Tees - evergreen long-lived, cresce lentamente e é considerado um dos representantes mais venenosos da flora do sul.
No ambiente natural das árvores viver para ser mais de 1.000 anos.
- Tis berry: descrição
- Composição química do teixo
- Propriedades terapêuticas e aplicação de teixo
- De teixo útil
- Características do uso de teixo na medicina
- Os efeitos colaterais e contra-indicações yew berry
- Tis berry: como preparar e armazenar matérias-primas medicinais
Tis berry: descrição
Nas referências botânicas, o teixo é descrito como um arbusto ou árvore conífera, amplo e ramificado. Ela se desenvolve lentamente, crescendo apenas 20 metros em 20 anos. A planta tem um sistema radicular forte, que permite crescer em qualquer solo.
A velha é alongada por um oval, exuberante, com uma infinidade de ramos esqueléticos. Teixo da baga da flor no final de abril - começo de maio. Frutas amadurecem em outubro. Eles representam uma semente em uma casca densa e suculenta. A polpa da muda é como um limo rosa, tem um sabor doce.
Composição química do teixo
A planta contém alcalóides, que são considerados um veneno: taksina, efedrina e glicosido. Esses elementos na composição do teixo podem trazer benefícios e danos. Além dessas substâncias, há maloseína alcalóide, bem como vitaminas E e K.
Madeira, casca e folhas de teixo contêm terpenóides, esteroides, compostos cianogênicos (taxifilina), lignanas, taninos, fenóis e seus derivados, flavonóides, antocianinas, ácidos graxos superiores, álcoois superiores e carboidratos.
Propriedades terapêuticas e aplicação de teixo
Os venenos vegetais, incluindo o teixo, são usados para a preparação de vários medicamentos: analgésico, anestésico, anti-inflamatório.
De teixo útil
No interior de preparações à base de teixo deve ser usado com muito cuidado, a principal aplicação - externamente, como uma loção com gota, dor reumática. Os efeitos benéficos do teixo em dermatite, escabiose e micose da pele.
Características do uso de teixo na medicina
Remédios homeopáticos baseados em teixo ajudam com dores de cabeça, doenças da garganta, doenças do sistema digestivo, sistema urinário. Melhorar significativamente a condição de pacientes com erisipela, com foliculite, pústulas.
Uso de teixo na medicina moderna
A tis berry é uma matéria-prima para medicamentos produzidos em escala industrial. As substâncias libertadas durante o tratamento da planta estão incluídas nas preparações "Docetaxel" e "Paclitaxel", agentes antineoplásicos e citostáticos. Eles são usados no tratamento de tumores cancerígenos dos pulmões, intestinos, órgãos genitais masculinos, ovários e mama, estômago e durante a terapia hormonal.
Como usar o teixo na medicina popular
Na medicina popular, o tratamento do yew é usado para doenças de pele, dores reumáticas e gota. Usado para aliviar os sintomas de bronquite, asma brônquica, doenças do aparelho geniturinário. Para o tratamento de doenças preparar decocções, tinturas de teixo bagas.
Os efeitos colaterais e contra-indicações yew berry
As partes acima do solo da planta são perigosas para humanos e animais. Se ingerida, a efedrina causa um batimento cardíaco acelerado, agitação e aumento da pressão.
Sintomas de envenenamento: náusea, acompanhada de vômito, fraqueza, sonolência, dificuldade para respirar. Não é recomendado o uso de preparações de bagas de teixo, apesar das propriedades medicinais, sem consultar um médico, uma vez que os sintomas de envenenamento por teixo são semelhantes aos da gripe.
O perigo é que não seja feito na hora de lavar o estômago e a intervenção dos médicos levará a um desfecho fatal.
Tis berry: como preparar e armazenar matérias-primas medicinais
O teixo, sem dúvida, tem propriedades úteis, para a preparação como remédios, as agulhas e as bagas da planta são tomadas. Recolha as matérias-primas no período de vencimento. Agulhas e frutos de teixo são secos sob um dossel, no ar, mas sem os raios solares. O teixo colhido deve ser mantido separado de outros medicamentos, em recipientes de vidro, em local seco e escuro.
Tees usado por muito tempo não só como um remédio; usinas de madeira foram utilizadas na fabricação de móveis, na construção naval, na construção submarina e outras indústrias. Infelizmente, hoje o teixo está à beira da extinção.