O ciclame é uma planta perene tuberosa elegante. A flor, comparativamente pequena em tamanho, com um padrão interessante nas folhas largas e cores brilhantes. Infelizmente, o ciclâmen é suscetível a todos os tipos de doenças e ataques de pragas, que incluem: bactérias, vírus e outras doenças não parasitárias, a partir do cuidado inadequado da flor.
- Causas de doenças do ciclâmen, quais os fatores que afetam a saúde da planta
- Fusarium e seu tratamento
- Como curar a podridão molhada, o que fazer quando raízes enraizadas
- A podridão cinzenta é a doença mais perigosa
- Antracnose cyclamen, como curar a doença
- Pragas de ciclâmen, métodos básicos de combate
- Pulgões
- Tripes
- Carrapato ciclamênico
Causas de doenças do ciclâmen, quais os fatores que afetam a saúde da planta
Então, o que leva às doenças do ciclâmen e que pragas e doenças ameaçam a flor? Muito provavelmente, o seu ciclâmen ficará doente se:
- no quarto onde a flor está, muito ar seco;
- solo muito molhado na panela;
- o quarto está muito quente;
- a mistura do solo não se encaixa na flor;
- no período de descanso você enche demais com água;
- catastroficamente pouca luz.
Estes são os principais, mas não são os únicos fatores que afetam o "bem-estar" do ciclâmen. No entanto, levando-os em consideração, você terá muito menos problemas com o crescimento dessa espécie de planta.
Fusarium e seu tratamento
As doenças ciclamênicas podem ser identificadas nos estágios iniciais e seu tratamento pode salvar suas vidas. Por exemplo, se você perceber que a flor começa a ficar amarela na parte superior, provavelmente começará a fusarium. A causa da doença é um fungo chamado "Fusarium". Afeta os tecidos da planta e seu sistema vascular. Por causa desta praga, os vasos do ciclâmen estão entupidos, de modo que a flor desaparece lentamente. O fungo permanece permanentemente no próprio solo, entrando na planta através do sistema radicular.
Para livrar-se de fusariosis é necessário:
- pulverizar a planta com topsin-M;
- despeje com uma solução de fundação;
- é necessário isolar a flor para que a doença não seja transmitida para outras plantas.
Como curar a podridão molhada, o que fazer quando raízes enraizadas
Se você notar que a flor pendurada flores e folhas, houve um cheiro forte e desagradável, então você sabe, o seu ciclâmen - "Erwinia" ou podridão húmida. As raízes da planta também apodrecem gradualmente. Explicar tal fenômeno não é difícil: por causa de rachaduras ou feridas em órgãos vegetativos ou tubérculos, as bactérias entram na flor e a matam gradualmente. Além disso, outra planta doente ou água contaminada pode servir como fonte de infecção. Infelizmente, não existem métodos eficazes para combater este flagelo. O cíclame deve ser imediatamente destruído, para que outras plantas não fiquem doentes.
A podridão cinzenta é a doença mais perigosa
Podridão cinzenta, ou "Botrytis cinerea", ocorre no ciclâmen por causa do ar cru e frio. Em tal ambiente, essas plantas estão muito enfraquecidas e a podridão cinzenta, cujo fungo é trazido da água e do vento, afeta instantaneamente a flor. Da mesma forma, o ciclâmen pode ficar doente com alta umidade, alta densidade de plantas e como resultado de manutenção fria à noite.Além disso, o desenvolvimento da doença provoca e irrigação imprópria, por exemplo, se a água entrar no "ponto de crescimento" broto e folhas. Os sintomas desta doença são:
- o aparecimento de bolor cinzento nos caules e folhas (devido às fortes flutuações de ar que pode voar);
- flor de doenças talo as plantas vão escurecer e morrer;
- As folhas infectadas da flor ficam amarelas e também morrem.
Antracnose cyclamen, como curar a doença
Antracnose em ciclâmen aparece devido ao fungo do gênero - "Gloeosporium". O desenvolvimento da doença é reforçado por condições quentes e úmidas. O fungo afeta o crescimento de pedúnculos e folhas. Durante um certo tempo, a doença pode não ser sentida, mas quando o cíclame libera os pedúnculos, a doença pode ser identificada imediatamente.Hastes de flores de fungo infestadas não se desenvolvem, tornam-se distorcidas, a parte superior seca. Devido a uma parada no desenvolvimento de pedúnculos, a floração não ocorre. Seguindo os pedúnculos, as folhas ficam infectadas. Folhas velhas, secando gradualmente morrem, e os jovens murcham nas bordas e começam a torcer.
Para se livrar da antracnose, você precisa usar terra vaporizada. Se o fungo ainda puder infectar o ciclâmen, tente manter um nível baixo de umidade, remova as folhas doentes, pedúnculos e trate com fungicida 4 vezes.
Pragas de ciclâmen, métodos básicos de combate
O ciclame é uma planta delicada que precisa de cuidados e atenção cuidadosa para a manifestação de uma variedade de pragas e doenças. A principal ameaça aos ciclâmen é:
Pulgões
O afídio ao ciclâmen é considerado, com razão, a praga mais nociva. Afeta a perda de suco nutritivo na planta. No caso de um grande acúmulo de insetos, o ciclame gradualmente perde suas proporções geométricas ideais de flores, folhas e deformações. Os pulgões são de cores diferentes: cinza, verde, laranja ou até preto.Este parasita rapidamente captura novos territórios e mata uma flor no sentido mais verdadeiro da palavra. Se você encontrar uma placa nas folhas de um ciclâmen, lembrando a caspa, tenha certeza - sua flor tem pulgões.
Para se livrar disso, você precisa usar um inseticida. Pulverize a planta após enxaguar completamente sob um forte fluxo de água.
Tripes
Outro tipo de doença do ciclâmen é a invasão de tripes. Na forma, a praga é semelhante ao fuso e seu comprimento aproximado é de 2 milímetros. Trypsa pode ser substituído a olho nu, o inseto é móvel e bastante brilhante, o que o torna muito perceptível na flor. O sintoma da aparência dos tripes é a formação de suor prateado que permanece depois que a praga se moveu. Por causa da mobilidade, os tripes infectam rapidamente toda a flor. O cíclame fica manchado, pára o crescimento e se deforma. Se a ameaça não for eliminada a tempo, as larvas podem aparecer, o que levará a uma perda maciça de folhetos.
Para se livrar de tripes, você precisa usar armadilhas especiais.Depois disso, trate a flor com um inseticida.
Carrapato ciclamênico
O carrapato no ciclâmen é quase impossível de ser observado a olho nu, porque no comprimento é de cerca de 300 microns. Ele tem um corpo amarelo e quatro pares de pernas. O ácaro afeta a superfície interna da folha e você pode pensar que a poeira na flor, mas é apenas um local de congestionamento de um grande número de ácaros. O resultado do aparecimento de pragas é a mudança de folhas ao longo das bordas. Se você deixá-los se espalhar, então os caules começarão a torcer, e os botões cairão. Para eliminar o ácaro nocivo, é necessário remover imediatamente as flores, folhas e brotos que foram afetados. Trate a flor com remédios populares ou preparações químicas.
Como você pode ver, as várias doenças do ciclâmen podem causar sérios danos à flor, e somente seu tratamento oportuno é poupado pela planta.