Pelley (pileya), nas pessoas comuns - botão samambaia, pertence à família dos sinoptores. No ambiente natural pelleya cresce em zonas tropicais, subtropicais e temperadas em continentes diferentes, mas é mais comum nos Estados Unidos.
- Descrição do pellet e seus tipos
- Pellea: escolhendo um lugar para uma samambaia
- Temperatura e umidade do ar para peles em crescimento
- Que tipo de iluminação você gosta?
- Pellea: preparação para plantio
- Seleção de um contêiner para plantio
- Como preparar o solo para o plantio de pellets
- Tecnologia de plantio de pelotas
- Reprodução de uma pelota por fissão de um arbusto
- Como plantar pelotas com esporos
- Cuidados com pellets em casa
- Como regar uma samambaia em casa
- Fertilizante da pelota
- Como e quando replantar
- Dificuldades no cultivo de pellets em casa, doenças básicas e pragas de samambaias
Descrição do pellet e seus tipos
De outras samambaias, a pelela difere na medida em que tolera perfeitamente a umidade e, se for adequadamente cuidada, as folhas crescem por muito tempo. Tais características tornam possível cultivar esta planta como uma ampola. Esta flor amantes de plantas de casa raramente são cultivadas, porque eles consideram muito exigente e caprichoso em enfermagem.No entanto, os floristas dizem que isso não é totalmente correto: se você cuidar cuidadosamente desta samambaia, pode se tornar uma decoração digna para qualquer sala.
Na pelota de inverno precisa de frescor, e a sala quente atua de forma extremamente negativa. É melhor cultivar esta flor em um jardim de inverno fresco, onde ela pode realizar sua função de cobertura do solo. Pequenos tamanhos de pellets tornam quase imperceptível o habitat natural. Mas na capacidade de formar um tapete de renda natural em plantas maiores, essa samambaia não tem igual.
Na natureza, a pelela tem cerca de 80 espécies, mas apenas 6 delas crescem como uma planta de casa:
- Folhas Redondas (Pellaea rotundifolia). Tem rizoma escamosa rastejante e folhas redondas ou elípticas de cor verde escura.
- Roxo escuro (Pellaea atropurpurea). Difere em pecíolos roxos e folhas marrom-avermelhadas. Pode ser cultivado como interior e como planta de jardim.
- Verde (Pellaea viridis). O maior tipo de pelella.Externamente parece-se com folhas arredondadas, mas as folhas são ligeiramente alongadas.
- Em forma de ovo (Pellaea ovata). Tem elegante vayami verde claro com lóbulos em forma de coração. É despretensioso no cuidado e tolera perfeitamente o calor mesmo no inverno.
- Em forma de lança (Pellaea hastata hort. Non Link, P. viridis Prantl). Distingue-se por folhas triangulares dispostas de forma assimétrica.
- Nu (Pellaea glabella). Altura da samambaia de 35 cm com folhas lineares e pecíolos nus. É considerada uma cultura ideal para o acabamento de slides alpinos.
Como uma planta de casa, uma pelella de folhas redondas é mais frequentemente cultivada. É um pequeno arbusto com uma raiz escamosa rastejante. Na natureza, esta samambaia é encontrada nas florestas úmidas da Austrália e Nova Zelândia. Folhas de couro praticamente redondas são dispostas por um padrão de azulejo verde ao longo de uma filmagem de veludo. A Pelley não cresce muito rápido, mas pode produzir até dez jovens wai em uma temporada. A altura desta planta é muitas vezes limitada a 15 cm, embora os fetos adultos possam atingir os 40 cm.
Pelay se desenvolve continuamente, sem parar mesmo na estação fria, embora o período vegetativo seja tradicionalmente para a primavera-verão. Ao mesmo tempo, há uma constante extinção de folhas velhas, o que afeta a decoratividade do pellet.Uma característica distintiva dessas samambaias é a presença de costelas estreitas, que, na verdade, são escamas de duas cores nas raízes. Pelley como uma flor da casa é um encantador em miniatura, que merecidamente pode ser chamado de princesa.
Pellea: escolhendo um lugar para uma samambaia
Esta samambaia é incomum - gosta de umidade constante e inverno frio. A tolerância perfeita ao ar seco nas instalações e o cuidado simples o transformam no tipo de planta de casa mais promissor. Um brilho luxuoso de folhas literalmente anima o interior, fazendo com que pareça fresco o ano todo. Pelleju pode escolher facilmente até um principiante no cultivo de plantas de sala.
Temperatura e umidade do ar para peles em crescimento
Todos os tipos de pelelos (exceto ovóides) preferem temperaturas médias, mais parecidas com a frieza. Confortável na primavera e no verão, eles se sentem a uma temperatura de +20 ° C.A temperatura acima de +23 ° C afeta adversamente as folhas e requer cuidados adicionais na parte de irrigação. Portanto, é preferível escolher os quartos mais legais para um pellet.
