modo de matriz inferior morango e superior - vai começar a crescer.
- 1 dia antes do plantio espera as mudas precisam de obter e descongelar plantas em 10-12 graus de calor.
- Encha os recipientes na estufa com um primer estéril: terra arenosa (ou lã de algodão mineral, fibra de coco), e o estrume e a areia são repartidos. A proporção é de 3: 1: 1, respectivamente. Você também pode pegar turfa e perlita.
- Plante mudas em locais preparados.
- Organize rega adequada (melhor gotejamento) e outras medidas para cuidar das plantas.
- Após a colheita, o arbusto é removido, pode simplesmente ser descartado ou, por exemplo, usado como planta uterina.
Deve-se notar que as chamadas "células da rainha" precisam ser trocadas a cada 2 anos, e não 4, como nos morangos comuns. Isso é feito para evitar a inevitável degeneração do mato.
Morango crescendo em casa
O uso da tecnologia holandesa para o cultivo de morangos em casa não é muito diferente do método da estufa. Só aqui para localizar os arbustos deve estar no plano horizontal para organizar a iluminação correta. E também tem que trabalhar duro para criar a melhor temperatura e umidade.
Essa maneira de cultivar morangos, se organizada de maneira adequada, proporciona uma colheita impressionante. Só aqui, note que nunca tal morango não terá esse sabor e aroma que tem bagas do campo aberto.