Como fazer uma colmeia multicasco com suas próprias mãos

Pin
Send
Share
Send

Hoje não é difícil adquirir um multi-casco pronto. Tal projeto pode ser comprado em quase qualquer loja especializada na venda de equipamentos para a apicultura. Mas se você quer salvar e ao mesmo tempo perceber suas habilidades criativas, você pode fazer uma colméia similar com suas próprias mãos.

  • O que é necessário?
  • Instruções passo a passo com desenhos e dimensões
    • Telhado
    • Habitação
    • Inferior
  • Dicas e truques para manufatura
  • Vantagens de um casco múltiplo

O que é necessário?

Por si só, o design de um casco múltiplo é bastante simples, por isso pode ser montado por uma pessoa que não tem quase nenhuma ideia de carpintaria. A estrutura interna da estrutura inclui tais elementos:

  • travesseiro;
  • uma tela;
  • net com cintas;
  • torneiras abertas inferior e superior;
  • favos de mel, em que o alimento é selado, bem como células vazias;
  • meia concha com espaço livre.
Ao montar o casco de um casco múltiplo, preste atenção na escolha de matérias-primas para fabricação.

O melhor de tudo, tais espécies de madeira como pinho, cedro e larício são adequadas. A espessura das placas deve ser de pelo menos 35 mm.

Importante! Ao criar uma colmeia, não use estruturas metálicas. Material como metal pode ter um impacto negativo sobre o estado geral e o desenvolvimento da família das abelhas.
O tamanho ideal do quadro do casco múltiplo é de 435x230 mm. É melhor que o apiário maximize o habitat natural das abelhas.

Geralmente na natureza, o oco de uma árvore onde os insetos alados produzem uma colméia tem cerca de 300 mm de tamanho. A sobrecarga pode ser feita de pequenas placas de teto. Para garantir a confiabilidade da fixação, os elementos devem ser cuidadosamente colados com cola.

É melhor se abster de usar unhas de metal. Para isolar a estrutura, você pode usar pequenas almofadas, vendidas em uma loja com produtos para apicultura.

Você estará interessado em aprender como fazer uma colméia de Dadan.

Instruções passo a passo com desenhos e dimensões

A observação precisa dos tamanhos especificados e o uso de materiais qualitativos para a fabricação se tornam a garantia da criação de um design forte e confiável. A tecnologia de construir um casco múltiplo, bem como outros tipos de colmeias, tem suas próprias características. E eles precisam ser considerados com mais detalhes.

Voce sabe O progenitor de uma moderna colméia com várias colmeias é uma colméia de armação inventada em meados do século XIX pelo apicultor americano LL Langstroth. Depois que a empreendedora AI Ruth finalizou esse projeto, a colméia praticamente não sofreu nenhuma alteração séria e agora é amplamente usada pelos apicultores.

Telhado

A base do telhado é feita de placas sólidas, que garantem a rigidez de toda a estrutura. O telhado é a única parte em que o metal pode ser usado. Por via de regra, o telhado é envolvido em metal de folha. A espessura das placas para o telhado deve ser de 25 mm. Esta é a espessura ideal, que, se necessário, permitirá o uso de um travesseiro aquecido.

O teto é instalado firmemente, de modo que não haja fendas entre ele e as paredes.

Graças às abelhas, uma pessoa além do mel também recebe pólen, veneno de abelha, cera, própolis, geléia real.
Também no telhado você precisa fazer alguns furos para ventilação. O número ideal de tais furos é de 4 peças.

Habitação

Placas de madeira maciça são usadas para fazer o caso. Ao cortar a peça de trabalho, você precisa de uma tolerância de 2,5 a 3 mm de cada lado.Você pode deixar um subsídio de 10 mm para o corte. As dimensões desta parte do casco múltiplo devem ser as seguintes:

  • Paredes traseiras e frontais - comprimento-465 mm, largura-245 mm.
  • As paredes laterais - comprimento de 540 mm, largura de 245 mm.
Lâmina os picos devem ser muito cuidadosos, observando a retidão. Se você quebrar a retidão durante a montagem do casco pode aparecer inclinada.
Aprenda como aplicar uma cera de abelha na apicultura, o que você mesmo pode fazer.
Por sua vez, isso pode resultar na clivagem das bochechas laterais. Corte a espiga do lado de fora, e no lugar onde o olho está localizado, do lado de dentro. Depois disso, todo o espaçamento entre os espigões é processado pelo cinzel para evitar que a madeira se quebre.

Voce sabe Nos anais da Roma Antiga é descrito que apenas materiais naturais foram usados ​​para a produção de colmeias. Estes eram: argila queimada, palha de vime, casca de cortiça e até pedra.
Em seguida, a parede lateral é colocada na bancada de trabalho com a face para baixo e a parte superior com os pinos na posição vertical para a amarração dos olhos. As bordas da face devem estar no mesmo nível.Cada ponta é delineada por um lápis e as linhas são transferidas para uma placa horizontal.

