Plantar mudas de efeito estufa no campo aberto é sempre um evento emocionante. A planta, que tem crescido lindamente e desenvolvido em boxe dentro de casa, agora se depara com mudanças de temperatura, a possibilidade de contrair doenças e parasitas. Mesmo para mudas endurecidas, o transplante em campo aberto é um grande estresse e, portanto, para minimizá-lo, várias regras simples devem ser observadas.
- Quando plantar mudas de tomate
- Aparecimento de mudas
- Dependendo do clima
- O calendário lunar
- Desembarque de mudas
- Condições meteorológicas
- Lugar para o plantio
- Regime de organização
- Tecnologia
Quando plantar mudas de tomate
Mudas são plantadas no campo aberto no início de maio, a próxima etapa - transplantar as mudas para o abrigo de filmes (15 a 25 de maio). Retire o filme pode ser depois de estabelecer um bom tempo estável e alta temperatura do ar. Para diferentes tipos de tomates, o tempo pode diferir ligeiramente, mas não mais que 14 dias.
Aparecimento de mudas
Antes de plantar mudas de tomate em terreno aberto tem de reunir força suficiente e se adaptar às condições climáticas em que a vegetação vai continuar. A prontidão das mudas pode ser avaliada pelo comprimento do caule e pelo número de folhas reais. Na hora da transferência para o campo aberto A haste deve atingir 25-30 cm de comprimento e tem 6-7 dessas folhas, assim como um pincel de flores, mas o pincel de flores nem sempre aparece.
Dependendo do clima
Mais mudas robustas podem ser plantadas na primeira década de maio, mas é necessário tomar tais decisões, tendo em conta as características climáticas da área de cultivo. Se em uma determinada região, há uma tendência à geada no meio ou no início de Maio, é melhor esperar até que as vinte ou até mesmo números de trinta anos.
O calendário lunar
O ciclo lunar é de 29,5 dias, portanto, a incompatibilidade com o calendário geralmente aceite e recomendações para transplante. Todos são baseados no pressuposto de que as diferentes fases da lua têm efeitos diferentes sobre o ambiente e sobre o crescimento das plantas bem. Acredita-se que no momento da lua nova, lua cheia, primeiro e último trimestres do lua, sol e lua interagir uns com os outros de uma maneira especial, que exibiu negativamente sobre todos os assuntos tendo iniciados neste período.
tempo favorável para o plantio de plantas e outras empresas como um todo é considerado uma fase de crescimento (jovem) da Lua. Lua Young - fase seguinte da lua nova, no total levou 11 dias em um mês, alternada e interrompido por outras fases. Por exemplo, o calendário lunar de maio de 2017 se parece com isso:
- 1-4.05.17 - A lua está crescendo;
- 6-11.05.17 - A lua está crescendo;
- 13-19.05.17 - a lua minguante;
- 21-27.05.17 - a lua minguante;
- 29-31.05.17 - a lua crescente (nova, jovem).
Isto é, se você decidir plantar seu jardim, guiados pelo calendário lunar, você tem que ter em conta dois fatores: a fase da lua, e na qual os signos do zodíaco que é. sinais férteis são considerados Libra, Touro, Capricórnio, Peixes, Câncer e Escorpião, e infrutífera - Áries, Virgem, Gêmeos e Leo.
Desembarque de mudas
Quando pensando em plantar tomates no campo aberto, certifique-se que as mudas foram treinados. 2-3 semanas antes da transplantação reduzir a quantidade de humidade que entra e a temperatura é gradualmente reduzido. Para iniciar a temperatura foi reduzida para 3-5 graus e melhorar a circulação do ar no ambiente. Por 5-7 dias antes do transplante de rega é interrompido completamente.
Reduzindo irrigação ajuda a controlar o crescimento de plântulas, que na abundância de humidade e pode facilmente atingir um metro de altura para a aterragem. Além disso, o déficit de umidade vai provocar sua alta absorção e um forte impulso para a estação de crescimento, quando a planta é, no final, ele vai receber. Mas cuidado: folhas amareladas ou perda parcial de turgor hastes indicam que as mudas sofrem de escassez de água agudas e está na necessidade de "copo de água".
Condições meteorológicas
Idealmente, se antes do plantio dia foi chuva e o solo é úmido o suficiente, mas para criar condições climáticas adequadas, não podemos, vamos construir sobre as datas do calendário.Para começar a plantar tomates no campo aberto deve ser depois das 17:00, quando a atividade solar começou a diminuir. Os tomates precisam de tempo para o enraizamento e 24 horas extras antes da próxima luz do sol - uma boa desvantagem.
Se as mudas forem plantadas no período da manhã, as mudas podem murchar, pois o sistema radicular danificado durante o transplante não terá tempo de se recuperar e não poderá absorver umidade do solo por algum tempo. Falando sobre a temperatura do solo, ele deve estar suficientemente aquecido. Para este efeito, a temperatura do ar deve ser mantida acima de 17 ° durante pelo menos sete dias.
Lugar para o plantio
Tomates são muito plantas que gostam de calorAssim, ao escolher o local para o pouso, o critério de acesso do sol deve ser um dos principais. O solo em que os tomates crescerão deve ser solto e fértil.
