Mãe e madrasta é uma erva única cujas qualidades medicinais são reconhecidas como medicina oficial. Matérias-primas secas ou frescas desta planta perene devem ser encontradas no arsenal de qualquer fitoterapeuta. É amplamente utilizado para uma variedade de doenças, bem como para fins cosméticos. Quando coletar mãe e madrasta e como preparar, o que pode ser curado com a ajuda desta planta e quem deve se abster melhor de tal terapia - as respostas a estas perguntas serão encontradas mais adiante no artigo.
- Composição quimica
- Propriedades de cura
- Preparação de matérias primas medicinais
- O uso da mãe e madrasta na medicina popular
- Suco
- Chá
- Caldo
- Infusão
- Tintura em álcool
- Remédio externo
- Aplicação em cosmetologia
- Aplicação de cozinha
- Contra-indicações
Composição quimica
O efeito medicinal da erva, que na literatura científica se chama Tussilago farfara ou goma comum, é explicado pela sua composição química mais rica. Os cientistas encontraram glicosídeos amargos na folhagem da mãe e da madrasta. As propriedades destas substâncias orgânicas são muito apreciadas na medicina.
- saponinas, que determinam as principais direções terapêuticas da erva;
- carotenos, que quando introduzidos no corpo humano são transformados em vitamina A;
- maçã, ácido ascórbico e gálico, responsável por processos metabólicos;
- os fitoesteróis são substâncias semelhantes à gordura;
- muco, cujo valor está nas qualidades envolventes e suavizantes;
- vitamina C;
- Óleos essenciais;
- alcalóides;
- taninos.
Propriedades de cura
Medicina científica recomenda o uso de folhas e flores, nomes de farmácia dos quais, respectivamente, Folium Farfarae e Flores Farfaiae. Na maioria das vezes eles são usados como expectorante no tratamento de tosse e órgãos respiratórios. As saídas desta cultura medicinal também ajudam com angina de peito, pneumonia, tuberculose, desequilíbrio do tratado gastrintestinal, asma bronquial.
Cosmetologistas usam perene para rejuvenescer as células da pele e melhorar o cabelo. Se você regularmente lavar a cabeça com uma decocção de mãe e madrasta, a caspa e as pontas danificadas desaparecerão.
Preparação de matérias primas medicinais
Soquetes de mãe e madrasta aparecem no início da primavera. Muito antes disso, as raízes rastejantes da planta foram jogadas para fora por hastes de flores diretas formadas a partir do outono, densamente cobertas de escamas roxas. Logo flores brilhantes e ensolaradas são formadas a partir delas, e só então as folhas pecioladas se desenvolvem em uma forma arredondada parecida com o coração. O tamanho de uma placa de folha é igual à palma humana. Você pode aprender a folhagem desta planta pela cor verde escura, superfície lisa e fria e lado interior macio fortemente pubescente.
Cestas de flores são colhidas nos primeiros meses da primavera e folhagem - no início do verão. Você não precisa se apressar com a peça de trabalho. Espere até que as folhas se abram completamente e um pouco solto seja de pêlos. É melhor arrancar pecíolos com placas de folhas velhas de plantas que vivem em áreas ensolaradas. Eles têm uma composição química que está mais saturada com componentes médicos. Matérias primas medicinais secas podem estar na rua, mas não sob luz solar direta. A opção ideal - um sótão bem ventilado, onde há sempre penumbra, seco e quente. Se isso não for possível, você pode usar uma secadora elétrica, ao mesmo tempo, apagando 30-34 ° C.Alguns organizam as matérias-primas coletadas em um tecido ou aba de papelão e secam-nas em condições de ambiente.
Após a secagem, as tomadas de ervas medicinais são acondicionadas em sacos de papel e enviadas para armazenamento em locais secos e bem ventilados. A coleção não perde suas qualidades medicinais por três anos.
O uso da mãe e madrasta na medicina popular
Alguns usam drogas para necessidades médicas, e outros - para a beleza, fortalecendo o corpo e prevenindo várias doenças. Na receita é frequentemente encontrada decocções, chás, tinturas, incluindo álcool. Vamos entender como preparar adequadamente um medicamento e em que casos é necessário aplicar este ou aquele formulário.