Durante o período de descanso, o pellet é fornecido com um regime de temperatura de +14 ... 16 ° C. Se a temperatura for maior, isso pode levar a uma queda completa ou fragmentária das folhas. Neste caso, a pulverização das folhas deve ser introduzida no programa de cuidados. Temperaturas mais baixas podem ser desastrosas para as plantas. Não é por acaso que entre as pelotas internas existem muitas plantas de samambaias de jardim. Eles adoram ar fresco, não têm medo de correntes de ar e precisam de uma aeração sistemática da sala. Porque Pellet ama o frio mesmo no verão, ele é levado para a rua ocasionalmente, com exceção de terraços frescos, varandas ou em dias frios.
Que tipo de iluminação você gosta?
Apesar do fato de que pelella são relacionadas a samambaia, eles são fotofílicos e, portanto, exigem uma acomodação especial. Todos os tipos de pelella, exceto peles puras e escuras, não toleram luz solar direta. A luz deve ser brilhante, mas difusa. Se você colocar o pellet nas janelas do sul, eles precisam ser sombreados com telas translúcidas. É melhor que a samambaia fique sobre os batentes da janela voltados para o norte. Nos lados ocidental e oriental, a planta é melhor posicionada na segunda terceira fileira ou organiza a luz dispersa.
Você não pode chamar uma pelota que adora sombra, mas você pode se adaptar à tolerância à sombra necessária desde tenra idade. Na sombra, essa planta ficará mais lenta e as folhas mudarão de cor em alguns lugares. Em geral, essa planta não perde sua ornamentalidade nem na sombra nem na penumbra. Para acostumar a canção à sombra, você precisa gradualmente, dentro de 1 a 2 semanas, mudar sua localização, movendo a planta a cada 50 cm, sendo permitido alterar de 2 a 3 posições.
Pellea: preparação para plantio
Se você comprou uma pelve em uma loja de flores, não se apresse em colocá-la na janela de uma só vez - crie condições confortáveis para a planta.
Seleção de um contêiner para plantio
Os vasos para transplante devem ser de barro ou cerâmica - o plástico e o estanho não são adequados devido ao uso de solo fracamente ácido. Para pelella, devido ao tipo horizontal de crescimento da raiz, panelas largas e rasas são adequadas. Neste caso, as plantas pequenas e jovens não podem ser plantadas em grandes recipientes. No fundo do tanque, é necessário colocar uma boa camada de drenagem (argila expandida).
Como preparar o solo para o plantio de pellets
Praticamente todas as mudas compradas nas lojas são plantadas em um substrato enriquecido com vários ativadores de crescimento. Faça isso para dar à flor a melhor apresentação. No entanto, em tal solo, é mais fácil transportar a planta. Seja como for, tal solo precisa ser substituído. Samambaias como acidez de 4,5-5,5 pH. Para criar tal solo nutriente é levado húmus, terra de folha (jardim) e turfa em partes iguais. Você pode adicionar areia ao solo.
Tecnologia de plantio de pelotas
O transplante de samambaias é realizado conforme necessário. Ao plantar a planta, o sistema radicular sai suavemente do recipiente e, junto com o pedaço de terra, é transferido para uma nova residência. O espaço livre é preenchido com o substrato preparado. Aperte a camada superior não é necessário - deve ser polvilhado com terra, que permaneceu no pote de idade. Depois de plantar é necessário verter abundantemente com a água morna.
Pelotas reproduzem por esporos e divisão do mato.
Reprodução de uma pelota por fissão de um arbusto
Se a pelela cresceu muito, você pode usar este caminho de sua reprodução, como a divisão de um arbusto. Para isso, a flor é escavada e livre da maior parte da terra. Corte as raízes com uma lâmina afiada e limpa em várias partes.
As mudas devem ser imediatamente enraizadas para que as raízes finas não sejam secas, colocadas em local sombreado e limitadas à rega. Adaptar mudas será dentro de um mês.
Como plantar pelotas com esporos
Esporos de pelella são coletados das folhas e secos. Eles semeiam, não se aprofundando, na estufa em solo molhado de turfa. Para evitar a secagem, o solo é coberto com um filme. Quando crescer a partir de esporos, deve-se ter cuidado para que a temperatura do solo não caia abaixo de +21 ° C. Antes da emergência, a caixa é mantida em um local escuro, diariamente arejado e polvilhado com terra. Depois de 30 a 90 dias, os primeiros tiros começam a aparecer. O abrigo é removido e o recipiente é transferido para um local claro. Entre os brotos deve-se manter uma distância de 2,5 a 3 cm e, após o crescimento das brotações, elas podem ser transplantadas em vasos com solo para pelotas adultas. Recomenda-se plantar 2-3 mudas por vaso.