A opção ideal será os chernozems, mas boas colheitas podem ser coletadas em solos de turfa. Os solos argilosos e argilosos não são adequados, os solos arenosos passam bem pelo ar, mas precisam de um fertilizante anual generoso.
Os antecessores da cultura também são importantes. Bons predecessores de culturas para os tomates são pepinos, nabos, cebolas, cenouras, beterrabas, couve-flor e, claro, cideratos. Antecessores ruins são outras Solanaceae, como as batatas.
Cultivo anual no mesmo local de culturas relacionadas provoca o acúmulo de doenças comuns e parasitas que podem persistir no solo na forma de esporos ou larvas. A longo prazo, esse estado de coisas pode levar a dificuldades significativas no crescimento e até mesmo na perda de colheitas.
Regime de organização
Como em muitos outros aspectos do plantio e do cuidado com as lavouras, o esquema para o plantio de tomates é um processo cuidadoso no qual não há componentes aleatórios ou arbitrários. Distância entre linhas, arbustos e profundidade de buracos depende da região de cultivo, variedades de tomates e o tamanho das mudas no momento do desembarque. Em regiões com alta umidade, a distância entre as mudas deve ser maior que na árida.
Um espaço maior contribui para uma melhor ventilação e melhor alcance da luz solar. Bom acesso ao ar e ao calor - a melhor prevenção de doenças fúngicas, como oídio ou podridão radicular. Este esquema é usado principalmente na zona de floresta-estepe.
Em regiões áridas, ao contrário, os arbustos estão localizados um no outro o mais próximo possível para evitar a secagem do solo e economizar mais umidade. O esquema é adequado para zonas de estepe e floresta-estepe. Esquema de arranjo - dependendo da altura das mudas. É lógico que quanto maior a planta, mais espaço será necessário.
Aqui estão alguns proporções para tomates altos, médios e de crescimento baixo:
- Notas altas. A altura da bucha é de mais de 150 cm, plantada a uma distância de 80-100 / 50-60 cm, onde 80-100 é a distância entre as linhas e 50-60 é a distância entre as buchas.
- Variedades de tamanho médio. A altura do mato é inferior a 150 cm (100 cm em média). Plantado a uma distância de 70-80 / 45-50 cm.
- Variedades de baixo crescimento. A altura do mato é de 30 a 100 cm, plantada à taxa de 60-70 cm - espaçamento entre linhas, 20-40 cm - entre os arbustos.
- Variedades anãs. Tomates muito pequenos, a altura do mato que não exceda 30-40 cm, são plantados em um sistema de poço especial. No método dos poços, dois cachos são colocados em um poço a uma distância de cerca de 10 cm, entre linhas, de 50 cm e entre as linhas de 30 cm.
Tecnologia
A observância das condições, como plantar tomates em campo aberto, exigirá um esforço considerável do agricultor. Este é um processo complexo com muitos componentes e requer equipamentos especiais, mas os métodos realizados permitirão obter um bom resultado.
A tecnologia de cultivo de tomates inclui os seguintes elementos:
- Preparação do solo. Inclui limpeza dos restos do precursor, descamação superficial para provocar o crescimento de sementes de ervas daninhas. E, finalmente, aragem profunda (2-3 semanas após o peeling).
- Fertilizante. Adubar o solo duas vezes: a primeira vez durante a lavoura profunda, a segunda vez - diretamente durante o transplante. O fertilizante frontal pode ser orgânico ou mineral, e o fertilizante semicondutor só pode ser orgânico. Antes de accionar o mudas no orifício, o recesso de fundo é colocada uma pequena quantidade de húmus ou outro fertilizante para tomates, seguido por uma camada de solo, e, em seguida, atirado para a planta furo.
- Desembarque de mudas. Nos transplantadores ausência, as mudas são plantadas no buraco cavado. A profundidade do buraco depende do tamanho do arbusto, além disso, ter em mente que o fertilizante que você vai jogar no buraco, também, leva uma certa quantidade de espaço.Se apenas no dia anterior não houve chuva, cada planta precisa de rega adicional durante o pouso. O processo em si se parece com isso: a muda deve ser baixada para o buraco, segurando-a pela parte superior. Então, sem deixar a planta sair, despeje a água no buraco e pressione-a suavemente com terra úmida. Este método ajuda muito o processo de enraizamento.
- Cuidado Em 2 semanas é necessário fazer a primeira capina e, ao mesmo tempo, soltar o solo. A capina seguinte deve ser realizada conforme necessário. Irrigação, também, produzir, conforme necessário, o único período em que os tomates precisam de muita umidade - ovário e amadurecimento dos frutos.
- Limpeza. Como cerca de uma dúzia de frutos são fixados no mato em momentos diferentes, eles também devem ser coletados em intervalos de vários dias (3-5).
Recomendações simples irão ajudá-lo a coletar uma excelente colheita, divertir-se e fazer amigos e familiares felizes. Armado com o conhecimento de vários pontos-chave, você certamente obterá sucesso em seus empreendimentos. Boa sorte!