Suco
Nesta forma, a mãe e a madrasta muitas vezes encontram aplicação nas condições de marcha, quando é necessário curar uma ferida podre, furúnculos, queimaduras e outras feridas inflamadas na pele. Além disso, Herbalistas são aconselhados a beber suco da grama em caso de perda de força, imunidade enfraquecida, como um meio tônico e restaurador, e também para fins preventivos.
Chá
Chá feito de mãe e madrasta é muito eficaz contra resfriados e tosse. A bebida é preparada a partir de matérias-primas frescas ou secas, fervendo com água fervente. E para esses propósitos, use toda a roseta gramada, junto com folhas e flores. Beba a droga que você precisa aquecer até três vezes ao dia.
Caldo
Decoctions de ervas, como chás, têm propriedades imunizantes. São recomendados para o tratamento e prevenção de doenças, bem como para a recuperação do corpo após a doença.
Infusão
A infusão é preparada a partir das folhas secas da planta. 30 g de água fervida em bruto e mantidos sob um par de 15 minutos. Em seguida, coe através de gaze. O líquido resultante é misturado com uma porção igual de água fervida não fervente. Todos os dias, beba 100 gramas duas vezes por dia após as refeições.
Tintura em álcool
Para obter álcool tintura terá de ter partes iguais de folhas secas e vodka. Todos os ingredientes são combinados e insistiram por uma semana em um armário de cozinha escuro. Então a droga decantou-se e tomou 40 baixas dentro de 20 minutos antes das refeições. Eles não bebem água.
Remédio externo
Em casos de úlceras no corpo e feridas inflamadas que não cicatrizam, salvar a situação folhas perenes frescos.Eles são cuidadosamente lavados e aplicados em um local dolorido. Tais compressas devem ser feitas à noite, fixando com uma bandagem.
Se a doença aconteceu com você no inverno, quando ainda não há folhagem jovem, você pode preparar uma pomada a partir de matérias-primas secas. É bem moído e preparado para a tintura. Então filtre. O líquido resultante é misturado com 100 gramas de gordura animal, e para melhorar o efeito, adicione um pouco de mel. Todos os ingredientes são bem mexidos. O produto acabado é armazenado em um local escuro em um recipiente com uma tampa apertada. Se você não quiser fazer remédios caseiros, pode substituí-los por decocções. Neste caso, o guardanapo é umedecido com líquido curativo e aplicado na ferida.
Aplicação em cosmetologia
Muitas senhoras modernas preferem cuidados com a pele natural para o rosto, corpo e cabelo. Uma verdadeira fonte de saúde para eles é a mãe e a madrasta. Além disso, não é difícil fazer uma decocção, tintura ou máscara de uma planta curativa.
Muitas belezas apenas esfregam o suco espremido na pele de áreas abertas do corpo. Como resultado, brilhe com beleza e saúde. Além disso, a epiderme recebe a nutrição necessária, que permite manter sua elasticidade e cor.
Para se livrar da caspa, a cabeça é lavada com decocções de ervas. Eles são preparados de acordo com o esquema clássico. Mas para fortalecer e melhorar o cabelo, preparado pelo líquido, é necessário executar o tratamento de duas vezes diário de raízes de cabelo secas. Além disso, durante este período, é desejável não usar um secador de cabelo.
Aplicação de cozinha
Na primavera, quando o corpo sofre com a falta de vitaminas, a tabela é alimentos muito relevantes enriquecidas com nutrientes. Folhas e caules butterbur uso ordinário, como um ingrediente em molhos para saladas, e adicionado a sopas, guisados vegetais, carnes, molhos preparados a partir delas. As amantes que se preocupam com a comida saudável da sua família, usam amplamente perene fresco como uma especiaria junto com salsa e endro. E temperado com eles e omeletes e rolos com carne picada e tortas com batatas. A grama é bem combinada com outros vegetais. Pode ser combinado com ameixas, alho e mel. Sweetheads encontrou sua aplicação mesmo em queijo cozido e sorvete.
Contra-indicações
Não recomende a terapia de mãe e madrasta para gravidez e lactação, bem como crianças menores de 12 anos de idade. Restrições se aplicam a pessoas com dependência crônica de álcool, sofrendo de cirrose do fígado e com intolerância individual dos componentes da planta.
Apesar do benefício indiscutível dos brancos comuns, não se auto-medicar. O especialista em consultas é importante em todos os casos. Seja sempre saudável e alegre!