Cuidados com pellets em casa
Embora pelella e planta exótica, mas se preocupe para isto é simples, e os amantes de flor de novato podem conhecer os destaques na fotografia.
Como regar uma samambaia em casa
Samambaias são plantas higrófilas que precisam de rega abundante pelo menos 2 vezes por semana. A água deve estar estável e quente (ou temperatura ambiente).A falta de umidade pode ser desastrosa para a pelella. Deixe a água na panela e despeje o pellet, também, não deve - isso é repleto de raízes podres. Entre a rega 3-4 cm da camada superior do solo deve secar.
Para samambaias quando regar, é melhor usar água descongelada, pluvial ou parada. Às vezes você pode usar para irrigar o pellet com água fervida ou purificada (destilada). Além da rega regular, os fetos precisam ser pulverizados. A frequência de pulverização depende do nível de umidade na sala. Se o ar da sala estiver seco, pulverize a planta diariamente.
Se o índice de umidade estiver em um nível aceitável (50% ou mais) para o nível do pellet, muitas vezes não é necessário pulverizá-lo - o suficiente duas vezes por semana. Embora descascado como uma forma híbrida e não causa muitos problemas ao sair em casa, mas para a água tem requisitos especiais: polvilhe as folhas com água macia e sedimentada, ligeiramente mais quente que a temperatura ambiente. Se a poeira se acumular na samambaia, e não houver necessidade de pulverização, a sujeira deve ser removida com uma escova macia - a limpeza úmida não será agradável com o pellet.
Fertilizante da pelota
Como a maioria das plantas cultivadas decíduas, no período de crescimento ativo (primavera-outono) a pelella precisa de nutrição auxiliar. Alimente a planta pelo menos uma vez a cada 2-3 semanas. Para fazer isso, use adubação complexa ou composições especiais para plantas ornamentais decíduas.
Durante o período de dormência condicionada (outono-inverno), apesar do fato de que a pelella não deixa de crescer, os fertilizantes não contribuem mesmo em caso de perda de decoratividade.
Como e quando replantar
Samambaias a cada estação produzem mais de uma dúzia de folhas novas, enquanto as antigas murcham. Os pellets não descartam as folhas e necessitam de assistência externa - as folhas velhas, murchas e feias são simplesmente cortadas. Esta planta não precisa de rejuvenescimento. Transplantar o pellet à medida que ele cresce no solo das raízes, e a cada três anos para atualizar a camada superior (cerca de metade do antigo é substituído por um novo). Além disso, ao transplantar, se a samambaia cresceu, é necessário produzir a fissão do arbusto.
Uma panela para um transplante de pellets deve ser um pouco maior que a anterior (alguns centímetros de altura e largura). Raízes para sacudir o chão não é necessário - a planta deve ser colocada em um novo recipiente com solo "pessoal". Depois pilee libanês transplante de samambaia-like, precisa de um cuidado especial na casa: o primeiro 3-5 dias flor manter em condições transitórias (na penumbra, a temperaturas mais altas), mantendo a terra fácil adaptação a umidade e rebrota.
Dificuldades no cultivo de pellets em casa, doenças básicas e pragas de samambaias
Pellea não é praticamente afetada por parasitas. Possíveis problemas incluem:
- Folhas amareladas e brotos amolecidos. Essa situação pode resultar da umidade excessiva do solo. Como com o cultivo de uma pilea embrulhada, ao cuidar de samambaias em casa, você precisa ter certeza de que a água na panela não estagnará.
- Se as pelotas ficarem pálidas e caírem, a iluminação será muito clara e você precisará alterar a localização da panela ou arrumar a planta para obter luz difusa.
- Folhas murchas e secas indicam que as condições de temperatura são violadas - a samambaia é muito quente.
- As folhas ficam pálidas e secas nas extremidades, as folhas novas são menores. Este é o resultado de encontrar o peley na sombra.
- Manchas amarelas e marrons nas folhas da samambaia falam de queimadura solar.
- As folhas ficam amarelas e torcidas - a planta não tem ar fresco. É necessário ventilar o quarto com mais frequência.
- Devido à má qualidade da água (frio, com muito cloro), um nematóide pode começar no solo. Neste caso, o pellet pode ser salvo apenas por transplante em solo fresco com tratamento simultâneo com uma solução especial.
A maior ameaça à pelella é:
- podridão, que surge devido à humidificação do solo;
- sarna;
- tripes;
- pulgões.
Vale a pena notar que, dos mais ativos em condições secas, pragas - ácaros - pelella não sofre. Não é recomendado combater as pragas com a lavagem das folhas, é melhor recorrer a inseticidas. O peléa magnífico não só irá adicionar frescura à sua coleção de flores, mas vai encher a casa com uma harmonia única. O principal é fornecer a samambaia com condições confortáveis.