Talvez, um dos fertilizantes orgânicos mais populares para o jardim e para o jardim seja, é e será o estrume de galinha. É popular não só por causa de suas propriedades úteis especiais, mas também porque está sempre à mão, e mesmo se você não tiver uma dúzia de frangos andando pelo quintal, você pode facilmente encontrar esta ferramenta na loja a um preço muito agradável. Hoje vamos falar sobre como usar excrementos de frango, falar sobre suas propriedades e recursos em uso.
- A composição e uso de estrume de galinha no jardim
- Como coletar estrume de galinha corretamente
- Como armazenar estrume de galinha corretamente
- Como fazer um fertilizante a partir de esterco de galinha
- Como fazer uma infusão de estrume de galinha
- Como cozinhar húmus com base no estrume de galinha
- Aplicação de estrume de galinha
- Como fertilizar árvores e arbustos de galinha
- Adubação de vegetais
- Fertilizando bagas com excrementos de frango
A composição e uso de estrume de galinha no jardim
Não é à toa que, durante tantos anos, o estrume de galinha esteve na liderança como um dos fertilizantes orgânicos de maior qualidade.
- ua - 50-70%;
- ácido fosfórico - 1,5-2%;
- azoto - 0,7-1,9%;
- cal - 2,4%;
- óxido de potássio - 0,8-1%;
- magnésio 0,8%
- enxofre - 0,5%.
- cobre;
- manganês;
- zinco;
- cobalto;
- auxinas.
Como coletar estrume de galinha corretamente
Antes de usar esterco de galinha no jardim, ele deve ser montado adequadamente.
Como armazenar estrume de galinha corretamente
Antes de contarmos como usar os excrementos das aves no jardim ou no jardim, aprenderemos a armazenar adequadamente o fertilizante. Mantenha o estrume de galinha melhor "na pilha": você pode fazer isso no nível do solo ou cavar um buraco. O poço deve ter 2-3 metros de largura e 1 metro de profundidade. No fundo desse poço havia uma camada de folhas, resíduos de madeira ou palha.
Tal montão é melhor ser localizado longe de um apartamento, um poço ou uma lagoa. Para acomodação, elevações e sombra são melhores. Se você decidir armazenar o lixo em uma caixa, então, de tempos em tempos, ele precisa ser derramado com superfosfato (na forma de um pó).
Como fazer um fertilizante a partir de esterco de galinha
Há muitas maneiras de preparar adubo a partir do esterco de galinha; vamos falar sobre o mais comum e simples. Para cozinhar, você pode usar tanto "casa" lixo e fertilizante, comprado na loja.
Como fazer uma infusão de estrume de galinha
Infusão de esterco de galinha é muito popular entre os jardineiros, não só por causa da disponibilidade, mas também por causa da facilidade de cozimento e velocidade de ação. Existem duas maneiras de preparar uma infusão de esterco de galinha. Se você comprou esterco de galinha em grânulos, então o algoritmo de ação será:
- Adubo para adormecer em um barril e encher de água.
- Deixe para passear por 2 semanas.
- Diluir com água na proporção de 1:20.
Este fertilizante deve ser usado com muito cuidado: 0,5 litros por planta. Se para você o cheiro que vem de um container se agita em uma solução é possível acrescentar 300-350 g do sulfato de cobre, destruirá um aroma desagradável.
Se você usar adubo doméstico, então você pode preparar a partir dele infusão assim: a quantidade necessária de matérias-primas (esterco de galinha), colher e misture em um recipiente de água. Esta solução é deixada por um dia e, em seguida, o transbordamento para o regador, usamos. Para que a produção seja sem desperdício, a parte mais densa que fica no fundo pode ser usada como fertilizante para plantas maiores. Após o procedimento com decocção do esterco de galinha, a planta deve ser enxaguada com água limpa, principalmente as folhas. A infusão pode ser mantida por 3 dias a uma temperatura de 20 ° C.
