Os champignon há muito tempo adotam uma posição firme na dieta de muitas pessoas. Eles são deliciosos, simples de preparar e muito acessíveis: você pode comprá-los em quase qualquer supermercado. Mas se você ainda decidiu tratar a si mesmo e a seus parentes com cogumelos caseiros ecologicamente corretos, você precisará de alguns conhecimentos e esforços. Nosso artigo lhe dirá como cultivar seus próprios cogumelos.
- Preparação de substrato
- Aquisição de micélio (micélio) de champignon
- Colocamos uma mistura para o pouso do micélio
- Plantio de micélio (micélio)
- Controle de temperatura e cuidado com cogumelos durante o período de crescimento
- Colheita de champignons
Preparação de substrato
O processo de preparação do substrato é chamado compostagem. No caso dos cogumelos é bastante complicado, uma vez que este fungo é exigente para o solo e se alimentam de apenas substâncias orgânicas.
Para preparação de substrato de cogumelos em casa precisa palha 100 kg dourado fresco (trigo ou de centeio), 75-100 kg cavalo (bovina) ou estrume de estrume de aves, 300-500 litros de água, 6 kg de gesso ou 8 kg de cal apagada.
A palha deve ser cortada no comprimento de 15-20 cm e mergulhe com água durante vários dias, para que fique molhada.Para amadurecer o composto em uma área de concreto, um ombro de 1,5 x 1,2 m é formado, o contato da mistura com o solo ou a água da chuva é altamente indesejável, é importante evitar a infestação de pragas no composto de pragas.
As próximas 3 semanas na mistura é o processo de fermentação (combustão), durante o qual amônia, dióxido de carbono e vapor d'água são liberados, e a temperatura na bolha pode chegar a 70 ° C. Por este tempo você precisa matar o composto 3-4 vezes.
A primeira interrupção é realizada após 6-7 dias, e também cal ou gesso é adicionado à mistura.
Substrato pronto - uma massa solta homogênea de cor marrom-escura, o cheiro da amônia nele está ausente. Se a mistura estiver muito úmida, ela precisa ser espalhada um pouco para secar e novamente para matar. A saída é de 200-250 kg de substrato, o que corresponde a 2,5-3 metros quadrados.m área para cultivo de champignons.
No entanto, se você não quiser se preocupar em preparar o substrato, pode comprar um composto pronto. No mercado existem blocos de composto já semeado com micélio. Eles são convenientes para o transporte e o filme retrátil protege o composto de fatores naturais.
Aquisição de micélio (micélio) de champignon
Hoje, o micélio do champignon não será difícil de adquirir. Páginas na rede estão cheias de publicidade micélio de várias embalagens e categoria de preço. É muito mais difícil escolher material de plantio realmente de alta qualidade.
Micélio de cereais estéril de champignons é um micélio cujo portador é o grão cozido e esterilizado. O micélio do champignon é geralmente produzido em um grão de centeio, que na fase inicial de desenvolvimento fornece nutrição ao micélio.
O micélio de cereais é vendido em sacos de plástico com um filtro de troca de gases. Um bom micélio viável de cereais é uniformemente coberto (branco) por todos os lados e tem um cheiro intenso de cogumelos. Uma pequena folhagem indica a presença de fungos de fungo e um cheiro ácido - sobre a infecção por bacteriose.
À temperatura ambiente e em embalagem selada, o micélio é armazenado por 1-2 semanas e na geladeira por até 3 meses. Antes do plantio, o micélio armazenado no refrigerador deve ser mantido à temperatura ambiente por 24 horas sem abrir o pacote para adaptar o micélio antes de mergulhá-lo em um substrato quente.
O micélio composto é um composto no qual crescem cogumelos e que é o portador do micélio.
Colocamos uma mistura para o pouso do micélio
Antes de iniciar o trabalho sobre a produção de champignons em casa na sala você precisa realizar o tratamento contra parasitas e mofo. Por exemplo, você pode desinfetar o teto caiado e as paredes com cal com sulfato de cobre. Após as medidas tomadas, a sala deve necessariamente ser ventilada.
Para champignons amadores em crescimento suficiente 3 quadrados. Caixas de champignons para economizar espaço podem ser colocadas em camadas nas prateleiras.
No recipiente, a espessura do substrato é de 25-30 cm, espessando-o ligeiramente. Um cálculo aproximado do consumo do substrato - 100 kg por 1 km2. m.
Plantio de micélio (micélio)
micélio grão é semeada e uma camada de esconderijo substrato de 5 cm de espessura. Também é possível fazer a profundidade do furo de 4-5 cm PEG levantamento do solo, que é colocado grão punhado ou micélio composto.
Quando o micélio começa a crescer, e isso vai acontecer em 1-2 semanas, a superfície do substrato é necessário para encher a camada de cobertura de solo de 3-4 cm. É formado corpos de frutificação dos fungos, como também protege o composto germinação sequem, porque o solo de cobertura deve hidratar regularmente . A troca gasosa entre o ar e o composto depende da estrutura do solo de cobertura.
Cobrir o chão pode ser feito por si mesmo ou comprado pronto. Para fazer um mix caseiro 9 partes precisam de turfa e giz ou porção de 5 partes de turfa, uma parte giz, 4 partes de terra de jardim. Em 1 quadrado. m área, você precisa levar 50 kg de cobertura do solo.
Controle de temperatura e cuidado com cogumelos durante o período de crescimento
Em instalações internas, cogumelos frescos podem ser obtidos durante todo o ano. A sala deve estar limpa e fechada por fatores externos, preferencialmente com piso de concreto. Os champignon não precisam de luz, mas é necessária uma boa ventilação, mas os rascunhos não podem ser tolerados.
Em clima quente, adegas, caves, galpões, depósitos, garagens, sótãos, onde a temperatura é mantida a 16-25 ° C, e a umidade do ar - 65-85% podem ser adaptados para o cultivo de champignon. A temperatura durante este período pode ser alterada por ventilação. A umidade pode ser ajustada por pulverização (para aumentar) ou aeração (para abaixar).
No período frio, apenas os quartos aquecidos com temperatura ajustável funcionarão, uma vez que é necessário aquecimento adicional.
Os primeiros 10 a 12 dias após o plantio do micélio na sala devem ser mantidos a uma temperatura de 25 ° C. Quando o micélio cresce, a temperatura deve ser baixada para 18-20 ° C, e depois mantida a 16-20 ° C.
Colheita de champignons
Os primeiros corpos de frutos aparecem 35-40 dias após o plantio do micélio.
Os champignon não cortam, como costumávamos fazer na floresta, corretamente montá-los, torcendo. São fungos do bolor e não possuem sistema radicular, neste caso o micélio não é danificado, neste local cresce rapidamente um novo fungo. Mas os restos de cogumelos cortados podem apodrecer, atraindo insetos.
Os lugares vazios após a colheita devem ser cobertos com terra de cobertura e ligeiramente regados. Rendimento de cogumelos por mês - até 10 kg a partir de 1 quadrado. Após a colheita após 1,5 a 2 semanas, os cogumelos aparecem novamente.
Cultivar champignons em casa não é uma tarefa fácil, às vezes nem mesmo muito agradável. Mas o resultado na forma de uma rica colheita de cogumelos perfumados e deliciosos para sua mesa ou para venda justifica todos os esforços.