As cabras surgiram na vida humana por muito tempo e foram usadas pelo homem em diferentes "papéis". Eles foram domesticados no Oriente Médio por volta do sétimo milênio aC. Os antigos ancestrais da cabra doméstica eram os bodes selvagens, que viviam principalmente no território da Grécia moderna e da Ásia Menor. Em conexão com o rápido desenvolvimento da natureza humana, as cabras desempenham um papel importante na agricultura.
Recentemente, o número de produtores de cabras aumentou significativamente. Isso está diretamente relacionado à enorme demanda por leite de cabra, já que não só tem uma enorme quantidade de nutrientes, mas também tem um sabor aristocrático muito suave e agradável.
- 1. Escolhendo cabras para reprodução.
- 2. Nutrição
- 3. Coloque para pastar.
- 4. O quarto.
- 5. Cuidados
1. Escolhendo cabras para reprodução.
As cabras são animais de sangue quente. As características da construção e as formas externas da cabra têm uma conexão direta com vitalidade, longevidade e o mais importante - sua produtividade.
É por isso que todas as partes do tronco da cabra devem ser suficientemente desenvolvidas, e o próprio corpo - forte e persistente. Peito largo e profundo, costas retas, costelas salientes, ventre volumoso, patas fortes, pernas retas e largas são os principais parâmetros de uma cabra leiteira bem construída.
A espinha dorsal do bode também deve ser forte e bem desenvolvida, e o tronco - longo e em forma de barril. Como a cabra é um animal ruminante, depois da primeira experiência de comida, logo começa a mastigá-la uma segunda vez com mais cuidado. Por causa do belo equipamento interno (a saber, três predzheludkov e um estômago), assimila praticamente todas as substâncias úteis das fábricas comidas.
Suas cabras jovens são alimentadas por 5 meses. Em média, nascem até três crianças. Na próxima hora após o parto, crianças pequenas adquirem a capacidade de se mover de forma independente.
As raças leiteiras mais populares são as raças Megrelian e Zaanen. A raça de cabras Zaanen é bastante exigente quanto às condições de detenção e à qualidade da dieta. O peso máximo da cabra é de 100 kg e o peso médio é de 65 a 70 kg. O peso das rainhas é ligeiramente menor e é de 50 a 55 kg.
Também esta espécie difere e seu alto custo (no caso em que o animal é um reprodutor). É a raça Zaanen, criada na Suíça, justamente considerada a mais produtiva das cabras leiteiras. Foi ela quem se tornou a ancestral de muitas outras raças, que não podiam ser comparadas com ela em termos de produtividade do leite.
Com base no Zaanenskoye, outra raça de alto leite foi criada - Cabra russa. Na maioria dos casos, as cabras da raça russa têm um terno branco. Também há cores vermelhas, malhadas, pretas e cinza.
O peso de uma cabra adulta chega a 50 kg. Falando sobre a fecundidade, então, para 100 rainhas, em média, 250 crianças vêm. A produção média de leite para uma lactação de 8 meses é de 350 kg de leite e, com excelente alimentação e manutenção, a produção de leite chega a 500 kg.
Raça de cabra Megrelian ligeiramente diferente dos dois anteriores. Durante a mesma lactação que uma cabra russa, a produção média de leite é de 300 kg. No entanto, o leite por um dia pode chegar a 10 litros de leite, o que é um excelente resultado.
Além dos laticínios, as cabras são uma das principais fontes de lã. Então, entre as cabras de pêlo alto, a raça Angora era mais popular.
A lã desta raça distingue-se pelo seu comprimento, que atinge os 25 cm Um destaque desta espécie é que esta camada é quase uniforme, pelo que o rendimento líquido da lã será de até 80% da cobertura total.
Mas é importante levar em conta que essas cabras precisam ser plantadas apenas para fins de retirada de lã, uma vez que elas têm um nível muito baixo de fertilidade - 1-2 cabras por uma ninhada.A melhor lã desta cabra pode ser obtida com a idade de um ano.
Angora raça tornou-se o ancestral de um novo tipo de cabras - lã soviética, que se distingue pelo aumento da resistência. Com bom e bom cuidado e nutrição, as cabras soviéticas não são inferiores aos angorianos para cortar a lã.
Uma categoria especial de matérias-primas de lã é a cabra para baixo, que é usada como um material para produtos de maciez e leveza especiais. Além de seu propósito principal, essas cabras também são criadas para peles, leite e carne. A carne de cabra de raças de penugem não é de forma inferior em seus parâmetros de carne de carneiro. O peso máximo da cabra bem alimentada e adulta atinge 30 kg. Para evitar o odor desagradável das cabras que vão para a carne, elas são castradas por até um ano de idade. Cabritos com bons cuidados e nutrição para uma lactação podem dar até 300 kg de leite e levar 2 cabras por ninhada.