É aconselhável marcar cada canto com números para não confundi-los durante o processo de montagem. Depois de marcar os olhos, o cinzel é removido desnecessariamente em ambos os lados.

Na frente e atrás do corpo há uma dobra para a instalação subseqüente de quadros. Na borda superior do lado interno das paredes são removidas dobras com uma largura de 11 e uma profundidade de 17 mm. A armação é posicionada de forma que sua borda superior fique 7 mm abaixo da borda superior do corpo - isso facilitará a instalação por cima de outro corpo. No interior, as paredes são lixadas e lixadas com uma lixadeira.

O corpo está indo tão: um banco com alças é colocado na bancada, e uma parede com espetos é colocada em cima dele. Com golpes de martelo de luz, espinhos são martelados nas garras. Para evitar danos aos espigões, eles podem ser colocados em um bloco de madeira e atravessá-lo.

Importante! Ao montar o casco, é melhor usar um martelo de carpinteiro feito de madeira.
Para a conveniência de transportar a concha em cada parede da colméia, você precisa fazer conchas (canetas na forma de um recesso).É melhor colocar as conchas 70 mm abaixo da borda superior do corpo, mais perto do meio da parede.

Inferior

O fundo deve ser frente e verso e removível. Para a conveniência de criar essa parte da seção de múltiplos cascos, você pode desenhar desenhos esquemáticos.

Então, para criar um esqueleto inferior, você precisa 3 bruscos:

  • Duas barras laterais. As dimensões são 570х65х35 mm.
  • Barra traseira. Dimensões - 445h65h35 mm.
Do lado de dentro do esqueleto inferior das barras, você precisa fazer um sulco. Tendo desviado da borda superior em 20 mm, você precisa emendar um sulco com uma profundidade de 10 e uma largura de 35 mm. Nesta ranhura, a parte inferior do casco múltiplo será inserida.
Para criar abelhas um bom terreno fértil e criar um delicioso mel, leia sobre como fazer uma colméia com suas próprias mãos.
A parte inferior e a armação são fixadas no sistema "groove - tenon". Esta construção tem uma moldura em três lados, e o quarto lado tem uma folga de 20 mm de altura. O objetivo deste slot é fornecer troca de ar. Também é necessário fazer um suporte para a colméia, o que facilitará o transporte da casa de abelha para o apiário. Além disso, esse design ajuda a evitar o contato direto da colmeia com o solo.

Importante! Apicultores não recomendo colocar a colmeia diretamente sobre o solo, como neste caso, as altas temperaturas no verão e muito frio no inverno vai ter um impacto negativo sobre as abelhas.

Dicas e truques para manufatura

Ao construir uma habitação para as abelhas, siga as seguintes recomendações:

  • Antes, cuide do isolamento. Anteriormente, urticária, os apicultores estão isolados com lã de algodão, mas hoje não são mais adaptados a este material, tais como poliestireno expandido.
  • Ferramentas de estoque para cortar peças e outros trabalhos. Você precisará de um martelo, serra, faca e esquinas para decoração de interiores.
  • Cada elemento da estrutura deve ser suavemente cortadona sua superfície não deve haver riscos, lascas e aspereza.
  • A colméia não deve estar na área aberta. Mas se não há outro lugar para ele, é necessário prestar um bom sombreamento usando tábuas de madeira ou tapetes. Isso reduzirá o risco de possível superaquecimento de insetos alados.

Vantagens de um casco múltiplo

Especialistas no domínio da apicultura Mannapov AG e Khoruzhiy LI em seu livro "A tecnologia de produção de produtos apícolas de acordo com as leis do padrão natural" ponto de um fato interessante.

Estudos de longo prazo demonstraram que as colônias de abelhas que vivem em colméias de casco múltiplo dão 30% mais ninhadas do que as abelhas de uma colméia convencional de casco duplo por 12 quadros. Além do fato de que a estrutura multi-case acomoda 2 vezes mais abelhas, tem as seguintes vantagens:

  • Permite manter a parte superior da temperatura, ideal para cria.
  • A abelha rainha é fornecida com um grande número de células para pôr ovos nas partes mais convenientes da colmeia.
  • Quadros podem ser construídos muito mais rapidamente.
  • É possível usar um mel pequeno que não quebra o favo de mel.
  • Alta velocidade e facilidade de manutenção da colmeia, controle do nível sanitário;
Voce sabe Nenhuma abelha pode entrar na colmeia de outra. Isso é explicado pelo fato de que cada colméia tem um cheiro especial, não capturado por uma pessoa. Cada abelha tem esse odor armazenado em um aprofundamento especial do corpo. Chegando ao buraco, a abelha abre essa depressão, cheirando os guardas como uma espécie de passe.
Múltiplo casco - uma boa alternativa para a colmeia habitual. Devido ao seu tamanho compacto, você pode obter o máximo efeito a um custo relativamente baixo.

Assista ao vídeo: Fabricando quilhas de pranchas part/1

Pin
Send
Share
Send