A palavra "ferrugem" mais associado com o metal.
Acontece que, por isso, também chamado de uma variedade de diferentes doenças fúngicas de plantas, que é capaz de destruir a maioria dos desembarques, se você não lutar contra isso.
- Que a ferrugem é perigosa
- Sinais de derrota
- Grupo de risco
- Como lidar com ferrugem em plantas
- Em árvores frutíferas
- Ferrugem em árvores coníferas
- Nos arbustos da baga
- Em vegetais
- Em cereais
- Em plantas de casa
Que a ferrugem é perigosa
Os cachos não apenas estragam a aparência da planta, mas também a destroem por dentro. Primeiro eles atacam as folhas, depois mudam para caules, flores e frutos. Como resultado, o processo de fotossíntese e metabolismo é interrompido, a planta afetada experimenta um déficit de umidade, o que leva a folhas caindo.
A perda deixa prematuramente enfraquece o sistema imunológico das plantas, eles são piores tolerar inverno em culturas de frutas declínio qualidade e quantidade de colheita, e têm decorativa - flores são cada vez menores, a planta parece oprimidos e morrer lentamente. Farinha dos cereais afetados não terá as propriedades necessárias para assar pão. Cogumelos que causam esta doença, são transportados pelo vento, pelo ar, com água e isso é especialmente perigoso.
Sinais de derrota
Diagnosticar a ferrugem aparece em sua face é simples - o suficiente para examinar as folhas, e se eles têm uma protuberância semelhante a almofadas, esmagamento de que derramou pó enferrujado, então a planta afetada.
Derrama o pó - este é esporos de fungos. Se a doença passou para um estágio mais avançado, esses inchaços se fundem e formam um folhas tira enferrujados transformar queda amarelo e precoce. Tipicamente são manchas no lado inferior da folha. Às vezes fungo ataca não só placa da folha, mas também caules e talos e a almofada pode receber uma cor amarelo claro e colocado na parte superior da folha.
Grupo de risco
Esta doença pode afetar uma grande variedade de plantas:
- culturas - trigo, centeio, cevada, milho, aveia;
- a maioria das flores do jardim - rosas, peônias, íris, hollyhocks, cravos, clematis;
- decorativo-decíduas e arbustos coníferas;
- legumes - pepino, espargos, cenoura, beterraba, cebola;
- árvores de fruto e arbustos - vermelho e preto groselhas, peras, maçãs, framboesas, groselhas.
Como lidar com ferrugem em plantas
O melhor método para combater esta doença é prevenção. A terra ao redor das plantas deve ser cavada para o inverno, as plantas devem ser tratadas com fungicidas a tempo, especialmente se o clima úmido e frio durar muito tempo.
Nós também precisamos monitorar a densidade de plantio e a tempo de afiná-los, e no outono para limpar e queimar todas as folhas caídas, galhos e frutos. Mas se toda a planta está doente, então não diga imediatamente adeus a ele - hoje existem muitos métodos para combater este contágio "enferrujado". Pode ser remédios populares e preparações químicas.
Em árvores frutíferas
O mais de tudo a ferrugem de árvores de fruto ama a maçã e a pêra, e já deles transfere-se para cerejas, ameixas, damascos. Portanto, se você não prestar atenção a isso, poderá perder todo o jardim. Se você tem uma suspeita da presença de ferrugem na pêra, você precisa estudar cuidadosamente como e como tratá-lo, e urgentemente fazê-lo.
A luta contra o fungo começa no outono, removendo o lixo e cavando todo o círculo circunferencial na baioneta da pá. Na primavera, inspecione a árvore, corte os galhos afetados e queime o local junto com as folhas do ano passado. Depois disso, prepare uma solução de uréia a 7% ou solução de nitrato de amônio a 10% e trabalhe o solo sob uma árvore.
Além disso, é importante não perder período de inchaço renal, porque neste momento pulverização com 3% de líquido Bordeaux é realizado. No intervalo de brotamento a brotamento, outro ou dois tratamentos com fungicidas como "Azofos" ou "Medex", ou quaisquer outros medicamentos nos quais haja cobre ou enxofre são realizados.
Os seguintes tratamentos devem ser antes da floração e imediatamente depois, bem como quando os frutos começam a crescer. Geralmente, os tratamentos são interrompidos 45 a 50 dias antes da colheita. Em qualquer caso, siga atentamente as instruções. No entanto, da ferrugem da pêra, existem medidas folclóricas de luta que não prejudicam a saúde humana, assim como pássaros e insetos.
Um deles é o tratamento do esterco de vaca fresco por três dias. Para fazer isso, tome 1/3 baldes de esterco e o restante é adicionado com água, durante três dias é periodicamente misturado, em seguida, filtrado através de um pedaço de tecido.
Uma parte da lama leva dez partes de água e, à noite, polvilha as árvores. Repita a cada 10 dias. Esta solução também será uma alimentação para a árvore, o que aumenta significativamente a sua imunidade.
Métodos similares Você pode usá-lo contra a ferrugem nas folhas da macieira e para outros habitantes do seu jardim.