Como cozinhar húmus com base no estrume de galinha
Muitas vezes você pode ouvir que estrume e húmus são um e o mesmo. Eu quero dissipar este mito: estas são coisas diferentes. O húmus é bem resolvido e repartido estrume. O húmus baseado em esterco de galinha é um fertilizante maravilhoso que é abundantemente vendido em lojas de flores, e também pode ser preparado sozinho.
O processo de preparação do húmus é bastante longo e há muitas maneiras de se fazer isso. Normalmente, o estrume é espalhado em uma caixa de compostagem ou poço de compostagem e coberto de cima. Um abrigo, um filme forte, todos os tipos de escudos são adequados para abrigo. É importante que a caixa seja ventilada ou, se estivermos falando do poço de compostagem, deve haver pequenas aberturas para o acesso aéreo no abrigo.
O húmus é "preparado" por um ano e meio ou dois anos e sua "prontidão" mostra sua aparência: a consistência ficará solta, a cor será uniforme e o volume diminuirá várias vezes. Se você quiser acelerar o amadurecimento, no verão pode ser ligeiramente dobrado com tridente e suplementado com preparações de húmus "Baikal", "Shine-3" e outros.
Aplicação de estrume de galinha
Aplique o estrume de galinha - a tradição é bastante antiga. Sobre seus benefícios para jardim e plantas de jardim têm sido falados por jardineiros. Como usar excrementos de frango em seu jardim e horta - continue a ler.
Como fertilizar árvores e arbustos de galinha
Para fertilizar árvores e arbustos, o esterco de galinha em qualquer de suas formas é adequado. É melhor, é claro, usar o lixo doméstico, porque a loja de fertilizantes pode "voar em um belo centavo". Debaixo de uma árvore adulta precisará aproximadamente um balde de alimentar em base de estrume de galinha na estação morna. Durante toda a temporada, você pode alimentar as árvores repetidamente usando uma cama (liteira misturada com turfa ou qualquer outro material onde o conteúdo de serapilheira seja muito menor). Quanto aos arbustos, é melhor alimentá-los exclusivamente com o lixo e de acordo com os requisitos da planta. A ninhada é um bom fertilizante, porque também pode atuar como uma cobertura morta, que protege as raízes da planta do congelamento, e devido ao fato de que este fertilizante decompõe-se lentamente, todas as substâncias úteis entram na planta pouco a pouco e gradualmente.
Adubação de vegetais
O estrume de frango para o jardim é uma excelente ferramenta para cultivar colheitas saudáveis e de qualidade. Para alimentar os vegetais que são colhidas várias vezes por temporada, esterco de galinha - um curativo ideal, mas deve ser usado com cuidado. Para fertilizar culturas de baixo crescimento, é melhor não usar composto fresco ou húmus. Neste caso, é melhor para fertilizar o fertilizante líquido planta, mas de tal forma que a solução não chegar para as folhas, e à direita na raiz. Alho e cebola podem ser alimentados fertilizante a partir de estrume de galinha apenas no início da temporada e apenas uma vez. As batatas são melhor fertilizadas com o método de lixo das fezes de galinha. Tomate, pimentão também precisa de fertilizar com muito cuidado: na cama de frango contém um grande número de microorganismos que podem causar uma variedade de doenças, por isso é melhor para alimentar o solo antes que você vai pousar plantas (alguns meses).
Fertilizando bagas com excrementos de frango
esterco de galinha para o jardim - uma coisa complexa que é perfeito e baga colheitas e árvores frutíferas. Para fazer melhor uso de fertilizantes bagas extratos de esterco de galinha, e se você já decidiu usar adubo ou húmus, então isso deve ser feito em tempo frio. Especialmente você precisa se comportar durante a fertilização de morangos e morangos, uma vez que se a própria baga contatar tal fertilizante, ela pode ser infectada com helmintos. Quanto às bagas, como groselhas, framboesas, amoras, você pode usar fertilizante líquido com base no estrume de frango ou estrume, mas você precisa fazer isso uma vez por temporada para evitar a saciedade.
Como você pode ver, o conteúdo das galinhas traz não apenas ovos e carne fresca, mas também um maravilhoso ajudante orgânico para as suas plantas na forma de esterco de galinha, que, quando usado adequadamente, se tornará indispensável no jardim e no jardim.