Aquele que viu pela primeira vez o que o lithops parece, será capaz de acreditar que existem pedras vivas. Estritamente falando, na tradução o nome desta planta sul-africana também significa "exteriormente como uma pedra" ("como pedras"). Na verdade, essas plantas são mais como uma pedra lisa, que todos nós vimos nas praias do Mar Negro. E essas coisas incríveis e exóticas podem ser feitas, com um pouco de esforço, plantadas diretamente no peitoril da janela e até mesmo no campo aberto. Como crescer litops de sementes, leia abaixo.
- Requisitos para o material de sementes
- Tempo ideal para semear
- Requisitos de capacidade
- Seleção de mixagem da terra
- Preparação de sementes antes do plantio
- O processo de plantio de sementes
- Condições e cuidados para as culturas
- Condições e cuidados das mudas
- Transplante de pequenas litops: é necessário ou não?
Requisitos para o material de sementes
É melhor comprar sementes de pedras floridas em lojas especializadas, no entanto, se você quiser, pode coletar a semente por si mesmo (se, é claro, você imaginar como as sementes parecem), ou perguntar àqueles que já crescem que as plantas.
Boa notícia: ao contrário de muitas outras plantas, sementes de "pedras vivas" mantém adequação para o plantio durante décadas, para que você não pode se preocupar com o frescor de suas sementes colhidas.
Se você coletou as sementes sozinho, o melhor é mantê-los bem no meio do fruto (cápsulas). Neste caso, antes de plantar a fruta, basta rasgar e extrair as sementes de forma bastante limpa, ou abaixar a fruta na água - as próprias sementes se separarão e cairão no fundo, somente drenará a água e secará o material de plantio.
Tempo ideal para semear
O plantio de litopses pode ser realizado desde o início da primavera até o final do verão, no entanto, "criadores" experientes afirmam que foi realizado com sucesso este procedimento também na estação fria.Isso tem o seu próprio significado, porque se você for para o mar no verão, as plantas jovens e ainda não cultivadas podem simplesmente morrer sem o devido cuidado. Os primeiros meses após o plantio de litopses requerem cuidado cuidadoso e conformidade com todas as condições necessárias de detenção, por isso vale a pena pensar antes de seus planos imediatos antes de começar a cultivar esses homens bonitos.
Também foi notado que as sementes são melhor germinadas e fortalecidas com flutuações de temperatura médias diárias significativas. Em condições normais, é difícil assegurar um verão tão quente, por isso é melhor parar a sua escolha para o período de entressafra.
Requisitos de capacidade
Um recipiente muito profundo para a germinação de "pedras vivas" não deve ser escolhido. Adapta-se melhor a grandes recipientes com altura de 5-10 cm, de tal forma que eles são usados para mudas convencionais. Na parte inferior deste recipiente é recomendado para colocar uma camada espessa de drenagem e polvilhe-o com areia.
Seleção de mixagem da terra
Como estamos lidando com suculentas, você pode simplesmente comprar um substrato para cactos em uma loja especializada. Mas é possível e sonhar.
Outras partes - terra ou solo de argila com uma mistura de turfa ou húmus.
Litopsy amor leve, solo de baixo teor de gordura, em que a água não vai estagnar.
Preparação de sementes antes do plantio
Sementes de litops, antes de plantar, é necessário ficar várias horas em uma solução desinfetante.
Para encharcar qualquer preparação especial (por exemplo, cornevine), o manganês ordinário ou suco, espremido de uma folha de um aloés, vai se aproximar.
O processo de plantio de sementes
Lithops - plantas caprichosas suficientes, e o pouso deles é um ritual inteiro.
Primeiro, é necessário preparar constantemente o solo preparado, regando-o intensamente com água quente.
Agora vamos para o maior pouso.
Para evitar danificar as sementes inchadas, você pode usar uma agulha ou uma faca: molhe a ponta na água, "colado" nele cada sementes individuais e espalhar no chão, com uma distância de cerca de meio centímetro.
Se todas as condições e semente material era de qualidade, "pedras com flores" "ao vivo" em média, cerca de uma semana e meia.
Condições e cuidados para as culturas
O surgimento de brotos - não uma ocasião para relaxar, como cuidar dos litops após a semeadura deve ser muito cuidadosamente. O filme no recipiente deve permanecer por pelo menos um mês, mas no ar os brotos jovens precisam de muito mais frequência. Primeiro, eles devem estar gradualmente acostumados à vida fora do viveiro e, em segundo lugar, sem acesso ao oxigênio, a planta pode tornar-se mofada. Portanto, durante o dia pelo menos três vezes por 15-20 minutos, o filme é removido, o solo, à medida que seca, é pulverizado e depois coberto novamente.
Uma ou duas semanas após a emergência do filme pode sair apenas à noite, quando a temperatura ambiente cai (como já foi dito, uma forte diferença de dia e de noite temperaturas - ideal para o rápido crescimento da jovem Lithops).
Condições e cuidados das mudas
Quando os brotos crescem um pouco, o filme pode ser removido completamente. Nesta fase, você também deve remover a panela cheia de água e reduzir a intensidade de irrigação, porque as raízes de plantas jovens são altamente suscetíveis a apodrecer em ambiente alagado (não se esqueça, você está lidando com a família imediata de cactos). O ar quente deve ser suficiente - não menos do que 20 ° C, e melhor - superior.
Além da umidade e temperatura, o crescimento de pedras vivas é muito influenciado pela iluminação.
Lithops são outra característica importante quando se cuidar deles em casa: ser bastante exigente condições ambientais, que, no entanto, muito mal tolerar movimentos frequentes de um lugar para outro. Portanto, temperatura, umidade e iluminação é muito desejável bem pensado com antecedência, como experiência "ao longo do caminho" estas flores exóticas você provavelmente não permite.
Lithops ser regadas apenas água macia (neve derretida muito bem adaptado), e deve evitar qualquer adubação e protravok até que a planta não crescer.
Tornou-se fortes tiros de útil impor suavemente pedras: além do aspecto estético que vai apoiar as mudas em um estado vertical (a planta não será capaz de cair no chão, o que, infelizmente, acontece muitas vezes) e protege o solo das ervas daninhas que germinam. Em vez de cascalho, você também pode usar areia grossa.
Transplante de pequenas litops: é necessário ou não?
O transplante para pequenas litopacks não é necessário. Mergulho mudas jovens é bastante procedimento forçado, quando as sementes são germinadas pilha também, e apenas jogar cópias extras de mão não sobe. Para evitar um procedimento tão difícil para a planta, é melhor para semear as sementes não são muito montão, então, mesmo em um lotado, você pode salvar tudo o que brotou.
Transplante e cuidados para litops como adultos começam com o segundo ano de vida.
Lithops - plantas incrivelmente bonitas e originais, e apesar de cultivá-las a partir de sementes é um negócio problemático e às vezes não levar ao sucesso pela primeira vez, esta tarefa está inteiramente dentro do poder de todos, e o resultado é definitivamente vale o esforço!