Naturalmente, dentro de uma pequena fazenda, o maior benefício será a criação de cabras com alto teor de leite, e não a penugem e a lã.
Escolhendo uma cabra leiteira, o primeiro olhar deve necessariamente cair no úbere do bode. Deve ser volumoso, bem desenvolvido, macio, sem qualquer endurecimento. O tamanho dos mamilos deve ser médio, porque os mamilos muito longos são bastante duros.A forma do úbere deve ser em forma de pêra, tendo uma boa frente e estoque de volta. Do que este estoque será mais macio, mais volumoso e mais tenro, mais produtivo é considerado o útero. O úbere de cabras leiteiras distingue-se pela sua elasticidade. Quando uma cabra é ordenhada, dobras finas se formam no úbere. Um úbere não lácteo animal é pastoso e friável.
Também no leite de uma cabra pode julgar-se em poços e veias de leite. As veias lácteas se originam do úbere e se estendem até a barriga, onde, de fato, um poço de leite é formado. Quanto mais brilhantes e amplos esses poços e as próprias veias, melhor.
Tendo uma pequena fazenda é desejável começar animais jovens. A idade da cabra é determinada pelo estado dos seus incisivos. Em crianças já em um ano os cortadores de laticínios têm a propriedade de substituir-se com dentes mais fortes e grandes, constantes. Que o resultado da criação de cabras foi bem sucedido, é necessário escolher uma boa cabra-maker (1 cabra para 50-60 cabras). É desejável conhecer o pedigree do fabricante de caprinos, porque a fertilidade e a produtividade dos descendentes dos animais dependem diretamente do pai.
A maturidade sexual em caprinos e caprinos ocorre aos 5 a 8 meses de idade, fisiológica - até um ano.Assim, é possível iniciar um macho no acasalamento com a idade de seis meses, no entanto, é melhor aguardar o seu crescimento para 1,5 anos, pois caso contrário a prole pode ser curta e frágil. O mesmo vale para as cabras.
Se o objetivo das cabras reprodutoras é lã e felpudo, então há outras características da escolha do animal. As cabras felpudas e de lã devem ser inspecionadas no final do inverno - início da primavera (antes do início dos cortes de cabelo e do alho) ou no outono, quando as cabras necessárias já tiverem crescido o suficiente. A produtividade destas rochas depende diretamente da densidade das fibras felpudas, seu comprimento, o grau de supercrescimento de todo o animal, a quantidade de penugem fina em lã grossa. A fim de determinar o peso total ou a densidade da penugem, é necessário fazer várias alças de mão no cano, coxa e omoplata do animal. Em cabras com pedigree, o conteúdo de fluff deve estar acima de 40%, e o comprimento das fibras - mais de 5,5 cm.A cor da penugem depende da própria raça de caprino. Quanto maior o animal, melhor.Um bom resultado é considerado se o comprimento do pêlo do animal for maior que 20 cm de comprimento.
2. Nutrição
A dieta de cabras não é praticamente diferente da ração de herbívoros ruminantes. Assim, os elementos básicos dos alimentos serão: forragem suculenta, grossa e concentrada. Cabras de alimentação precisam de 3-4 vezes por dia. O mais importante na dieta da cabra é a grama. É a erva tem todas as vitaminas necessárias para o corpo. Necessariamente, na dieta deve ser adicionado, mas já em muito menor quantidade, volumoso: feno, palha, galhos.
Além desses feeds, você precisa dar grãos de cabra, bolo, farelo. Se falamos em termos percentuais, então no verão e na primavera a grama chega a 80%, o resto é forragem, feno, forragem mista. No inverno, a ração diária é invertida. Assim, a base da dieta é forragem grossa (palha, feno, galhos) - 50%, bolo e farelo - 10%, o resto - grama.
Também é muito importanteo usar adubação mineral (farinha de carne e ossos, sal comum, giz), que aumenta a imunidade e a produtividade, a saúde das cabras em geral.
Um lugar importante na dieta de cabras leva beber. Em média, você precisa regar as cabras duas vezes ao dia - desde o início, pastar e depois do almoço. Você não pode beber cabras com água fria.No verão você pode dar água ligeiramente gelada, mas não fria. No inverno, eles também não bebem. Portanto, você precisará estocar bons bebedores. Além disso, as cabras recebem chá de ervas. Assim, fermentando folhas de groselha, framboesas, cerejas, morangos, viburnum, etc. em água a ferver e depois arrefecendo-a até à temperatura ambiente, obtém-se uma excelente síntese de todas as vitaminas úteis numa bebida. Por um dia, uma cabra adulta pode beber até 10 litros de chá.