Ferrugem em árvores coníferas
As árvores coníferas estão se tornando um elemento cada vez mais popular do paisagismo em jardins e parques, porque os horticultores acham que não precisam de cuidados especiais. E enquanto isso eles são os principais portadores de fungos da ferrugem, que então surpreendem e tudo ao redor. Portanto, mesmo na fase de compra, é importante inspecionar bem a planta, para verificar com o vendedor, se ele foi processado. Agulhas em árvores infectadas no início da primavera são cobertas com manchas amarelo-laranja, e depois que os esporos são liberados, o fungo escurece e as agulhas também se tornam enferrujadas. Na maioria das vezes, nos jardins e nos parques, eles cultivam abetos azuis, zimbro, cedro e thuja.
O princípio de combater a doença para todas estas plantas é o mesmo, portanto, se você sabe o que processar, por exemplo, o zimbro da ferrugem, então o resto das plantas irá lidar.
Se alguns galhos do zimbro já tiverem sinais óbvios de um fungo, esses galhos terão que ser cortados e queimados.
Também na solução é melhor adicionar um adesivo especial ou detergente para que o medicamento dure mais nos galhos. O fungo é capaz de desenvolver resistência aos fungicidas e, nesse sentido, eles devem ser trocados a cada 1-2 tratamentos.
Nos arbustos da baga
Na maioria das vezes, fungos da ferrugem atacam groselha preta e vermelha, assim como groselhas.
Nestas plantas a ferrugem é chamada taça, uma vez que a área afetada da folha adquire a forma de um copo. A groselha tem um período relativamente curto desde o aparecimento dos rins até ao amadurecimento dos frutos, pelo que é melhor não utilizar fungicidas fortes. No entanto, a ferrugem vítrea da groselha é bastante passível de tratamento, só é necessário saber como lidar com ela corretamente.
Uma boa prevenção é a mesma escavação do solo ao redor dos arbustos.Precisamos prestar atenção: não há sedge matagal próximo, uma vez que é o fungo hiberna nele. Se sedge é - urgentemente cortar e queimar. Arbustos tratada com 1% de mistura de Bordéus três vezes: uma vez após o aparecimento de folhas, floração antes e após isso.
Você pode usar um remédio popular simples: tome 1 colher de chá de detergente para pratos ou um adesivo, 1 colher de sopa de qualquer óleo vegetal, 1 colher de sopa de refrigerante, despeje todos os 4,5 litros de água e adicione a pílula de aspirina em pó. Esta solução pode ser pulverizada a cada 10 dias.
Em vegetais
Não só as árvores e os arbustos sofrem de ferrugem, mas também de vegetais.
As principais etapas da luta contra ela:
- a rotação de culturas - não para plantar as plantas que são propensas a esta doença, uma após a outra;
- cavar completamente o solo para o inverno e, na primavera, remover os restos de plantas;
- no tempo, danifico as camas;
- Processar sementes uma solução de permanganato de potássio ou furatsilina;
- não tem leitos de vegetais diferentes próximos uns dos outros.
Ao primeiro sinal da lesão, uma solução de amônia (3 colheres de sopa por 10 litros de água) ou água com sabão de piche funcionará.Mas se a doença já está progredindo, então esses fundos serão ineficazes. Aqui você não pode fazer sem fungicidas ou 1% de fluido Bordeaux.
Em cereais
Para obter uma colheita saudável de cereais é importante arar bem o solo e remover todas as ervas daninhas para que os cogumelos não tenham lugar para o inverno. Além disso, os métodos de luta incluem a rotação correta das culturas, o isolamento das culturas de inverno das plantações de primavera, o aquecimento das sementes ao sol ou o método ar-calor. Em grandes fazendas, o grão é processado antes da semeadura, então o risco de danos às culturas é mínimo. Mas as pessoas geralmente não fazem isso em casa. Uma vez que as áreas semeadas são geralmente grandes o suficiente, infelizmente há muitas pessoas para fazer aqui - temos que usar produtos químicos. Entre eles, como "Atlant", "Altazol", "Altrum super" e outros.
Em plantas de casa
Uma das causas desta doença em plantas de interior pode ser overmoistening a baixa temperatura dentro de casa. Portanto, você precisa monitorar isso, especialmente no outono e na primavera, quando a rua está úmida e os apartamentos são legais.Para a prevenção de todas as doenças, é necessário alimentar os membros da família verde a tempo, já que eles não podem tomar substâncias minerais de qualquer lugar, e nos vasos o solo é rapidamente esgotado. A luta contra a ferrugem nas folhas das plantas de interior é dificultada pelo facto de ser impossível tratá-las em recintos fechados com produtos químicos. Portanto, se a planta estiver doente, terá que ser destruída, e as flores saudáveis para prevenção devem ser polvilhadas com uma solução de amônia ou sabão de alcatrão.
Se você mora em uma casa particular e o tempo está quente, então você pode tentar salvar a amostra - retire a planta, remova todas as folhas e brotos infectados e trate-a com um dos fungicidas. O tratamento deve ser feito 2-3 vezes com um intervalo de 10 dias. Uma planta na casa todo esse tempo para não trazer.
Então, ferrugem - a doença é perigosa e requer tratamento a longo prazo. No entanto, você pode se livrar dele se você executar as medidas preventivas necessárias e monitorar cuidadosamente o status de seus animais de estimação verdes.