Gloriosa - tochas incríveis

Pin
Send
Share
Send

Gloriosa é uma planta trepadora surpreendentemente bonita, com flores incomuns que lembram tochas brilhantes ou lanternas chinesas. Talvez seja por isso que a planta recebeu esse nome, que se traduz como "flor da glória". Alguns gêneros pertencem à família colchicum. Em apenas um ano, a flor consegue crescer longos cílios e ficar coberta de flores e, no outono, murchar completamente. Para beleza e cuidado simples, os cultivadores de flores trazem esta videira magnífica para sua casa.

Descrição botânica

Gloriosa é uma perene sinuosa com rizoma tuberoso. Um tubérculo estreito é coberto com uma casca marrom clara e suave. Seu comprimento é de 20 a 30 cm e seu diâmetro é de até 2 cm. A Gloriosa vive no leste da Ásia e na África do Sul. Para sobreviver ao período desfavorável, toda a parte terrestre da planta morre durante o inverno e na primavera começa a se desenvolver novamente.

Brotos macios são cobertos com casca lisa verde brilhante. Eles têm uma seção transversal circular e atingem 1-2 m de comprimento. Os entrenós estão localizados bem próximos um do outro. Eles contêm várias folhas sésseis. Placas de folhas lanceoladas ou ovadas com uma extremidade muito alongada têm uma superfície lisa com uma veia central pronunciada. Na ponta da folha está um bigode, que serve para ser preso ao suporte.







As flores da gloriosa aparecem em junho e permanecem até o início do outono. Botões grandes, semelhantes a narcisos, consistem em um monte de estames longos e pétalas brilhantes dobradas. Pétalas têm uma borda lisa ou ondulada. Após a polinização, grandes cachos de sementes triédricos amadurecem no lugar das flores. Eles se abrem independentemente à medida que amadurecem. No interior são sementes arredondadas de vermelho acastanhado.

É importante lembrar que todas as partes da gloriosa são muito tóxicas. Eles contêm o perigoso alcalóide colchicina. Se entrar no estômago, a substância causa intoxicação grave até a morte.

Tipos de Gloriosa

Em um gênero pequeno de gloriosa, apenas uma espécie é adequada para o cultivo em casa - este é um luxo gloriosa. Os rebentos são cobertos com folhas lanceoladas verdes brilhantes, com 10 a 12 cm de comprimento e 1,5 a 3 cm de largura, e pétalas grandes com bordas onduladas são dobradas. O comprimento é de 10 a 12 cm e a largura de 1 a 3 cm. Somente as flores desabrocham são pintadas em tons de verde-amarelo, mas alternadamente aparecem tons de laranja, vermelho e framboesa.

Para diversificar uma planta tão bonita, os criadores criaram várias variedades decorativas:

  • Gloriosa Rothschild - a planta se distingue por brotos e folhas maiores. As pétalas rapidamente ficam amarelas na base e carmesim no final.

    Gloriosa Rothschild
  • Gloriosa Carson - diferencia-se em tamanhos mais modestos e coloração incomum de flores. O centro da pétala tem uma cor marrom-púrpura e as bordas são amarelo claro;

    Gloriosa Carson
  • Gloriosa simple - possui brotos grandes e ramificados (até 3 m de comprimento) com folhas lanceoladas verdes brilhantes. As flores consistem em estames longos e seis pétalas vermelho-esverdeadas com uma borda ondulada.

    Gloriosa simple
  • Gloriosa Grena - a planta possui pétalas simples de cor limão com bordas lisas, o que aumenta a semelhança com as lanternas chinesas.

    Gloriosa Grena

Métodos de criação

Gloriosa pode ser propagado pelos seguintes métodos:

  • Semeando sementes. As sementes permanecem viáveis ​​por não mais de 9 meses, portanto, não é necessário adiar o plantio. As culturas são produzidas no final de fevereiro em pequenas estufas, em uma mistura de turfa com solo frondoso. O recipiente é coberto com um filme e mantido a uma temperatura de + 22 ... + 24 ° C. Ventilar e umedecer o solo regularmente. As sessões aparecem juntas em uma a duas semanas. As mudas de flores são esperadas no quarto ano após o plantio.