Uma cabra saudável deve ser bem alimentada, com um úbere bem desenvolvido, mas não em qualquer caso, não gorda. É isso que vai testemunhar o fato de que uma nutrição adequada e um bom atendimento estão sendo mantidos.
3. Coloque para pastar.
No verão e na primavera, quando está quente lá fora, é desejável pastar cabras em uma variedade de pastos, pois a grama é o principal elemento da comida desse período. Naturalmente, o melhor para cabras pastando são pastos monteses.
Completamente não é adequado para zonas húmidas de pastoreio, devido à alta umidade, pois é ela que pode causar problemas em cabras com pernas e estômago. Também nos dias frios de outono e primavera é desejável deixar as cabras pastarem no pasto somente após a secagem completa do orvalho.
4. O quarto.
As cabras são animais bastante indiscriminados.No entanto, falando seriamente, eles precisam ser bem cuidados e mantidos em boas condições. Há uma certa lista de requisitos para a sala de cabras: a presença de ar limpo com uma temperatura no verão - não acima de 18 graus, no inverno - não inferior a 6 graus; O galpão não deve estar localizado próximo a fossas e calçadas que poluem o ar; devido à forte sensibilidade das cabras à umidade, a sala deve estar seca e atender aos padrões naturais de limpeza; A umidade não deve exceder 75%. Estes elementos básicos da construção das instalações são um pré-requisito para um bom resultado alimentar.
No inverno, é necessário manter o calor em tal sala. Consequentemente, todas as janelas e ranhuras são seladas, as paredes são isoladas. Nesta época do ano, o esterco é removido com menos frequência do que no verão, para conservar o calor.
Em geral, o local onde o gado será localizado deve ser bem iluminado pela luz solar natural, seco e com ar limpo. Na própria sala deve haver um número suficiente de janelas. Por causa do acúmulo de esterco, a porta do estábulo deve estar no limite. Um elemento obrigatório de construção deve ser um piso ligeiramente elevado, para drenar o líquido. É também desejável fazer ranhuras para drenagem, que vão até ao armazenamento do estrume em si.
O material desejado para o edifício em si é uma árvore. Betão ou tijolo será frio e úmido, enquanto a madeira permanecerá quente.
É importante não esquecer a ventilação. Tubo de escape para intempéries de ar estragado e ventilação da sala, bem como pequenos tubos nas paredes (de baixo), para a chegada de ar limpo e fresco.
Cada cabra deve ficar em sua própria tenda, na qual há um alimentador separado ou comum (dependendo da localização das barracas). Assim, cada cabra tem seu próprio "quarto" no berço comum. O bode também não deve estar preso à manjedoura muito em breve, pois precisa de movimento livre e de uma localização calma e livre no chão. A cabra deve ter sua própria cabana separada das cabras, bem como crianças pequenas, que precisam ser mantidas em liberdade.
5. Cuidados
Um dos elementos mais importantes para manter as cabras em um estábulo é o local onde o bode está realmente deitado e dormindo: a ninhada. Deve sempre ser abundante e seco, caso contrário a própria cabra se deitará, transferindo feno do viveiro para os pés.. A cama é escolhida dependendo do material do piso: o piso de madeira é uma palha, se de uma pedra, o concreto é uma cama de turfa (mas a turfa deve estar sob a palha). Você também pode usar as folhas secas da samambaia, serragem, que absorve a umidade perfeitamente.
Recomenda-se a remoção frequente de estrume, pois pode causar várias doenças em animais. Além da limpeza diária do esterco, é desejável fazer uma limpeza completa e completa de todo o berço duas vezes por mês.
As cabras não devem ser colocadas com outros animais em um berço para evitar uma variedade de inconvenientes práticos, possíveis doenças. O cuidado do casco deve ser ideal para evitar uma doença muito dolorosa nos cascos e pernas. Então, você precisa limpar a fenda de casco todos os dias, manter a cabra em uma secura média, para não fazer barulho de cascos e chifre. As cabras precisam de muita liberdade e, portanto, precisam de movimentos diários no ar. Cuidar das cabras deve ser sempre carinhoso e gentil, como acontece com a criança: quanto pior e mais rude a atitude, pior e mais próxima a sua habitação, mais teimoso e mais irritado ela se torna.