  • Plantio de tubérculos. Durante a temporada, novos galhos crescem no tubérculo, podem ser separados um do outro. No final do inverno, basta plantá-las individualmente em vasos pequenos com uma mistura úmida de grama e terra com areia. O tubérculo deve ser plantado com um broto de crescimento até 3 cm de profundidade e contém mudas a uma temperatura de + 22 ... + 24 ° C. Quando um broto aparece, a rega regular pode começar à medida que a superfície do solo seca. É importante cuidar imediatamente da disponibilidade de suporte para a planta.

Transplante de plantas

Desde outubro, a gloriosa entra em estado adormecido e seca brotos de terra. Os tubérculos podem ser armazenados em uma despensa fria sem serem removidos do chão ou escavados e colocados em uma caixa de papelão, que é colocada na geladeira. O transplante é realizado anualmente em fevereiro, antes do início do crescimento ativo. É necessário selecionar vasos de tamanho médio para que o rizoma seja localizado livremente. Tanques muito grandes dificultam a ventilação e a secagem do solo. Os terrenos para gloriosa incluem:

  • solo de folha;
  • húmus de folhas;
  • solo de relva;
  • areia;
  • turfa.

Grandes estilhaços ou seixos são necessariamente dispostos no fundo para drenar a água. O tubérculo é colocado obliquamente, eles tentam não compactar muito o solo. Após o transplante, a rega não é realizada imediatamente, mas somente após 2-3 dias.

Home Care

Cuidar da gloriosa em casa é fácil. Cresce bem e agrada com uma bela floração.

Iluminação A flor prefere quartos luminosos. O local ideal para isso seria o parapeito da janela leste ou oeste, bem como varandas abertas. Na janela sul, é melhor sombrear os brotos durante a tarde.

Temperatura Para gloriosa termofílica, o conteúdo é ideal a + 20 ... + 25 ° C. É importante proteger cuidadosamente a videira contra correntes de ar e resfriamento noturno intenso. Eles causam a queda de folhas e brotos de flores. Em repouso, os tubérculos são armazenados a uma temperatura de + 8 ... + 16 ° C.

Umidade. Ao redor da gloriosa, é importante manter a alta umidade. É colocado perto de aquários, fontes ou paletes com argila expandida úmida. É aconselhável pulverizar as folhas diariamente, mas tente impedir que gotas de água colhem nas flores.

Rega. Com o advento dos primeiros brotos, a clorose deve ser regada regularmente com água morna e bem purificada. Entre a irrigação, a terra deve secar apenas um quarto. No outono, a rega é gradualmente reduzida e completamente interrompida no inverno.

Adubo. Durante o período de vegetação ativa, recomenda-se fertilizar a gloriosa. Para isso, soluções de fertilizantes minerais e orgânicos são aplicadas no solo duas vezes por mês. Com um transplante anual em solo fértil e rico em húmus, não há necessidade de fertilização.

Prop. Como a gloriosa tem brotos rastejantes, é necessário criar um suporte com antecedência. Pode ser um suporte arqueado em uma panela ou uma parede na varanda. As videiras podem ser cuidadosamente dobradas e amarradas, formando as formas necessárias.

Doenças e pragas. Gloriosa às vezes sofre de podridão radicular. É afetado por pulgões, ácaros e insetos. O tratamento com inseticidas (Actellik, Karbofos, Aktara) ajuda contra parasitas.

Possíveis dificuldades

Com sua aparência, a gloriosa é capaz de sinalizar erros nos cuidados:

  • iluminação insuficiente - o crescimento da gloriosa diminui;
  • resfriamento agudo e correntes de ar - as folhas jovens escurecem e enrolam;
  • umidade ou alagamento do solo - uma camada esbranquiçada nos brotos;
  • ar muito seco - as pontas das folhas secam.

Se você responder em tempo hábil aos primeiros sinais da doença de gloriosa e alterar as condições de detenção, ela se recuperará rapidamente.

Pin
Send
Share
Send